Carregando...
Lifestyle

Eco eco ecaaaa!

17.07.2011
Lu Ferreira

Sei lá há quanto tempo não entrava no blog do Bryan Boy (eu ainda lembro das poses dele com as bolsas pro alto, quem mais??), mas tava dando uma olhada agora e li um post que concordei tanto, que tive que vir compartilhar.

Ele falava sobre o quão inútil é a existência de lookbooks, ou melhor, na nossa realidade, os famosos catálogos de moda. É engraçado porque como eu costumava trabalhar em agências de comunicação amava quando aparecia um cliente de moda e o Diretor de Criação passava o projeto pra mim (o fato de ser quase sempre a única menina na criação colaborava, heheh) e eu tinha que coordenar justamente esse tipo de trabalho… Amava as produções de fotos, pensar nos materiais do catálogo…
Agora que “mudei de lado” e recebo diariamente um monte de Press Kits e releases, JAMAIS faria um catálogo impresso para um cliente de moda novamente. Sabe o que acontece? Chego no escritório, encontro lá a pilha de caixas e envelopes e vou abrindo… Qdo acho algo interessante, procuro o CD ou a Pen Drive com release e fotos, e já vou juntando de lado outro montinho, o das caixas e envelopes abertos e releases e catálogos impressos (depois que dou uma passada de olho). Vai tuuuudo pro lixo, na hora, porque se eu resolvesse manter, sei lá por qual motivo, todos os catálogos que recebo, ia ter que expulsar as meninas da sala para conseguir acomodar tanto papel!!

Isso, claro, sem falar nas ecobags. Um dia, organizando um armário, fui separando todas e colocando dentro de outra ecobag (igualzinho a gente fazia com as extintas – pelo menos aqui em BH – sacolinhas de plástico). No final, contei quantas eram… Eu tinha 52 ecobags. CINQUENTA E DUAS. Porque toda marca, quando manda o tal catálogo e release impresso (que normalmente é um papel A4 sem nenhuma diagramação interessante, que eu ignoro todas as vezes), manda junto uma ecobag (e um bloquinho!!! Ainda não contei quantos tenho…).
Gente, superem! Marcas, quando quiserem que seus produtos apareçam em algum veículo, melhor contratar uma boa assessoria (por boa assessoria eu quero dizer uma que seja simpática, que não ligue confirmando se o e-mail chegou e que responda suas perguntas com agilidade) e economizar na hora de imprimir um monte de papel, embalar isso tudo em mais uma ecobag, colocar esse kit dentro de uma caixa de papelão revestida de mil camadas de durex dos correios e enviar centenas dessas caixinhas Brasil afora… Desperdício de dinheiro e papel!

Claro que um Press Kit tem o seu valor… Quando ele é bem feito. É ótimo receber um PK que desperte a minha curiosidade sobre a marca, que surpreenda, que seja útil de alguma maneira e ainda assim comunique o que precisa (O video da Camila é engraçadíssimo, porque mostra dos legais até os mais bizarros!). Normalmente, são esses que fazem com que eu me empolgue e mostre pelo Twitter (já viram meus tweets impressionados?) e vá atrás da marca para conhecer melhor. Mais criatividade e menos papel, por favor!

19 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Larissa    17/07/2011 - 11h55

    hohoho adorei a reflexão! Trabalho em uma redação, e o que recebemos de ecobags/papel ainda não está no gibi. Também concordo com a definição de “assessoria perfeita”, embora não me incomode com os telefonemas, desde que o assessor não seja insistente demais na hora de vender o peixe… Quanto aos bloquinhos, adoooooro! =)

    • A Chata    17/07/2011 - 20h39

      Eu ODEIO os telefonemas! Hhahahah! Gnt, desculpa, não dá!! Recebo email demais, se td mundo tivesse essa ideia eu ficaria 24hrs grudada no tel!

  2. danielle winnie    17/07/2011 - 12h22

    amei o videooo sou jabazeira mesmo e nao tenho vergonha,mas confesso que esse monte de papel assusta!!amei o post
    bjus @daniwinnie
    http://www.piradadoidaporsapatos.blogspot.com

  3. Jaque    17/07/2011 - 12h35

    Showww!!

