Carregando...
Lifestyle

O Dia dos Namorados te deixa pra baixo? Então leia este post!

12.06.2020
Redação Chata de Galocha


Hoje a internet está cheia de amor, né? Por aqui a gente está curtindo todas as fotos apaixonadas que passam pela timeline, mas sabemos que existem pessoas que, por diversos motivos, se sentem mal no Dia dos Namorados. E não, este não é um post para invalidar os seus sentimentos, mas sim para te ajudar a entender de onde eles vêm e como ressignificá-los.

Por isso, a gente conversou com a terapeuta Lilian Rocha (@lilianrochareal) em uma breve entrevista  para ajudar quem quer sair da bad hoje e ter um dia melhor mesmo estando sozinho.


CDG: Muitas pessoas solteiras sentem tristeza no dia de hoje e acabam ficando mal, com energia lá embaixo. Para além da solidão, existe algum outro motivo que pode explicar essa tristeza ou até mesmo raiva da data?

Lilian Rocha: A data de hoje nos faz recordar das expectativas criadas e não vividas, das propostas de parceria e companheirismo não alcançadas, de juras de amor que se perderam e de planos e projetos inacabados.⁣⁣ Isso frustra, frustra muito! E a frustração pode gerar raiva, mágoa, tristeza, solidão, abandono, medo… Cada um sente segundo o que mais falta dentro de si.⁣⁣

CDG: Como a solidão afetiva ativa gatilhos emocionais nessas pessoas?

Lilian Rocha: Por exemplo, algumas pessoas podem viver um vazio de amor paterno e com isso tentam encontrar alguém que de alguma forma espelhe a figura de um pai. ⁣⁣Mesmo buscando essa figura, relacionando e casando com ela, a carência e o vazio não deixarão de existir, uma vez que transferem para o outro, de maneira até mesmo inconsciente, a responsabilidade de suprir o amor paterno que sentem não ter sido suficiente ou que nunca existiu.⁣⁣

Por isso eu me refiro também às pessoas que tem relacionamentos estáveis, vivem parcerias e por alguma razão também passam a data de hoje mergulhadas em alguma dor.⁣⁣ Então a questão não é com quem nos relacionamos, e sim de que forma relacionamos e o que pretendemos com as relações.  ⁣⁣

CDG: E como ressignificar tudo isso?

Lilian Rocha: Quando olho para minhas dores e busco a resposta para elas dentro de mim, não só tenho a oportunidade de transmutá-las, ressignificá-las e curá-las, mas também de descobrir que a dor não faz mais sentido, que ela era parte de uma versão antiga minha e que hoje meus valores são outros. ⁣⁣

Podemos nos surpreender com o quanto evoluímos, com o quanto crescemos e somos maiores e melhores que acreditávamos ser. Devemos extrair o melhor de todas as experiências pelas quais passamos. O outro é o estímulo que encontramos nessa nossa caminhada. Alguns passam, outros resolvem permanecer, mas todos nos ensinam de alguma forma!


Lembrando que se o que você está sentindo hoje vai além da data em si, não deixe de procurar ajuda psicológica para que você possa encontrar acolhimento para superar as suas questões. Fique bem!

⁣⁣

1 Comentário  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ANDRESSA TATIANE DA SILVA    16/06/2020 - 11h22

    Bom dia…
    Na verdade meu comentário não é sobre o post em si, mas sobre o blog.
    Acompanho a muuuitos anos, e amo!
    Vim dizer que estava sentindo falta, de “posts de blog”, mesmo sabe? Ultimamente, (ha um bom tempo já) as postagens tem sido para indicar os videos. Eu tenho 34 anos, sou de Bauru/SP, sou servidora publica, trabalho em uma penitenciaria! Porem meu trabalho é administrativo, envio os documentos digitalizados para o Fórum… E como fico no computador o dia todo, consigo dar uma descomprimida na internet, no horário de almoço. Mas vídeo (youtube) é bloqueado.
    Então eu visito muitos sites com conteúdo escrito.
    Sei que cada momento é um para o blog CDG, e ninguém é obrigada a nada!
    Mas fico super feliz quando temos textos! :) Beijos, Andressa

Mais sobre Lifestyle