Hoje resolvi escrever sobre um dos meus diretores preferidos, o japonês Hayao Miyazaki, pegando carona na estréia (aqui em BH ele está em pré estréia no Paragem) do seu mais novo filme: “Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar”.
Miyazaki ficou mais conhecido aqui no Brasil depois que “A Viagem de Chihiro” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2003 (apesar do filme ser de 2001), batendo grandes filmes como “A Era do Gelo”, “Spirit” e “Lilo & Stitch” (ok! Vamos combinar que a disputa foi meio injusta, hehe) e também depois de sua parceria com a Disney em meados da década de 1990, que distribui e promove seus filmes pelo mundo afora. Mas o diretor trabalha com animação desde a década de 1960 (vale comentar que seus filmes no Japão são sucesso absoluto e sempre lideram as bilheterias) e é conhecido no mundo todo, inclusive, como “o Disney Japonês” (ou variações dessa mesma idéia). Ou seja, o cara é FERA!
E por que gosto tanto de Miyazaki? Bom, se for resumir em uma palavra, porque ele é MÁGICO. Sempre gostei muito de animações japonesas porque são muito diferentes das nossas, sejam as feitas aqui no país, sejam as de Hollywood que chegam até nós (nada contra Pixar ou Disney, por exemplo, que tbm amo de paixão). Só que é um outro tipo de visão, outros tipos de preocupações e toda uma cultura com a qual não estamos mesmo familiarizados. E Miyazaki traduz isso muito bem em seus filmes, estejam eles falando de ambientalismo (tema bastante recorrente na obra do diretor), de guerras (principalmente aéreas, outro ponto também constante) ou simplesmente falando da inocência de se ser criança. Nesse último caso, acredito que o exemplo mais legal seja “Meu Vizinho Totoro”. Não há filme mais “infantil” e ao mesmo tempo mais maravilhoso! Ao mesmo tempo que retrata o que é ser uma criança, não esquece de retratar também que nem tudo são flores e que, por mais que uma criança seja inocente, mais cedo ou mais tarde ela tem que enfrentar as durezas da vida.
Enfim, não adianta nada ficar aqui falando e falando de Miyazaki. O melhor mesmo é assistir aos filmes dele! E minha sugestão é ir correndo pro cinema assistir Ponyo, que é o que vou fazer ainda neste final de semana (afinal de contas, o filme é de 2008 e só estreou aqui no Brasil esse ano! pecado!).
Ps: acho importante dizer que Hayao Miyazaki tem um estúdio de animação chamado Studio Ghibli com um série de outros diretores que também produzem obras primas não apenas da animação, mas do Cinema, de uma forma geral. Um dos meus preferidos é “Sussurros do Coração” (de Yoshifumi Kondo), bem levinho e cativante, mas o melhor de todos, sem sombra de dúvidas, é “Cemitério de Vagalumes” (de Isao Takahata). Eu NUNCA antes tinha imaginado que um desenho pudesse tratar de um tema tão delicado (Segunda Guerra Mundial) e ser tão absolutamente triste! Chorei do início até o final. E muito. Vale a pena conferir!
E segue a lista dos longas de animação do diretor, pra quem tiver interesse em conhecer mais ou conferir os que ainda não viu:
– Lupin III, O Castelo de Cagliostro, 1979 (longa metragem de uma série televisiva sobre o ladrão Arsene Lupin III)
– Nausicaa do Vale do Vento, 1984 (primeiro filme “ambientalista” do diretor)
– Laputa: Castle In The Sky, 1986 (tem o céu como um dos princiapis elementos deste filme, tema recorrente em sua obra)
– Meu Vizinho Totoro, 1988 (já citado acima, é considerado uma autobiografia do diretor)
– O Serviço de Entregas da Kiki, 1989 (conta a história de Kiki, uma bruxinha)
– Porco Rosso, O Último Herói Romântico, 1992 (homenagem ao longa metragem “Casablanca”)
– A Princesa Mononoke, 1997 (mais um filme de fundo “ambientalista”. A temática é muito semelhante a de Nausicaa, embora sejam histórias bem diferentes)
– A Viagem de Chihiro (sobre uma menina que tem que resgatar seus pais em um mundo estranho e mágico)
– O Castelo Animado (sobre uma moça sozinha no mundo e amaldiçoada e um feiticeiro em crise de identidade e em guerra)
– Ponyo: Uma Amizade Que Veio do Mar (sobre a amizade de um menino humano e Ponyo, uma peixinha)
Tambem amo os filmes dele e Ponyo eh demais!!!
