Carregando...
Gastronomia

Receita de suflê de queijo | O Chef e a Chata

01.06.2018
Redação Chata de Galocha

Um clássico que pode servir tanto como entrada, como prato principal. O suflê é super fácil de fazer, mas tem seus truques, e também inúmeras variações. Uma receita pra impressionar seus convidados ou pra tornar o seu dia a dia ainda mais especial.

Ingredientes

200 g de queijo gruyère ralado grosso
500 ml (2 xícaras) de leite
4 ovos
80 g (2/3 de xícara) de farinha de trigo
40 g (3 colheres de sopa) de manteiga
sal e noz moscada a gosto

 

Preparo

Dissolva metade da farinha no leite, misturando bem. Numa panela leve a manteiga pra derreter. Junte a farinha de trigo restante e faça o que na cozinha chamamos de roux: uma pastinha dourada que serve pra engrossar molhos. Vire o leite aos poucos, mexendo bastante.

Deixe ir engrossando (vai ser rápido porque é muita farinha!), mexendo até formar um molho muito espesso. Tempere com sal e noz moscada. Desligue e reserve. Pré aqueça o forno a 180°C. Separe as claras das gemas dos ovos. Bata as claras em neve. Enquanto isso misture naquela mistura de leite e farinha as gemas e o queijo, mexendo bem, na panela em fogo desligado mesmo.

Por último adicione as claras em neve, misturando delicadamente para incorporar. Coloque em um refratário redondo grande, ou em pequenos ramequins. O ideal é deixar a massa a mais ou menos 1 dedo da borda. Assim o suflê vai crescer e subir bastante, dando aquele efeito super bonito. Leve ao forno por cerca de 20 minutos.

O suflê deve ser servido logo que retirar do forno, antes que comece a murchar. Rende 4 a 6 porções.

Gostaram da receita? Não se esqueçam de se inscrever no canal de O Chef e a Chata para acompanharem todas os vídeos em primeira mão!

1 Comentário  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Dalva    02/06/2018 - 15h29

    Huummm…
    Parece ser delicioso, vou fazer amanhã.
    Falta o queijo gruyère e a noz moscada.

    Grato por compartilhar!

Mais sobre Gastronomia