Uma das coisas mais simples que aprendi durante o curso no Marangoni é a história da bolsa: sabia que cada tipo de corpo funciona melhor com um tipo de bolsa? E bem, eu já usei muita bolsa errada nessa vida, então vim contar como escolher a bolsa ideal pra cada tipo de corpo, um cuidado bem simples:
Pra começar, pense em proporções. Se você é pequena, escolha bolsas pequenas. Se é alta, bolsas maiores. Claro que existem bolsas grandes que funcionam em mulheres mais baixas (até porque existe a necessidade de bolsas maiores em várias ocasiões, né? Como é que você leva as coisas pra faculdade numa mini bolsinha?), mas elas sempre serão menores, o ideal é experimentar até encontrar o tamanho ideal (mas se você não tiver ideia, dizem que até 30 cm é o ideal para uma mulher de 1.60, por exemplo). Mas é fato que a bolsa grande da mulher pequena sempre deverá será menor do que a bolsa grande da mulher alta, senão você vai parecer ainda menor.
Já as altas devem tomar cuidado com as bolsas pequenas. Se forem muuuuito pequenininhas ficam desproporcionais, deixando quem usa parecendo uma gigante, heheh! O mesmo cuidado vale pra quem está acima do peso. Bolsas pequenas demais dão a impressão de que você é maior. Falei muito mas o resumo é simples: a bolsa deve ser proporcional a você.
Aí vem o truque que eu acho o mais legal e que a gente faz muito errado (bom, eu fazia!): a maneira de carregar a bolsa! Nessa hora da aula eu fiquei feliz porque percebi que a minha maneira favorita de carregar bolsas ultimamente é a melhor pro meu tipo de corpo, que é mais largo em cima do que embaixo (você deve medir ombros e quadril – só de frente, não a circunferência – o que for maior, manda. Se forem mais ou menos iguais seu corpo é do tipo ampulheta e eu te invejo muito hahaha). Já notaram que adoro usar minhas bolsas a tiracolo?
Isso é legal porque a bolsa nessa posição cria uma impressão de quadril maior, compensando visualmente a minha silhueta natural, sabe? O olho vai ver o ombro largo e com a bolsa ali no quadril ele verá outra linha horizontal grande, equilibrando tudo. Aí é só cuidar pra não escolher uma bolsa grande demais (que não funcionaria porque sou baixinha) e pronto! Quem tem os ombros mais largos que o quadril também deve evitar usar bolas logo abaixo do braço, porque essa posição acaba chamando atenção para o ombrão, que é o que a gente quer disfarçar.
Aí fica fácil pensar em quem tem o corpo oposto: quadril largo e ombros estreitos, o tipo mais comum aqui no Brasil. O que evitar? Justamente bolsas a tiracolo, que fiquem posicionadas nos quadris! Porque usando a bolsa ali você vai justamente aumentar a tal linha horizontal, desequilibrando ainda mais a silhueta. Bolsas usadas logo abaixo do braço ou mesmo nas mãos, carregadas abaixo da linha da cintura (olha a foto láá de baixo pra ver os exemplos) funcionam melhor e equilibram os volumes.
Bom, e se você tem o tal do corpo ampulheta, com ombros e quadris equilibrados (e geralmente uma cintura finiiinha)? Além de me matar de inveja você também é quem tem menos dificuldade na hora de escolher sua bolsa! Você é naturalmente equilibrada, mas tem um cuidado que deve tomar: nunca use bolsas grandes demais. É que se elas forem grandes vão te desequilibrar, porque vão adicionar muito volume a uma parte específica do corpo. Sendo médias isso não acontece. A posição ideal, só pra vocês não falarem que não dica nenhuma kkk, é segurar a bolsa abaixo da linha do quadril, nas mãos. Assim não tem risco de acrescentar volume nem nos ombros nem nos quadris ;D
Aí vocês leram o post todo, chegaram até aqui e tão pensando assim: “Ah, por favor né Lu! Eu preciso usar bolsa a tiracolo mesmo com meu quadril grande, bolsa no ombro pesa!” Ou então: “Capaz que vou ficar carregando bolsa na mão o tempo todo, cadê praticidade??”… Sim, não é muito prático e eu acho meio bobagem pensar nisso 100% do tempo… Mas lembrem dessas dicas na hora de comprar bolsas novas (o tamanho influencia muito) e principalmente, na hora das fotos! Assim ninguém fica remoendo a foto que te deixou gordinha/cadeiruda/esquisita, hahaha!
Curtiram esse tipo de post? Sei que vocês estão curiosas pra saber mais do curso e quis dividir essa dica da bolsa logo porque é algo que a gente pode fazer sem mudar nada (bom, talvez desapegar de algumas bolsas) no guarda roupa, mas confesso que ainda fico meio insegura de sair ‘ditando’ regra (ai como odeio regras! Mas vocês vão ver que todas podem ser quebradas hahah), o curso foi ótimo mas eu sou CDF e queria ter ficado e feito o de um ano, hahah! Me contem se gostam desse tipo de dica que escrevo mais ;D
“Capaz que vou ficar carregando bolsa na mão o tempo todo, cadê praticidade??” – Exatamente o que eu pensei. Me imaginei no supermercado, pensando “aham, olha eu preocupada com isso”. Ainda bem que vc mesma já antecipou essa reação! hahahaha
Dica boa pra fotos mesmo, como vc disse.
Kkk, é que essa foi a minha reação ao professor! Mas não custa aprender uma coisa nova, né? Bjs!
Adorei Lu, estava ansiosa pra saber mais sobre o curso..pode continuar postando muito sobre isso!
Na minha opinião são ótimas dicas, dessas que não precisam ser seguidas ao pé da letra mas que é sempre bom saber, sem contar que são bem úteis pra entender porque a gente se olha no espelho as vezes e sente que o look não está “harmonizando” com o corpo..
Um beijo
Tenho a mesma opinião, Heloisa =) Bjs e obrigada!