Tb vi A Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, e O Castelo Animado (que foi outro que tb adorei!!)
Voce vai amar..
Assisti aqui no Canada em DVD..
Abracos!!
Ei Andrea!
Que bom que conhece, gosta e já viu vários! O único que ainda não vi mesmo foi o Ponyo, mas verei em breve!
Aqui no Brasil só saiu em DVD Cagliostro, Chihiro e Castelo Animado. O resto vi através de DVDs piratas mesmo (abafa)! Tô com viagem programada pra NY em setembro e vou comprar TODOS os DVDs por lá, se Deus quiser (amém)!
E meu preferido de todos é Castelo Animado! Amoooooooo Howl!
Ai que post diferenteee!! :)
Lore, de tooodos esses só vi a Viagem de Chiriro e não fez muto o meu estilo, rs. Meu gosto é comercial demais e não consegui acompanhar o filme muito bem.
Ponyo já estreou aqui em Recife e já saiu de cartaz (poucas cópias né??).
Mas sou fã dos teus textos e tinha que comentar. Bjoo
Ei Rê!
Post diferente mesmo, né? Fiquei até meio receosa, mas não resisti!
Então! Chihiro é um dos filmes mais complexos dele e não é fácil mesmo não! Inclusive acho que vai até meio “contra” os outros filmes dele, porque não é lá muito infantil, né?
Topa o desafio de asssitir Totoro e Castelo Animado e só depois me dar sua impressão final sobre Miyazaki? Rs! Vc consegue baixar os dois filmes fácil pela internet e Castelo Animado tem nas locadoras!
=p
Fechado!! Desafio aceito! Me dá 3 semanas que acho que consigo ver tudo (muito trabalho). Bjoooo
Je-sus! Publicou o post todo! Ficou enooooorme (pra variar)! “Falo” tanto que acabo esquecendo algumas coisas. Alguns filmes ficaram sem data: Chihiro é de 2001, Castelo Animado de 2004 e Ponyo de 2008.
=)
Adoro as obras deles, principalmente o Totoro :)
Um dos momentos mais emocionantes da minha vida foi visitar o Mudeu do Studio Ghibli em Tokyo. Maravilhoso!
Carol,
Posso falar que arrepiei só de ler seu comentário? Estamos com planos de ir à Tokyo em 2015 e acho que vou passar mal no Museu! Hahahahaha! E ainda alimento planos de perseguir o Miyazaki em Tokyo até conseguir um autógrafo! Hahahahaha! Stalker Feelings!
Mas me conta: no museu tem um Totoro gigante pra gente pular em cima? Meu SONHO! Hahahaha!
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Yáci Ara and Renata Pires, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * No cinema: Hayao Miyazaki http://bit.ly/9uRERq […]
Ei, ótima dica!
=)
Adoramos o post!
Bjs das gurias
http://www.gauchasnamoda.blogspot.com
Amo amo amo amo o Miyazaki, principalmente a Viagem de Chihiro que é um filme com uma lição de moral e uma profundidade enorme que muita gente não entende e só sabe chamar o filme de estranho! Cemitério de Vagalumes é um filme absurdamente lindo :( também chorei do começo ao fim, ele me tocou demais!
o estúdio ghibli é sensacional, cemitério de vagalumes é lindo demais! outros filmes nesse estilo que eu recomendo MUITO são Tokyo Godfathers e Paprika.
Os filmes do estúdio Ghibli são maravilhosos! Graciosos, delicados, trilhas sonoras que emocionam… Ótima sugestão!
