E mais uma Chatinha!
Mas dessa vez é dia de receber de volta a Tati Salvador, que volta a ensinar a gente a cozinhar!
Hoje é dia de recomeço… Que feliz! Depois de alguns meses longe do Chata, hoje começo um novo ciclo e com muitas novidades! Mas antes de aumentar o nivel das receitinhas que sempre posto, minha proposta é voltar ao básico, aquele que pode salvar de qualquer apuro…
Então hoje nós vamos aprender a fazer arroz. Hahahahaha!!! Sim, arroz! Bem soltinho e bem branquinho! É sem dúvida o campeão de dúvidas (!) das novatas na cozinha, lado a lado com o feijão, que em breve aparecerá por aqui também (depois já pode casar! Hahah!).
A gente encontra vários tipos de arroz nas prateleiras, e obviamente cada um deles é utilizado para um fim especifico. Aqui em casa sempre tenho os próprios para risoto (como o arbóreo) e também um que tem 7 grãos, que é muito saboroso. Mas vamos parar de papo e começar logo a cozinhar? Tô com saudade, poxa!
Ingredientes:
1 xícara de arroz lavado
2 xícaras de água fervendo
Tempero processado ou alho e cebola picados, a gosto (1 colher de sopa rasa eu considero suficiente!)
2 colheres de sopa de óleo
Sal a gosto
Coloque na panela já aquecida o óleo e o tempero (não uso cebola e alho in natura porque não gosto dos pedacinhos, heheh! Então uso tempero pronto em tablete, próprio para arroz, ou em pasta com a cebola processada). Refogue por uns 50 segundos e acrescente o arroz. Deixe refogar ate ficar dourado e sequinho, parece que o óleo meio que some, sabe? E mexa sempre, senão ele fica meio grudadinho e corre o risco de “pegar” no fundo da panela e queimar.
Acrescente a água fervente, sal a gosto e deixe cozinhar ate a água secar (aqui vale uma observação importante: uma das maiores dúvidas é como fazer o arroz não ficar muito cozido. O segredo é a proporção entre a água e o arroz, sempre 1 parte de arroz pra 2 partes de água. Não tem erro!! Às vezes, dependendo se a safra do arroz é mais nova ou mais antiga, você pode precisar de um pouco mais de água, mas o que faço é nunca colocar toda a água, deixo tipo meia xícara pra colocar depois.).
Durante o cozimento não é recomendado ficar mexendo, isso faz o arroz ficar aquela “papa”… Deixe ele lá borbulhando quietinho! Ele fica com uns furinhos por cima, olha a foto! Pra saber se seu arroz já está pronto é fácil: com a colher, bem devagar, verifique ali no fundinho da panela se ainda tem água… Se ainda tiver dúvidas, prove um grão para ver se está no ponto. Se for necessário, é só colocar mais água, mas sempre de pouquinho em pouquinho, até sentir que ele está cozido.
Pronto! Se fizer tudo certinho vc tera um arroz bem soltinho! Deixe ele descansar sem tampar por uns 10 minutos antes de servir, tá? Só mexa mesmo qdo for transferir para o recipiente em que for servir. Sim, porque somos todas moças finas e não levamos panela pra mesa, certo? Hahaha!
Última dica:
Sabe aquele arroz enformado bem bonitinho que vemos nos restuarntes por aí? Então, para fazer bonito na apresentação, você coloca o arroz um potinho, assim que ele ficar pronto. E deixa os tais 10 minutos descansando. Depois é só virar no prato com cuidado que ele fica no formato certinho!
Eu não gosto destes temperos prontos não, muita coisa, conservante, sódio e tal. Prefiro o ótimo alho e a maravilhosa cebola! E adoro incrementar arroz, colocando cenoura, pimentão, uma delícia! E nem uso água fervendo não, coloco água fria mesmo, que ela ferve e cozinha o arroz rapidinho (qd começa a ferver, baixo o fogo e deixo até secar, sempre com a panela quase tampada, com uma bordinha aberta!)
Faço exatamente igual o da Myla. =D
Fico imaginando quando será que vem uma receitinha de macarrão quatro queijos…
Amo arroz, mas hoje eu fiz uma lasanha… risos
http://digaladigacadigaae.blogspot.com
adorei que agora tem receitas aqui também! mas já aviso que o cozinheiro oficial da chata sou eu! #mimimi
É DRAMA!
Boa dica!!!!
!Xo!
http://www.sofashionist.blogspot.com
Que as blogueiras são, atualmente, além de referências de estilo e beleza, formadoras de opinião, é inquestionável. Sua linguagem acessível e postagens divertidas, informativas, interessantes conquistaram um grande público – claro, com destaque especial a algumas. Quem assistiu ao blockbuster ‘Homem Aranha’, ouviu a sábia frase do tio do protagonista: ‘Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’. Justamente por isso faço contato com quem, ao meu ver, povoa o grupo de blogueiras mais renomadas no Brasil. Explodiu uma polêmica seríssima – para além de valores particulares, entra em graves questões públicas. Portanto, compartilho com vocês e espero, sinceramente, que não se faça silêncio, até porque mídias que compactuam com atividades impopulares já temos muitas.
Segue o link do movimento das Fábricas Ocupadas: http://fabricasocupadas.org.br/site/?p=2063
Agradeço muitíssimo e aguardo uma reação,
Gabriela Moura
Oi Tati, tudo bem?
Então… acho que um dos maiores segredos de fazer um bom arroz é deixar ele sempre bem tampado.
Tá ele ficar soltinho ele tem que hidratar, e pra isso a panela tem que ficar fechada durante todo o cozimento, em fogo baixo.
Vale pelas dicas!
Tô doida pelas receitas mais elaboradas! :D
Beeijo!