Excelente post, achei diferente da mesmice que a gente vê por aí nos blogs e super útil. Vou adorar ver mais coisas assim por aqui, acho que esse tipo de informação realmente faz diferença no momento de compor o “meu” estilo. Obrigada e que venham outros parecidos!
Que bom que gostou, Priscilla! Bjs!
Adorei o post, Lu! Por mim, pode seguir nesse formato que está excelente! ;)
ps: eu poderia te matar de inveja – meu corpo é ampulheta -, mas você já é tão linda que não precisa mudar nada!! Bjos
Meu sonhoooo! kkkk! Bjs =)
Estou procurando uma bolsa nova há algum tempo; depois dessas dicas… já vou na bolsa certa e arrazar.
Lu, posta mais sobre o que você aprendeu lá (já estou imaginando tudo que estou usando de forma errada kkk). Beijos
http://apenasjana.blogspot.com
Pode deixar, Jana! Bjs e obrigada!
Lu, te acompanho há muito tempo e super admiro seu trabalho, seu estilo, sua simpatia (ainda que online).
Mas fique tãããão decepcionada com esse post… Como é isso de rotular as pessoas e dizer que alta deve isso, baixa deve aquilo, magra deve aquilo outro?
É claro que entende que existe uma influência de composição de silhueta, de percepção do outro e até de visagismo, mas, confesso que não é o tipo de texto que eu esperava de uma pessoa tão interessante, tão cheia de autonomia e tão “livre” como você…
Peguei pesado?
Beijo!
Pegou. Gabi, não sei qual é a sua área de atuação, mas quando a gente estuda design na faculdade a gente aprende a como fazer uma composição agradável ao olhar. Estuda psicologia, pra entender o comportamento que temos ao observar as coisas e assim conseguir criar peças gráficas que serão agradáveis, ou, como a gente gosta de chamar, bonitas. O que estou falando aqui no post também é fruto de estudo, não é nada da minha cabeça. É a teoria de como o olho enxerga o corpo aplicada a um acessório.
Claro que usa esse tipo de dica quem quer, mas acho que quem se estuda e percebe o que funciona pro seu corpo (e pra isso temos sim que ‘rotular’) se veste melhor. Aliás, quando me perguntam o que é importante para se vestir bem, logo falo: conhecer o que cai bem pra você.
Como disse no final do post, odeio ‘ditar’ regras, até pq todas podem ser quebradas quando você tem o conhecimento para tal, mas não acho negativo reconhecer que meu ombro é mais largo que meu quadril, me rotular assim. Eu sou assim, pq não reconhecer isso e usar o que sei para me vestir melhor? Não vejo problema algum! À medida em que vou estudando esse tipo de ‘regra’ percebo que vou me vestindo melhor e gostando cada vez mais do que vejo em fotos e no espelho, e isso é sempre positivo, né? Acho que um pouco de teoria não faz mal a ninguém =)
Bjs!
Adorei o post. Ótimas dicas! A parte das fotos então. rsrs. Vou me lembrar com certeza. Aguardando o próximo. Bjs
Que bom que gostou Marissol! Bjs!
Legal!!! Quanto a posição da bolsa, eu sou tipo que mudo de lugar a cada 5 minutos…heheh…vai para o ombro, depois segura com a mão, depois na altura do quadril, sempre alternando para não sobrecarregar algum lugar.
As dicas são ótimas, mas acho que são até flexíveis, para um quadril um pouco maior, um ombro um pouco mais largo e no final das contas tem que fazer o teste do espelho e ver se não ficou gritante a proporção mesmo.
E Ah! fiquei pensando em estilos de bolsas: das mais molinhas as mais estruturadas (durinhas) e acho que as mais estruturadas além de mais pesadas conferem maior volume.
E fiquei pensando na minha própria proporção…acho que meus ombros tem a mesma proporção dos meus quadris, mas talvez alguém olhando com maior atenção encontre as diferenças…heheh
Beijosssss
Flávia
BlogMamaeFashion
Flavia, eu também mudo muito! Pelo menos de ombro, pq pesa e me incomoda, kkk! E concordo super com o teste do espelho, é o que conta mais =) E se vc tem dúvidas sobre suas proporções é só medir! Vc deve ser ampulheta mesmo, mas não custa, né? Bjs!
Adorei o post!!! Conteúdo original e super interessante! Beijos
Que bom que gostou Malu! Bjs!!
Muito legal você compartilhar isso com a gente! Adorei! Simples e muito útil!
Que bom que vc curtiu Pollyane! Bjs!
Adorei as dicas Lu! Posta mais dessas sim! Beijos!
Pode deixar, Natália! Bjs!
Adorei Lú!! Estou ansiosa pelo post sobre as dicas de como valorizar as proporções observando o o tipo de roupa, como vc comentou no vídeo de compras (que pra vc por exemplo o ideal são peças básicas na parte de cima). Bjs!
Vou fazer post bem detalhado =) Bjs!
Post legal! Se a gente parar pra pensar realmente isso tudo faz sentido! Mas de fato, só funciona para as fotos, o dia a dia é muito mais automático ;)
Com certeza, Mari! Bjs!
Oi Lu, gostei muito do post. concordo plenamente com a Priscila.
Que bom que gostou Ana! Bjs!
Lu, amei!! Espero ver mts desse tipo aqui ainda viu? Compartilhando o que aprendeu em um Instituto que parece ser tão bacana! #invejinha hahaha
obrigada por compartilhar!
Vai ver sim Mari! Bjs!
Lu amei o post! Vai fazer toda a diferença na minha vida. Já estou até divulgando para toda a minha família.
Achei muito original o tema e fiquei super curiosa para saber o conteúdo do curso. Gostaria,ainda, de saber se existe algum curso semelhante aqui em bh para pessoas leigas no assunto e que gostam de moda aprender para utilizar no dia a dia.
beijos
Gláucia
Que bom que gostou, Glaúcia! Existem cursos de consultoria de imagem em BH, mas nunca achei nenhum que fosse amplo como o do Marangoni… Se encontrar conto aqui no blog, ok? Bjs!
