Carregando...
Família

Como adaptar o cachorro na casa nova

10.03.2021
Redação Chata de Galocha

Quem tem um cachorro sabe bem como pode ser difícil a adaptação quando ocorre uma mudança de casa. E não foram poucas as pessoas que, durante a pandemia, resolveram mudar. Só na nossa equipe, temos dois exemplos: a Tutuia e a Tati. Sem falar que foi também neste período que a Matilda chegou na família da Lu, né?

Lu e Bibia brincando com Matilda, Tete e Brisa.

E tanta novidade, nem sempre, é fácil para os bichinhos. Tem o estranhamento com o novo espaço, a ansiedade por separação quando os donos precisam sair e a dificuldade em fazer as necessidades onde deve. 

Se você está passando por esse momento, calma! Tudo tem jeito. Conversamos com o biólogo especialista em comportamento canino, Mário Augusto Mestre, responsável pelos adestramentos da Matilda, da Tetê e da Brisa. Ele deu dicas para ajudar o seu pet a se adaptar mais fácil na casa nova. Confira:

Quais as principais reclamações que você recebe em relação a cachorros na hora de mudar de casa?

Na hora da mudança, a principal preocupação das pessoas é com a adaptação do cachorro para o seu novo banheiro. Mesmo utilizando a mesma superfície, como um tapetinho higiênico, a mudança do ambiente muitas vezes confunde os cães, sendo necessária uma nova associação com o local das necessidades.

Esse é o Obama, o cachorrinho da Tati.

Quais são os passos fundamentais para essa nova adaptação?

Em mudanças de ambiente, a primeira coisa que recomendo é que, logo na chegada do cão à casa nova, ele seja levado direto ao banheirinho. Recompensar os acertos com petiscos e atenção, acelerará o processo de reaprendizagem e deixará claro qual o melhor lugar da casa para se aliviar. No geral, cães são sensíveis a mudanças. É por isso que manter as outras coisas importantes para o cão, como o horário dos passeios, das brincadeiras e das refeições, faz com que se sintam mais seguros no novo ambiente.

Esse é um processo demorado ou é possível conseguir em poucos dias?

Isso depende. Se o cachorro já tem uma rotina estruturada, com atividades físicas e mentais, a transição de ambiente tende a ser bem mais tranquila. E se já tem uma familiaridade com a superfície do banheirinho, o processo tende a ser bem rápido.

No caso de cachorros que antes moravam em casa e se mudam para apartamentos, como controlar os latidos?

A primeira coisa é garantir que o seu cachorro tenha o que fazer. O tédio é a principal causa de latidos e, ao contrário do que muitos pensam, não está associado ao tamanho do ambiente. Mesmo um cão que mora em um apartamento pequeno pode ter uma ótima qualidade de vida, com passeios, brincadeiras e coisas para roer e morder quando estiver sozinho.

A ansiedade por separação é comum especialmente neste tempo de pandemia. Como lidar com isso aliado a uma casa nova?

No novo ambiente, é fundamental garantir que o cachorro não fique 100% do tempo junto com as pessoas. Em tempos de home office, muitas pessoas nem percebem que seus cães passam o dia todo grudados com elas. Esse vínculo muito forte, faz com que até o cachorro mais independente não consiga mais ficar sozinho. Por isso, todo cachorro precisa praticar a independência diariamente. E um exemplo prático de como fazer isso é associar os momentos de refeição a momentos em que o cão fica sozinho em algum cômodo da casa.

Ainda em casos de mudança para apartamento, o ideal é ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua ou dentro de casa? Como fazer isso?

Eu, particularmente, gosto de ter uma opção para o cachorro dentro de casa. Mas isso depende de pessoa para pessoa. A maioria dos cães naturalmente prefere fazer as necessidades na rua e em alguns casos até seguram, aguardando ansiosamente a hora do passeio. Se você pretende que o seu cachorro faça apenas fora do apartamento, é necessário ter disponibilidade para descer com ele no mínimo 4 vezes por dia. Mas mesmo assim, é importante ter uma opção dentro de casa, para os dias que por algum motivo você não possa descer.

Qual a importância do adestramento profissional neste processo? Por que é indicado fazer essa contratação?

O auxílio profissional é importante, porque cada cachorro é único e essa individualidade faz com que se comportem de maneira diferente durante uma mudança de casa. Um bom profissional irá entender as peculiaridades de cada cão, as causas de cada comportamento e desenvolver um treinamento personalizado de acordo com as necessidades da família.

Tutuia no treinamento das suas dogs.

Gostou das dicas? No seu perfil @movecanis, o Mário dá várias outras para te ajudar a garantir uma melhor qualidade de vida para o seu pet.

1 Comentário  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Vilma dos Santos    15/03/2021 - 12h12

    Boa tarde, o que fazer com um cachorro que não foi desmamado, só que morder brincando o tempo todo e à noute coneça a latir na hora que bou dormir, tem dias que quase não durmo briga bdo com ele e pela manhã qdo vou p o trabalho estou um caco.

Mais sobre Família