Carregando...
Lifestyle

Como cultivar bons hábitos ajuda na sua saúde mental

26.10.2020
Lu Ferreira


Já faz algum tempo em que venho comentando aqui com vocês que meu bem estar é a minha prioridade do momento. E é claro que a minha saúde mental faz parte disso. Muitos dos meus novos hábitos são essenciais para que eu fique mentalmente bem no dia a dia.

E como cultivar hábitos saudáveis como um todo vem sendo uma pauta constante por aqui, fizemos uma entrevista com o neurologista Leandro Teles, especialista em saúde mental na modernidade. 


CDG: Existem alguns hábitos que prejudicam bastante a nossa saúde mental, né? Se pudesse me fazer uma lista, quais seriam eles? 

Dr Leandro: 1- Preocupação excessiva com o futuro (ansiedade)
2- Intolerância ao erro (perfeccionismo)
3- Passar muito tempo no modo multitarefa (sobrecarga)
4- Excesso de estresse crônico.
5- Falta de descanso.
6- Excesso de rotina. 
7- Relações interpessoais desfavoráveis.
8- Excesso de tecnologia
9- Falta de propósito de médio e longo prazo
10- Falta de válvulas de escape (exercícios, lazer, espiritualidade e medidas antiestresse).
11- Performance social ruim (isolamento e solidão).
12- Excesso de expectativas.

CDG: E em meio a tanta modernidade na rotina, como é possível cuidar melhor da saúde mental?

Dr Leandro: Precisamos de mais informação, flexibilidade, criatividade e controle dos hábitos. Nosso cérebro precisa de pausas frequentes, filtros ambientais, medidas de concentração consciente, hábitos de estabilização emocional, cuidado com nossos ciclos biológicos, controle das nossas influências (pessoas e informações), gerenciamento dos recursos finitos (tempo e energia) e medidas preventivas / reativas contra esgotamentos, depressão, ansiedade, entre outros problemas muito frequentes. No mundo moderno não podemos ter uma conduta passiva, não dá para dançar conforme a música, seguir o ritmo frenético e avassalador de informações e expectativas. É preciso tomar algumas rédeas e se engajar de forma proposital com um cuidado cerebral sustentável e renovável, evitando comportamentos compulsivos, hábitos desgastantes, rotinas mecanizadas, partilha do foco, com um custo emocional elevado. 

CDG: Quais seriam as suas três principais dicas para ter uma rotina mais leve mesmo no dia a dia atribulado?

Dr. Leandro: – Adeque suas expectativas: somos seres humanos e temos nossos limites e oscilações.

– Invista em válvulas de escapes entre as atividades: pausas, exercício, música, meditação, atividades mais leves e passivas… isso ajudará na recuperação da energia durante o dia agitado.

– Não sobrecarregue o sistema: evite manter uma rotina de urgências, procure minimizar o tempo no multitarefa, limite hábitos compulsivos, busque um certo planejamento e gerencie o tempo com qualidade (aprendendo a dizer não, delegando, descentralizando ou automatizando condutas). Escolha as batalhas que valem a pena seu tempo e energia mental, não se deixe levar pelo ritmo moderno e agressivo de vida.


Gostou das dicas? Não deixe de contar aqui nos comentários quais são os hábitos que te ajudam a cuidar melhor da saúde mental no dia a dia!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Lifestyle