Carregando...
Saúde e bem estar

Terapias alternativas: Reflexoterapia

09.03.2021
Redação Chata de Galocha

As terapias alternativas são aqueles tratamentos que complementam os tradicionais, tanto para a saúde do corpo, quanto da mente, equilibrando ainda as emoções. São diversas as técnicas naturais e holísticas existentes e, para quem acha que são restritas a quem tem dinheiro, nada disso! Muitas delas estão disponíveis pelo SUS, viu?

Ao longo das semanas, vamos apresentar essas terapias alternativas que colaboram para o nosso bem-estar. E, para começar, falaremos sobre a reflexoterapia. Já ouviu falar?

A reflexoterapeuta Kézia Diniz conversou com a gente sobre o que é e quais os benefícios dessa técnica ainda pouco conhecida.

O que é a reflexoterapia?

“É uma técnica que visa estimular os pontos reflexos do corpo localizados nos pés. Nosso pé é um mapa fiel do nosso corpo e, quando esses pontos são estimulados da forma correta, o Sistema Nervoso entende que precisa dar uma resposta ao organismo. Essa resposta vem por meio de equilíbrio e fortalecimento do organismo doente, tanto fisicamente, quanto emocionalmente.

Os pontos podem apresentar dor e quanto maior esse desconforto, maior o grau de desequilíbrio do organismo.

Vale lembrar que os pés têm registrados marcas e formas que dizem exatamente como temos nos comportado e quais crenças têm nos travado. Basta uma olhada nos pés para já encontrarmos campo para mudanças”.

Para quem é indicado?

Kézia explica que a terapia pode ser para todas as pessoas, desde o nascimento, já que ela promove autoconhecimento e equilíbrio. É usada em base preventiva, então todos, em qualquer momento, podem e até devem fazer reflexoterapia.

Quais os principais benefícios?

Contar com um organismo pleno e equilibrado é o principal benefício! Em consequência disso é possível sentir: 

  • Melhora no sono; 
  • Bom funcionamento dos sistemas (hormonal, digestório, circulatório, imunológico etc);
  • Mente descansada que facilita na tomada de grandes decisões ou mesmo nas pequenas do dia a dia;
  • Comportamento que evitará doenças, caso já haja a doença, pode ter o benefício de passar por ela de forma menos dolorosa.

Cada sessão tem, em média, 1 hora e a maioria das pessoas relata o alívio da dor e melhora do sono já na primeira sessão.

Como é uma sessão de reflexoterapia:

A especialista explica que as sessões são totalmente personalizadas. Mas, por exemplo, para tratar a insônia o procedimento é o seguinte:

“Primeira coisa é preencher uma ficha de anamnese um pouco extensa, mas bem necessária, pois nesse preenchimento a pessoa já começa a olhar para si. A insônia pode ter diversos fatores envolvidos, por isso é importante saber desde quando está assim, se tem bons hábitos antes de dormir para facilitar. De acordo com a resposta, vamos trabalhar essa causa que pode variar muito”.

Neste caso, os pontos dos pés trabalhados seriam:

  • Toda a coluna, pois ela é parte fundamental no envio de informação para o sistema nervoso;
  • Cada vértebra trabalha um órgão ou sistema + o emocional;
  • O hálux (ou dedão) equilibra toda a parte cerebral e liberação de melatonina;
  • Relaxamento muscular, supra renal para controlar a liberação dos hormônios do stress (adrenalina, noradrenalina e cortisol), circulação, intestino e pontos de tensão.
  • Ao final, exercícios de respiração e relaxamento.

Importante: “A técnica é maravilhosa, mas a pessoa precisa se comprometer a criar bons hábitos: alimentares, de exercícios e de comportamento. Dessa forma vai ser completo e eficaz”, Ressalta a profissional. 

A cada quanto tempo deve ser feita novamente?

A sessão deve ser feita semanalmente. Assim, a terapia reajusta o sistema nervoso, metrifica as conquistas e fortalece seu organismo, fazendo com que ele trabalhe a seu favor e não contra.

Você já conhecia essa terapia? Conta pra gente se já experimentou e o que achou!

2 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Maiza    09/03/2021 - 21h47

    muito instrutivo amei , por isso que,amo reflexoterapia todos os pontos a nosso favor.

  2. Lorena    10/03/2021 - 07h04

    Eu amei… já fiz algumas sessões de reflexo, como foi bom pra mim. Já tô compartilhando com mais pessoas 😄

Mais sobre Saúde e bem estar