Carregando...
Lifestyle

Eu Li: Como Entrei na Lista Negra da Hermès

19.12.2013
Lu Ferreira

Tava lendo uma matéria sobre it bags outro dia que dizia que o reinado da Birkin havia acabado… Fiquei com preguiça de ler o resto depois dessa frase, mas me lembrei de um livro legal que li no início do ano e merecia post: ‘Como Entrei na Lista Negra da Hermès’, de Michael Tonello.

birkin

atenção: contém spoilers

A história é verídica e muito curiosa: Michael é um maquiador e cabelereiro especializado em produções publicitárias, mas apesar de sonhar sempre trabalhar com isso, acaba entediado. Cansado de tirar o brilho da pele dos modelos (hahaha) ele decide se mudar pra Barcelona depois de conhecer a cidade a trabalho e receber uma oferta de emprego por lá. Só que a oferta cai e ele precisa ganhar dinheiro pra se bancar por lá, e aí descobre o eBay. Começa vender suas peças que estavam paradas até que chega a um lenço Hermès que havia usado uma única vez… E aí ele descobre o fascínio que as pessoas têm pela marca.

Michael começa a ganhar dinheiro vendendo lenços raros da marca, que ele encontra com alguma facilidade na Europa e eram preciosos para seus clientes nos EUA. Com o negócio crescendo, alguém questiona sobre a possibilidade de conseguir uma Birkin, a clássica bolsa da Hermès, e aí que a história fica curiosa. Michael nem sabia o que era uma Birkin e vai até a loja, somente para descobrir que é impossível comprar uma. Essa é a graça da bolsa, na verdade… Os preços são absurdos, a partir de 8 mil dólares, mas mesmo celebridades e pessoas com muito dinheiro precisam entrar na fila (de dois anos!) pra comprar.
birkin1
Preciso abrir um parênteses pra contar que pouco depois de ler o livro visitei uma loja Hermès. Estava com pessoas que realmente eram clientes da marca (uma usava uma Kelly, bolsa que é tipo a segunda opção depois da Birkin e é tão cara quanto) e pude ver ao vivo tudo que li no livro sobre a marca. Os vendedores são muito engraçados!!! O mais curioso é ver que o real luxo da coisa não é o material da bolsa, a cor, a coleção… E sim conseguir uma, porque eles fazem de TUDO pra você desistir. Te tratam mal (considerando que é um cliente disposto a gastar muito dinheiro), pedem pra voltar outra hora, te olham de cima a baixo… Tudo completamente diferente de qualquer outra marca de luxo, e acho que é esse o fascínio que a marca exerce. Fascínio esse que eu não entendo, pra falar a verdade acho bem infantil, mas quando você é uma pessoa que pode comprar tudo talvez faça sentido desejar algo que não te deixem comprar.
birkin2
De volta pro livro, a reviravolta: Michael descobre como conseguir uma Birkin! Ele desenvolve um método que ‘dobra’ os vendedores e assim começa a vender as bolsas para seus clientes do eBay e garantir lucros incríveis com apenas uma bolsa. Ele passa a entender cada vez mais sobre a marca, vai a leilões, consegue até uma Birkin feita por encomenda para uma cliente especial… Até que a Hermès o descobre.

O livro é bem legal pra quem gosta de moda, a história é divertida, leve e o fato de ser real torna tudo mais interessante. No meio do livro tem fotos de Michael e os amigos que ele cita no texto, assim como alguns exemplos das bolsas que ele conseguiu e revendeu ao longo de sua carreira como vendedor de Birkins. Eu só fico curiosa pra saber se o método dele ainda daria certo nas lojas, hehehe! Pena que meu limite de cartão não me permite testar, hahahaha!

