Carregando...
Viagem

Intercâmbio: Montréal

08.12.2009
Lu Ferreira

Hoje a gente acompanha a Michelle (que eu só chamo de Mi, eheheh) por Montréal, cidade onde ela passou um mês em 2009 e praonde ela se prepara para ir novamente… Agora em Dezembro ela volta pra lá, dessa vez por um ano!! Vamos??

“Montréal é uma cidade multicultural, que abriga descendentes de franceses e ingleses, bem como  comunidades irlandesas, italianas, judaicas, gregas, árabes, portuguesas… É a maior cidade da província canadense de Québec  e a segunda mais populosa do Canadá, e localiza-se na Ilha de Montréal, no rio St. Laurent.
O idioma oficial é o francês e sua moeda o dólar canadense (um pouco mais barato que o americano). Com o inverno bem rigoroso, sua temperatura varia entre -40°C a -10°C… Brrrrr!!!

Se você escolher viajar no inverno do hemisfério norte não será necessário levar muita bagagem. Como a temperatura de Montreal é bem congelante, casacos que compramos por aqui não são úteis, então, assim que chegar vai ser bom correr pro shopping (ótima coisa pra se fazer!) pra comprar um bem quentinho e impermeável. As nossas botas serão de grande ultilidade se sua visita for no fim do inverno… Caso contrário, uma bota pro inverno, por causa da quantidade de neve, também será necessária! Já no verão, não se preocupe, a cidade possui vários eventos, como o Festival International de Jazz de Montréal, e há muitos locais a se visitar, principalmente porque, o pôr do sol é às 21h30 (o que é um pouco estranho no início)!

Conhecendo lugares:

Para os passeios turísticos, há opções como a Place D’armes, e à sua frente a Basilique Notre-Dame de Montréal (onde a cantora Celine Dion se casou!), bem como o Vieux-Port (Velho Porto), cheio de pessoas no verão tomando sol e almoçando na grama (é bem divertido fazer isso também!), além disso, há bem próximo um conjunto residencial de luxo, o Habitat 67.
Há também a Square Victoria, onde se encontra o Metropolitain, um arco que Paris (onde há um igual) mandou de presente para Montreal, dando entrada para a estação da praça.
O Plateau Mont Royal, um bairro tradicional da cidade abriga vários atrativos: o Parc Mont-Royal é um deles, imenso parque urbano, onde no verão centenas de pessoas se encontram para eventos, passeios de bicicleta e nas visitas ao Chalet du Mont Royal, no topo do parque (que após subir um longo caminho podemos ver grande parte da cidade e dar comidinhas para os esquilos!!). A Rue St. Laurent, no norte do Plateau, é onde acontece a vida noturna da cidade, com seus bares, boates e restaurantes lotados por toda a noite…
O Jardin Botanique é o segundo maior do mundo, e lá temos o Insectarium, o Jardin Chinois e o Jardin Japonaise (lindos!). Ao seu lado, se encontra o Estádio Olímpico, inaugurado nos Jogos Olímpicos de 1967 e pouco utilizado desde então, que possui a maior torre inclinada do mundo com seus 170 metros de altura; e o Biodôme de Montréal, que permite aos visitantes percorrer réplicas de quatro ecossistemas encontrados nas Américas e seus animais (de verdade!), como mico leão dourado, capivara, preguiça, castor, pinguins, e até mesmo lemures (aqueles de Madagascar!).
O Parque Jean Drapeau é mais um local que deve ser visitado. Lá você econtra o La Ronde, um parque temático com a maior montanha russa de madeira do mundo (apesar de sua entrada não ser tão barata!) e a Biosfera de Montreal.
Mesmo sendo suspeita pra falar (eu amo!), vale a pena passar no Tim Hortons, um restaurante canadense do tipo fast food conhecido por seus cafés, doughnuts e o capuccino mais gostoso que já experimentei (pra mim e – pro mercado canadense também – ganha da rede Starbucks!).

A arquitetura de muitos dos prédios de apartamentos de dois a quatro andares da cidade caracteriza-se pela presença de escadas fora do edifício, as famosas escaliers.
A cidade possui em seu subsolo um conjunto de complexos interligados através de túneis, conhecido como cidade subterrânea ou La Ville Souterraine, o maior do mundo todo. O sistema de transporte público se baseia no metrô e as estações de Montreal são verdadeiras obras de arte. De fato, todo o sistema de metrô de Montreal fica abaixo do solo, com o objetivo de maximizar a temperatura dentro das estações nos dias rigorosos de inverno.
Um prato típico e delicioso, é o conhecido Poutine, e tradicionalmente constituído por batatas fritas e queijo cheddar cobertos com um molho quente e complementado por molho barbecue.
O Schwart’s serve um sanduíche de carne defumada da receita original de especiarias desde 1928, com batatas fritas bem gordas num saco de papel de pão. É tradicionalíssimo na cidade e bom pros dias que você quiser comer e ficar beeeem satisfeita!!