A Viagem de Chihiro, adoro esse filme, é lindo!
Amei o post…adoro os filmes do Miyazaki! São produzidos principalmente para crianças, mas qualquer um se apaixona!
Meu prefiro é A Viagem de Chihiro! E já vou providenciando meu ingresso pra ver Ponyo…hahahaha
Beijos!
http://www.wsunshine.blogspot.com
É a primeira vez que vejo um blog de beleza falar de animação japonesa, e sinceramente, gostei muito!!! Sou apaixonada por toda a cultura japonesa, a sutileza como eles tratam os assuntos, em especialno animes e, em especial os do sr. Hayao Miyazaki com Studio Ghibli. Fiz certa vez um post no meu blog sobre A Viagem de Chihiro. Amo, amo, amo todos os filmes dele. Beijos.
Bruna,
UFA! Que bom que gostou! Confesso que estava morrendo de medo das pessoas não gostarem, mas estou muito feliz de além de terem gostado, ainda ter um bocado de gente por aqui que tbm conhece Miyazaki e ama, que nem eu!
Obrigadinha!
Oi Lorena!
Por incrível que pareça, Chihiro e o Castelo animado eu ainda não assisti… =[
Mas os que me causaram mais impressão foi Mononoke Hime e Totoro, são liiiindos!!!
E, de fato, o Miyazaki é muito bom nisso!
Bjs!
Lívia,
Corre pra assistir então! Castelo Animado é meu preferido, aquele que mais mexe com minhas emoções! Acho tãaaao romântico! Rs! Chihiro tem um roteiro excepcional!
E tbm ADORO Mononoke Hime (meu segundo preferido) e Totoro é FOFO! Rs!
Beijocas!
primeiro post no blog depois de um tempão só visitando! =)
um grupo de amigos resolveu fazer a “sessão miyazaki”: uma vez por mês [mais ou menos, né?] a gente se reúne [minha casa é a escolhida da vez] pra ver filminhos comprados via amazon… ;)
e viva a anima mundi que começa hoje! \o/
Lorys, adoro fillmes alternativos! Só de lembrar de “Cemitério de Vagalumes” já me dá uma angústia, hoje em dia tão poucos filmes proporcionam emoções tão fortes…
Amo de paixão os filmes do Miyazaki! São absolutamente surreais e muito criativos… Os meus preferidos são Ponyo e A Viagem de Chihiro *-* Enquanto você assiste o filme você fica se perguntando como o Miyazaki conseguiu imaginar aquilo tudo! Bem diferente daqueles filmes infantis bobinhos como Toy Story.
Ai Gabi, vou ter que discordar de vc! Amo os filmes do Miyazaki, mas tbm AMO os filmes da Pixar. Acho que eles também contém uma magia rara, que falta nos demais filmes atuais. E a trilogia Toy Story, principalmente o último filme, é simplesmente MARAVILHOSA! Acho que vale a pena assistir de novo com outros olhos!
=)
Ps: desenho que eu não suporto e acho uma bobagem é Shrek. Esse sim acho que não acrescenta nada na vida de ninguém!
Oiee!!
Eu assistir aos filmes dele, sem saber q era do mesmo diretor, hehe.
Essa cena q vc ilustra o post eu vi qdo era criança e hj eu tenhu 24 anos!! nussaaa..como o tempo passa.
Eu gostava tanto q tenho o bichinho principal do desenho, esse cinza grandão. Nao sei o nome, pq assistir na versão chinesa, entao os nomes sao diferentes, mas amooo e durmo com ele até hoje.
Bju e ameii a sugestao do cine. Sera q so tem no paragem? la é longe pra mim, aiai…
Suzzy,
O nome do bichinho é Totoro e morro de vontade de ter um de pelúcia pra mim tbm! Rs!
Por enquanto tá passando só no Paragem, mas no outro fim de semana deve estrear em mais cinemas! Vamos aguardar e torcer!
=)
Nossa sempre visito o chata, e nunca comentei,mas esse post merece hehehe!Só vim conhecer os filminhos do miyazaki depois q vim pra cá p/ Japão! Ainda não assisti todos, ainda hehe.
