15.12.2011 Lu Ferreira

Dúvida cruel: O que usar num casamento de dia?

Em: Beleza, Celebridades, Dúvida Cruel, Moda

Em mais uma tentativa de poder responder os infinitos e-mails do blog, comecei a separar as perguntas que recebo com mais frequência pra poder responder por aqui. Acho que depois de um tempinho até crio um índice pra facilitar, quê que vocês acham??
casa
Essa chega sempre!! Imagino a aflição de quem está acostumada a se jogar nos brilhos nas festas à noite e recebe um convite para um casamento… Às 11 da manhã!! Mas é tranquilo, olha:
casa1
Se você está acostumada aos longos, não se desespere! Dá pra usar o comprimento num casamento de dia, sem problemas! Mas vale prestar atenção ao tecido, que é mais legal se for sem brilho e mais fluido, como os da foto. Sabe o que eu também acho lindo? Usar estampas!! Acho que combina super com o evento nesse horário.
casa2
Agora, se você for do meu time e preferir vestidos curtos, é mais simples ainda, porque só de mostrar um pouco de perna o look já fica menos formal, né? Ele pode até ter um semi brilho, ou algum detalhe, mas uma coisa (que vale pra qualquer comprimento) que acho interessante para esse tipo de ocasião é evitar cores muito escuras e o pretinho básico (que dizem não ser adequado a casamentos em qualquer horário, mas eu não vejo problemas em usar à noite) e se jogar nas cores.
casa3
E já que a festa tem horário fora do comum, porque não usar alguma coisa que também saia do seu uniforme de festa? Colocar um cinto, usar um sapato colorido, um decote diferente… Vale ser criativa pra fazer a produção ficar interessante sem aquele monte de paetê que a gente adora! Mas olha, é sempre bom lembrar que ainda assim é um casamento…
casa4
Então cuidado pra não confundir as coisas e usar uma roupa informal demais (por mais que você ame seu vestido de malha, acho que ele combina mais com um almoço com as amigas do que com um casamento!) e se descuidar do cabelo e maquiagem! É uma boa ideia prender o cabelo, porque festa de dia geralmente envolve áreas externas e por isso, o sol quente! Adorei o cabelo da Amanda Seyfried nas fotos aqui em cima, e acho que qualquer um iria muito bem a um casamento diurno, não acham?

Posts Relacionados:

69 respostas para "Dúvida cruel: O que usar num casamento de dia?"
  1. Sempre os de tecidos fluidos e estampados caem super bem.

  2. Humm, muito bom!!


    por Dany Menezes
  3. Nossa essa é uma dúvida que todas temos mesmo…. mas eu prefiro optar por um vestido curto neste caso.

    Bjuxx!!
    http://eleganceporceci.blogspot.com

  4. Ai que ótimo Lú, são perguntas básicas mas que atingem toda mulher!
    Bem que você podia dar umas dicas de tendencias de festa para 2012!
    Ou o que vestir numa formatura!
    Bjoo :)


    por Vá B.
    • A Chata responde:

      Essa dúvida tb já tá separadinha p virar post =)))

  5. Achei super válido o seu último comentário sobre “Mas ainda é casamento”… cansei de ir em festas com mulheres de cara lavada e cabelo sem arrumar (nem mesmo uma escovinha)… Não precisa gastar o salário no salão só p fazer a make e o cabelo, hj nós temos dicas e vídeos de fácil acesso (graças a vcs blogueiras) q nos ensinam (tem q ter bom senso) a nos arrumar melhor. Beijos!


    por Jessica
    • A Chata responde:

      Pois é, eu já vi algumas mulheres irem bem tranquilinhas e quando chegam na festa dá pra ver que ficam desconfortáveis… Não custa caprichar um pouquinho!

  6. Lu, to adorando vc usar famosas como inspiraçao, vc quase nunca postava fotos das celebrities mais lindas hehehe e o post ficou otimo e super simples! adorei:)


    por cla
    • A Chata responde:

      Tinha tempos que eu não fazia isso, né?? De volta às origens =)

  7. Tenho um casamento nesse fim de ano e o problema é outro. A festa é à noite e o convite veio marcado com “traje passeio”, mas as convidadas foram instruídas a evitar salto fino porque vai acontecer num gramado! Eu sou a louca dos saltos agulha, não sei lidar com essa situação.


    por Letícia
    • A Chata responde:

      Hahah, difícil hein?? Vai de anabela! Ou então um salto mais grosso trabalhado!