Para as compras:

Devido ao complexo subterrâneo imenso, os principais shoppings são interligados (é difícil diferenciá-los quando estamos pelos túneis) e muitos prédios residenciais de luxo também. A rue Sainte-Catherine, no centro de Montréal é uma rua comercial que atrai diversos turistas, devido aos seus shopping centers (sendo o Centre Eaton o principal deles) e grandes lojas. É nela que vamos encontrar a La Senza, uma loja de lingeries com preços deliciosos e produtos exclusivos Victoria’s Secrets!
A La Baie (conhecida como The Bay nas outras províncias do Canadá), uma loja de departamentos perfeita que na parte de cosméticos oferece MAC (sempre tem umas promoções exclusivas!!), Dior, Lancôme… Além disso, a loja oferece descontos de 15% em compras (menos pra maquiagens e perfumes, isso é péssimo) para turistas (tem shoppings que também oferecem algum desconto).
A La Maison Simons é outra perfeita, que possui desde casa, mesa e banho até roupas mais casuais como Roxy e Adidas. Nessa mesma rua há também lojas Oakley, American Eagle, Zara, Guess, Banana Republic, Tommy Hilfiger e uma de sapatos chamada Aldo, com ótimos preços! Para quem quer luxo, há a Brown Shoes oferece sapatos de Manolo Blahnik, Prada, DKNY, Costume National, D&G, Christian Dior, e Tods.
No verão, todas as lojas da Ste. Catherine promovem uma liquidação onde montam-se barracas em suas portas com preços baixíssimos (muito baixos mesmo!!), sem impostos. É uma verdadeira loucura e dá pra sair de lá com muitas sacolas!
Se você estiver interessada em eletrônicos, na Ste. Catherine há uma loja da Apple, e uma loja imensa chamada Future Shop, onde os melhores preços de câmeras, notebooks, Ipod’s se encontram.
A St. Denis também tem muitas lojas famosas, como GAP, Calvin Klein Underwear, Fruits & Passion, uma loja de cremes e banho com precinhos ótimos e fica na região do Plateau, ótimo pra quem vai passar por lá e não quer ir até o centro da cidade.
Para aquelas que querem se jogar  na ryqueza, a rue Sherbrooke Ouest tem lojas como Chanel e Holt Renfrew, que por si só vale por umas duzentas, com grifes desde Converse, passando por Diesel, dVb by Victoria Beckham, Marc Jacobs, miu miu, Moschino, Stella McCartney, Valentino, Versace, Yves Saint Laurent, até Hermés (que me faz querer ficar milionária cada vez mais rápido pra ser feliz lá dentro!).

Depois dessa lista de coisas interessantes a se fazer, dá vontade de ir e não voltar mais. Montreal é uma cidade que tem de tudo, e que vale a pena conhecer. O multiculturalismo presente em todo lugar faz com que sempre nos sintamos em casa. Por isso fica minha dica da cidade, e depois disso, espero que todas possam inclui-la nos seus roteiros de viagem, lembrando que no inverno é só estarem preparadas para sentir muito frio nas ruas da bela Montréal!!!”

Obrigada Mi!!! Boa viagem =DD

33 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Nina    08/12/2009 - 11h30

    Ai que chiiic a Mi gte!!! Adorei as dicas, você fez uma ótima escolha Lu!! A Mi é uma fofa e o post ficou ótimo!!! beijos

  2. Flavia Fraga    08/12/2009 - 12h14

    Meu sonho é morar em Montréal. Tô estudando francês pra tentar um visto permanente em 2010. A Mi vai estudar lá? Inveja boa.
    Bjs

  3. Fernanda    08/12/2009 - 12h55

    Esta cidade é demais!!!

  4. Bia Ferrer    08/12/2009 - 14h58

    que linndooo!! demais!
    no momento, Cida Faggion (uma das proprietárias do Espaço de Moda), está viajando pela Europa e nos mandando várias dicas e novidades do que tá rolando por lá! De uma conferida também!
    http://carolinafaggion.wordpress.com/dicas-da-cida-faggion/

    Beijos!!

  5. Mi    08/12/2009 - 15h08

    Flavia Fraga: Meu sonho é morar em Montréal. Tô estudando francês pra tentar um visto permanente em 2010. A Mi vai estudar lá? Inveja boa.
    Bjs

    Então Flávia. Eu estou indo estudar francês por seis meses e trabalhar por mais seis, no fim vou ter q voltar hahah. Você quer dar entrada no processo de imigração pro visto permanente? Não é necessário saber francês viu! Você já pode dar entrada =D É um lugar lindo e vale a pena demais ir pra lá…

  6. Mi    08/12/2009 - 15h09

    lú, amei o post, ficou lindo =D eu que te agradeço por poder compartilhar um pouquinho com todo mundo sobre essa cidade linda.