Fofa são as musiquinhas!A do ponyo nossa foi febre aqui no jp todo hora e todo mundo cantava!
Bjos!^.^
Ai Carolis, que FOFO! Se soubesse japonês, tbm cantaria! Hahahahaha!
A música de “Sussurros do Coração” é a norte-americana “Country Roads”. Depois qe vi o filme, fiquei MESES cantando essa música (e com sotaque que nem o do filme)! Hahahahaah!
Tá de PARABÉNS!!!(em caps lock mesmo!)
amo de paixão os filmes dele…e te digo mais..sempre choro!
já assisti “O reino dos gatos” de Hiroyuki Morita (ja viu?)ele tbm é do Studio Ghibli e é comparado ao Sr.Hayao Miyazaki
Mas ainda preferido o Hayao….
Ah,o mais tocante dele na minha opinião é “o castelo animado” ganha de perfect!
Bruna,
O Reino dos Gatos é meio que uma “continuação” de Sussuros do Coração (na verdade, os dois filmes têm um personagem em comum, o gato Barão). Adoooooooro!
Ainda sou meio ‘nova’ em relação ao Miyazaki, só vi Chihiro, Totoro e Mononoke, mas tô LOUCA pra ver Ponyo e os outros \o/ Vou aproveitar esse fim de semana de bobeira e baixar os outros, ou até mesmo ir assitir Ponyo no cinema \o\
Coincidência! Esse fim de semana fiz o finde do Miyazaki! To com o Castelo Animado e mais alguns dele aqui. ADORO!
nossa, eu amaaaaava assistir Meu vizinho Totoro.
acho que via todos os dias, hehe
Já assisti todos os filmes que vc listou, exceto Ponyo. Tô com preguiça de baixar,mas acredito que terei que baixar, pois aqui em Recife o filme só vai passar dublado. =/
E é muito melhor ver em japonês msmo.
Adorei o post. E concordo muito quanto ao “Cemitério de Vagalumes”, é muito foda. Ontem achei pra vender,numa loja online japonesa, a balinha do filme. ^^
Denise,
Só de lembrar da balinha do filme, já comecei a chorar. Juro. É a parte mais triste de todas!
=/
Assisti a viagem de chihiro e achei maravilhoso…outro tipo de visão, outra estética, ou seja, outra cultura! É muito bom sair dos padrões e abrir os olhos e a mente para coisas novas.
Cemitério dos vagalumes é mto mais bonito q muito filme de guerra por aí, chorei demais. E Totoro é mto fofo, adooooro!
nossa, eu amo demais Hayao, desde q assisti A Viagem de Chiriro, fiquei muito fã do trabalho dele, adoro tbm O Castelo Animado (linda história), e Meu Vizinho Totoro, estou procurando as outras obras dele e fiquei muito feliz por saber q tem desenho novo estreando…tomara q chegue logo aqui no sul….beijos
Eu assisti Meu vizinho Totoro, Kiki e o Castelo Animado… todos muuuito bons mesmo! Mas sou muitíssimo apaixonada pelo Totoro!!!
Assisti o Ponyo em 2008 quando voltava de um período no Japão!
é muito bom!!
na época, todas as sessões de criança das lojas de departamento tocava a música do Ponyo!
um encanto… ASSISTAM!
Carambaa,o meu filme preferido é a Viagem de chirriro.
Pra mim é o melhor de todos,ai vs vem e faz uma materia só disso. a-do-r-o. :D
Parabens adorei mesmo. *…………..*
Eu cresci assistindo ao Totoro, e até hoje ainda assisto sem enjoar! É um desenho mágico,inocente, delicioso de assistir, e que com certeza um dia repassarei aos meus filhos!
Eu desconhecia a existência de outros desenhos do mesmo autor, mas já estou a procura para baixa-los!
O Túmulo dos Vagalumes é uma obra prima! chorei horrores! impressionante como um filme de desenho pode tocar tanto a gente! gênio!
I would’t know what cause you to write this post but I enjoy reading it.