  4. Larissa Banister    17/07/2011 - 12h39

    kkkkkkkkkk adorei o vídeo do GE Bjos

  5. Maíra dos Anjos    17/07/2011 - 13h22

    FALOU TUDO.
    =D
    Quero ser designer justamente para ter ideias assim. Menos papel, mais inteligência. Um e-mail bem diagramado me deixa mais feliz que um bloquinho.

  6. Rafaela    17/07/2011 - 16h06

    Ah, adorei o post. Voce é mesmo muito boa, adoro tudo o que voce escreve. *-*

  7. Lets    17/07/2011 - 19h28

    Se todos mandassem um e-mail respondendo que recebeu o e-mail enviado ninguém precisaria ligar para confirmar. Infelizmente não dá pra confiar 100% em tecnologia então é mais do que necessário a confirmação via telefone SIM, detesto quem acha que uma relação profissional consegue ser mantida apenas via Web.

    • A Chata    17/07/2011 - 20h31

      Eu recebo pelo menos 70 emails todos os dias. Se cada um me ligasse para confirmar o recebimento, como iria respondê-los? Ou fazer qquer outra coisa, na verdade? É desnecessário e irritante!

  8. Thayla    17/07/2011 - 19h42

    sorteia os bloquinhos lu!
    hahahah
    pra mim, seria super útil!
    bjos

    • A Chata    17/07/2011 - 20h38

      Nossa, e eu amo bloquinhos, caderninhos e etc, mas né, nem em 30 vidas. Td dia distribuo um!

  9. flaviana    17/07/2011 - 23h20

    Oiiiieee Lu adorei o video como sempre ne …mais deixa eu perguntar o q a lala tem em goianiaaaaaaaaaaaaa quando ela aparecer aqui vala pra ela me visitar hahahahaha beijossssssssss

  10. Fernanda    18/07/2011 - 08h33

    Sou super a favor de pararmos de utilizar tanto papel a toa, é um desperdicio sem fim!
    Quanto as eco bags, vc não quer fazer uma doação?
    Tenho apenas 2 e sempre que vou ao supermercado de carro levo elas e encho, depois tento pegar caixas de papelão (que nunca tem) e por fim as sacolas plásticas.
    =)

    Beijos!

  11. Maísa Machado    18/07/2011 - 09h12

    Ai, Lú, até acho q pra quem é como vc (q ganha taaanta coisa) deve ser um saco receber tanto papel, mas p/ as simples mortais que por exemplo são clientes de uma marca e a cada estação recebem um catálogo em casa, é como um mimo, como se a marca se lembrasse dela e quisesse compartilhar a última fofoca, no caso, a última coleção, hehehe. E virtual, bem, pra mim, catálogo ainda é tipo livro, eu gosto de folhear, ver os detalhes…E olha q tenho só 30 anos, mas um catálogo bem feito, num papel bonito e uma linda produção, faz qualquer mortal se inspirar na hora de comprar. Bjs, bjs, adorooo o blog!

  12. Rebecca Agra    18/07/2011 - 10h58

    Hahahahahhaah! Adorei o vídeo!
    Realmente cansa a beleza esse negócio de tanta ecobag. Cadê a ousadia gente!!!

  13. Larissa Rehem    18/07/2011 - 12h02

    Nossa Lu, isso é chato mesmo!!
    Eu apaixonei pelo post!! Também me identifiquei bastante!!

    Beijos!!

  14. Luh    18/07/2011 - 13h23

    Luuuu, sorteia bloquinho, também adoooro! HAHAHA
    Quando começaram a distribuir ecobag, a ideia até parecia boa né? Agora tá bem boring hahaha

  15. Vidência Comunicação    18/07/2011 - 14h48

    Eu concordo com seu texto, porém infelizmente as coisas não são tão simples como parecem…Por mais que a gente fale, explique, desenhe com massinha o cliente NÃO entende e no final das contas vai para o jornalista/blogueiro o tal release e a Ecobag.
    Às vezes tenho a sensação que as pessoas do outro lado do balcão não fazem ideia de como é difícil convencer o cliente a NÃO mandar o tal release impresso, a NÃO fazer o follow up 300 vezes, NÃO fazer um evento se não tem nada para falar e outras mil coisas. Só digo uma coisa ASSESSOR sofre!!!!

  16. Videncia Comunicação    18/07/2011 - 14h54

    O vídeo fica tocando somente a música da Lady Gaga e não dá para ouvir o que os apresentadores estão dizendo. #ficaadica

Mais sobre Lifestyle