Carregando...
Saúde e bem estar

Ansiedade e estresse: sintomas que não são óbvios

15.02.2021
Redação Chata de Galocha

2020 veio para, entre tantas coisas, testar a nossa saúde mental. A Lu mesma já compartilhou com vocês que precisou procurar ajuda médica para tratar da ansiedade, no final do ano, lembram?

E você sabia que há vários sintomas ligados à ansiedade e ao estresse que, nem sempre, relacionamos a eles? Por exemplo: você imaginaria que uma coceira na cabeça pode ser um desses sinais? Pois é!

Como esse é um assunto que atinge um número cada vez maior de pessoas (infelizmente!), fomos conversar com a psiquiatra Dra. Amanda Lima, para ela nos explicar melhor o que precisamos saber sobre esses problemas. 

Ansiedade x Estresse

Foto: Unsplash

“Antes de tudo, precisamos entender que a ansiedade, nem sempre, é doença. Ela pode aparecer em contextos em que nos sentimos ameaçados – isso é natural, um mecanismo de defesa. 

A ansiedade quando é uma doença causa prejuízos no funcionamento do nosso corpo. Alguns sintomas físicos comuns são: coração acelerado, falta de ar, sensação de bolo na garganta e, também, com pensamentos ligados ao futuro que causam muito desconforto. 

Já o estresse não é doença, e sim um nome popular para quando a pessoa se sente sobrecarregada, indisposta, irritada ou impaciente. Muitas vezes o estresse esconde um tipo de depressão pouco falado, a depressão mista (que cursa com tristeza e aumento de energia em certas áreas do cérebro)”. 

Sintomas que fogem do óbvio e que podem estar ligados a esses problemas

Tanto a ansiedade, quanto o estresse, podem estar ligados ao aparecimento de doenças de pele ou a perpetuação delas. Alguns exemplos são: 

  • Psoríase 
  • Vitiligo
  • Dermatites
  • Acne
  • Herpes simples
  • Sudorese 

Outros sintomas são:

  • Perda de apetite
  • Sono desregulado
  • Tensão muscular
  • Tremores no corpo
  • Náusea
  • Queda de cabelo
  • Aumento ou perda de peso

Pode acontecer também da pessoa se autolesionar sem perceber, provocando lesões na pele. 

Como controlar esses sintomas?

“O primeiro passo é diferenciar se é uma doença ou uma desregulação ansiosa leve. Quando há prejuízos, profissionais como psicólogos e psiquiatras devem ser acionados.

Prática de atividades físicas, meditações, uma alimentação balanceada, boas horas de sono e diminuir o tempo de tela podem ajudar em casos leves”. 

Como tratar o estresse e a ansiedade?

“O psicólogo deve ser o primeiro a ser acionado e, se o caso for mais grave, o psiquiatra também deverá entrar no tratamento e acompanhamento destes pacientes. Não podemos deixar doenças sem tratamento e, nem sempre, tratamento é sinônimo de medicação.

O importante é buscar ajuda especializada para conquistar uma melhor qualidade de vida”. 

3 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Carol Justo    15/02/2021 - 23h32

    Eu vivo com coceira na cabeça, achei que era normal, até quando eu comecei a acordar com dor de tanto coçar minha cabeça dormindo e eu nem percebia, quando falei isso pra psicóloga ela disse que é preocupante. Infelizmente tive que parar minha consulta por falta de dinheiro,mas em breve quero voltar pq isso faz toda diferença na minha vida.
    Amei o post, super informativo e necessário.

    Super beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

  2. Nattany Maritns    16/02/2021 - 09h03

    Nossa, artigos como esses são tão importantes! Ás vezes a gente se perde com tanta informação e confunde o que é ansiedade leve com o diagnóstico de transtorno de ansiedade. Qualquer desinformação transforma estresse em depressão, por isso é sempre importante buscar por atendimento especializado. A opinião médica nessas horas é capaz de desfazer muitas dúvidas e desinformações.
    Obrigada pela iniciativa de compartilhar. <3

  3. Daiane    18/02/2021 - 13h17

    Que surreal, tenho muitos desses sintomas, estava observando por dias, agora ficou tudo muito mais claro. Eu sempre tive ansiedade, mas do ano passado em diante, ela se agravou ainda mais. Me recusei por várias vezes achando que poderia sumir com o passar do tempo. Mas com esse post, me recuso a ficar de braços cruzados. Gratidão por poder acessar esse conteúdo.

Mais sobre Saúde e bem estar