Eu uso todos os tipos de bolsa e de todos os jeitos kkkkkkkk
Mas o meu é ombros maiores que o quadril ;)
Bjos!
Check it out ? http://blogdamarjoo.blogspot.com.br/
Kkk, no dia a dia é do jeito que dá e fim, né? Bjs!
Ameeeeeeei esse post! <3 Sou louca pra aprender mais coisas assim! :)
Beijinhos Lu!
http://www.mademoiselleparis.com.br/
Que bom que gostou Camilla! Bjs!
Super valido o post, adorei!
Beijooos
Ta rolando sorteio no blog.
https://blogidfashion.wordpress.com/2014/08/27/sorteio-lembrancinha-de-monte-verde/
Obrigada Nati! Bjs!
Lu, adorei as dicas, como vc tenho ombros mais largos que o quadril, só q com uma pequena diferença: tenho 1,73m! Kkkk
Fiquei meio tristonha em saber que bolsas pequenas não caem muito bem em pessoas altas, eu adoro! Com elas não corro risco de levar mais que o essencial e não carregariam bolsa pesada.
Continua fazendo esses posts, são muito úteis, principalmente na hora de se achar bonita numa foto ou na frente do espelho, tenho a impressão de que daria mais confiança, sei lá, viagei muito? Kkk
Bjs
Não viajou não =) Mas tb não precisa ficar triste: dá pra usar bolsas pequenas sim, só não é ideal usar as mini mini bolsas, sabe? Escolhe uma que fique proporcionalmente pequena =)
Adorei o post Lu!
Obrigada Fernanda! Bjs!
OI Lu!
Nossa muito diferente do que alguém falou ai em cima, eu acho super legal este tipo de post!
Teoria serve pra gente ver o ‘dever-ser’, pra saber como é o padrão legal e não pra ser a única coisa a ser usada sempre.
E achei que você foi tão cuidadosa no texto, explicando a sua intenção que não tem como alguém pensar que foi regra.
Se não fosse pra melhorar o que a gente tem, a gente nem usava maquiagem né? Porque não levar isso pras roupas e pro estilo?
Eu sou do tipo mais grandona, não me medi ainda, tenho o corpo meio retangular/meio ampulheta, mas o quadril é um tico maior. E as regras de harmonização me ensinaram que eu fico muito melhor de calça escura e camisa branca do que o contrário. Óbvio que eu ainda uso calça branca, mas sei que não posso colocar um preto em cima, senão bagunço toda minha proporção.
Enfim, o conteúdo é muito bom e ajuda demais pra aplicar sem ter que trocar tudo!
Que bom que gostou e entendeu pq postei sobre isso!! Nunca quero me colocar como ‘dona da verdade’ nem nada disso, mas pq não dividir uma coisa que pode ser útil, né? Bjs!
Lu,
Adorei o post!! Terminei de ler e percebi como cometo alguns erros em relação a proporção do meu corpo! Gostei muito das dicas e já vou começar a colocá-las em prática! Muito legal você compartilhar o que aprendeu no curso de Milão com as leitoras!
Obrigada Marina =) Bjs!
Amei esse tipo de post!
Que bom Dani =))) Bjs e obrigada!
Siiiiiiiiim, por favor continue!
Amei o post e to curiosa pra saber como é meu corpo mas me medir no trabalho não será algo bonito de fazer!! hahaha
Eu amooo usar a bolsa como as da ultima foto! Não é pratico, mas eu gosto.. não sei pq!
bjs
Kkk, mediu em casa?? Bjs!
Lu! Adorei o post! Conta mais do seu curso hehehe
Queria pedir um post… eu uso mt bb cream e agora saiu cc, dd…
Conta pra gente sua percepção desses produtos e qual o melhor!! Beijos!
Ei Júlia! Vou anotar sua sugestão aqui, mas eto isso dá uma olhada nesse post sobre CC Creams, às vezes ajuda! http://chatadegalocha.com/2014/05/2-cc-creams-que-eu-adoro/
Bjs!
Oi Lu! Adorei as dicas, principalmente porque percebi que o que vc aprendeu no Marangoni chiquérrimo foi o mesmo conteúdo que eu estudei no Senac-Campinas, haha! Bom, mas meu comentário é para te parabenizar: na pesquisa 2014 eu sugeri que vc respondesse mais os comentários das leitoras e qual não foi minha surpresa ao entrar aqui hoje e ver que vc respondeu um por um (pelo menos os primeiros)! Sinto que de alguma forma colaborei com uma boa sugestão!
Um beijo gde de outra blogueira que admira seu trabalho! E se tiver curiosidade, entra no meu blog: http://www.vazcomestilo.com.br
Sou jornalista e consultora de Imagem & Estilo tb (ou seja, prezo por uma informação “correta”)! Suce$$o pra vc!
Ei Camila! Tô tentando sim responder td mundo por conta do que foi sugerido na pesquisa =) Obrigada pela sugestão! Bjs!
Gostei muito do post Lu, adoro esse tipo de dica!
Concordo que não devam existir “regras” hoje em dia, mas é bom saber o que deixa o visual mais harmonioso.
Outro ponto é que acho que a gente tem o corpo parecido, então adoro acompanhar não só suas dicas, mas também os looks do dia e tudo mais! :)
Que bom que gostou Fabiana! Bjs e obrigada!
Lu, confesso que nunca tinha parado para pensar nisso! Achei as dicas super interessantes!!! Adorei!
http://www.estiloadois.com.br
Fico feliz que tenha gostado Luiza! Bjs e obrigada!
Lu, amei o post! Primeiro pq eu queria muitoooo saber o que vc estudou no curso. Me senti na sala de aula com vc! Com certeza, queremos mais posts desse tipo! Um beijo!!!
