Um envelope. Junto, um pacotinho que continha balas, chocolates e amêndoas. Dentro, um convite de casamento. É assim que começa minha aventura de ir a um casamento chinês. O convite tinha mais um detalhe: o horário da cerimônia. Ela estava marcada pra começar em tal hora e dezoito minutos. Nossa, que específico! Mas é que, para eles, o número 8 dá sorte.
Perguntei como as pessoas aqui se vestiam e me disseram que eu não precisava me preocupar com isso, podia ir com qualquer roupa, de qualquer cor. Como era em um lugar chique, escolhi o que eu usaria em um casamento no Brasil (e o marido de terno) mas quando chegamos lá, o primeiro choque cultural: as pessoas não vão de “roupa de casamento”, nem mesmo uma roupa mais arrumadinha, tinha gente de calça jeans e tênis. Uau. Nem os pais dos noivos estavam muito diferentes do dia-a-dia.
O noivo estava de terno (ufa!) e a noiva, para compensar todos os convidados, entrou com um vestido branco enorme, bem estilo princesa. E isso foi só o começo, pois ela trocou o vestido ocidental por um vermelho, tradicional de casamento chinês, no meio da festa. No fim da festa, ainda trocou mais uma vez de roupa, dessa vez um longo roxo (e também mudou o cabelo!).
Fora o fato de não ter sido na igreja (acredito que ainda o mais comum no Brasil) todo o resto foi bem parecido: os votos (sem padre, só um mestre de cerimônias), a troca de alianças, o buquê para as solteiras (com direito a muitos solteiros também irem tentar pegar só de palhaçada), o bolo de vários andares, o jantar… Bom, na verdade o jantar daria um post a parte com toda a diferença da culinária e etiqueta chinesa à mesa.
No telão, uma coisa que também vi bastante em casamentos no Brasil: um vídeo com a história do casal. Dentre as fotos mostradas, uma me chamou muito a atenção: a mãe do noivo, quando se casou há 20/30 anos, também usou um vestido branco, bem estilo ocidental!
De presente, todos os convidados dão dinheiro dentro de um envelope vermelho e – detalhe – as notas devem ser novas, nada de dinheiro sujo ou velho. Pelo que percebi, todo mundo dá o presente meio escondido para o noivo. A família dos noivos, durante a festa, oferece maços de cigarros para os fumantes (que horror!) e todo mundo também ganha de lembrancinha uma caixinha com balas e chocolates para levar pra casa.
Não tem uma baladinha depois do jantar, então quando acaba a comida (mas é muita comida, gente), acaba a festa e todo mundo vai embora junto. Pena que acaba cedo, né?
Mto interessante ver uma festa que achamos que conhecemos tão bem… por outra perspectiva!
Adorei o post!
Gente, que legal isso!
Sempre bom conhecer a cultura alheia! haha
Deve ser adorável um casamento desses. Não tem aquele glamour e brilho de vários casamentos que vemos aqui, mas a ‘simplicidade’ dessa cerimônia tem um toque de romantismo e ‘leveza’ encantadores!
[…] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira, Dayana Santiago. Dayana Santiago said: RT @luferreira: Novo post: Do outro lado: um casamento chinês – http://bit.ly/brxIgW […]
fiquei com fome de cereja..
Nossa… achei mega interessante, deve ter sido bem estranho chegar lá e ver todo mundo vestido diferente do que costumamos ver em casamento por aqui!!
O pior mesmo foi ver q a família dos noivos oferece cigarros afff, nada moderno kkkkkk
Bjo!!
Se der apareçam lá no meu blog e sigam, conto com vcs!!
http://www.coisasdemulher.net
Como nossas culturas são diferentes, você poderia mostrar fotos do vestido ;D
E cada as fotos do vestido da noiva? Fiquei MEGA curiosa!
É, tem fotinhos da noiva? E faz o post com as comidinhas! Adoro comidas diferentes!
Beijos
que comidas são essas deus? parece q estavam gostavas.
ah,bem q poderia ter uma festinha depoiis né
Parabens pelo post! outra visao, totalmente diferente da nossa!!!!
Eu gosto de ganhar dinheiro! hahaha
Adoro os seus posts!!! E com este não foi diferente… eu queria ter visto os vestidos da noiva!!!rsrs
tbm queria ver s fotos dos noivos…^^ o casamento parece ter sido otimooo….tbm ia sentir falta da festa depois…heheh…=]
Deu vontade de ir em um desses, nunca fui e adoro a cultura deles.
Ali na foto é uma vasilinha com uma cereja+biscoito+bolinho?! Que engraçado!!!
Ri demais do “e er…um cigarrinho?”!
Eu AMO os posts “do outro lado”!
Adorei saber sobre o casamento, e por mim pode fazer sim um post sobre a comida!
Muito legal ver as diferenças culturais, neh?!!!! Achei as comidinhas das fotos bem apetitosas, fiquei até com vontade!!!
Bjins
Nossa, adorei esse post. Bem que vc poderia contar outras curiosidades em outro post, tenho certeza de que assunto é o que não falta quando se trata de diferenças culturais, né? Bjos
Caramba, que legal! Depois, se tiver mais fotos, posta. Fiquei curiosa pra ver como vc foi e as roupas da noiva.
E eu tb sou a favor do post sobre a comida \o/
Fiquei super curiosa com as roupas da noiva, é super interessante como é parecido e ao mesmo tempo, bem diferente.
Assim que tiver mais fotos, posta para vermos.
Beijos
Sou de Fortaleza e totalmente maluca por culturas totalmente diferentes da nossa! Pirei na tua descrição do casamento. Deu vontade de comer a comida até ela acabar, mesmo sem saber do q se tratava e como se comportar à mesa chinesa. Diferente de quase todo mundo q eu conheço, eu sinto o maior prazer em experimentar culinárias diversas. Eu vou sem medo. Até verdura, q eu abomino nas CNTP (haha), eu encaro de frente em se tratando de outra civilização. Agora, aquele papo de gafanhotinhos no espeto… sei não…
Eu achei q vc tivesse nascido aí e por algum motivo falava português! Hehe
Belíssima a descrição no seu post!
Beeeijo
Oi Tati,
Adorei a descrição da sua aventura…hehehehe
estou indo a Shangai no inicio do ano e estou meio perdida, voce conhece? Ficaria muito grata se me desse algumas dicas do que fazer e onde comprar!!!!
Help me please!!!!
Beijos
Adoraria ver o vestido da noiva, alias é muito interessante saber a cultura de outros paises