  7. cida    08/12/2009 - 15h32

    atraves de minha filha mi pude conhecer esta bela cidade atraves das fotos quero conhecer pesoalmente muito em breve se for da votade do senhor jesus

  8. Rúbia Vieira    08/12/2009 - 15h35

    meninas que sonham com intercambio:
    lá é O LUGAR!!!!
    Canadá é ncrível e lindo!
    Vale muito à pena juntar din din o ano todo para passar um mês lá(fiz isso quando comecei a trabalhar e não me arrependo nunca!)
    Mi, vendo as fotos e você relatar me deu uma baita saudade de andar pelos corredores com lojas lindinhas, me perder e quando sair ver que já era noite e rolava um frio danado lá fora… rsrsrsrsrs

    Beijo

  9. Kátia Marina    08/12/2009 - 15h49

    Geente… q chic! pensa na minha surpresa! entra mais um dia no meu blogao preferido e ta la, minha miga lindona! amoo felicidades pra ela! bjao otima materia!

  10. Gabi    08/12/2009 - 15h52

    Nossa, Monstreal parece ser maravilhoso!! Intercâmbios são sempre muito bem-vindos, né?! Quem sabe um dia eu não vá pra lá?! Sou fã de francês e até comecei a fazer o curso, mas tive que parar… =/
    Fiquei babando no poutine! Com certeza vai ser a primeira coisa que irei experimentar por lá! xD
    Parabéns, Mi! O guia ficou maravilhoso e cheio de ótimas dicas!

    Beijo!

  11. Lidiane Lobato    08/12/2009 - 16h52

    MI…
    linda as fotoss!!
    beijosssss

  12. Priscila Cancela    08/12/2009 - 17h00

    Ai amo essa parte de intercambios do Blog, hahaha adoro ver as dicas das meninas e sempre fico esperando os outros posts de intercambios hahaha
    Beijos :*

  13. Renata    08/12/2009 - 17h12

    Eu já fui pra Montréal e adorei a cidade! Super agradável :)
    E o francês deles? É muito engraçado, o sotaque é beeem peculiar!

    Beijo

  14. Flavia Fraga    08/12/2009 - 18h47

    Mi, me passa seu email pra eu tirar umas dúvidas com vc?
    Tô fazendo esse curso de francês aqui só por isso, mas na verdade sei q não vou sair falando bem.
    Meu email é: [email protected]
    Me passa o seu, tá?
    E boa sorte pra vc!

  15. paula    08/12/2009 - 18h55

    aiiiii³³³ ameeei³!!! Adoro essa parte do intercâmbio!!! O Canadá é perfeito e com certeza está no meu roteiro de viagens!

    Bjsssss

  16. luiza    08/12/2009 - 20h33

    nossaa, deu ta vontade de conhecer!
    Lu, posso fazer uma sugestão? Nos textos de intercâmbio podiam ter mais infos de ordem prática.. Quanto foi a passagem +-, quanto é a conversão pra moeda local, se precisa de visto, quanto se gasta a cada dia aproximadamente (preço do transporte, por ex).. Coisas assim que nos dêem direções mais concretas para nos planejarmos.
    Eu aaamo essa coluna! É a minha favorita :)))

  17. A Chata    08/12/2009 - 21h01

    luiza: nossaa, deu ta vontade de conhecer!
    Lu, posso fazer uma sugestão? Nos textos de intercâmbio podiam ter mais infos de ordem prática.. Quanto foi a passagem +-, quanto é a conversão pra moeda local, se precisa de visto, quanto se gasta a cada dia aproximadamente (preço do transporte, por ex).. Coisas assim que nos dêem direções mais concretas para nos planejarmos.
    Eu aaamo essa coluna! É a minha favorita :) ))

    Luiza, sugestão anotada!! =D

  18. Janine França    08/12/2009 - 22h33

    Ei Lu como faço para te enviar os relatos do meu intercambio em Portugal?

    bjnhs

    http://www.biologadesalto.blogspot.com

  19. Cristina Mereu    09/12/2009 - 00h07

    Lu, adoro seu blog!
    Tb quero contribuir com o Intercambio! Posso falar de Milao, onde moro desde janeiro… =)
    Bjao

  20. Raquel Travalim    09/12/2009 - 10h45

    Gente, qdo eu falei para o pessoal que o por do sol é as 21 hs, ngm acredita.
    Já estive lá e recomendo muito! Quero voltar um dia!

