Tava lendo uma matéria sobre it bags outro dia que dizia que o reinado da Birkin havia acabado… Fiquei com preguiça de ler o resto depois dessa frase, mas me lembrei de um livro legal que li no início do ano e merecia post: ‘Como Entrei na Lista Negra da Hermès’, de Michael Tonello.
atenção: contém spoilers
A história é verídica e muito curiosa: Michael é um maquiador e cabelereiro especializado em produções publicitárias, mas apesar de sonhar sempre trabalhar com isso, acaba entediado. Cansado de tirar o brilho da pele dos modelos (hahaha) ele decide se mudar pra Barcelona depois de conhecer a cidade a trabalho e receber uma oferta de emprego por lá. Só que a oferta cai e ele precisa ganhar dinheiro pra se bancar por lá, e aí descobre o eBay. Começa vender suas peças que estavam paradas até que chega a um lenço Hermès que havia usado uma única vez… E aí ele descobre o fascínio que as pessoas têm pela marca.
Michael começa a ganhar dinheiro vendendo lenços raros da marca, que ele encontra com alguma facilidade na Europa e eram preciosos para seus clientes nos EUA. Com o negócio crescendo, alguém questiona sobre a possibilidade de conseguir uma Birkin, a clássica bolsa da Hermès, e aí que a história fica curiosa. Michael nem sabia o que era uma Birkin e vai até a loja, somente para descobrir que é impossível comprar uma. Essa é a graça da bolsa, na verdade… Os preços são absurdos, a partir de 8 mil dólares, mas mesmo celebridades e pessoas com muito dinheiro precisam entrar na fila (de dois anos!) pra comprar.
Preciso abrir um parênteses pra contar que pouco depois de ler o livro visitei uma loja Hermès. Estava com pessoas que realmente eram clientes da marca (uma usava uma Kelly, bolsa que é tipo a segunda opção depois da Birkin e é tão cara quanto) e pude ver ao vivo tudo que li no livro sobre a marca. Os vendedores são muito engraçados!!! O mais curioso é ver que o real luxo da coisa não é o material da bolsa, a cor, a coleção… E sim conseguir uma, porque eles fazem de TUDO pra você desistir. Te tratam mal (considerando que é um cliente disposto a gastar muito dinheiro), pedem pra voltar outra hora, te olham de cima a baixo… Tudo completamente diferente de qualquer outra marca de luxo, e acho que é esse o fascínio que a marca exerce. Fascínio esse que eu não entendo, pra falar a verdade acho bem infantil, mas quando você é uma pessoa que pode comprar tudo talvez faça sentido desejar algo que não te deixem comprar.
De volta pro livro, a reviravolta: Michael descobre como conseguir uma Birkin! Ele desenvolve um método que ‘dobra’ os vendedores e assim começa a vender as bolsas para seus clientes do eBay e garantir lucros incríveis com apenas uma bolsa. Ele passa a entender cada vez mais sobre a marca, vai a leilões, consegue até uma Birkin feita por encomenda para uma cliente especial… Até que a Hermès o descobre.
O livro é bem legal pra quem gosta de moda, a história é divertida, leve e o fato de ser real torna tudo mais interessante. No meio do livro tem fotos de Michael e os amigos que ele cita no texto, assim como alguns exemplos das bolsas que ele conseguiu e revendeu ao longo de sua carreira como vendedor de Birkins. Eu só fico curiosa pra saber se o método dele ainda daria certo nas lojas, hehehe! Pena que meu limite de cartão não me permite testar, hahahaha!
Fiquei na vontade de ler…
>>>>>>>> Mulherada, venham conhecer a loja mais descolada de T-Shirts: http://www.PISAICO.com.br <<<<<<<
Aprecio muito o seu modo de escrever: é uma linguagem límpida e envolvente. Desde que comecei a acompanhar o blog, em 2010, sinto um anseio enorme em entrar no “Chata de Galocha” diariamente para ver se há alguma postagem nova (um vício!). De todas as blogueiras que acompanho, você é a que mais me encanta com seu profissionalismo e perfeccionismo.
super concordo!
a Lu tem um cuidado nas imagens, na hora de montar o post, na escrita.
É o blog em que eu mais visito
[…] post Eu Li: Como Entrei na Lista Negra da Hermès apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu […]
Tem uma cena BEM divertida da Samantha, em Sex and The City, sobre a Hérmes. Ela usa o nome da Lucy Liu para conseguir a bolsa e consegue com uma certa facilidade, mas acho que a realidade é bem diferente. :)
Gente, não lembro disso!! Hahah, vou procurar =D
Fiquei curiosa! Nem sabia q era difícil de comprar, achei q era uma bolsa cara “normal”. Só a própria Jane Birkin q deve conseguir as dela fácil (será?).