  8. Uau, que post útil pra mim!!! Adorei!
    Eu tenho um casamento em janeiro, num restaurante que serve comida italiana. Sou madrinha, e combinaram que as madrinhas iriam de vestido curto (um pouco acima do joelho é permitido) já que o vestido da noiva também segue esta linha. E eu estava perdidíssima sobre o que usar. Sei que por ser num restaurante italiano a gente não precisa ir cheia dos brilhos, mas é um casamento, né? Tem de caprichar! Como os vestidos que eu gostei eram todos muito caros, estou à procura de um tecido legal e não tão caro, pra minha mãe fazer um vestido pra mim. Vamos ver o que decido, mas alguns modelos deste post me interessaram. Bjs e obrigada.


    por Taiza
    • A Chata responde:

      Que bom que ajudei =)

  9. Ótimas dicas! E adorei os penteados! Post super útil! haha
    Beijos

  10. Que beleza! Hoje mesmo me veio essa dúvida! Tenho receio em usar preto em casamentos, parece mau agouro, sei lá…. mas amei este post!! Torcendo por mais!!! Olha que eu tenho uma pergunta! Roupas pra trabalhar? Como se vestir, de forma criativa e cheia de charme e de forma apropriada? Tem o que pode e não pode?
    Bjsssssssssssss
    Vi

    • A Chata responde:

      Tô anotando sua pergunta na listinha!! =))

  11. oioi.
    Muito bom esse post. É uam super dúvida mesmo. No caso eu apostaria nesta moda qu esta pegando com Tudo. Vestidos com estampa floral. Mas de um maneira bem moderada porque afinal é um casamento.

    big beijoos Lu.

  12. O triste de casamento de dia é que tem sempre gente quer logo “avacalhar”. Tem vestido que não dá pra ir em casamento! Cinto????? Não né. Vale lembrar que casamento não é balada, hein!

    *Eu reclamo de algumas dicas como os cintos, por exemplo, porque expectation:amanda seyfried, reality: completamente diferente.


    por Lara
    • A Chata responde:

      Heheheh, entendi!!!

  13. Oi Lu, domingo passado fui a um casamento as 10:30hs, usei um vestido da farm, de renda, longo mas…o forro curto.Segue a foto do vestido aqui:http://www.farmrio.com.br/produto.aspx?p=69572&c=0&cor=3824&nm=VESTIDO+LONGO+RENDA+GEOM%C3%89TRICA, na cor rose…
    Oque achou?
    Beijos
    Tati


    por Tati SP
    • A Chata responde:

      MARAVILHOSO!!!!

  14. Realmente é bem difícil decidir o que vestir num casamento de dia. Eu optaria por um look rosé ou algo clean. Dependeria do estilo da festa.

    http://www.carolgaia.com.br

  15. Aahhhh Luuu…Que dicaaa ótimaaa…realmente falou em casamentooo a genteee jah fica loucaaa….falou em casamento de diaaa..minha nossaaa…estamos arrancando os cabeloos..rsrsrs…

    Ammeeeiii as dicaas..estou apaixonada pelo vestido Amarelooo da Blake!!! Lindooo demaiiis…e o terceiro penteado da Amandaaa..meooo Deuus …de morreer…de tao lindoo!!!

    Mtooo obrigadaaa viuu!!! Estou amandoo seu bloggg…superr lindoo!!

    beiijokas


    por Samara Aryane
  16. LU ADOREI A DICA, MAS AGORA OUTRA PERGUNTA, CASAMENTO NA PRAIA AO POR-DO-SOL, O QUE USAR, NAO PODE BRANCO NEM USAR SALTOS PQ SERÁ NA GRAMINHA….AIIII, MEU DEUS!, ME HELP, PLEASE


    por ELISAEBTH
    • A Chata responde:

      Longo de tecido levinho + rasteira bem rhyca, com pedras!!! Acho lindo!!

  17. Bom, se o casamento for de DIA, nunca, em hipótese alguma, jamais se deveria usar vestido LONGO. Essa é uma regrinha mais que conhecida por qualquer pessoa que tenha um mínimo de noção de protocolo/etiqueta matrimonial.

    Casamento de dia: vestido curto.

    Casamento à noite: vestido longo.

