Não dava pra fazer uma temporada em Paris e deixar de fora o chantilly, né? Dessa vez a receita é uma sobremesa deliciosa: torta de pistache com cobertura de chantilly enfeitada com muuuuitas frutas vermelhas! O pistache na massa + recheio fica divino combinado com a cobertura cremosa, e a receita parece mais difícil do que é, viu? Vale testar!
Ingredientes:
Massa:
100 g (3/4 de xícara) de farinha de trigo
50 g (6 colheres de sopa) de pistaches picados ou levemente triturados
70 g (6 colheres de sopa) de manteiga sem sal gelada
50 g (5 colheres de sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 gema de ovo
4 colheres (sopa) de água
Creme de pistache:
2 ovos
500 ml (2 xícaras) de leite
50 g (6 colheres de sopa) de farinha de trigo
160 g (1 xícara) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
100 g de pistache triturado
Chantilly:
400 ml (1 e ¾ de xícara) de creme de leite pasteurizado gelado
80 g de açúcar
Frutas vermelhas para decorar
Preparo:
Misture a manteiga gelada com a farinha, pistache, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.
Prepare o creme: Numa panela leve o leite para ferver. Numa vasilha ao lado misture a farinha, o açúcar, os ovos e o pistache. Assim que o leite ferver, desligue e vire metade sobre a mistura da vasilha, misturando bem. Volte essa mistura ao resto do leite, ligue em fogo brando e misture até que vire um creme espesso. Retire do fogo e misture a manteiga, ela vai derreter no creme quente e dar brilho e sabor.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua fôrma. Utilizamos uma redonda de fundo falso de 25 cm de diâmetro. Enforme a massa. Fure toda a superfície com um garfo, cubra com papel alumínio e feijões e leve para assar por 10 minutos. Retire o papel alumínio com feijões e volte para o forno por mais cerca de 10 a 15 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e recheie com o creme de pistache.
Bata o creme de leite gelado até que ele fique firme como chantilly. Vá adicionando o açúcar pouco a pouco, enquanto bate. Quando estiver firme, basta cobrir a torta. Decore com frutas vermelhas. Se quiser, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre tudo.
Quem fizer não esquece de marcar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! E aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Aproveito pra lembrar que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para ver tudo!
que lindo cara, não dá nem vontade de comer! kkkkkkkkk
Não sou muito fã de pistache, mas gente, essa torta tá tão linda que dá vontade de provar!!! As receitas de vcs são muito bem executadas, criativas, não tem como torcer o nariz pra um ingrediente que normalmente não curto (aconteceu a mesma coisa com a sopa de cebola).
Essa frutinha redonda em cima é o que? Cranberry?
Bjs!!
Lú, que fotos lindas! Deu água na boca! Amei a receitinha.
Nossa que delicia!
Achei que fosse mais difícil de fazer!
Oi Lu :)
Achei muito legal essa torta, mas queria saber se é possivel trocar o pistache por qualquer outro fruto seco, por exemplo nozes.
Beijo e muito sucesso