Taí uma coisa que eu nunca pensei que fosse fazer: coxinha!! Sempre amei coxinha (como não amar??), mas também sempre me pareceu meio complicado de fazer. E bem, eu não estava tão enganada. Parece fácil, mas na hora de moldar nossas coxinhas a gente custou, hahaha! Apelidamos de little monsters, de tão lindas que ficaram!! Depois que empanamos deu uma melhoradinha, hahah, mas eu suei nessa receita. Vem ver:
Ingredientes:
massa
500 ml (2 xícaras) de leite
500 ml (2 xícaras) de água
150 g de manteiga com sal
1 colher (chá) de sal
500 g (4 xícaras) de farinha de trigo
recheio
1 kg de frango cozido e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de cebola picada bem pequena
½ xícara (chá) de alho picado bem pequeno
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
300 g de catupiry
240 ml (1 xícara) de leite
salsinha picada
para empanar e fritar
200 ml (3/4 de xícara) de leite integral
2 ovos
farinha de rosca
óleo de soja para fritar
Modo de Preparo:
Coloque a água, o leite, a manteiga e o sal em uma panela grande. Leve ao fogo até ferver. Assim que ferver adicione a farinha. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue, coloque a massa em uma vasilha, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 1 hora.
Faça o recheio: Coloque o azeite numa panela e aqueça-o. Refogue a cebola e o alho até começarem a dourar levemente. Junte o frango desfiado e refogue. Junte a polpa de tomate, o catupiry e o leite. Cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Desligue e adicione a salsinha.
Abra um pequeno disco de massa na mão e coloque cerca de uma colher (chá) do recheio no centro da massa. Enrole formando uma bolinha. Enrole a bolinha na palma da mão até formar a pontinha da coxinha.
Em uma tigela misture bem o leite com o ovos. Coloque a farinha de rosca em outro recipiente. Passe as coxinhas na mistura de leite com ovos, retire o excesso e depois passe na farinha de rosca, empanando-as.
Aqueça o óleo em uma panela. É necessário ter óleo o suficiente para cobrir as coxinhas. Frite-as, poucas por vez.
Rendimento: aproximadamente 40 coxinhas pequenas.
Que tal aproveitar o feriado pra experimentar?
Se inscreva no canal para assistir aos episódios em primeira mão e não se esqueça de marcar as fotos com a #ochefeachata se fizer alguma receita ;D
Lu, que batom maravilhoso é esse? rsrs
Beijos
[…] Como fazer coxinha de frango com catupiry – O Chef e a Chata […]
Lu, que batom divo é esse que você tá usando??
Beijos
Amei, adoro as fotos dos post sempre tops!
A PISAICO agora trabalha com uma linha diferenciada de LEGGINGS. Essa é uma peça que não pode faltar no seu closet, venha conferir: http://www.PISAICO.com.br @lojaPISAICO
Meudeusdocéu!!
Com certeza vou testar, rs. Muito triste ver essas coisas tão perto da hora do almoço, rs. Queria uma agora! hahaha
Achei muito divertido, vocês são muito engraçados juntos, uma boa mistura rsrs. Fiquei morrendo de vontade de comer a coxinha. Ótima receita! Bjos
Tenho certeza que essa vai ser a receita mais bombada da vida!!!!!
Obaaaaaaaaaaaaa!!! Sou a maior viciada em coxinhas!!!!
Mas confesso que me deu muita vontade de invadir a tela do computador e roubar uma coxinha, porque é quase a hora do almoço e estou morrendo de fome. hahahaha
Tô doidinha pra tentar fazer :)
Beijos
Amei, ainda mais morando na Argentina, que não tem lanchonete com risoles, empadinha e coxinha! Morro de saudades dessas coisas, vou fazer no final de semana! Beijocas no coração.
Lú, gostaria de saber se dá para congelar, e como faz. Empana e depois congela? Ou congela e na hora de fritar que empana?
empana e depois congela! não tem muito segredo. se quiser ter certeza que uma não vá grudar na outra congele em uma assadeira e depois que estiverem congeladas transfira pra um saco plástico.
Lu,
Voce acha que da para fritar na AirFry ao inves da maneira convencional?
já fiz e não fica ruim… mas não fica tão dourado, nem crocante e nem tão gostoso. só é mais prático e mais leve mesmo.
[…] esse post – se você curte o estilo, pode apertar o play sem medo que tá sensacional. A Lu (Chata de Galocha) postou uma receita MARAVILHOSA de coxinha e, se você ama essa preciosidade assim como eu, vale a […]
Oii Lu, qual é esse batom que você está usando no vídeo?
Lindão!!!
Beeijos.
Pode fazer no forno?
Oi Lu, adorei a receita, vou ver se me aventuro a testar no fim de semana! :-)
Queria saber se na massa ao invés dos 500 ml de água posso usar 500 ml do caldo que cozinhei o frango? Imagino que deva ficar um sabor gostoso, será que dá certo substituir?
Beijos
Eu amo coxinha e me deu água na boca, mas prefiro ir comprar… ehehehe
bjs
[…] Veja: http://chatadegalocha.com/2015/02/como-fazer-coxinha-de-frango-com-catupiry-o-chef-e-a-chata/ […]
Oi Lu,
Dá pra fazer com requeijão no lugar do catupiry? Não fica a mesma coisa né :(, mas moro em Londres e aqui não tem Catupiry :(
Minha filha acompanha vcs. Ela viu a receita e fizemos hj. Adoramos!
Luu fiz a receita e ficou maraaaaaaaa…principalmente a ideia do recheio!!! Aqui em casa comemos demais…foi mto rápido de fazer!! Bjokasss
Lu e Gui, já fiz esta receita umas duas vezes e sempre fica uma delícia.
Estou morando em Québec e me ajuda a matar um pouco da saudade de casa! Infelizmente não encontro nem catupiry nem requeijão por aqui…
Reproduzi a receita de vocês no meu blog de tanto que gostei (com todas as referências e links) espero que não liguem. Caso tenha algo que não gostem, por favor me avisem.
http://www.lilavez.com.br/2015/04/cozinha-da-tamirinha-coxinhas-o-chef-e.html
Adoro vocês! Beijo grande!
Vou fazer amanhã para ver como fica com o catupiry ?Deve ter ficado muito bom rsrs ? Tinha medo de fazer com catupiry porque quando ia moldar ela sai para fora quebrava e ñ dava certo rs ~`~ ~`~ ~`~ Espero que todas daqui de casa gostam bejos e espero que de Certo ? Tenho 14 anos ;)
amei como as receitas são apresentadas de uma forma alegre , divertida e simpática .Como cozinheira há muito tempo senti tambem que em meio a tudo isso há seriedade e responsabilidade com dicas muito úteis .fparabens
da para congelar ese recheio? obrigado