  21. Thiciane    09/12/2009 - 14h42

    Ai nem acreditei quando vi esse post
    estou juntando dinheiro ja faz tempo pq quero fazer tb um intercambio, me conta qual que é a empresa q vc vai, onde vc vai estudar, pq eu procurei agencias aqui em recife e me disseram que só existem pacotes para estudar e trabalhar em Toronto, Montreal nao tem, e eu queria muito ir p Montreal, se puder por favor , me ajuda. bjuuu

  22. Mi    09/12/2009 - 23h09

    Thiciane,

    Eu também tive muita dificuldade de arrumar uma agência pra Montreal. A que eu vou só tem em BH e Vitória, mas sei que a STB também, pelo menos aqui em BH. É só ligar lá e pedir informações sobre intercâmbio pra Montreal.

    BJ!

    Thiciane: Ai nem acreditei quando vi esse post
    estou juntando dinheiro ja faz tempo pq quero fazer tb um intercambio, me conta qual que é a empresa q vc vai, onde vc vai estudar, pq eu procurei agencias aqui em recife e me disseram que só existem pacotes para estudar e trabalhar em Toronto, Montreal nao tem, e eu queria muito ir p Montreal, se puder por favor , me ajuda. bjuuu

  23. Thiciane    13/12/2009 - 23h58

    Muuuuuuuuuuuuito obrigada

  24. Luisa Falcon    17/04/2010 - 20h32

    posta intercâmbio em Toronto, vou pra lá em julho e não sei pra onde ir, onde comer…

    Beijos ;*

  25. Kelly    01/05/2010 - 19h25

    Olá!!! adorei todas as informações,
    porém, preciso tirar um dúvida,
    meu namorado está em TORONTO e vai pra MONTREAL!!
    e eu queria que ele me troucesse maquiagem da victoria secrets. você sabe se tem em algum desses 2 lugares?e aonde ele pode encontrar?

    obrigada
    obs: você poderia me responder pelo meu email.

    Obrigada novamente
    e boa sorte no seu curso.
    bjs

  26. Gabi    17/05/2010 - 15h36

    Mi: Então Flávia. Eu estou indo estudar francês por seis meses e trabalhar por mais seis, no fim vou ter q voltar hahah. Você quer dar entrada no processo de imigração pro visto permanente? Não é necessário saber francês viu! Você já pode dar entrada =D É um lugar lindo e vale a pena demais ir pra lá…

    Oi Mi,

    Agradeceria muito se você pudesse me dizer como você fez para estudar 6 meses e trabalhar os outros 6…foi atraves de agencia? você já foi com emprego “garantido” ou vai tentar a sorte quando chegar?

    Aproveitando, em qual escola você vai estudar?

    Desde já agradeço a atenção!
    Bjs

  27. Gabi    01/06/2010 - 15h53

    Mi,

    Por favor, me ajude, aonde você encontrou uma agencia que permite estudar e trabalhar em montreal?

    Tks!

    • Thiago    02/06/2010 - 21h07

      Oi gente!! estava lendo os comentarios, e gostaria de saber como faço pra conseguir intercambio pra estudar por 6 meses e trabalhar por 6 meses, em Montreal? se alguem tiver alguma informaçao, por favor me mande por e-mail obrigado!!

  28. Giselle    30/06/2010 - 17h55

    Ola
    Vc parece que gosta de moda né?! Pois é, estou precisando de ajuda para arrumar minha mala, vou para montreal agora em julho,gosto de me produzir, mas nao tenho muito espaco na mala para levar cada sapaato de uma cor rrs
    Amo sapatos altos e scarpim, ai as mulheres usam muito saltos altos? Se puder, me mande um email [email protected], só posso levar duas malas de 32 kgcada
    Obrigada
    Giselle

  29. Célia    22/09/2010 - 16h40

    Olá, estavamos procurando a receita do “La Poutine” para fazer o cha de panela de uma amiga que estudo en Canadá. Gostariamos muito que vocês nos ajudasem coma recita ou uma dica sobre onde encontra-la.
    Obrigado.

  30. Daniela    14/07/2011 - 00h21

    Olá, gostaria de saber o contato da Mi, a guia de Montreal. Estou interessada em fazer um intercâmbio pra lá e preciso de umas dicas.

    Orbigada

  31. Jéssica    29/09/2011 - 15h42

    Aaain todas as suas dicas só me fazem ficar mais animada ainda, pois estou indo pra Montreal em dezembro fazer intercâmbio!!! XD

    Adorei suas dicas!!

  32. Rodrigo Oliveira    09/01/2014 - 18h23

    Ah que sonho, estou me planejando para ir à Montreal em Julho/2015.. Queria ir em janeiro, mas ninguém merece o frio quase que insuportável de lá. Parabéns pela descrição, quero visitar todos os lugares que você disse

Mais sobre Viagem