Com essa história de ir a Paris, resolvi estudar um pouquinho a cidade e a história antes da minha chegada… Acho muito mais legal visitar um lugar quando a gente entende um pouquinho da história, é bem mais interessante do que só fazer os típicos programas turísticos! Então além de ter ganhado um guia da cidade da minha irmã fofa, comprei livros que contam um pouco da história de Maria Antonieta e Coco Chanel pra ir entrando no clima… Tá, não são livros sobre a cidade, mas têm tudo a ver com a atmosfera Parisiense, né? Adoro biografias, não resisti, hehe…
E o livro da antiga rainha da França é muito legal. MUITO! Chama Rainha da Moda, a autora é Caroline Weber, e vai contando a história, mas com foco no vestuário e em como ele pode ter influenciado os acontecimentos na vida dela (e da França, afinal ela era a rainha!). Além de ser ótimo relembrar as aulas de história, faz a gente pensar mais em como a moda é sim importante, e como em muitos casos pode alcançar significados bem maiores…
Por exemplo, quando Maria Antonieta chegou à França, vinda da Áustria, país onde nasceu, passou por um ritual onde foi totalmente despida, pois suas roupas representavam um vínculo com seu antigo país. Cada peça de roupa era retirada (e a pobre coitada e a mãe gastaram MUITO dinheiro preparando o enxoval da menina), e ela não poderia ficar com nada (nem brinco, nem fivela, até o cachorrinho que era sua companhia de viagem foi mandado de volta!). Deve ter passado um super frio, pois parece que chovia muito no dia (o pavilhão onde estavam desabou logo após a cerimônia), e como era bem novinha, teve que segurar o choro enquanto tudo acontecia… Depois disso tudo, foi vestida com trajes tipicamente franceses, para em seguida ser apresentada aos nobres que estavam ali.
Outro momento em que as roupas foram importantes foi no início da Revolução, onde usar as cores nobres (roxo, preto, dourado e verde escuro) não seria muito inteligente, e Maria Antonieta tentava se mostrar aberta às novas ideias (mega de fachada!) usando branco, azul e vermelho. Estava até dando certo, mas uma tentativa frustrada de fuga da família Real fez com que o restinho de confiança que o povo Francês tinha na rainha acabar completamente… Não basta só a roupa, claro!
Pra quem gosta de moda, é um livro bem bacaninha, apesar de acreditar que a autora acaba exagerando em alguns momentos ao tentar achar justificativa pra tudo na roupa da rainha… Mas tô super agarrada, lendo um pouquinho a cada dia, viciada mesmo, apesar de já saber como termina, né? Hehehhe =D
Esse é de longe o melhor livro que eu já li, com toda certeza. Caroline Weber é genial, e sou apaixonada pela história da Maria Antonieta. Se interessar, leia também a biografia dela escrita pela Antonia Fraser, é sensacional. Boa leitura!
Muito legal o fato de você estudar o local antes de ir lá. Eu sou assim tb. Super curiosa. Adoro aprender sobre tudo.
Beijinhos…
Carolina
(http://coisinhascarolina.blogspot.com)
Que sugestão bacana, Lú, dá vontade instântanea de ler o livro ;) O que eu mais gosto da história é justamente os detalhes, as coisas que envolvidas no todo, a gente nem repara, mas que tem sim importância e que não costumamos vê nas escolas, por exemplo.
Lú, também tenho esse vício cultural de gostar de ler e saber quase tudo da cidade onde estou indo conhecer. A gente chega com outra visão e já com muitas ideias dos lugares onde queremos conhecer – e também os que definitivamente não queremos. Eu sou assim.
Super beijo!
http://mulherconcurseira.blogspot.com/
Adoro história, história relacionada a moda então, nem se fala! =D
Ótimo post! Adorei! E me bateu uma vontade de ir pra Paris again! Aproveite muito lá por todas nós! =D
Eu também gosto de ler sobre os lugares antes de ir, dá para aproveitar muito muito mais ! Se der, vá para Versailles conhecer ainda mais sobre ela ! É muito lindo ! Beijosss
Huumm..queria ir à Paris tbm..rsrsr. O livro deve ser bem bacana. E aproveitando, Lu, vc sabe de alguma loja que venda vitoria secrets pela net? de preferencia lojinha gringa!! sabe?!?!
Oi lu! Quando vc vai pra lá? Pergunto Pq vou em junho… Apesar de ja ter ido antes acho ótimo poder aproveitar suas dicas…
E sobre vc ler sobre lá antes não tem nada melhor… Fiz isso qdo eu fui e aproveitei muito mais..