    Gente, sério, vestido longo em casamento de dia é uma mancada sem tamanho, chega a ser vulgar…

    (Luisa, eu acho que seria interessante que vc pesquisasse sobre isso e fizesse um update no seu post. Afinal, imagino que vc queira estar à altura dos conselhos que as pessoas pedem a vc).


    por Luisa
    • A Chata responde:

      Xará, desculpa, mas nunca, em hipótese alguma, jamais faço alguma coisa só porque alguém disse que devo fazer. No caso, seguir o tal “protocolo/etiqueta matrimonial”. Nem quando eu casei eu segui isso, hein!? Nesse post eu sugiro o que usar, e como pra mim não há problema algum em usar vestido longo de dia, acho que respondi bem a pergunta, né? Eu também sempre uso vestido curto em casamentos à noite. Não gosto muito de longos! Bjs!

  18. Acho legal usar longo e rasteirinha com pedras tbm, pq não fica tão chic pro dia e nem tão desarrumada tbm.

    Visitem meu blog: http://vcgooosta.wordpress.com/

    Você Gooosta! – Moda,música,filmes e seus derivados,porque chic é gostar de estar por dentro!
    Lá vocês encontram todas as novidades da música, moda e cinema. Tudo o que Você Gooosta está lá!! Dica de filmes, seriados, músicas novas, lançamento de clipes, look do dia, casal estiloso do dia, estreias da semana, sonho de consumo do dia, noticias sobre os seus famosos prediletos, curiosidades, não deixem de entrar vocês vão Gooostar e muitooooooo maisssss!!:)

    http://vcgooosta.wordpress.com/

  19. Acho que nao precisa ficar se apegando tanto a regras!!!
    É isso e pronto e NUNCA outra coisa!!!
    Usar o bom senso é o que vale e o post do Chata usou isso!!!!
    Adorei as dicas…


    por Mary
  20. Oi Lu, que bom! Amei esse post. Continue fazendo mais neste estilo. Tudo de bom. Abraços.


    por Thallita
  21. Ótimas dicas! Mencionei esse post no meu blog, http://www.glamdrops.com.br/ ;)

  22. As dicas são ótimas, mas não gostei das últimas inspirações de vestidos. Usar branco ou cores próximas a ele, como gelo, creme, etc. num casamento é péssimo. Nesse dia, quem tem que chamar a atenção é a noiva, e é ela quem deve usar branco.
    Eu tô noiva e juro que iria ficar bem chateada se alguma amiga minha usasse branco no meu casamento, que será de tarde.
    Bjs


    por Isabella Rabello
  23. Alguma obsessão com a Amanda Seyfried? Ela tá em todas! Hahaha brincadeira Lu! Beijos


    por Dani
  24. Ok, Luisa, eu até entendo que VOCÊ não siga protocolos, mas eu imagino que entre as suas leitoras haverá gente de todos os níveis sociais, e logicamente algumas delas terão que seguir a etiqueta. Acho que se trata apenas de uma questão de pesquisa. Nem que fosse um aviso do tipo: eu não sigo isso, mas saibam que blábláblá. Pelo menos, se vc quer desempenhar o papel de conselheira de estilo matrimonial, um mínimo de conhecimento sobre etiqueta é essencial. Claro que vc não é obrigada a conhecer isso, mas pesquisar antes de escrever um post não custa, né? Essa questão de vestido curto de dia e longo à noite é uma regra GERAL, claro que cada caso é um caso, cada casamento tem um contexto, mas, sei lá, acho que é algo tão básico que vale citar. Eu fiquei CHOCADA ao ver vestidos longos como a sua primeira dica de vestimenta para casamento de dia. Mas essa sou eu.


    por Luisa
  25. Gente, desde de quando existe essa regra que não se deve usar vestido longo em casamento? Existem vestidos longos e vestidos longos, né? Vai depender muito do tecido.
    E olha, isso de que em casamento a noite só se deve usar longo é uma regra do tempo da minha avó. Não existe mais e não tem nada a ver com etiqueta.


    por Cibele
  26. Amanda Seyfried dominando o post. Ela é muito linda s2

  27. Olha, quem quer que seja que enviou essa sugestão para você vai no mesmo casamento que eu, porque eu tenho um amanhã às 11h! Hahahaha! Olha, na verdade eu escolhi algo com um pouco de brilho, mas o vestido é rosa claro de tecido, curto, mas o bojo é todo bordado com paetês e miçangas douradas. Estava pensando exatamente em fazer uma trancinha lateral, usar uma make mais leve mesmo (sombra champagne, etc) e o sapato vai ser um peeptoe nude. Acho que dá né?


