Carregando...
Saúde e bem estar

Terapia alternativa: aromaterapia

11.05.2021
Redação Chata de Galocha

Lavanda, hortelã, alecrim… Muito provavelmente, você já ouviu falar dos vários benefícios dessas e outras ervas e até mesmo usou algumas delas para diferentes finalidades. E são justamente elas as protagonistas da terapia alternativa que vamos apresentar hoje para vocês. 

Conhece a aromaterapia?

Para falar sobre todos os vários benefícios e formas de uso dessa terapia, vamos contar com a ajuda de uma velha – e muito amada – amiga: a Karla Lopes. Quem acompanha a Ká, com certeza, já sabe que ela é fundadora da Lunnare Co, uma marca que utiliza a magia das ervas para promover um autocuidado. E, por isso mesmo, não tem ninguém melhor para falar do assunto. 

O que é a aromaterapia?

Podemos dizer que é uma prática natural em que se faz a extração dos óleos de diversos tipos de plantas e, a partir deles, temos a concentração dessas plantas que podemos usar para equilibrar e tratar o corpo como o todo. Costumamos chamar de técnica integrativa, porque conseguimos tratar o corpo como um todo, físico, mental, espiritual e emocional.

Melhor forma de fazer uso dos óleos:

O uso vai depender como você prefere usar e como é indicado para cada caso. Para usos práticos no dia a dia o colar difusor é o mais indicado, já que pode usar o dia inteiro. Para tratamentos de pele, pode ser que o mais indicado seja usar o óleo diluído em uma base vegetal, como um creme neutro, pomada. Não existe uma melhor forma, mas a mais indicada para o que você está buscando. 

Há contraindicações?

Cada óleo tem suas características e pode ter suas contraindicações. Alguns óleos, como lavanda e laranja doce, são considerados seguros. Mas é sempre importante ficar atento à reação do seu corpo. Mas há aqueles que não são indicados para pessoas hipertensas, gestantes, lactantes, crianças ou que podem interagir com medicamentos. É indicado sempre pesquisar antes para ter certeza de que não causará reações. Por isso, é tão importante consultar um aromaterapeuta, que vai saber indicar os óleos adequados para cada pessoa. 

Aumento da busca pela aromaterapia na pandemia 

A gente tem percebido que aumentou a procura de terapias integrativas nesse momento, porque realmente a saúde como um todo está lá no pé. O que tenho visto é que os óleos que têm uma melhor saída são aqueles para promover relaxamento, calma, redução da ansiedade e melhor qualidade do sono, além de maior concentração e foco. Indico muito o óleo de lavanda, que é seguro, proporciona tudo isso e ajuda a orientar a mente, além de ajudar na insônia. Recomendo usar no difusor de ambiente, no colar difusor ou ainda pingar uma gota no algodão e ficar inalando por um tempo. 

Para melhorar a concentração e o foco, minha indicação é o óleo de limão siciliano, sem ficar ansioso e agitado. Mas é preciso ficar atento às contraindicações e não deixar pingar na pele.

Pode usar mais de um óleo por vez?

Sim. É possível e é o que chamamos de sinergia. Mas é muito importante prestar atenção no que você busca com essa sinergia e no casamento desses óleos. Por exemplo: não faz sentido usar um óleo que super acalma, como a lavanda, combinado com um óleo que traz agitação, como gengibre. Lavanda super combina com laranja, camomila e erva doce. São várias as combinações possíveis, mas é possível entender como eles funcionam, o que você busca e entender como eles juntos vão trabalhar nos seus corpos para não gerar uma confusão.

Cuidado com a forma com que usa os óleos!

Quando comecei a estudar a aromaterapia, foi por conta própria e acabei caindo em alguns errinhos. Eu falava, por exemplo, da ingestão dos óleos e da aplicação diretamente na pele. Mas depois de fazer cursos longos, descobri que são coisas erradas, que não funcionam e podem ser perigosas. Por isso, acho importante alertar sobre esses riscos. No Brasil, a legislação não permite a ingestão. Não tem essa necessidade e eles já vão proporcionar os benefícios nas formas que já listei que podem ser usados. Se quiser ingerir, procure sempre um aromaterapeuta sério para te orientar. 

Sobre a aplicação na pele, não é indicado por causa da alta concentração do óleo. Para se ter uma ideia, em alguns casos, uma gota do óleo concentra 400 quilos de plantas e, quando usada diretamente na pele, pode causar uma alergia ou dermatite e a longo prazo pode realmente ser perigoso. Além disso, tem o caso daqueles óleos fotossensíveis, que podem queimar a mão. Então, sempre que quiser usar diretamente na pele, sempre dilua em um óleo vegetal ou creme natural de base neutra. E cuidado com a superdosagem. Quando você vai usar no seu colar difusor, por exemplo, uma gota é o suficiente para todo o dia. Não coloque mais que isso porque pode causar um efeito ruim no seu corpo.

Para ficar mais por dentro dos benefícios da aromaterapia, vale seguir o perfil da @lunnare.co. A Ká e sua equipe sempre levam conteúdos bem informativos sobre o tema lá!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Saúde e bem estar