42 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1.     19/12/2013 - 09h50

    Fiquei na vontade de ler…

    >>>>>>>> Mulherada, venham conhecer a loja mais descolada de T-Shirts: http://www.PISAICO.com.br <<<<<<<

  2. Simone    19/12/2013 - 09h57

    Aprecio muito o seu modo de escrever: é uma linguagem límpida e envolvente. Desde que comecei a acompanhar o blog, em 2010, sinto um anseio enorme em entrar no “Chata de Galocha” diariamente para ver se há alguma postagem nova (um vício!). De todas as blogueiras que acompanho, você é a que mais me encanta com seu profissionalismo e perfeccionismo.

    • Ana Paula    19/12/2013 - 11h05

      super concordo!
      a Lu tem um cuidado nas imagens, na hora de montar o post, na escrita.
      É o blog em que eu mais visito

  3. […] post Eu Li: Como Entrei na Lista Negra da Hermès apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu […]

  4. Nadja Pereira    19/12/2013 - 10h27

    Tem uma cena BEM divertida da Samantha, em Sex and The City, sobre a Hérmes. Ela usa o nome da Lucy Liu para conseguir a bolsa e consegue com uma certa facilidade, mas acho que a realidade é bem diferente. :)

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h24

      Gente, não lembro disso!! Hahah, vou procurar =D

  5. Mari    19/12/2013 - 10h29

    Fiquei curiosa! Nem sabia q era difícil de comprar, achei q era uma bolsa cara “normal”. Só a própria Jane Birkin q deve conseguir as dela fácil (será?).

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h24

      A Jane é tão low profile que se bobear nem liga pra bolsa, kkk!

  6. […] post Eu Li: Como Entrei na Lista Negra da Hermès apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu […]

  7. Carol Claudino    19/12/2013 - 10h59

    Acho que só vendo o título do livro não me interessaria muito em ler, mas agora tô morrendo de vontade!!! Hahahahaa… Bjus!!

  8. Francine    19/12/2013 - 11h00

    Nossa! Parabéns! Gosto de Posts seus assim! Sendo você! Sem merchan, publi!! Faça mais textos assim.. dá gosto de ler ele todo e mais de uma vez!

  9. Nathália    19/12/2013 - 11h23

    Fico pensando o que de tãoooo especial essa bolsa tem pra já custar esse tanto.
    Tudo bem que o modo de produção, o couro, a marca e blá blá blá… tudo conta para o preço de uma bolsa!
    Ela é LINDA e objeto de desejo, mas acho que atendimento é o que mais me cativa e me faz querer comprar uma marca…

    Então, ver isso na Hermès, realmente desanima… Uma vez fui experimentar um daqueles chinelinhos com o H numa loja em Vegas, as vendedoras nem olham na nossa cara! Deprimente!

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h27

      É, então, é uma marca que não me atrai tanto. O estilo é muito careta pro meu gosto e a impressão que eu tenho é que as pessoas compram só pq td mundo sabe que é caro… Tem marcas mais interessantes no mesmo nível, mas sempre tem quem goste do clássico né?

  10. Aline Campos    19/12/2013 - 11h24

    Esse ano mesmo, li diversas materias falando sobre a facilidade na compra… inclusive uma vendedora falando q era tudo balela, mas que é mais facil conseguir fora. Andei pesquisando esse ano… um presente futuro pra mim (30 anos não se faz todo dia)… hahahahahaha ainda me sobram 3 anos… da ate pra encarar uma possivel “fila”. :D
    A vendedora disse unica lista é de fato para as edições especiais… mas isso em Paris né… enfim, vai saber. :D

    Bjuxxxx

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h29

      Aline, lê o livro!!! Hahaha, vc vai poder testar o método dele!! Na loja que eu fui as meninas conseguiram ver uma bolsa, mas daquele modelo mais barato, com partes em lona sabe? Nada de Kellys ou Birkins =/

  11. Luiza    19/12/2013 - 11h40

    Nossa, fiquei curiosa pra saber qual o “método” dele hahaha e no fim das contas, a Hermes o descobre e…? Ele chega a ser preso, sei lá? Adorei a dica!

