Carregando...
NYC,Viagem

Primeira vez em Nova York: Roteiro de 4 dias

16.03.2023
Redação Chata de Galocha

Eu sei, esse conteúdo não é inédito aqui! Mas… se já temos um roteiro para Nova York, por que trago esse assunto pra cá de novo? Depois de ir mais algumas vezes lá, descobri que algumas dicas pequenas podem fazer uma enorme diferença para quem vai conhecer a melhor cidade do mundo pela primeira vez e por isso hoje eu trago um roteiro de 4 dias especial!

Esse conteúdo foi pensado e criado para o canal e no vídeo você pode ter uma experiência ainda mais rica de como essa viagem pode ser incrível:

Roteiro de 4 dias: Nova York

Mas como eu sei que um bom conteúdo escrito tem seu valor, bora falar de NY!

Checklist para planejamento da viagem

A primeira coisa que eu preciso te dizer sobre Nova York é que ela não é uma cidade apenas para compras. É maravilhoso comprar lá, mas é muito mais do que isso! Nova York tem de tudo, a cultura é incrível, uma cena gastronômica maravilhosa e programas de tirar o fôlego. E é com esse tipo de roteiro que eu quero ajudar vocês.

  • Visto americano válido
  • Passaporte válido durante todo o período da viagem
  • Tenha o seu Seguro-viagem
  • Estude a região do seu hotel
  • Metrô é a melhor forma para se deslocar
  • Inclua gorjetas no seu orçamento

Hospedagem

A região do seu hotel vai determinar muito sobre a sua viagem! A dica que eu te dou é estar perto do metrô, que é a melhor forma de você se deslocar em Nova York sem pegar trânsito, além de conseguir chegar em todos os lugares do seu roteiro.

A região também dita o clima da sua viagem! Já fiquei em diferentes localizações na cidade e percebo que podem ser viagens bem diferentes dependendo de onde você escolha se hospedar.

A região central, que é de Midtown, já é conhecida por ser turística e é onde se concentra mais hotéis para turismo e por isso você vai encontrar valores mais competitivos. A região é próxima da Times Square, da rodoviária e da estação de trem. Fiquei nessa região na minha primeira viagem, a experiência durante o dia foi ok, mas não me agradou muito para o período da noite.

Atualmente dou preferência em ficar hospedada em regiões mais ao sul da cidade. Os prédios são mais baixos, considero a região mais agradável, tem muitas opções de restaurantes e o comércio de rua é mais ativo. Mas, reforço, estar perto do metrô é o que vai tornar sua viagem muito mais fácil!

Metrô é sua melhor opção

Uma das melhores dicas que eu posso te dar é pensar sua viagem em torno do metrô. Esse é o melhor jeito de você transitar pela cidade e existem diversas vantagens que você pode aproveitar para economizar em seus deslocamentos. Não deixe de se informar antes de ir sobre valores promocionais e descontos!

Recentemente eles implementaram a catraca eletrônica e agora é possível fazer o pagamento através do celular ou do Apple Watch, o que tornou tudo mais simples e rápido.

Não esqueça da gorjeta!

O esquema de gorjeta lá é totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil. Lá é algo visto como obrigatório e isso vale para vários tipos de serviços. É um costume americano e é esperado que você dê gorjeta quando recebe um atendimento, não é um extra.

Geralmente recomendam que se dê entre 15% a 20% de gorjeta ou então caixinhas de 1 a 2 dólares para limpeza do quarto, carregamento de malas, atendimento em bar… Não veja como um gesto de gentileza, muitas pessoas vivem quase que exclusivamente dessas gorjetas e é assim que funciona o sistema de pagamento lá.

As gorjetas terão um impacto real no orçamento da viagem e não dá pra desprezar esse gasto durante o seu planejamento.

Dia 1 (+ dia da chegada) em Nova York

Geralmente a viagem para Nova York começa a noite e com isso você chega no início da manhã. Apesar de parecer que tem todo um dia pela frente para aproveitar, você ainda vai ter que passar por alfândega, pegar o transfer para chegar até o local da sua hospedagem e com isso já se passou a manhã quase toda.

Os quartos costumam ser liberados apenas a partir do meio da tarde, então provavelmente você vai ter que deixar sua bagagem no hotel e sua melhor opção agora é explorar um pouco da região que escolheu se hospedar.

Esse é o dia que eu não considero ser útil da viagem, então não costumo fazer grandes programações para o dia da chegada à Nova York. Você chegará cansado do voo longo, com vontade de tomar banho, não vai ter acesso ao seu quarto assim que chegar, então o melhor é não gerar grandes expectativas para o dia.

Veja quais são as opções de restaurantes e cafés próximos ao hotel, explore um pouco do comércio local e durma cedo para ter suas energias completamente recarregadas para o dia seguinte. Andar é uma das coisas que você mais vai fazer em NY, se prepare para isso! Leve pelo menos 2 pares de tênis em sua bagagem porque você vai precisar se sentir confortável para as longas caminhadas que serão feitas.

Para esse dia de chegada, é interessante você descobrir o local que você irá tomar seu café da manhã todo dia, pois a maioria dos hotéis não oferecem essa refeição.

roteiro do primeiro dia de viagem para nova york

Após uma boa noite de sono, agora é hora de ir direto para o Rockefeller Center! Eu gosto demais de visitar esse local, estar ali sempre me faz lembrar de vários seriados e filmes! No inverno tem um espaço de patinação, tem várias lojinhas em volta e fica localizado na 5ª Avenida, o que te permitirá a ir para outros lugares logo depois.

A ideia é ir ao Top of The Rock, que fica no topo do Rockefeller, que é um dos mais famosos mirantes de NY. A vista é incrível, de lá você vê o Central Park e o Empire State Biuilding. Recomendo comprar esse passeio com antecedência e agendar a visita.