A Jane é tão low profile que se bobear nem liga pra bolsa, kkk!
[…] post Eu Li: Como Entrei na Lista Negra da Hermès apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu […]
Acho que só vendo o título do livro não me interessaria muito em ler, mas agora tô morrendo de vontade!!! Hahahahaa… Bjus!!
Nossa! Parabéns! Gosto de Posts seus assim! Sendo você! Sem merchan, publi!! Faça mais textos assim.. dá gosto de ler ele todo e mais de uma vez!
No site do books.google, é possível ler algumas partes do livro
http://books.google.com.br/books?id=00K_50ZAhlkC&printsec=frontcover&dq=como+entrei+na+lista+negra+da+hermes&hl=pt-BR&sa=X&ei=B-6yUqmbIo6-sQTfiYGIBA&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
Fico pensando o que de tãoooo especial essa bolsa tem pra já custar esse tanto.
Tudo bem que o modo de produção, o couro, a marca e blá blá blá… tudo conta para o preço de uma bolsa!
Ela é LINDA e objeto de desejo, mas acho que atendimento é o que mais me cativa e me faz querer comprar uma marca…
Então, ver isso na Hermès, realmente desanima… Uma vez fui experimentar um daqueles chinelinhos com o H numa loja em Vegas, as vendedoras nem olham na nossa cara! Deprimente!
É, então, é uma marca que não me atrai tanto. O estilo é muito careta pro meu gosto e a impressão que eu tenho é que as pessoas compram só pq td mundo sabe que é caro… Tem marcas mais interessantes no mesmo nível, mas sempre tem quem goste do clássico né?
Esse ano mesmo, li diversas materias falando sobre a facilidade na compra… inclusive uma vendedora falando q era tudo balela, mas que é mais facil conseguir fora. Andei pesquisando esse ano… um presente futuro pra mim (30 anos não se faz todo dia)… hahahahahaha ainda me sobram 3 anos… da ate pra encarar uma possivel “fila”. :D
A vendedora disse unica lista é de fato para as edições especiais… mas isso em Paris né… enfim, vai saber. :D
Bjuxxxx
Aline, lê o livro!!! Hahaha, vc vai poder testar o método dele!! Na loja que eu fui as meninas conseguiram ver uma bolsa, mas daquele modelo mais barato, com partes em lona sabe? Nada de Kellys ou Birkins =/
Nossa, fiquei curiosa pra saber qual o “método” dele hahaha e no fim das contas, a Hermes o descobre e…? Ele chega a ser preso, sei lá? Adorei a dica!
E assim esse tal de Michael fez fortuna graças à Hermès. Depois de tudo que ganhou com as revendas ainda lança esse livro para lucrar mais em cima da marca. Muito esperto. Mas tá certo, a Hermès tb foi “esperta” de criar um produto quase impossível de comprar pois só por isso essas bolsas valem esses preços exorbitantes. Cada um enriquece do jeito que consegue. Só preciso achar minha maneira. Kkk.
No que depender de mim, marcas assim irão à falência. Mas eu sou uma reles mortal…
Oiiie!
Pelo título, eu achei que seria mais um daqueles clichês de livros de moda, mas não é!! Fiquei super me coçando para ler kkk já está na minha lista de livros para ler!
Um beijo,
Duda Kiame
Elfos Urbanos
“quando você é uma pessoa que pode comprar tudo talvez faça sentido desejar algo que não te deixem comprar.” Faz todo sentido! Aliás, esse só pode ser o único sentido kkk
Eu quero uma Birkin bubu :(
HAHAHAHA
Depois dessa fiquei louca para ler esse livro,
vou comprar sábado mesmo *—-*
Adorie o post Lu, adorei o jeito que você escreveu
Beijos
http://sonhandoacordada.com/
Olá Lu,
Amo livros! Fiquei super interessada em ler esse livro! Vou colocar na minha lista, já tenho 7 livros para ler só lá em casa (rs).
Uma super dica para dá de presente para sua amiga, mãe, tia, ou qualquer mulher moderna, antenada e que goste de manter o ritmo, mas sem perder a pose são os produtos That Girl. A gente tem um mundo de opções super interessantes que vão te deixar ou deixar a pessoa ainda mais bonita e facilitar sua vida e agora tudo com 20% de desconto. Código vale-presente: QPVTDYYTEN
Um grande beijo,
Bettie – Pin up That Girl
http://www.thatgirl.com.br
Se fosse assim realmente tão difícil comprar uma bolsa dessas não teria um monte de peruetes se desfazendo delas no site Peguei o Bode. Sempre tem Birkin pra vender lá.