Pode deixar que outros virão, huhuh! Bjs!
Ótimo post, de fato a gente não para para pensar nisso no dia a dia, e não entende quando um look não sua cabeça dá certo e no corpo não! Continue com estas dicas! Adorei!
Que bom que gostou Adriana! Bjs!
Adorei o texto e quero ver mais sobre o curso sim, até porque no vídeo você disse que estava vestida errada (de compras) e eu super tinha amado sua blusa! Haha Imagino que parte de cima com detalhes não deva ser usado por quem tem mt busto… mas até que ponto?! (Estou falando mas meus seios são pequenos) mas quero dicas sobre!
Bjsss
Dani, pois é! Aquela malha é um exemplo interessante… Ela tem um bordado, uma textura, e teoricamente é meio errada pra mim, mas ela tb tem uma diferença de texturas entre o corpo e a manga, fazendo quase um raglan, sabe? E isso é muito bom! Fora que eu só apareço da cintura pra cima no video, então a gnt n tem como comparar larguras e fica tudo certo =D Bjs!
Lu, gostei do post. A gente ta sempre incomodada com alguma coisa aqui, querendo melhorar ali. É muito bom ter alguns esclarecimentos de quem entende, mesmo que eu não use as dicas fielmente ela agregará algum valor no meu visual. bjs
Fico feliz que tenha gostado, Patrícia! Bjs!
Lu, amei o texto e realmente faz muito sentido… Ainda que no dia a dia não de para levar tudo ao pé da letra, mas pra dias mais especiais, e principalmente dias com fotos essa “regra” é ótima!
Adorei ver foto de uma plus size no post, poderia ter sempre em outros posts pra ajudar quem é mais gordinha (desculpa o desabafo).
A unica coisa que senti falta no post foram os créditos das fotos… Posso estar meio por fora mas não sei quem são as “moças” das fotos e queria ver os blogs e ter mais inspiações!
Bjs Lu
Vou prestar atenção nisso da próxima Aline! Bjs =)
Ameeei esse post, confesso que nunca tinha parado para pensar nisso!
Podia fazer mais posts nesse estilo, né? Passando um pouco mais do que aprendeu no curso!!!
Adorei mesmo, parabéns!!
Beijos
http://biscoitofashion.com.br/
Vou fazer Suliane, pode deixar! Bjs!
Amei o post! Te acompanho desde sempre e consigo perceber que Você se veste melhor cada dia que passa. Dá pra perceber nitidamente como “conhecimento” faz TODA a diferença. Aprender isso é tão bacana, anotei justamente exatamente isso na pesquisa que Você fez esses dias! Queremos mais posts assim, pls!!!
Evolução de estilo é tudo!
Pode deixar que farei outros, Andreza! Bjs e obrigada!
Ótimo post Lu adorei as dicas e venho bem a calhar, pois estou namorando três bolsas e com essas dicas tenho certeza que farei as escolhas certas.
Que bom que ajudei Amanda! Bjs!
Lú, parabéns pelo post…apesar de gostar bastante de moda, eu nunca havia prestado muita atenção no modo de usar bolsas e no tamanho delas.
Adorei :)
Obrigada Carolina! Bjs!
Ótimas dicas Lu. Eu realmente tinha essa dúvida, se a bolsa interferia realmente no nosso corpo, pois muitas vezes eu escolho uma bolsa e acho algo esquisito mas não sabia identificar o que era, agora eu sei :)
Também gostei de saber um pouco do que o curso ensina. Moro em Londres e tenho planos de fazer cursos na área de Moda e o Instituto Marangoni é uma das minhas opções.
Beijos
Que bom que gostou, Lívia! Sobre o curso, eu AMEI. No final a vontade era ficar e fazer o de um ano, amei a experiência! Se vc tiver a oportunidade não deixe de fazer! Bjs!
Muito interessante! Já vou começar a olhar as minhas bolsas de outro jeito, hahaha… Beijos!
Que bom que curtiu Lurian! Njs!
Lu!
Ótimo post! Isso sim é “bloggar”!
Faça mais, nós, do lado de cá, adoramos!
Beijos
Farei, Renata! Bjs!
Lu, gostei muito do post, obrigada por dividir seus aprendizados.
Bjus
Por nada, Mari! Bjs!
Gostei muito das dicas!! Realmente nunca tinha pensado nisso!! heheeh!! Eu ia mais pelo estilo e por como eu me sentia no espelho…Mas pode ser uma ideia!!! hehe!! Beijoss
http://victoriarenner.com.br/voluntarias-pela-vida/
Que bom que gostou Victoria =) Bjs!
Lu,adorei o texto, aproveitando…queria dar uma sugestão, como seus looks sao lindos e continuando “Milão” uma tag ou tema para post, sobre roupas que vão usar agora no Verão,tipos de vestidos, saias, shorts, etc… para atualizar o guarda roupa já que as temperaturas estao subindo, queria um post sobre as tendencias..ou classicos tb.. bjoo
Sugestão anotada Débora =D Bjs!
Oi, Lu, tenho 40 anos e há algum tempo tenho acompanhado o seu blog, que é um dos melhores. Você tem feeling e extremo bom gosto. Sou muito básica e já não uso mais certas modelagens, mas com seu blog aprendi a colocar um pouco mais de charme em minhas produções (leia-se: calças e camisas/camisetas)como colares lindos. Tenho uma filha de 14 anos e já apresentei o blog para ela e as amigas. Você é jovem, atual e elegante. Parabéns linda, sucesso e obrigada por compartilhar conosco seu bom gosto.
Beiju.
Que legal, Valéria! Fico feliz em saber que te ajudo a montar produções mais legais! Bjs e obrigada!
Adorei as dicas! E foram dadas em boa hora, porque estava pensando que está na hora de eu comprar umas bolsas novas, ahahaha! Nunca tinha reparado nesses detalhes, agora vou passar a reparar! :)
E pode postar mais coisas desse tipo!
