Olá, meu nome é Gabriela Ganem (Gabi), sou consultora de imagem e estou de volta ao Chata de Galocha para dar sequência à nossa série de posts sobre a análise cromática. Desta vez vou falar do Inverno Escuro. Uma dica: vale ler os posts anteriores para entender melhor o conteúdo do texto de hoje.
O Inverno Escuro reúne cores profundas, de temperatura neutra-fria e saturação mediana. Ou seja, são cores majoritariamente fechadas, mais azuladas e moderadamente vibrantes. Pense em roxo, azul marinho, verde escuro, vinho, uva… São cores que a gente poderia associar à estação do ano, né?
Para ilustrar este post, escolhi a camaleônica Kim Kardashian. Muita gente me pergunta se Kim não seria de uma cartela de outono (similar à da Beyoncé, no último post). É comum a gente pensar que uma pele morena como a dela deve ter algum subtom mais quente. Este é apenas um dos mitos que cercam a análise cromática. Pele fria também bronzeia. Não é exclusividade de pessoas claras. Isso sem contar as peles negras, que sempre associam imediatamente ao tom quente. Eu acredito que a Kim tem um pé no inverno e posso demonstrar:
Kim Kardashian fica perfeita em tons desta cartela. O dia em que ela usou o look todo em tons de roxo e uva, meu coração foi flechado! Bati o martelo ali mesmo. No azul escuro ela brilha também. Até em tons de cinza ela se sai muito bem. Aliás, um outro indício, é a maneira como ela fica iluminada e cheia de viço no prata. Não acham?
O que pode dificultar um pouco a observação é que Kim não é uma pessoa muito colorida. Seus looks tendem a ser sempre monocromáticos ou tom sobre tom e em cores bem simples. Muito nude, bege, preto e branco. Mas uma das vantagens das cartelas de Inverno é justamente a presença do preto e do branco, onde ela se sai maravilhosamente bem! Basta ver a harmonia entre ela e as cores.
A potencial desvantagem para quem tem o preto e o branco na cartela é que um pequeno passo rumo ao off-while já perde o encanto. Observe aqui a comparação que fiz no Photoshop com a versão original, num tom meio areia, contra o branco, folha de papel, branco. Dá para ver a diferença no semblante? Parece até que está mais animada na segunda versão, rs. Olha o viço!
A própria Kim às vezes parece cismar que é outono… Mas fica evidente como ela perde em cores quentes e/ou terrosas. Se os looks não fossem o bastante, o fator determinante para mim poderia ser o cabelo. Poucas pessoas ficam tão bem com um cabelo preto quanto Kim Kardashian. Eu sinto uma serotonina extra quando a vejo num tom de asa de graúna. Fico até chateada quando ela inventa moda nestas madeixas indefectíveis.
O que acham? Dariam o Inverno Escuro/Profundo para a Kim Kardashian também?
Beijos,
Gabi.
Sempre Gabi arrasa com suas analises.
Amei, vc arrasa Gabi! Dá pra ser de alguma cartela de inverno e não ficar 100% bem de preto?
E quanto a maquiagem? Ela fica tao linda com os.marrons esfumados !!
Minha cartela! Meu momento é esse mesmo e concordo demais com tudo que você disse, fada Gabi! 🤍
Minha cartela, que emoção hahha. Eu amei e também aposto que a Kim seja inverno escuro. Ela ficou encantadora com o look roxo <3
Minha cartela! Adorei a análise! 😍
Euuu amo essa cartela, a minha inclusive! <3 e amo meu ruivo cereja / marsala que valoriza muuuito tbm o tom para esta cartela!!