Se você é fã de Sex and the City, sabe que a Carrie era uma frequentadora assídua de uma determinada confeitaria que acabou ficando muito famosa. Embaixo doTop of the Rock tem uma filial da Magnolia Bakery e recomendo que você compre um Banana Puding ou um cupcake e vá andando até o Central Park depois, que fica a uns 10 quarteirões de distância.

Nesse meio de caminho, você pode fazer uma parada na Columbus Circle e passar no Whole Foods, que é um mercado que eu sempre gosto de ir quando estou por lá.

O passeio no Central Park é agradável em qualquer estação. Você pode visitar o Memorial do John Lennon, fazer piquenique, conhecer o zoologico, visitar a estátua da Alice no País das Maravilhas… O parque te dá muitas opções e você escolhe a que mais combina com você.

MET Metropolitan Museum of Art em Nova York

Depois do Central Park, recomendo uma ida até o Metropolitan Museum of Art, o famoso MET, um dos principais museus do mundo! O caminho mais fácil é procurando a saída do lado leste do parque, na altura da rua 79.
Ele é enorme, lindo e você vai ver coleções incríveis de impressionismo. Se você for no período de maio a setembro vai poder conferir a exposição de moda que acontece anualmente, aquela que é inaugurada com o baile famoso.
Como o museu é realmente gigante, não vá com a expectativa de conhecer absolutamente todas as alas, é uma missão quase impossível.

roteiro do segundo dia de viagem para nova york

A proposta para o segundo dia é algo totalmente diferente! Por Manhattan ser uma ilha, você pode conhecer muita coisa de barco! Nova York tem um serviço que acho muito legal chamado Water Taxi, me diverti muito quando fiz esse passeio. É algo extremamente turístico, o passeio beira a costa e vai apresentando os principais pontos da cidade, passa bem pertinho da Estátua da Liberdade com uma trilha sonora bem clássica, tudo pensado pra te emocionar mesmo.

Sugiro descer do Water Taxi na Brooklyn Bridge e aproveitar para atravessar a ponte a pé, a vista de lá é perfeita e vale a pena fazer o trajeto pelo menos uma vez!

Para a noite do segundo dia em Nova York, recomendo um dos programas que tem mais a cara da cidade: Musical na Broadway! Todas as vezes que eu tive a oportunidade de ir, foi incrível! Já vivi diferentes experiências, desde comprando ingresso antecipando pagando bem caro para conseguir um lugar bom até comprando os ingressos que sobram no stand da TKTS e sempre valeu a pena!

No final da peça, o destino não pode ser outro, hora de ir até a Times Square à noite para ver as luzes. É um lugar totalmente turístico, bem cheio, mas faz parte do show.

O terceiro dia em Nova York pode começar com uma coisa eu adoro: Brunch! É muito característico da cidade, muito comum na maioria dos restaurantes e vale à pena fazer uma reserva com antecedência.

Para seguir nosso roteiro, é interessante buscar um brunch mais ao sul da ilha para aproveitar e conhecer o Soho e bater muita perna na região da Broadway.

Essa região concentra uma grande quantidade de lojas, todas que você imaginar e sempre com algo diferente. Desde as mais luxuosas, como Chanel, Prada e Apple, até as populares como H&M e Zara. Vale ir entrando nas ruas menores e explorar com calma as lojas de marcas menos conhecidas pra nós que não somos residentes.

Lembra que eu falei sobre como o metrô vai ser importante para os deslocamentos na cidade? Esse é um dos momentos que você vai precisar dele. Na parte da tarde você pode ir conhecer o MoMA, que é o Museum of Modern Art. Gosto muito de fazer essa visita, ele é muito simples de conhecer, não é tão amplo e é possível conhecer o acervo todo em um dia. A loja desse museu é a mais legal (tem inclusive uma filial no Soho), não deixe de conhecer!

O seu quarto e último dia em Nova York vai começar no Meatpacking District, que antigamente era uma região de grandes açougues, o que explica o nome. Depois da revitalização, a área possui pontos de grande relevância da cidade: o Chelsea Market, o Whitney Museum e a High Line.

O Chelsea Market é o lugar perfeito de passear com fome! É um galeria com lojinhas e vários stands com diversos tipos de comida (mexicana, asiática, etc). Lá você também encontra mercados, uma livraria que é um gracinha, uma loja maravilhosa para comprar coisas diferentes de cozinha e no fundo tem uma mini feira alternativa de moda.

A High Line era uma antiga linha de trem que passa por vários prédios diferentes, uma espécie de parque suspenso atualmente, com um projeto paisagístico bem legal. Você literalmente caminha sobre as linhas do trem e vê a cidade de um ponto de vista diferente. Depois, é só descer na rua que você quiser.

Minha sugestão é ir até o final para conhecer um novo ponto turístico da cidade, o Hudson Yards. Um espaço que tem uma escultura externa, o The Vessel. Em frente tem um shopping e no subsolo tem o Little Spain, focado em culinária espanhola, uma espécie de mercado de rua gastronômico com essa inspiração temática.

Para fechar seu último dia, recomendo a visita a um Rooftop e são diversas opções em muitas regiões diferentes. Durante os verões eles fazem várias festas e você pode garantir seu ingresso antecipado. Os hotéis costumam ter Rooftops bem legais e fazem uma espécie de Happy Hour, em que você pode ficar tomando um drink, comendo um petisco e vendo a cidade de cima!

Esse roteiro é só um ponto de partida e tem muitas outras opções de programas do que fazer em Nova York. Infelizmente você vai precisar escolher o que combina mais com você e deixar as outras atrações como um motivo para retorno e aproveitar ainda mais a cidade ;D

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre NYC