Beijos!
Vou postar, Michele, que bom que gostou! Bjs!
Oi Lu!
Gostei demaaaais desse post!
Pode continuar dividindo essas dicas com a gente!
A cada dia me torno mais fã do blog! Uma delícia dar uma fugidinha do trabalho e vir aqui espairecer! :)
Um beijo
Ah! Já estou com saudades do Chef e a Chata! Quando voltam?
EI Mariana! Ainda não temos previsão, mas vai voltar, heheh! Gui está passando um tempinho em Paris e quando ele voltar começamos a gravar! Bjs!
Oi Lu, estou sempre por aqui mas dificilmente comento rsrs
Adorei o post e me chamou a atenção para esses detalhes de proporção… Engraçado que eu sempre gosto e uso bolsas do mesmo estilo e tamanho exatamente por isso, pra esconder algo que eu não quero mostrar tanto, mas nunca tinha parado pra pensar que existe um “modelo” que torna tudo mais prático nas nossas escolhas do dia-a-dia. Parabéns e continue postando mais novidades desse estilo. Bjs
Obrigada Lívia! Continuarei postando, pode deixar! Bjs
Post aprovadíssimo e de utilidade pública!!! Hehehe Eu, por exemplo, sou mignon e sempre achei estranho usar bolsa muito grande. Quando experimentava, parecia que era a bolsa quem estava me levando… Kkkkk Confesso que, visualmente, não me sinto tão bem com bolsa a tiracolo, mas me sinto mais confortável pela praticidade…
Bom, Lu, continue fazendo esse tipo de post porque ficou muito, muito legal mesmo!!! Beijão!
Quando a gente se observa aprende muita coisa, né? Por isso que td personal stylist fala que temos que experimentar tuuudo, já reparou? Bjs!
Amei o post, Lu! Vou comprar uma bolsa esse final de semana e já vou colocar em prática as suas dicas! (Ai meu Deus!30cm!!!!)
Bjs
Kkk, o difícil é aprender a carregar pouca coisa né? Bjs!
Owwn Lu! Logo agora que acabei de comprar uma bolsa enorme! Tenho o corpo tipo o seu, largo em cima e estreito em baixo. Kkkkkkkkk
Já estou olhando com cara triste pra ela. Rsrs
Lu você poderia dar uns toques de roupas tbm pra disfarçar nosso tipo de corpo, que tal?
Cheiiiro!
Márcia, tenta usar carregando perto do quadril! Aí ajuda a compensar =D Bjs!
Eu nao creio que voce tem corpo triangulo invertido, parece ser ampulheta, jurooo.
Faz um guia pro nosso biotipo Lu.
Ah, amei o estilo do post sim.
Beijo Chata
Tenho!! E se vc acha isso deve ser sinal de que tô conseguindo equilibrar né? Hehehe! Gostei =DDD Bjs!
Lu continua contando tuuudo que tu aprendeu em Milão pra gente kkkk to adorando!!
Kkk, vou continuar!! Bjs!
Amei o post! Eu sou baixinha (1,55m) e sempre que comprei bolsa grande me arrependi! Parece que a bolsa é que me carrega, sabe?
Sei muito, já passei por isso, kkkk! Bjs!
Lu,
adorei o tipo de post. Por mais que não dê para aplicar 100% na nossa vida, achei muito interessante aprender sobre o assunto. E acho que as dicas, além de valerem para fotos, também valem para os dias em que queremos nos arrumar mais, ou para uma ocasião especial.
Assim como escolhemos o batom que fica melhor, o vestido com melhor caimento, porque não fazer esse tipo de escolha com a bolsa?
Beijos
Que bom que gostou, Ana Carolina! Bjs e obrigada!
Amei esse post, sou ampulheta e tenho pavor a bolsonas acho feio, amo bolsinhas e tranversal. Amoo
Continua com tudo Lu.
Bjs
Vc já aprendeu o que funciona pro seu corpo, ó que coisa boa =D Bjs!
Caraca como nunca pensei nisto, kkkkkkk….
Ainda bem que tem gente, como você, que compartilha estas informações preciosas, para nos deixar mais proporcionais e, com isto mais confiantes com as roupas/acessórios que usamos.
Bj bj
Que bom que gostou Luana!! Bjs e obrigada!
Amei, Lu! Faz mais, sim.
Mas, de todas as dicas do post, o que mais me ajudou foi a questão de definir a proporção do meu corpo haha Eu tenho quadrilzão – na circunferência – e sempre achei que tivesse o quadril mais largo porque pensava na circunferência.
Até fui me olhar no espelho de novo porque não sabia que o que valia era só a frente. Uma informação boba mas que vai ser muito útil na minha vida!
Amei o post!
http://www.blogcoisaetal.com
Faz muito mais sentido assim, né? Hehehe! Que bom que ajudei de alguma forma! Bjs!
Sensacional, Lu!
Bj
Beijo, Rogéria! =D
Muito bom! Um texto com conteúdo !!!! Irei adorar acompanhar seus textos sobre as técnicas e teorias que aprendeu em Milão.
Obrigada Rita! Bjs!
Me junto ao coro das que amaram o post e querem ver mais sobre o que vc aprendeu no curso!
Tenho o mesmo tipo físico que o seu, sou baixinha e tenho os ombros mais largos que o quadril… mas apesar disso tenho as coxas grossas, então fico me achando super gordinha e atarracada quando me vejo em fotos =/ Vc tem alguma dica pra equilibrar isso?
Bjs!
Laura, vou tentar falar disso quando fizer posts sobre roupas para cada tipo físico, tá? Bjs!
Amei as dicas Lu! super informativas eu amo esse tipo de post! deve ser mal de designer querer referência pra tudo, e tentar fazer o certo se encaixar ao seu gosto, sem ficar escravo da regra! se você der mais dicas assim eu vou adorar!
Beijos
Vou fazer mais posts assim, pode deixar! Bjs!