  12. Talita    19/12/2013 - 11h49

    E assim esse tal de Michael fez fortuna graças à Hermès. Depois de tudo que ganhou com as revendas ainda lança esse livro para lucrar mais em cima da marca. Muito esperto. Mas tá certo, a Hermès tb foi “esperta” de criar um produto quase impossível de comprar pois só por isso essas bolsas valem esses preços exorbitantes. Cada um enriquece do jeito que consegue. Só preciso achar minha maneira. Kkk.

  13. Paulete    19/12/2013 - 11h58

    No que depender de mim, marcas assim irão à falência. Mas eu sou uma reles mortal…

  14. Duda Kiame    19/12/2013 - 13h12

    Oiiie!
    Pelo título, eu achei que seria mais um daqueles clichês de livros de moda, mas não é!! Fiquei super me coçando para ler kkk já está na minha lista de livros para ler!
    Um beijo,
    Duda Kiame
    Elfos Urbanos

  15. Mariana D.    19/12/2013 - 13h54

    “quando você é uma pessoa que pode comprar tudo talvez faça sentido desejar algo que não te deixem comprar.” Faz todo sentido! Aliás, esse só pode ser o único sentido kkk

  16. Brenda Costa    19/12/2013 - 13h56

    Eu quero uma Birkin bubu :(
    HAHAHAHA
    Depois dessa fiquei louca para ler esse livro,
    vou comprar sábado mesmo *—-*
    Adorie o post Lu, adorei o jeito que você escreveu

    Beijos
    http://sonhandoacordada.com/

  17. Bettie - Pin up That Girl    19/12/2013 - 14h01

    Olá Lu,

    Amo livros! Fiquei super interessada em ler esse livro! Vou colocar na minha lista, já tenho 7 livros para ler só lá em casa (rs).

    Uma super dica para dá de presente para sua amiga, mãe, tia, ou qualquer mulher moderna, antenada e que goste de manter o ritmo, mas sem perder a pose são os produtos That Girl. A gente tem um mundo de opções super interessantes que vão te deixar ou deixar a pessoa ainda mais bonita e facilitar sua vida e agora tudo com 20% de desconto. Código vale-presente: QPVTDYYTEN

    Um grande beijo,
    Bettie – Pin up That Girl
    http://www.thatgirl.com.br

  18. Carol Couto    19/12/2013 - 14h52

    Se fosse assim realmente tão difícil comprar uma bolsa dessas não teria um monte de peruetes se desfazendo delas no site Peguei o Bode. Sempre tem Birkin pra vender lá.

  19. Mi Vargas    19/12/2013 - 14h54

    Tô adorando as dicas de leitura :) será que você já falou muito nesse post ou ainda vale a pena ler?

    Quero mais dicas! HAHAH!

  20. Daniele    19/12/2013 - 15h13

    Adorei a dica, olhando a capa não dava nada, mas gostei da sinopse e fiquei curiosa pra ler, gosto de livros divertidos, vou procurar pra comprar , ah to gostando bastante dessa tag.

  21. Jô Nascimento    19/12/2013 - 18h38

    Nossa Lu, adorei a dica!Quero ler com certeza! Fiquei é pensando nesse monte de Hermès que aparecem pela blogosfera. Será que todo mundo entrou na fila? Hehehehehe.
    Super beijo!

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h30

      Às vezes elas usam o método!! Hahaha =D

  22. Cristina    19/12/2013 - 19h30

    Eu nao entendo como as pessoas continuam gostando de Hermes… Trabalho numa loja nos Champs Elysees em Paris e ha pouco tempo tive a oportunidade de ver um video veridico passado numa loja da Hermes e fiquei chocada… A empregada estava mastigando uma chiclete enquando falava com o cliente, sem falar na festa entre os proprios funcionarios… Isto num ambiente luxo… Enfim…Marcas com atidudes como esta vao continuar existindo…

    Ah e adoro ler o seu blog aqui do outro lado do Atlantico! :)) Beijo grande

  23. Nayara Pontes    19/12/2013 - 21h34

    Genteeee como assim ‘tratam mal?’ Não considero isso uma forma de venda :/
    Mas o livro parece ser bem interessante mesmo, adorei Luuu Bj!