    por Juliana
  28. Adorei as dicaas e cheguei a conclusão de que a Amanda Seyfrield é DIVA! A mulher arrasa em tudo, desde os vestidos, até maquiagens e cabelo *-* .. ADORO!


    por Dani Bastos
  29. Lu,

    Adorei suas dicas. São valiosíssimas! Tenho um casamento em abril, 10 horas da manhã. Na verdade, eu acho você muito charmosa e elegante. Copio vários looks seus de trabalho.
    Quanto a etiqueta, a gente usa o que faz bem pra gente né?
    Mil bjs.


    por Priscila
  30. Amei


    por Ingrid
    • Ameii é sempre um terror em escolher um vestido legal no casamento de dia!


      por Ingrid
  31. Oi Lú! Adorei o post sobre vestidos para casamento de dia. Todas nós ficamos super em dúvida em o que vestir em um evento como este. Achei a opção dos longos bem interessante pois todos os modelos que vc indicou são confeccionados em tecido fluido, liso ou estampado e não possuem brilhos. Aliás, neste verão as saias longas estão com tudo, né. Já os modelos de vestidos curtos que vc selecionou são todos perfeitos. Amei todos inclusive os vestidos “diferentes”.Bjkas http://www.vestidosonline.com.br

  32. Lu, gostaria de fazer uma sugestão de um post: casamento fora do Brasil. Como vc deve saber, minha filha se casa em março na Inglaterra, o que fazer assistir a Quatro casamentos e um funeral 5 vezes?


    por Violeta
  33. o longo amarelo da blake é simplesmente lindo p casamentos d dia :)

    http://itgiirl.blogspot.com/

  34. aahhh que luxo! Vou mandar para as minhas amigas, meu casamento vai ser de dia, nao quero ngm mal vestida :)


    por Suellen Matias
  35. Lú , me ajuda , tenho um casamento agr em fevereiro , mas é a noite , tenho um vestido clarino de renda é um rosa beem clarinho , tenho 15 anos mas o vestido tem manga princesa e três laços a trás aberto nas costas , queria tirar 2 laços deixar so o de baixo e queria tirar tmb as mangas . o que vc acha? me ajuda ? se puder me manda um e-mail com algumas ideias iria agradecer.
    Obrigada desde já (:


    por leticia
  36. Lu! Tenho um casamento dia 30 de junho, as 10 da manhã, lá em Moeda (friiiio)… amei as dicas, mas como faz pra enfrentar esse frio todo “com classe”? hahaha
    Bjsss


    por Milena Gomes
  37. Lu, minha filha vai casar em nov/2013 , na igreja,as 11h e depois vai ter um almoço num restaurante.Gostaria de saber se tenho que usar longo ou posso optar por um tipo longuete,vou conversar com a mãe do noivo .Também gostaria de saber se as madrinhas têm que seguir o que nós mães decidirmos. E jóias posso usar ? Fico muito grata pela atenção.adorei o que vi no Blog.Bjs


    por Ana Maria
  38. Usar vestido vermelho curto num casamento de manha é muito ruim ?


    por laura
  39. TENHO UM CASAMENTO AS 16H. NUM CLUBE. UM VESTIDO CORAL LONGO, VERÃO FICA BEM?


    por JEANE
  40. PENSO QUE NÃO TEM QUE SER CURTO. CABE UM LONGO NÃO?


    por JEANE
  41. eu vou para um casamento de dia , mas não gosto de vestido minha idade é 17 anos o que posso usar ?


    por Nathaly Ferreira
  42. olá, tenho um casamento no dia 25 as nove horas da manha, minha duvida é o seguinte:

    . qual vestido usar, se posso usar um vestido curto mais floral ou mais descontraido?
    . em relação a acessorios e bijuterias.
    . comprei um sapato de salto azul, mais o salto é trabalhado, qual vestido que combina com ele?
    . sobre o penteado, escova durante o dia, pode der usado?


    por renata alves moreira
  43. posso usar preto num casamento às 11h da manhã? o meu vestido é rendado (renda de algodão), sem brilhos.


    por Graziela
  44. Olá lu,
    Sou a mãe da noiva, 50 anos, casamento de dia ao ar livre (provavelmente num siitio ou chácara), o que devo usar?

    Grata !
    Bjs


    por Antonia Pereira
  45. Tenho uma duvida,meu filho vai casar dia dez de maio as dez horas da manha,em uma chacara,tenho duvidas de que tipo de vestido eu como mae do noivo devo vestir,tenho trinta e oito anos .


    por vilma