Ah… Tem um outlet fantástico…chama Vallee village, acho que fica a uns 40 km de Paris, tem muita coisa legal e fica coladinho em um shopping com H&M, zara, fnac e um monte de lojas legais…
Ano passado eu fui a trabalho e fiquei 50 dias, acabei conhecendo muita coisa como “moradora”..se quiser umas dicas, vou adorar ajuda-lá!
Beijoca!!
Adorei o post! Não deixe de visitar as Catacumbas, é imperdivel!!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catacumbas_de_Paris
Ah vou muito comprar o livro, Lu :) Obrigada pela dica!
Acho muito importante ler sobre o lugar antes de conhecer.
Assim quando você estiver lá, verá tudo com outros olhos.
Gostei bastante do seu post.
Um pink beijo e boa viagem
Arrasou Lu,
Me empresta quando acabar…kkk bjokas,
Elida
http://www.stylistmineira.blogspot.com/
Maria Antonieta é uma personagem intrigante, interessei-me de imediato por este livro!
Aproveite bem a viagem!
Bj
Adri
Oi, fiquei um pouco curiosa quando vc disse que achou que a autora exagerou um pouco tentando achar justificativa nas roupas. Por que olha… quando eu soube que até o uso de pinicos naquela época era em função do volume da saia … !!!
Beijos. Adoro o blog e todos os dias estou por aqui.
Muito bom esse post! Maria Antonieta é fascinante!
http://thevetgirl.blogspot.com/
É Fantastico como a Moda influencia muita coisa até hoje… estudei História da Moda em São Paulo e entendi que Moda não é simplesmente um charme em si, mas cultura e muita tradição, principalmente em outros séculos.
Ótimo post, valorizo cultura + Moda!
Beijinhos
http://ornamente-se.blogspot.com/
Olá Lu,
Vim dizer que é culpa sua eu ter criado um blogg hoje, venho acompanhando anonimamente seus post e sempre com uma vontade louca de abrir um blogg só meu, vim protelando pra isso mais a cada post eu queria mais até que criei sendo assim seria uma honra se você pudesse dar uma passadinha lá…
http://maisumpitaco.blogspot.com/
Nossa que interessante a história dela, vou procurar saber mais. Valeu a dica!
Li esse livro e gostei muito.
O da Chanel achei melhor, mas sou suspeita, porque sou fã!!!
Bj
Luciana,
Vale mesmo a pena dar uma lida na historia dos lugares que vai visitar, se não fica parecendo que vc está só “ticando” uma lista de “paisagens” pra foto. Aí a viagem perde todo o sentido, que é entrar no clima do lugar, entender a cultura!
Muito legal o post… depois fala mais dos livros!
http://rodasdenotape.blogspot.com
Ah, gostei desse livro tb. Ele é meio assustador pelo tamanho, mas é muito bem escrito e passa rapidinho. Dá até dó dela no final. ótima indicação ^^
Você tem que ler “Paris Confidencial”
http://tinyurl.com/25t23ou
De autoria de Sylvia Demetresco, especialista em visual merchandising, ela comenta que “passear por Paris é sempre é delicioso! É uma cidade cuidadosamente projetada por governantes que investiram na sua arquitetura. É onde se sente o saber, a cultura e o estilo de vida francês por qualquer lado”.
Morando em Paris a mais de 12 anos, Sylvia recebe e acompanha grupos de estudos e pesquisas pela capital e revela que cada endereço foi pensado não apenas como um lugar específico, mas também pensando o entorno e o que vale a pena experimentar.
O guia é dividido por arrondisements, para que o leitor possa fazer o seu roteiro a pé. A autora ainda convidou dois especialistas em moda, que elaboraram roteiros especiais: Lorenzo Martone, estrategista em publicidade para Chandelier Creative em Nova York escolheu passear pelo Marais, um bairro que respira moda e modernidade. Helen Kupfer-Haas, consultora de marketing e varejo de luxo nos mercados de cosmético e moda, apresenta a região do Palais Royal, recheado de história e becos aconchegantes.
Ela é amiga tb de Marc Jacobs, que comenta sobre o guia: “Tenho inveja das pessoas que irão descobrir Paris pela primeira vez. Todos os sentidos à flor da pele!”
Imperdível, não???
Eu também vou pra paris, em março, e tb estou procurando novidades pq já conheço a cidade e dessa vez quero mais caminhar pelas ruas descobrindo lugares!
Boa viagem!
Sempre é válido conhcer a cultura de qualquer lugar antes de visitá-lo ainda mais se tratando de um pais tão chique com a França!!!! boooa viagem!
Folheei o livro dia desses na Cultura… gosto da história dela e amo muito
o filme, o figurino e cenário são lindos!
Boa dica de leitura,Lu!
Beijo!
