Carregando...
Gastronomia

Receita: torta de abóbora

24.11.2020
Lu Ferreira

Eu provei torta de abóbora pela primeira vez em uma viagem há alguns anos, na época do Thanksgiving americano. A gente escuta tanto falar da febre do tal “pumpkin spice” nessa época, né? Eu era super curiosa pra provar e amei – e ainda é bem simples de fazer:


Massa:
1 e 1/4 xíc de farinha de trigo
120 g de manteiga gelada picada
2 cc de açúcar
1 cc de sal
3 a 4 cc de água bem gelada

Recheio:
2 xíc de purê de abóbora (abóbora cozida e amassada – usei a cabotiá)
3 ovos
1 xíc de açúcar
1 e 1/2 xíc de creme de leite
Raspas de 1 limão
Canela, gengibre em pó e noz moscada à gosto

Comece pela massa: misture a farinha, sal e açúcar. Em seguida junte aos poucos a manteiga, amassando com um garfo ou misturador de massas. Por fim junte a água gelada aos poucos, até formar uma mistura que você consiga formar uma massa (ela parece uma farofa antes de você misturar com as mãos!). Leve à geladeira por 1 hora embalada em plástico.

Depois de 1 hora abra a massa na forma, pré aqueça o forno a 210 graus e prepare o recheio: misture o açúcar e os temperos com os ovos. Junte o purê e o creme de leite e misture bem. Despeje na forma e asse por 15 minutos a 210 graus. Depois reduza a temperatura para 180 e deixe por mais 45 minutos (faça o teste da faca – a massa é úmida, mas deve estar mais firme). Deixe esfriar antes de servir – a torta sai do forno mais alta e vai murchando ao sair do forno.

Fica deliciosa servida com chantilly. Se fizer essa receita, não deixe de me contar lá no Instagram e me marcar no @chatadegalocha.

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Gastronomia