Carregando...
Lifestyle

Dia Mundial do Rock: Filmes e documentários que celebram o estilo

13.07.2021
Redação Chata de Galocha

Desde 1985, o 13 de julho ficou marcado como o Dia Mundial do Rock. Foi exatamente nesta data, que ocorreu o histórico festival Live Aid, um show simultâneo que aconteceu em Londres e na Filadélfia com o objetivo de erradicar a fome na Etiópia. O evento contou com apresentações de lendas do estilo musical, como The Who, Led Zeppelin, David Bowie, Queen (em uma apresentação que marcou época), entre vários outros ícones.

E para os amantes do bom e velho rock’n roll, nada melhor do que celebrar essa data em alto e bom som. Por isso, fizemos uma seleção especial de filmes e documentários que abordam esse que é não apenas um estilo musical, como também de vida. Hey Ho, Let’s Go?

The Runaways — Garotas do Rock (2010)

O filme é inspirado na história de Joan Jett e Cherie Currie, líderes das Runaways, a lendária banda que abriu o caminho para futuras gerações de mulheres roqueiras. A trama mostra o início da carreira e a relação tempestuosa entre as adolescentes.

Onde assistir: Now

Across the Universe (2007)

Este romance musical é todo inspirado nas músicas dos Beatles. Além da trilha sonora composta de composições da maior banda da história, os nomes dos personagens foram tirados das canções, como Lucy, Prudence e Jude. É uma viagem pelos anos 60, que foram marcados por lutas, guerras e paixões.

Onde assistir: Uol Play

Rocketman (2019)

O drama conta a história de como um tímido britânico chamado Reginald Dwight se transformou no ícone da música Elton John. O filme conta desde a infância complicada até os amores do músico, claro, sempre tendo sua discografia como parte importante da produção.

Onde assistir: Telecine

Keith Richards: Under the Influence (2015)

Uma das figuras mais amadas da história do rock mundial, o guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, ganhou um documentário próprio. Nele é abordada toda a trajetória desta lenda viva.

Onde assistir: Netflix

John and Yoko: Above Us Only Sky (2019)

Não há casal mais icônico na história do rock do que John Lennon e Yoko Ono. E é sobre eles o documentário. A obra aborda a história de amor dos dois e o que está por trás da música e do álbum Imagine.

Onde assistir: Netflix

Yesterday (2019)

Mais uma produção para os amantes dos Beatles. Neste drama, um cantor e compositor sofre um acidente e acorda em uma estranha realidade em que ele é a única pessoa que se lembra da banda. Com as músicas do quarteto de Liverpool, ele se transforma em um grande sucesso, mas a fama tem seu preço.

Onde assistir: Now

Johnny & June (2005)

O filme aborda a trajetória da lenda da música country Johnny Cash e sua história de amor com a cantora June Carter. O drama aborda ainda os traumas do músico e seu problema com álcool e anfetaminas.

Onde assistir: Disney +

Bohemian Rhapsody (2018)

O filme conta a história da banda britânica Queen e é especialmente focado na trajetória de seu vocalista, Freddie Mercury. O drama conta como o cantor quebrou convenções e se tornou um dos artistas mais amados do planeta.

Onde assistir: Não está nos streamings

Quase Famosos (2000)

O filme foi escrito pelo jornalista Cameron Crowe, relembrando suas vivências de quando escrevia para a revista Rolling Stone, aos 15 anos de idade. Na época, ele acompanhou parte da turnê da banda Led Zeppelin, que no filme passou a ser Stillwater. A produção mostra todo o estilo sexo, drogas e rock’n roll que marcou os anos 70.

Onde assistir: Uol Play

Raul – O início, o fim e o meio (2012)

E temos rock brasileiro na lista, sim! Esse documentário mostra a história da lenda do rock nacional Raul Seixas. A produção conta com imagens raras de arquivo, além de depoimentos de familiares, artistas, produtores e amigos. Imperdível!

Onde assistir: Netflix

The Doors (1991)

O filme mostra a trajetória de sucesso, o uso de drogas e a morte prematura do músico Jim Morrison, líder da banda The Doors. O vocalista faz parte de uma triste lista de artistas do rock que morreram tragicamente aos 27 anos de idade.

Onde assistir: Google Play

Conta pra gente quais dessas produções você já assistiu e se acha que faltou algum item na lista!

2 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Nattany Martins    13/07/2021 - 15h21

    Nossa, achei um sucesso a lista de indicações1 Tem muito filme bom, né? Acho que rock fez parte da vida de muita gente, em algum momento ou outro.

  2. Vanessa Cristina    14/07/2021 - 21h26

    nossa achei muito boa a lista, vou assistir de final de semana, vamos ver se é bom

Mais sobre Lifestyle