Carregando...
Escócia,Europa,Glasgow,Viagem

4 lugares para conhecer em Glasgow

09.04.2014
Lu Ferreira

Minha viagem com o Visit Britain me levou até um lugar que eu nunca havia pensado em conhecer, a Escócia. Confesso que antes de ir era Glasgow que me deixava mais animada para a viagem, afinal conheço Londres muito bem (descobri nessa viagem que melhor do que eu imaginava, heheh) e a ideia de conhecer um lugar novo, sobre o qual não tinha nenhuma expectativa, era muito animadora.
Já comentei em outros posts que amei Glasgow e as pessoas de lá, fiquei com vontade de conhecer outras áreas do país e também de sair do meu roteiro basicão de sempre, vamos ver pra onde vou inventar de ir numa próxima oportunidade, heheh! Até lá, vim mostrar 4 lugares legais pra conhecer em Glasgow. Vem comigo:
glasgow3
Quando vi no roteiro que visitaríamos a Escola de Arte de Glasgow, projeto de Charles Rennie Mackintosh, fiquei bem animada. Lembrava de Mackintosh das aulas de história do design que tive durante a faculdade e achei que poderia ser interessante conhecer mais a respeito dele. Eu só não esperava descobrir na minha primeira parada na cidade que tenho um pedaço de Glasgow tatuado em mim!

Quando paramos em frente a essa porta da primeira foto, com o vitral de rosas, não consegui esconder a minha surpresa. Quando fiz essa tatuagem pesquisei referências na internet de rosas com traços dos meus movimentos de design favoritos, o art deco e o nouveau. Lembro que encontrei a imagem de um vitral e adaptei o desenho, e quando bati o olho tive certeza de que minha tatuagem foi inspirada na obra dele, sempre povoada de vitrais com rosas nos mais diversos formatos. Acho que eu posso ter gostado mais da cidade por conta disso, vocês sabem que essa tattoo foi feita num momento especial (é uma homenagem aos meus avós) e ver esse símbolo tão importante pra mim estampado pela cidade me fazia sorrir o tempo todo.

Coincidências à parte, o tour pela escola foi ótimo porque vamos conhecendo os espaços e entendendo melhor qual o pensamento do arquiteto ao projetar cada um, e isso é sempre interessante pra quem tem um pé nessa área. No final uma mostra com algumas das peças de mobiliário projetadas por ele e uma lojinha de enlouquecer =)
Glasgow School of Art – 167 Renfrew St

glasgow4

Outra construção de Glasgow que marcou a visita foi a catedral, o prédio mais antigo da cidade. Datada de antes do século 12, o lugar impressiona desde a entrada. A Escócia é um país cinza, o sol raramente dá as caras por lá (curiosamente, 2 dos dias em que estive lá estavam ensolarados, todos comentavam o quanto aquilo era raro!), e a entrada da catedral parece um cenário de filme. Um cemitério antigo logo ao lado, como toda igreja antiga, árvores retorcidas e a contrução imponente, é impressionante.

O interior da catedral também impressiona. A arquitetura gótica e os vitrais fazem do lugar um programa marcante, e é divertido ver o local onde a rainha se acomoda para as celebrações por lá e os vários andares da Catedral. Vale a visita!
Glasgow Cathedral – Castle St
glasgow2

De um prédio antigo para um super moderno, chegamos ao Riverside Museum. Logo de fora o local impressiona, o projeto do museu é de Zaha Hadid, arquiteta iraniana que até já assinou um modelo em parceria com a Melissa. O prédio é interessante do lado de fora e muito divertido por dentro!

A ideia era ser apenas um museu dos transportes, mas eles foram além e ali você encontra desden exemplares de carros, trens e etc até roupas e objetos que fazem parte da história do país. A parte mais divertida é Old Street, uma reprodução de uma rua antiga com suas lojas. Dá pra tirar uma foto com o fotógrafo antigo, entrar nas lojas, pegar um metrô… Muito legal, criança estavam a mil nesse lugar!
Riverside Museum – 100 Pointhouse Rd
glasgow

E por fim, meu lugar favorito, a última parada no nosso roteiro. Fomos até a House for an Art Lover, mais um espaço projetado por Mackintosh. Esse projeto só virou realidade muitos anos após a morte do arquiteto, e hoje é um espaço para eventos que abriga um restaurante e uma loja. O mais encantador no lugar é o contraste das duas alas: uma extremamente escura e sombria e a outra super clara, iluminada. Essa sala branca é uma das mais lindas que já vi na vida, queria ter uma boa desculpa para fazer uma festa na Escócia!
É um lugar legal pra almoçar e passar parte da tarde os jardins também são lindos e o restaurante é super agradável.
House for an Art Lover – Bellahouston Park, 10 Dumbreck Rd

Como já disse, adorei a Escócia e desconfio que qualquer arquiteto ou designer vá curtir a visita a Glasgow! Alguém já esteve lá? Alguma dica pra quem está pensando em ir?

visitbritain

15 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1.     09/04/2014 - 08h34

    Amei os vestidinhos…

    >>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!

