Nunca falamos tanto de estresse e ansiedade. Se essas doenças já são tão presentes na nossa geração, nesses últimos tempos podemos dizer que se tornaram uma pandemia dentro da pandemia. Já chegamos a fazer uma matéria mostrando sintomas que fogem do óbvio e, muitas vezes, nem relacionamos com transtornos psicológicos. E um deles merece um destaque especial: o bruxismo.
Conversamos com a dentista Dra. Regina Bregalda para explicar o que caracteriza essa doença, sua relação com nosso estado emocional e psicológico, formas de prevenção e tratamento. Confira:
O que é o Bruxismo?
Ela é caracterizada pela hiperfunção de alguns músculos da face e cabeça, que levam ao ranger de dentes e/ou apertamento dos mesmos. Essa condição pode acarretar dores de cabeça, cansaço em músculos da face, dor e desgastes nos dentes, aumento de retração gengival, limitação de abertura de boca, desgaste da articulação.
Aumento de casos na pandemia
O Bruxismo tem como principal causa fatores emocionais como ansiedade e stress. Estamos vivendo um momento em que manter a serenidade tem sido desafiador. E aí, o bruxismo encontra terreno fértil para proliferar.
Como prevenir o bruxismo?
A prevenção do bruxismo é feita através do controle da ansiedade e stress. Então, meditação, exercício físico (cuidado para não travar a boca no caso de uso de força) e tentar relaxar antes de deitar na cama para dormir são hábitos que podem ajudar a evitar os casos de bruxismo.
Tratamento para a doença
Os tratamentos, na maioria das vezes, visam a atenuação dos sintomas. A placa de acrílico miorrelaxante, fisioterapia, em alguns casos uso de medicamentos anti-inflamatórios e que promovam relaxamento muscular e, até mesmo, o uso da toxina botulínica podem atenuar os sintomas em casos muito agudos.
É importante procurar um dentista que possa avaliar sua oclusão (contato da arcada superior com a inferior). A má oclusão não só intensifica, como pode ser a grande vilã causadora das dores extenuantes que o bruxismo pode trazer. Um bom dentista saberá indicar o que é melhor para cada caso.
Conta pra gente se você também tem sentido esses sintomas na pandemia!
Eu tô sofrendo muito e no meu caso ainda projeto o maxilar, então quase não encosto os dentes e a placa não adiantou nada. O que tem me ajudado muito é a quiropraxia. Alivia muito a dor….