Que saudade da Tatiiiii!! Q bom que vc voltou!!! Adoro suas receitinhas e o passo-a-passo maravilhoso com essas fotos maravilhosas!
Nunca vou esquecer o petit gateau q aprendi com vc!
Bem vinda de volta!
Áaaii que legal , achei ótimo a volta das receitas
vou tentar sempre esse menu basico se minha mãe deixar …
Já chegou caldo de carne/galinha/legumes/etc natural nos supermercados brasileiros :)
Bem vinda de novo Tatiiii!!!
Saudades das suas receitinhas, apesar da falta de coragem de fazer. haha.
Beijo!!!
O mais bizarro é que eu liguei o note pra procurar uma receita de risoto pra fazer com o arroz 7 grãos que eu tenho aqui…aí dei uma pausa pra ler o Chata, hehehe!
Sou completamente novata em fazer arroz, ontem foi a primeira vez que eu tentei. MUUITO obrigado pelas dicas!
Obaaaaaaa!!! Que bom q as receitinhas voltaram!! E pasmem… não sabia fazer arroz até pouco tempo! hahaha Adorei o post!!! =)
arrozinho básico acompanha tudo, adoro!
http://www.karollourenco.com.br
Personal Stylist
O bom é que entrelinhas tem as dicas para deixar o arroz BEM cozidinho, bem empapado, do jeito que eu gosto, ehehehehe… Adorei!
Oi, Tati! Essa receita serve também pro arroz 7 grãos? Eu vi que eu faço tudo errado! Eu fico mexendo toda hora e deixo a panela sem tampa :( É pra ficar tampada o tempo todo né? Bjos
Meninas, agora um momento “Nutricionista chata”: Evitem os temperos prontos, tanto em tabletinhos quanto em pó. São absurdamente ricos em sódio, e por isso grandes vilões da saúde (lembrem da pressão alta e até mesmo da retenção hídrica, pra quem estiver pensando só na estética!). Sei que hoje em dia pode ser complicado descascar e picar alho e cebola, mas existem esses alimentos processados e prontos para o consumo, só que sem a adição de sal/temperos. São uma mão na roda pra quando estamos com pressa, mas ainda assim não queremos prejudicar a saúde! Beijo!!
Só não esqueça que esses temperos prontos são uma bomba de sodio! É melhor e bem mais saudavel usar os temperos in natura mesmo.
Acho uma boa dica deixar o fogo baixo enquanto o arroz cozinha. Na primeira vez que tentei fazer arroz não me liguei nesse detalhe e a água secou, o fundo queimou e o arroz não cozinhou! hehe
bjos!
Faço o arroz dessa maneira tb e sempre fica soltinho. Para mim é fundamental não servir logo após fazê-lo, não fica a mesma coisa, então deixo ele descansando um pouco na panela. Fica 10!!
OMG!!! Amei receita de arroz no blog!!! Sério… Tava precisando mais disso que saber de lançamento de corretivo!! Rsrsrs Namorado agradece pela dica de “beleza interior” ;)))
Beijocas da Cremilda,
Mai
Gostei da dica do potinho!
Gostei da receita e valeu pela dica!
Muito legal a dica!
Porque apesar de ser um coisa simples e o basicão da cozinha, muita gente ainda tem dificuldade.
Bjos
http://embonita.blogspot.com
Ei Tati! Bem vinda de volta! Faço arroz como vc, mas adoooooooooooro colocar bastante alho e cebola! É como muita gente ai pra cima disse: evito ao máximo esses temperos em tablete, por conta do sódio! Faz um mal danado! Beijão!
ADOREI ! quero mais receitas faceis pra começar a me arriscar no maravilhoso mundo da culinaria rsrs, nota 10!
Eu faço diferente! Uso duas águas para fazer o arroz!
Que bom ter receitinhas aqui no Chata! Não sei cozinhar necas, tá, só algumas sobremesas..
Meu, o que seria refogar? E lavar o arroz, como assim? Que burra, dá zero pra mim! aahahhaaha! #fail
=/
Bjojs!
http://superfluosuteis.blogspot.com
Só um comentário a ser feito! hehe
Dependendo da panela, se for aquelas de fundo triplo qdo tiver quase acabando a água vc desliga o fogo e deixa lá paradinho, pq essas panelas, mesmo depois que vc desliga o fogo a comidinha lá dentro continua cozinhando, então a dica, de quem já queimou arroz nessa panela, é deixar um pouquinho, miserinha de agua, pra ele não secar! =]
ótima contribuição hehehehehe
aiii deu fome de arroz!
Que saudade estava dos seus posts!!!
Seja muito bem vinda!!!!
kkkkkk odeio fazer arroz, pq nessa história de esperar secar a água, eu vou embora e só volto dps que sinto o cheiro de queimado! uó!!!!
AAAAh, tragédia fazer arroz comigo! Quando não sai papento, sai duro! Misericórdia de quem come kkk
http://stuffndstuffs.blogspot.com/
Adorei a receita. Não sei nada de cozinha e to doida pra aprender, então adorei a proposta de voltar ao básico!
O blog, como sempre, tá ótimo!!
que bom que as receitinhas voltaram! adoro suas receitas, tati!
Eu também não gosto de pedaços de cebola, nem tenho tempo para ficar picando, mas faço uma receia da minha avó: ponho um pouco de cebola, uns dentes de alho e um tantinho de sal no liquidificador, bato até ficar uma pasta ai é só guardar num pote vazio, tipo de maionese, na geladeira. Dura um tempão, e é prático na hora de cozinhar!
A minha maior dificuldade na cozinha é esse tal sal à gosto,tempero à gosto,etc.Alguém pode me ajudar com isso quando for fazer o arroz?Para cada xicara de arroz,2 de água e quanto de tempero?Obrigada