Amei o post Lu!! Muito diferente, informativo, bem feito… Adorei que voce esta disposta a dividir um pouquinho do curso incrivel que voce fez com suas leitoras! Espero que continue!!
Um grande beijo e parabens pelo otimo trabalho!!
Vou continuar Sofia! Bjs e obrigada!
Nossa. Cada dia melhor… E olha que venho aqui a anos. Antes, despretensiosamente. Hoje, venho aqui para me informar. E essas dicas do Instituto Marangonni estão acrescentando muito, a mim é ao conteúdo do site. Quando vier à Porto Alegre, avisa antes. Quero te dar um abraço pessoalmente. Parabéns.
Que querida você!! Pode deixar que aviso sim! Bjs e obrigada!
Adorei o post! Compartilhar conhecimento é uma das melhores sensações do mundo. Transmitir o que a gente sabe para outras pessoas faz bem.
Faça mais posts deste tipo, nós vamos adorar aprender juntas.
Beijão, Lú!
http://www.tymoraspirit.com/
Faz mesmo, Rebeca!! Farei outros assim =) Bjs!
Siiiiiim, adorei o post! Faz mais posts assim, Lu!!
Vou fazer, Flávia! Bjs!
Amei amei amei e amei Lu. Eu adoro ler blogs mas acho que mais e mais eles foram virando soh consumo, marca e publi. Nada contra td isso mas o mais legal eh conseguir informacao. Nao soh diquinhas, informacao de MODA mesmo, de estilo. Ferramentas que ajudam a gente a se vestir melhor com oq ja temos pq nem sempre da pra comprar roupa nova. E aqui no chata nunca faltou conteudo bacana entao acho ate natural vc dividir as suas aulas com a gente. Se nao for possivel pra tdo mundo adotar em tdas as situacoes, paciencia. Mas q nao Seja por falta de conhecimento.
Beijo
Exatamente Camila! Fico feliz que tenha gostado =) Bjs!
Adorei o post, Lu! Bem legal saber mais ou menos um tamanho de bolsa que fique melhor a depender do tipo de corpo. Depois da moda das bolsas enormes, todo mundo resolveu ter a sua e acho bem estranho em muita gente. Inclusive, sempre tive dúvidas se minha maior bolsa não era grande demais pra mim. Tenho 1,60 e sou magra (não sei se chego a ser ampulheta, acho q estou mais próxima de um retângulo. rs), então vou logo medir minhas bolsas pra ver se alguma é muito maior que 30cm. Valeu pelas dicas!
Por nada, Nádia! Fico feliz que tenha gostado! Bjs!
Gostei do post… Ahhh e descobri que estou toda errada rsrs. Mas aprendizado nunca é demais e tudo que vc disse tem uma logica bem interessante. Não vou abandonar minhas bolsas a tiracolo mas vou tomar mais cuidado para tentar ornar a coisa toda. Não sei se leu algumas sugestões na pesquisa que respondi mas era exatamente esse tipo de post que gosto de ver no blog. Então ta de parabéns 2 vezes!!!
Bjos!
Camila, entro todos os dias na pesquisa pra ler um pouquinho das respostas, tá me ajudando bastante =D Obrigada por comentar aqui e por lá tb =)
Gostei muito do tipo de post, Lu…não é aquela de tipo utilidade máxima na vida, mas é sempre um conhecimento super válido…e pode realmente ajudar a explicar aquele look que não caiu bem…é bom como informação mesmo que não precise ser seguido à risca em todos os momentos. Mas outra coisa além disso que queria comentar é o quanto acho importante a blogueira responder todos os comentários das leitoras. Sei que muitas alegam que são muitos comentários, que não dá tempo…mas né? Acho que faz parte dessa troca. Sempre quando fazem algum post-desabafo em que se queixam o do comportamento agressivo e mal educado de algumas leitoras/haters, as blogueias usam do argumento de que no mundo virtual a gente precisa ter a mesma educação que tem com as pessoas na vida real. E é o que penso: se alguma leitora encontra com vc e te elogia pessoalmente, vc não vai agradecer, sorrir pra ela, ser simpática, essas coisas? Então porque não agradecer elogios virtuais? Acompanho muitos blogs (muitos mesmo…haha) e percebo que as blogueiras que fazem isso de sempre responder, nem que seja só um beijo, obrigada costumam “fidelizar” mais suas leitoras. Lu, não tô dizendo isso sóóó aqui do Chata tá? É algo que vejo em geral…so comentei aqui porque vi você respondendo todos os comentários lá em cima. Beijo e parabéns pelo blog…vc está cada dia melhor e mais desenvolta, principalmente nos videos! Bem mais segura e a vontade!!
Ei Simone! Faz todo sentido responder aos comentários e como vc já percebeu estou tentando fazer isso… Mas esse post é de dois dias at®ás e ainda não acabei, kkkk! É difícil e sei que não vou conseguir fazer sempre, em viagens por exemplo, fica impossível, mas vou me esforçar para conseguir responder o maior número possível, sempre! Bjs e obrigada pelo comentário querido!
Gostei mto do post!! Conta mais o q vc aprendeu no curso, tô curiosa Lu. Bjuss
Lú, amoooo esse tipo de post e fiquei com gostinho de quero mais. Faz a gente parar um pouco e se analisar, se conhecer… e é sempre bom saber o que fica bom na gente né??
Beijos
[…] Como escolher a bolsa ideal pro seu tipo de corpo […]
Quando a gente coloca a bolsa e se olha no espelho, percebemos mesmo qual posição ou tipo de bolsa combina com a gente. Já tinha percebido isso, mas não pensei que existia esse “guia” de como usar.
Muito bom, como sempre!
Beijos, Lu!
As dicas são ótimas!
Vendemos Zara, Mango, Stradivarius, Topshop, Givenchy, Chanel, Prada, Valentino e muito mais!
