A segunda receita dos nossos episódios em Paris chega a tempo de aproveitar o friozinho: sopa de cebola gratinada! Prato super tradicional francês, basta sentar num café para ver os potinhos borbulhantes saindo da cozinha (e morrer de vontade de detonar a crosta de queijo, kkk!). A sopa tem o preparo bem diferente do que eu esperava, e o resultado, além de delicioso, é muito bonito: amo o tom dourado que a cebola adquire no preparo! Vem ver como fazer:
Ingredientes:
4 cebolas grandes
50 g (4 colheres de sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
250 ml (1 xícara) de vinho branco
1,5 L (6 xícaras) de água
4 fatias grandes de pão
100g de queijo ralado (sugestão: gruyère)
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Descasque as cebolas, corte-as no meio e pique-as em fatias. Numa panela coloque a manteiga e junte a cebola para dourar. Deixe dourar, mexendo sempre pra não agarrar. Se estiver ficando meio seco e começando a queimar, jogue um pouquinho de água. O importante é a cebola ficar um dourado mais escuro, sem queimar. Junte a farinha de trigo, misture bem e coloque o vinho. Deixe evaporar o cheiro forte de álcool e adicione a água. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Enquanto isso, dê uma leve torrada nas fatias de pão e disponha no fundo de 4 recipientes que possam ir ao forno (ou se preferir coloque em uma assadeira maior, mas o ideal é assar as porções individuais). Despeje a sopa por cima do pão, ele irá encharcar um pouco e flutuar. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno até que gratine. Rende 4 porções.
Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Aproveito pra lembrar que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para ver tudo!
Ameeeei, vou fazer!!!
Lú, qual o nome dessas flores? Estou procurando o nome delas por um tempo, estou pensando em usar na decoração do meu casamento.
Beijos flor
Essa sopa de cebola é uma delícia, quem vai a Paris não pode deixar de experimentar!
A receita está simples e bem explicada, vou tentar fazer no fim de semana :)
Adoro o chef e a chata! Sucesso sempre! Beijooos
Hmmmm que delícia! Adoro esse tipo de sopa <3 Alguém já comeu de ervilha? Ervilha é meio blé e muita gente não gosta, eu sei HAHAHAHA mas sério = melhor sopa da vida! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/
Lu, que delícia!
Parece facinha de fazer. Já quero.
BeijoMeu! :)
Lu, tem algum tipo de vinho branco que seja mais adequado usar pra fazer a receita? Ou qualquer um serve?
Ameiiiii… Sempre quis aprender essa sopa… Comi no Epcot na Disney e me apaixonei…
Delicia!!! Você poderia dar dica de qual site vcs alugaram o apartamento e valores.
Bj
Adorei a receita!?
Oi Lu,
Amei seus videos, muito bem feitos e super descontraidos. Amo seu blog porque apesar do seu sucesso, vc jamais perde a simplicidade e resta sempre dentro da realidade. Mostrando coisas bonitas mais em preços acessivéis.
Suas compras à Paris foram muito bem feitas e suas dicas otimas. Eu tb estou gravida de 6 meses, moro em Paris à 3 anos. Então quando vi suas dicas eu pude julgar com conhecimento é são muito boas, suas leitoras podem seguirem sem medo.
Se vc precisar de alguma dica pode me contantar estou à sua disposição.
Lembra o bichinho fofo que vc comprou para sueu bebê, é o dudu todas, mais todas as crianças francesas tem. Eles dam para as crianças para ajudar as crianças quando elas forem ao berçario, é o link com a familia por ele portera o cheiro de casa.
Grosse Bisous e desejo uma gravidez tranquila e muita saude para vc e seu bebê.
Essa mesma sopa tem uma história super legal no Ceagesp de São Paulo (capital). Parece que era uma comidinha que os boêmios comiam depois das saídas noturnas na década de 60, já que não existiam muitas opções na madrugada. A de lá é realmente incrível e a de vocês também parece ótima!