Tô adorando as dicas de leitura :) será que você já falou muito nesse post ou ainda vale a pena ler?
Quero mais dicas! HAHAH!
Adorei a dica, olhando a capa não dava nada, mas gostei da sinopse e fiquei curiosa pra ler, gosto de livros divertidos, vou procurar pra comprar , ah to gostando bastante dessa tag.
Nossa Lu, adorei a dica!Quero ler com certeza! Fiquei é pensando nesse monte de Hermès que aparecem pela blogosfera. Será que todo mundo entrou na fila? Hehehehehe.
Super beijo!
Às vezes elas usam o método!! Hahaha =D
Eu nao entendo como as pessoas continuam gostando de Hermes… Trabalho numa loja nos Champs Elysees em Paris e ha pouco tempo tive a oportunidade de ver um video veridico passado numa loja da Hermes e fiquei chocada… A empregada estava mastigando uma chiclete enquando falava com o cliente, sem falar na festa entre os proprios funcionarios… Isto num ambiente luxo… Enfim…Marcas com atidudes como esta vao continuar existindo…
Ah e adoro ler o seu blog aqui do outro lado do Atlantico! :)) Beijo grande
Genteeee como assim ‘tratam mal?’ Não considero isso uma forma de venda :/
Mas o livro parece ser bem interessante mesmo, adorei Luuu Bj!
Achei muito curioso o fato de as pessoas ficarem esperando por uma coisa, sabendo que serão mal tratadas na loja… eu não cogito dar este valor numa bolsa, seja ela qual for, e muito menos pra ser mal tratada. Não dá mesmo pra entender.
Li esse spoiler todinho e fiquei super afim de ler esse livro. Que máximo a história! <3
http://www.detudoumtanto.com
Lu é interessante a história do livro, tenho a imprenssão de ser aqueles livros que te prendem até o final. Mas o fato de os funcionários da loja te tratarem mal para vc nao comprar um produto deles beira o absurdo!!! Tem bom senso pra tudo ne?!
Lu… li seu texto, e ai entrei no blog da thassia, ver os posts… me deparo com o look do dia dela… COM UMA HERMES! hahaha vc viu? http://www.blogdathassia.com.br/br/wp-content/uploads/2013/12/ThassiaNaves_porDiverte-72.jpg
r$r$r$ ahuahuahuu aAAAAH o dia que eu puder comprar uma! Certeza que ela comprou né?
beijos!
Ela tem uma mini coleção =) Poderosa!!
Lu,
Moro em Berlin. E acho que aqui eh um pouco differente , não senti nunca por parte dos vendedore qualquer tipo de desprezo! Ao contrario sempre fui bem atendida la, e me mostraram sim a bolsa que eu queria, so não tinha na cor que eu queria ,por isso não levei mas deixei meu telefone e por incrivel que pareca eles me ligaram dizendo que a bolsa estava na loja e que se ainda quisesse poderia ir la buscar! Bjs!!
Monica, a loja que eu visitei era em Londres. Não é que fui maltratada, mas é só que os vendedores não fazem muita questão, não são solícitos e simpáticos como costumam ser em outras marcas, sabe? Estranhei a diferença! Bjs!
Sim Lu acho que depende muito tambem do vendedor que te atende, mas ja ouvi de varias pessoas que eles sao super antipaticos e que muitas vezes tem a bolsa na loja e eles simplesmente não vendem dizendo que não tem! Mas sinceramente acho que tem gente que quer comprar simplesmente pra ter a marca por questao de status,e não por realmente gostar ! E tambem acho que tem muitas grifes legais com coisas muito mais bonitas ! Bjs!!!!
So mesmo as bloguetes brasileiras que conseguem fazer colecao…..vai saber ….
Fico pensando nesse tanto de bloguete que desfila Birkin por ai… tuuuudo “from chinatown”! kkkkkkk adorei a resenha, Lú!
Ei Lu, li essa resenha assim que você postou e saí louca atrás desse livro, acho que ele é tão difícil de conseguir quanto a bolsa da Hermés. hahaha
Sou de BH tbm, você o comprou por onde? Porque não acho de jeito nenhum, nem nas livrarias, nem na internet!
Obrigada, e um beijo.
Gostei da dica! Parece ser gostoso e leve de ler.