  24. Taiza    20/12/2013 - 09h34

    Achei muito curioso o fato de as pessoas ficarem esperando por uma coisa, sabendo que serão mal tratadas na loja… eu não cogito dar este valor numa bolsa, seja ela qual for, e muito menos pra ser mal tratada. Não dá mesmo pra entender.

  25. Hevelyn    20/12/2013 - 11h22

    Li esse spoiler todinho e fiquei super afim de ler esse livro. Que máximo a história! <3

    http://www.detudoumtanto.com

  26. Jéssica Oliveira    20/12/2013 - 13h03

    Lu é interessante a história do livro, tenho a imprenssão de ser aqueles livros que te prendem até o final. Mas o fato de os funcionários da loja te tratarem mal para vc nao comprar um produto deles beira o absurdo!!! Tem bom senso pra tudo ne?!

  27. Debora Gobor    21/12/2013 - 12h17

    Lu… li seu texto, e ai entrei no blog da thassia, ver os posts… me deparo com o look do dia dela… COM UMA HERMES! hahaha vc viu? http://www.blogdathassia.com.br/br/wp-content/uploads/2013/12/ThassiaNaves_porDiverte-72.jpg

    r$r$r$ ahuahuahuu aAAAAH o dia que eu puder comprar uma! Certeza que ela comprou né?
    beijos!

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 13h31

      Ela tem uma mini coleção =) Poderosa!!

  28. Monica    21/12/2013 - 16h17

    Lu,
    Moro em Berlin. E acho que aqui eh um pouco differente , não senti nunca por parte dos vendedore qualquer tipo de desprezo! Ao contrario sempre fui bem atendida la, e me mostraram sim a bolsa que eu queria, so não tinha na cor que eu queria ,por isso não levei mas deixei meu telefone e por incrivel que pareca eles me ligaram dizendo que a bolsa estava na loja e que se ainda quisesse poderia ir la buscar! Bjs!!

    • Lu Ferreira    21/12/2013 - 20h22

      Monica, a loja que eu visitei era em Londres. Não é que fui maltratada, mas é só que os vendedores não fazem muita questão, não são solícitos e simpáticos como costumam ser em outras marcas, sabe? Estranhei a diferença! Bjs!

  29. Monica    22/12/2013 - 09h48

    Sim Lu acho que depende muito tambem do vendedor que te atende, mas ja ouvi de varias pessoas que eles sao super antipaticos e que muitas vezes tem a bolsa na loja e eles simplesmente não vendem dizendo que não tem! Mas sinceramente acho que tem gente que quer comprar simplesmente pra ter a marca por questao de status,e não por realmente gostar ! E tambem acho que tem muitas grifes legais com coisas muito mais bonitas ! Bjs!!!!

  30. mirella    23/12/2013 - 07h57

    So mesmo as bloguetes brasileiras que conseguem fazer colecao…..vai saber ….

  31. Andrezza    26/12/2013 - 22h55

    Fico pensando nesse tanto de bloguete que desfila Birkin por ai… tuuuudo “from chinatown”! kkkkkkk adorei a resenha, Lú!

  32. Thaís    05/01/2014 - 01h56

    Ei Lu, li essa resenha assim que você postou e saí louca atrás desse livro, acho que ele é tão difícil de conseguir quanto a bolsa da Hermés. hahaha
    Sou de BH tbm, você o comprou por onde? Porque não acho de jeito nenhum, nem nas livrarias, nem na internet!
    Obrigada, e um beijo.

  33. Natália Gerhard    29/04/2014 - 21h17

    Gostei da dica! Parece ser gostoso e leve de ler.

Mais sobre Lifestyle