Carregando...
Moda

Análise cromática: O outono quente da Beyoncé

08.06.2021
Redação Chata de Galocha

Olá, meu nome é Gabriela Ganem (Gabi), sou consultora de imagem e estou mais uma vez no Chata de Galocha para falar da nossa série sobre a análise cromática. Desta vez vou falar sobre o Outono Quente. Não deixe de conferir o post de estreia, para entender o vocabulário técnico do texto de hoje, rs.

O Outono Quente, que também pode ser chamado de Puro ou Verdadeiro, é uma cartela de cores que têm como principal característica uma temperatura quente. Além disto, são tons de saturação mais baixa e maior profundidade. Ou seja, são tons mais amarelados, suaves e fechados. Tons terrosos, folhosos e militares são alguns clássicos dos outonos. A vasta maioria de cores de maquiagem no mercado são em tons desta família, por exemplo.

Para ilustrar este post, escolhi uma pessoa que nos ensina a sermos humildes dia após dia, a divindade conhecida como Beyoncé. Muito se especula sobre a coloração dela e eu apostaria um bom dinheiro no Outono Quente. É sempre mero palpite, mas eu ficaria surpresa se fosse algo muito diferente. Isto não só por conta da maravilha que é vê-la nessas cores, mas também pelo tamanho da frustração que eu sinto quando a vejo em tons antagônicos.

O que seriam estes tons que rivalizariam com sua coloração? Branco, prata, tons pastel, preto… Estes ocupariam o topo da minha lista. Ainda é Beyoncé? Claro e eu não sou louca de procurar defeito na perfeição. Falharia miseravelmente. Ainda assim, noto que não representam todo o seu potencial. Para ver mais de perto, observem a comparação entre o prata e o dourado:

Uma das dificuldades que podemos encontrar ao comparar cores para Bey é a constante mudança de cabelos. Nessas horas, o Photoshop é a melhor ferramenta. Dá para ver como ela parece mais acinzentada e abatida com o prata? No dourado, o viço é de ofuscar a vista. Simplesmente sublime. Eu imagino que ela saiba a própria cartela, afinal, Beyoncé não brinca em serviço e o sol em Virgem é fortíssimo ali. Apesar disto, infelizmente, não a vejo investindo muito em tons outonais – ou em qualquer paleta específica, inclusive. A exceção é, justamente, o dourado:

A moça ama um dourado e é totalmente recíproco. Uma deusa do pôr-do-sol. Apesar de já ser uma ótima premissa, acho válido ressaltar que nem todo dourado é igual ao outro. Em alguns looks o tom ficou muito claro ou não tão quente quanto eu gostaria, rs. Além disso, um outro atributo do Outono Quente é que o brilho precisa ser bem delicado. Um material muito reflexivo acaba ofuscando as pessoas desta estação. No caso de Bey, acho muito natural ela optar pelo brilho extremo, porque tem um propósito. Entendo que há uma priorização do estilo. Caso você seja desta cartela e a coloração seja sua predileção, busque uma cintilância discreta ou em tons bem fechados e suaves. É uma forma de compensação. 

Beyoncé tende a usar mais cores outonais fora do tapete vermelho. Talvez até por conta da questão do brilho. E eu vou para sempre poder contemplar seu look mostarda, imortalizado no Lemonade. Obrigada por isto, rainha.

Gostaram? Qual cartela seria a sua escolha para o próximo post?

Beijos, 
Gabi

4 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gabi    08/06/2021 - 14h50

    Amei! A próxima bem que podia ser sobre a inverno puro. Tenho dúvida sobre o tom coral, e marrom..

  2. Fernanda_PR    08/06/2021 - 15h41

    Fiquei na dúvida… Minha cartela é Outono Profundo… Será essa mesma cartela?

  3. Emilia    09/06/2021 - 07h25

    Tô amando essa série! Louca pra ver a minha cartela: primavera brilhante!

  4. Elizabeth    09/06/2021 - 09h49

    Maravilhosa vc maga das cores

Mais sobre Moda