  2. Ana Luiza    09/04/2014 - 09h38

    Lu, se você curtiu Glasgow, vai amar Edimburgo!
    É meu lugar favorito na Escócia e um dos top 3 na Europa! rs
    Beijos

  3. Giovanna    09/04/2014 - 10h12

    Lu, não conhecia Glasgow… Mas me encantou suas fotos e dicas!! Vou procurar saber mais sobre!! :)

  4. Mih Oliveira    09/04/2014 - 14h51

    Uau! Um mais lindo que o outro! Quero ir em todos. <3

  5. Claudia    09/04/2014 - 15h22

    Moro na Alemanha há mais de 22 anos e estive uma vez em Glasgow quando meu filho morou 9 meses lá estudando na lindíssima Universidade! Conhecí os arredores, castelos – tudo muuuuito lindo! Tudo o que você mostrou vale, realmente, ser visto!

  6. Claudia Miguel Romstad    09/04/2014 - 17h50

    Fiquei encantada para conhecer!!

  7. Ingrid Luiggi    09/04/2014 - 18h40

    Se tiver oportunidade de voltar a Escócia vá a Edimburgh e também para o norte do país. Fui até Inverness e de lá fui conhecer o Lago Ness e a região é muito bonita! Vale a pena mesmo!
    Não conheço Glasgow mas fiquei com vontade! Boas dicas! ;)

  8. Livia    09/04/2014 - 21h28

    Coração bateu mais forte quando vi o post, estou para fazer um teste do ciencias sem fronteiras, e uma das faculdades escolhidas fica na cidades de Glasgow, já não basta a ansiedade para fazer a prova, e leio isso tudo ainda, parecem sinais dizendo que vou conseguir. Nossa não vejo a hora de colocar meus pezinhos lá e conhecer toda essa arquitetura.

  9. Bruna    10/04/2014 - 04h03

    Oi, Lu

    Já faz um tempinho que acompanho o teu blog, mas essa é a primeira vez que comento. Morei em Edimburgo por quase 2 anos (motivo que me fez criar um blog) e sou suspeita em falar qualquer coisa sobre a Escócia, pois gostei muuuuito desse pais.

    Estive em Glasgow duas vezes e sempre preferi Edimburgo. Daqui uns meses vou novamente pra lá e por isso to pegando dicas. Dessa vez vou ficar 5 dias em Glasgow, vamos ver se mudo de opinião.

    Ah, eu vi as tuas fotos no instagram e a primeira coisa que pensei: “Nossa, que sortuda, pegou sol todos os dias na Escócia hahaha” =DD

  10. Bianca Duarte    11/04/2014 - 09h55

    Minha dica: Quando chegar em Glasgow, vá para a estação de trem mais próxima e compre um ticket para Edimburgo! heheheh. Piadas a parte, quando fui pra Glasgow estava chovendo muito, quase não deu para fazer os passeios ao ar livre que eu estava querendo. A cidade em si é grande mas achei meio parecida como qualquer outra do UK (moro aqui, então deve ser por isso que não fiquei tãão animada). Mas os lugares que eu recomendo visitar é a Universidade de Glasgow e obrigatoriamente o Kelvingrove Art Gallery and Museum, hehe.
    Enfim, da próxima vez não deixe de ir à Edimburgo e aproveite e vá conhecer as Highlands…aí você vai começar a se perguntar porque só visitava Londres toda vez que vinha para o Reino Unido :P
    Beijos!

  11. Mayara Marins    11/04/2014 - 20h05

    Amei Glasgow School Of Art e o Riverside Museum *-* Visitaria todos, mas esses foram os meus favoritos. :)

    Xx.

    http://loucalegalmente.blogspot.com.br/

  12. Paty    15/04/2014 - 18h41

    Boas dicas Lu! Nunca pensei em visitar Glasgow antes…

    Bjos

  13. aline    28/04/2014 - 15h56

    Morei um Glasgow por um ano e posso contar nos dedos os dias de sol! Eh um lugar maravilhoso, não só a parte perto da Universidade de Glasgow, mas o centro, o Rio strathclyde, os pubs, etc. Edimburgh consegue ser ainda mais linda! Adorei esse post, consegui matar um pouquinho de saudade! bjs!

    • Josmar Peixe    24/02/2015 - 11h35

      Aline, você que morou lá, qual seria o melhor bairro para se morar com esposa e filha( 4 meses )? Melhor casa ou apartamento?
      Abs e obrigado

  14. CAROLINE    01/03/2017 - 11h42

    me encantei por Glasgow e a culpa é sua! :)
    vc sabe me dizer se a entrada dos museus são pagas? E qual a média do valor?
    obrigada!

Mais sobre Escócia