Carregando...
Lifestyle

10 Séries para assistir no mês do Orgulho LGBTQIA+

04.06.2021
Redação Chata de Galocha

Junho pode ser considerado o mês mais colorido do ano. Isso porque nele é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+! A data foi escolhida por marcar a rebelião de Stonewall, nos Estados Unidos, em 28 de junho de 1969, quando policiais invadiram o tradicional bar gay e prenderam vários frequentadores, em especial travestis e drag queens. Nos cinco dias seguintes, houve uma série de protestos na frente do Stonewall contra a violência contra as pessoas LGBTQIA+ e, desde então, o mês reforça toda diversidade e luta da comunidade.

E durante as próximas semanas, vamos trazer uma série de conteúdos sobre o Orgulho LGBTQIA+, aqui no blog e no instagram do Chata! Para começar, fizemos uma seleção de 10 séries e documentários que abordam essa temática. Se você não sabe o que maratonar nesse fim de semana, agora já tem várias opções. Confira:

1. Queer Eye

O reality é formado pelos Fab 5, as cinco personalidades da imagem aqui de cima. Antoni Porowski é especialista em comida e vinho; Tan France, em moda; Karamo Brown, em cultura; Bobby Berk, em design; e Jonathan Van Ness, em cuidados pessoais.

Cada um em sua área de atuação ajuda pessoas a lidarem com suas inseguranças e, assim, recuperar a autoestima. É um makeover completo, que vai muito além de outros realities que transformam apenas a casa ou o visual do participante. Separe a caixinha de lenços, porque é impossível não chorar! Você pode assistir as cinco temporadas + a edição especial no Japão, na Netflix.

2. Ru Paul drag Race

Comandado pela drag queen mais famosa do mundo, Ru Paul, o reality é uma competição de drags que já têm 13 temporadas e revelou algumas das drags que mais fazem sucesso no mundo do entretenimento atualmente.
É impossível não se emocionar com as histórias das participantes e se divertir com as provas e com o lip sync, a disputa de dublagem de músicas. Na Netflix, você pode assistir a doze temporadas, além de duas temporadas de Ru Paul All Stars, que conta com o retorno de ex-participantes de Drag Race.

3. Legendary

Mais um reality show de competição de voguing, uma dança caracterizada por posições típicas de modelos com movimentos corporais definidos por linhas e poses.  As casas batalham fazendo essas coreografias e acrobacias. O que não falta ali é bate-cabelo, figurinos exuberantes e muita música pop! As duas temporadas podem ser assistidas no HBO Max.

4. Veneno

Série espanhola que conta a história real de Cristina Ortiz, uma mulher trans, profissional do sexo, que ficou famosa na Espanha como La Veneno. É uma trama muito triste, marcada pelo preconceito, mas que precisa ser assistida. E uma das coisas mais bacanas da produção é que escalaram atrizes trans e travestis para atuarem, reforçando a representatividade. Disponível na HBO Max.

5. Crônicas de San Francisco

Série sobre os residentes de uma pensão em San Francisco, considerada uma “porto seguro” para a população LGBTQIA+ do país. Na Netflix, você encontra a primeira versão da série e a mais atual, que mostra os moradores alguns anos depois.

6. Pose

A série se passa em NY nos anos 80 e acompanha uma personagem que abriga pessoas LGBTQIA+, que foram expulsas de casa. Os personagens principais são dançarinos e modelos que competem por troféus e reconhecimento nesta cultura e se apoiam em uma rede de famílias conhecidas como Casas. Para quem quiser entender como funcionam as casas de vogue, que participam do reality Legendary, Pose é uma verdadeira escola. A produção conta com o ator Billy Porter e já ganhou vários prêmios, como Emmy e Globo de Ouro. Na Netflix você pode assistir duas temporadas. A terceira e última temporada foi lançada mês passado, nos Estados Unidos, no canal FX.

7. Special

Série sobre um jovem gay com uma leve paralisia cerebral que esconde sua deficiência n trabalho, dizendo ter sequelas de um atropelamento. Em determinado ponto, ele decide recomeçar sua vida e explorar sua sexualidade. Os episódios são super curtinhos, com 15 minutos cada, sendo ótima opção para maratonar em um só dia. O mais legal é que a série é baseada na vida de Ryan O’Connell, que interpreta o protagonista e o produtor da série é Jim Parsons, o Sheldon de “The Big Bang Theory”. Disponível na Netflix.

8. Morte e vida de Marsha P Johnson

Documentário sobre o legado político deixado pela Marsha P. Johnson, lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida como a “Rosa Parks do mundo LGBT”. Rosa foi uma ativista negra que lutou contra a segregação racial nos EUA. O documentário fala ainda da morte de Marsha em 1992, que foi considerada suicídio pela polícia, hipótese contestada por pessoas próximas. Além disso, você vai conhecer melhor a história da revolta de Stonewall, que contamos no início do post, e do qual Marsha foi uma das personagens mais marcantes. Disponível na Netflix.

9. Nasce uma Rainha

Produção brasileira para a gente valorizar! Reality apresentado pelas drag queens Gloria Groove e Alexia Twister, que ajuda pessoas que possuem o sonho de abraçar a arte drag. A cada episódio, as duas conhecem um participante e sua história, explorando questões como laços familiares, autoestima e superação. No final de cada episódio, vemos o resultado do makeover que as artistas realizam no personagem da vez e uma apresentação sempre especial. Disponível na Netflix.

10. Paris is burning

Documentário sobre o universo dos bailes Vogue de Nova York no final dos anos 1980, quando marginalizados na sociedade – principalmente negros e transexuais – dançavam e faziam performances, desafiando todo o preconceito. A produção aborda temas como homofobia, transfobia, racismo, pobreza e Aids. Disponível no Youtube.

Se você conhece mais séries com o tema, compartilhe nos comentários!

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Lifestyle