Oie, mandei uma pergunta p saber se os pinceis “Make me up” sao maciozinhos e gostosos d usar! Gostaria d saber p pedir os meus! Obrigada!! =*********
Conhecer um lugar antes de visitar é a melhor coisa que tem! Pq alem dos pontos turisticos mais badalados, da p encontrar no meio da historia um lugarzinho diferente e pouco visitado que vale demais a pena ver!!!
Deve ser interessante.
Adoro esses livros cheios de detalhes!!!
Dica de sucesso em http://brigadeirodecafe.blogspot.com
Passa lá!!! ;D
=**, Jowzinha
Ola, passando para conferir seus artigos e desejar uma otima semana. tambem vou a Paris em breve, deixe umas dicas aqui de onde voce recomenda ir, vou adorar… Abraços Sueli
Que legal que voce vai para Paris. Estive por la duas vezes e simplesmente amei. Tanto que comecei recentemente um blog dando dicas para quem quer ir visitar a cidade.
Te recomendo muito as lojas de departamento onde fui com minha filha. No mês de julho os preços despecam e dá para voce fazer a festa! Para voce ter uma idéia, minha filha comprou uma jaqueta lindissima de couro na H&M ( na região do L’Opera )o preço que ela pagaria uma prestação da jaqueta aqui, foi o preço da jaqueta lá !
Leve um tênis velho e ande, ande muiiiiito, suba e desça a Champs Elisée porque voce encontrará umas lojinhas lindas com echarps maravilhosos !
Te espero no meu cantinho ! http://www.parisumsonhopossivel.blogspot.com
Bon voyage !
adoro os vestidos dessa epoca!!! tbm gosto de pesquisar antes…aproveita muuiitoo mais!!! =]
bjoos
Delícia! Não conhecia esse livro…
Vou incluir na listinha pra comprar…
Então o passeio a Versailles tá incluido, né?
Beijos! ;)
Lu que ta acontecendo? voce ta demorando p postar.
espero que estaja tudo bem
beijoss
sentimos falta quando vc n posta.
Fiquei curiosa tudo que eu sei sobre essa rainha foi o que aprendir nas aulas de história, nem o filme eu assistir =/. Eu gosto muito de história e moda, acho que vou acabar lendo esse livro xD.
Queria tanto ir para paris *—-*, eu fui uma vez, mas fiquei só uns 4 dias acabei conhecendo pouca coisa. A cidade é linda *—* fiquei encantada.
Oi, eu gostei tipo SUUPER do blog, mas não consigo seguir porque não encontro o trocinho la de SEGUIR.
Espero que me visite goste do blog e me siga.
Bjs ;*
http://leletten.blogspot.com
Parabéns pelo post!!! Ultrapassa a “mesmice” de outros blogs que só apresentam dicas de lugares de compra, consumo…
Acredito que através da leitura prévia sobre determinado lugar, entenderemos mais facilmente o porquê de seus costumes, comportamento, moda, arte, arquitetura….e assim temos a oportunidade de não apenas conhecer a cidade, mas vivenciá-la…. principalmente quando tal lugar chama-se PARIS!!!!
Quero ler! Maria Antonieta, inclusive, é conhecida pela sua frase mediante a fome dos plebeus, que não tinha pão para comer. Ela disse “Que comam Bolo!” e desencadeou a revolução francesa.
Vai à Paris!!!??? Mudou de idéia em relação à Europa????
Se te quiseres sentir como a Marie Antoinette, vai a Versailles! É fabuloso!
Beijinhos
http://www.makedown88.blogspot.com
Lu, onde você comprou esse livro?
S’il vous plaît dites-moi!
Bisou
Oie.. Interessante este livro…eu amo ler… Poderia colocar a fotinha da capa do livro? Abraços..
Achei super interessante esse post, obrigada pela indicação!
Nunca comento, mas seria impossível resistir à tentação de recomendar um livro. A biografia da Maria Antonieta pela Antonia Fraser (no mesmo sentido a do Henrique VIII)! Deliciosa de ler, um livro que abre as portas do palácio de Versalhes, deixa a praça da Concórdia e o jardim das Tulherias em cores completamente diferentes.
É quase um sonho ir a Paris e ver o palco onde aconteceram todas essas coisas. Uma jornada e tanto. Boa leitura e boa viagem!
[…] Palácio de Versailles era um dos programas mais esperados por mim nessa viagem. Li há pouco tempo um livro sobre Maria Antonieta, e só de pensar em visitar o local onde ela viveu durante grande parte do […]
[…] tipo normal, hahahah!), quis ler um pouco mais sobre dois ícones que me lembravam muito a França: Marie Antoniette e Coco Chanel. O livrinho biográfico da Chanel era bem simples, mas com também já assiti a […]