Conheça nossa loja:
http://fabulachic.iluria.com
Ei Lu
Minha primeira reação foi: Como assim? Agora até as bolsas terão regras de como usar? Mas depois de ler todo o post tive que admitir que faz todo sentido, principalmente no caso das fotos, como você bem lembrou!
Agora para tudoooo… Sério que vc inveja quem tem corpo ampulheta? Esse é meu tipo de corpo e sempre fiquei, digamos assim, com um pé atrás, pois qualquer roupa mais curta ou justa que uso me sinto uma “periguete” hahahahahahahahahaha Nada como uma dose de inveja alheia para aprendermos a dar valor ao que somos ;)
Muito legal, adorei!! Talvez seja melhor substituir a palavra regra por dicas! Obrigada…
Adorei o post, super diferente e interessante! vou pensar melhor na hora de escolher um novo modelo de bolsa, sou baixinha e as grandes sempre achei que ficavam esquisitas em mim.
beijos
Blog Dani News
Lu, adoreiiii o post! super válido.. e to contigo e não abro. Acredito sim que buscamos harmonizar nossa imagem. Eu já senti na pele o poder devastador de uma bolsa imensa.. hahhahha, hoje eu já pondero mais isso na hora de comprar. Quanto ao modo de carregar, depende muito do contexto, não tenho uma regra. Mas estar consciente do que me ajuda e do que desvaloriza é bem interessante. Esse é um post de utilidade feminina mesmo! rs. Beijos e fico no aguardo dos próximos
Que bom que gostou! Eu acho que esse tipo de informação ajuda na hora de escolher o que comprar, sabe? Escolhemos melhor e assim não corremos o risco de deixar a bolsa cara parada no fundo do armário! Bjs =D
Amei as dicas.
mas a minha impressão é que lojas como Datelli e Arezzo fazem muito mais bolsas grandes do que médias e pequenas. Sou pequena e agora percebi como gastei meu dimdim em bolsas para mulheres altas…
Mauren, tb tenho essa impressão. Não é fácil achar bolsas médias, que funcionem para o dia a dia sem serem enormes! Mas pesquisando a gente encontra, é só ter um pouquinho de paciência =) Bjs!
Lu! Que post ótimo, trata de dar mais dicas assim para gente!! Ouvi você dizendo no vídeo de compras da sua última viagem que comprou novas blusas que se adequariam melhor ao seu biotipo, podia fazer um post a esse respeito: como adequar a parte de cima das roupas ao nosso corpo, tenho ombros maiores do que meu quadril preciso de dicas!
Beijos, adoro seu trabalho.
Gláucia
Gláucia, vou fazer outros sim! Bjs!
Que post útil!Adorei!
Poderia ter mais alguns falando de dimensões de saias,calças e camisas. Tenho muita dúvida sobre camisa para baixinhas (usar por dentro ou por fora?, mais apertada ou mais folgada?,estampada ou lisa?kkkk)
Bjo
Farei outros desse tipo, Dani! Se tiver outras dúvidas me conta que vou anotando aqui pra ajudar na hora de montar os posts =) Bjs!
Amei o post, muito interessante!
Obrigada Alice! Bjs!
Adorei o post! Acho essas dicas muito válidas, e como você disse, não são regras, nada impede que você use alguma coisa que goste, mesmo que na teoria não funciona com seu biotipo. Entretanto, conhecer o que harmoniza mais, faz toda a diferença! Espero ver mais posts como esse, com dicas do que funciona pra cada tipo de corpo e como disfarçar defeitos que nos incomodam ou valorizar partes que gostamos. Beijos
Pode deixar que farei outros assim Letícia! Bjs!
Oi Lu! Sou leitora “antiga”, lá dos idos de 2009 acho… Já tive altos e baixos com teu blog, épocas que parei de ler, mas de todas as “blogueiras de moda” brasileiras, você hoje é a única que continuo lendo e com quem me identifico e inspiro. Rola uma vibe “gente como a gente” que é muito carismática!
Acho muito legal ver tua evolução ao longo desses anos, o desabrochar em várias áreas da vida, e uma delas com certeza é o estilo pessoal!
Estou na mesma busca, hoje diria que minha inspiração mór de estilo é a Kate, porque acho clássica, elegante e ladylike. Não dou a mínima quando dizem que ela é sem graça e repetitiva, porque pra mim isso é sinal de que está confortável e encontrou sua “marca registrada”.
Li há vários anos o livro do Tim Gunn “A guide to quality, taste and style” e lembrei imediatamente dele quando vi esse post! AMO esse tipo de post! Não porque sigo todas as regras, mas porque concordo plenamente que quanto mais a gente conhece o próprio corpo, mais identifica o que valoriza, e consequentemente ganha em autoconfiança e personalidade.
Então – primeiro comentário EVAH! Pra dizer um SIM bem grande às dicas de estilo!!!
Fiquei curiosa com o livro, Gabi!! Vou procurar! E bem vinda aos comentários, agora que começou pode comentar sempre, heheh! Bjs e obrigada!
Que interessante! Lendo isso, percebi que eu já tenho esse olhar “treinado”. Ou seja, eu já reparava isso nas pessoas – meio que involuntariamente – e já uso isso pra mim também! Só acho meio furada isso de carregar bolsa na mão no dia-a-dia (como você mesma disse). E a proporção da bolsa também meio que segue as proporções das roupas, né? Fato é que eu acabo sempre preferindo bolsas pequenas-médias, um pouco acima da cintura. hehe Beijo.
Segue sim Vivi! E legal que vc tem olhar apurado, aposto que com as roupas tb consegue identificar o que funciona melhor pra vc =) Bjs!
Adorei o post, e por mim pode aproveitar seu curso e postar mais nessa linha! rs…. Eu não considero como regras, e sim como dicas ótimas! Nem faço ideia de qual é meu tipo de corpo (hj vou chegar em casa e medir! Hahahah), mas tinha reparado no espelho q minha bolsinha a tiracolo ficava ok, enquanto minha bolsona a tiracolo ficava muito estranho e eu acabava sempre carregando na mão, pq me parecia mais bonito!!
