Carregando...
Lifestyle

No ipod: Esperanza Spalding

05.04.2013
Redação Chata de Galocha

Esses dias de chuvinha tímida parecem ter sido feitos sob medida para escutar Esperanza Spalding. A moça, nascida no estado do Oregon, nos Estados Unidos, faz um som impregnado dessa alma jazzística que faz a gente começar a balançar o corpo sem perceber, música que faz o coração ficar quentinho. Quem ainda não ligou o nome à figura, com certeza vai soltar um “ah! mas é claro que é ela!” quando olhar para uma foto da menina de vasta cabeleira ao lado de seu contrabaixo. Sem dúvidas, a imagem da Esperanza é tão forte quanto suas composições e a forma leve e apaixonada com que se apresenta no palco.

Esperanza é a primeira e única jazzista a ganhar um Grammy na categoria Artista Revelação. Em 2011, deixou para trás os indies Florence and the Machine e Mumford and Sons, o rapper Drake e o queridinho Justin Bieber. No entanto, ela está longe de ser só mais uma amante da música de New Orleans. Talvez a culpa seja de seu DNA multicultural: seu pai é afro-americano e sua mãe é descendente de índios nativos norte-americanos, de galeses e de hispânicos.

Para completar o caldeirão, ela é uma fã incondicional da nossa música popular brasileira (sua versão para Ponta de Areia, do Milton Nascimento, é dessas pérolas que a gente coloca no repeat). Uma vez ela chegou até a comentar que “com canções em português, o fraseado da melodia está intimamente ligado à língua e isso é lindo”. Dá um gostinho todo especial ir escutando as faixas de seus álbuns e, do nada, se deparar com uma letra em português! No fim das contas, todo mundo se reconhece um pouquinho em sua música e isso é fantástico!

O curioso é que a Esperanza veio do universo da música clássica. Ela chegou a tocar violino por anos na Sociedade de Música de Câmara de Oregon e diz ter descoberto sua vocação quando assistiu aos quatro anos de idade a uma apresentação do violoncelista Yo-Yo Ma em um programa para crianças chamado Mister Rogers’ Neighborhood. Além disso, ela estudou no prestigiado Berklee College of Music (onde também estudou o Psy, de Gagnam Style, hahaha!). Tudo isso poderia ser difícil de chegar ao grande público, mas é aí que entra o carisma da Esperanza, que faz com que essa barreira vá se dissolvendo bem rapidinho e, quando a gente menos percebe, estamos lá achando tudo sensacional!

Em uma entrevista para a revista InStyle Esperanza disse que ama a música porque ela acaba sendo uma soma de muitas das suas influências . O mesmo pode ser dito do seu senso de moda, a começar pelo super black power! Ela adora um salto, mas costuma se apresentar com os pés descalços. Não dispensa elementos étnicos, mas é sempre vista com peças de alfaiataria, bem clássicas. E é assim, nesse sincretismo de estilo, que a Esperanza Spalding acaba sendo muito fiel a ela mesma.

11 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. […] post No ipod: Esperanza Spalding apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Júlia […]

  2. Ana Melo    05/04/2013 - 12h34

    Ela realmente arrasa… fez um show magnífico no ano passado no Rock in Rio juntamente com o saudoso Milton Nascimento. Gostei desse post!

    • Elen    10/04/2013 - 14h25

      saudoso milton nascimento??? oi???

  3. Vívian    05/04/2013 - 13h32

    Muito legal a música dela, também canto e toco baixo, ainda assim me surpreendeu

  4. Mari    05/04/2013 - 14h17

    Esperanza Rules!!! Toca pra caramba e canta pra caramba. Ela não só gosta de interpretar músicas brasileiras, como as vezes faz umas parcerias com músicos brasileiros, como o próprio Milton.
    Fico feliz em ver um blog do “mundo da moda” falando dela e de Jazz! Parabéns!

  5. Luana Balbine    05/04/2013 - 16h47

    Não conhecia essa cantora!!!! Boa!!

    Olá, meu chamo Luana Balbine, sou blogueira do http://luanabalbine.com.br/ , apaixonada por moda, adoro customização, sempre dou um toque a mais nas peças, tenho intenção de lançar minha marca (Luana Balbine), sempre dou dicas de como compor looks super fashion, sem gastar muito, aliás da pra se vestir bem gastando pouco e que tal dar uma conferida no meu canal do YouTube (luanabalbine) lá tem dicas de roupas super bacanas com preços acessíveis!
    Além do mais sou colunista no site “Falar de moda”, um site super bacana que esta crescendo a cada dia!
    No instagram ( luanabalbine) ataco de espiã de fast fashion sempre trazendo tudo que há de novo no mundo fashion!!! Me deem esta oportunidade de compartilhar meu trabalho com vocês!

    Super beijo amores ?

  6. nadja    05/04/2013 - 16h57

    Linda! Vai fazer um show na minha cidade no dia do meu aniversário. Eu vou. o/

  7. Ana Carolina Mattos    05/04/2013 - 21h16

    Eu a adoro esses post com dicas pra rechear os nossos iPods com música boa! Eu acho a Esperanza uma cantora maravilhosa e “Black Gold” com certeza esta entre as minhas músicas preferidas!

  8. Talita    06/04/2013 - 10h48

    Esperanza é muito amor! ?
    Vi o show dela no Tim Festival de 2008 (ou 2009, não me lembro) e foi totalmente incrível… ela é muito talentosa, linda, canta muito e fala português! Improvisa horrores!

  9. Alessandra    07/04/2013 - 16h43

    Lembro da primeira vez que a vi, no Altas horas, ela é linda, uma cantora maravilhosa e instrumentista tb. Ótima dica.

  10. Si    09/04/2013 - 10h14

    Amei a dica, ouvi ontem o dia inteiro e vim hoje pra agradecer!!!

Mais sobre Lifestyle