Vc acaba de me explicar o q eu via no espelho!! Obrigada, Lu! Beijoss
Por nada Vivian! Bjs!
[…] A Lu fez um post ótimo sobre a bolsa certa para cada tipo de corpo. […]
Oiii Lu
Gostei muito do post. A minha dúvida com o assunto é que tenho sempre problema ao escolher uma bolsa. Como sou bem baixinha (1,50) todas bolsas parecem absurdamente grandes, falo das que tem um tamanho considerável para carregar tudo que precisamos durante o dia, pois as vezes preciso ficar fora de casa o dia todo. Meu estilo é básico e confortável, alguns tipos de bolsa me incomodam, como aquelas que tem alça curvada. Alguma dica para mim? Bjão.
Isabella, a maior dica é analisar bem no espelho antes de comprar! Vc pode usar bolsas grandes, mas a bolsa grande para uma mulher de 1.50 é proporcionalmente menor do que a de uma mulher de 1.80, entende? O ideal é se olhar no espelho e analisar se o tamanho está ok ou se não é exagerado demais pra vc. Bjs!
Adorei as dicas Lu! Sou muito baixinha, assim com a menina acima, tenho 1,50 e ACHO que sou “apulheta” mas estou sempre com uma bolsona onde carrego as coisas da faculdade, estagio, academia… agora vou repensar nos tamanhos de bolsa, afinal, quanto maior a bolsa mais tranqueira (e peso) a gente carrega né? Beijos!
Luciana, eu passei a ser BEM mais econômica quando comecei a usar bolsas médias/ pequenas! A gente não precisa de tanta coisa assim, kkk, vc vai ver! Bjs!
[…] – Faslando de moda, a Lu Ferreira do Chata de Galocha mostrou direitinho no blog como escolher o melhor formato e tamanho de bolsa de acordo com o seu corpo! […]
Adorei muito Lu!! Acho esse tipo de post muito válido, conhecimento é sempre válido nao é mesmo? Pode fazer mais neste estilo! Beijos
Obrigada Stefanie, farei! Bjs!
Lu,
Leio sempre o blog e adoro, mas nunca comentei.
Decidi hoje comentar pq ADOREI !!!
Pena que tenho ombro e quadril da mesma proporção, mas, apesar de não ter barriga, não tenho cintura fina :((( Pra o meu caso você acha que as dicas são as mesmas?
Beijo
(por favor poste mais dicas !!!!)
Juliana, para a bolsa sim! O que vc pode fazer é usar alguns truques que ajudam a criar a ilusão de cintura junto! Vou fazer posts com dicas assim, tá? Bjs!
Lu, também nunca comentei antes, mas resolvi comentar porque adorei a dica! Continue postando mais novidades do curso! Beijos
POde deixar Luciana! Bjs!
Adorei o post. Só não vi diferença relevante nos corpos das modelos das fotos. Na minha opinião todas são beemmm iguais e magras. Não dá pra notar a diferença com clareza. Da próxima usa foto de pessoas comuns do seu dia a dia… Fica mais próximo. Um beijo,LU
EI Lu! A ideia era só mostrar a posição da bolsa mesmo =) Bjs!
Adorei as dicas!!!! Maissssss!!!!
Virão outros =DDD Bjs!
Esse post nada mais é do que mais um: “faça isso, isso e isso para se adequar ao padrão mais aceito socialmente.” Sério, retrógrado total.
Natascha, na verdade é “conheça seu corpo, se aceite e saiba como se vestir de acordo com quem você é”. Bjs!
[…] dúvidas quanto o melhor tamanho de bolsa para você? A Chata de Galocha te […]
[…] fiquei muito feliz com a repercussão do post das bolsas na semana passada. Vi que vocês curtiram de verdade e fiquei muito satisfeita com os comentários, […]
[…] gostando cada vez mais dos posts do Chata de Galocha! O primeiro link fala sobre o modelo de bolsa que valoriza mais cada tipo de corpo e o segundo é um texto sobre viagem/viajar (um dos meus temas favoritos […]
Lu, eu só baixinha também (1,60) e tenho o quadril largo.
O único problema é que ADORO usar bolsa bolsa pequena transversal, sabe?
E isso provavelmente não é o certo né?
Amei as dicas…
[…] Como escolher a bolsa ideal para seu tipo de corpo […]
, Lu.
Preciso de sua opinião, pois tenho 1,55. E meu marido odeia a minha bolsa que tem a largura de 30. Ela é da Corello e por ser clássica, ele acha que é bolsa de mulher mais velha, até pela cor e tamanho, uma vez que seu baixinha. Já eu, acho a bolsa linda, e que combina com tudo. Vc poderia me dar uma dica por email?
Luciana Stross
Eu adorei! Adoro esse tipo de informação, já que não posso fazer o curso pelo menos aprendo no blog. rsrs…
Mas confesso que tenho essa dificuldade de identificar (inclusive nas fotos que você usou como exemplo) de o corpo é maior em cima, embaixo ou proporcional. A não ser que seja algo exagerado. Não sei identificar no meu corpo, por exemplo. =/
Mas adorei o post! :)
Agora que vi que é um post antigo. rs
Amei nunca parei para pensar que a bolsa tem que ser adequada para cada tipo de corpo
Gostei muito desse tipo de post. Adoro bolsas e essas dicas foram muito interessantes!
Vou ler os outros posts.
Parabéns!
Bethania
[…] dessas). Sempre gostei dessa bolsa, mas nunca tinha conseguido usar. A causa eu aprendi nesse post aqui da Lu, sobre bolsas e proporções de corpo: ela é um pouco grande pra minha estatura mediana. Mas […]
Lu nao muitas bolsas,uma preta tam médio pra sair a noite,ou não? Qual cor vc indica .
Excelentes dicas, parabéns
Obrigada, amei as dicas😘
Amei