Carregando...
Beleza

É tudo mentira: oito mitos de beleza pra esquecer agora!

01.12.2015
Izabella Figueiredo

mitosQuem nunca acreditou em algo por muito tempo e depois acabou descobrindo que aquilo era uma grande bobagem? Na área da beleza o que não falta são mitos e regras meio bobinhas. Eu, por exemplo, sempre acreditei que o xampu parasse de fazer efeito depois de um tempo e achava também que usar batonzão e olho escuro na mesma produção ficaria over – isso sem ao menos tentar. Pra tentar desencanar de algumas dúvidas (que podem ser suas também), conversei com alguns profissionais que me deram explicações científicas ou conseguiram me deixar mais tranquila em relação às minhas escolhas:

O sal do xampu agride os cabelos.
O sal, na forma de cloreto de sódio, só serve para engrossar a fórmula do xampu e é usado em uma concentração muito pequena, por isso não causa nenhum dano aos fios. Quem me contou isso foi a Sonia Corazza, pesquisadora científica especializada em Cosmetologia.

Olho tudo, boca nada. E vice versa.
Já foi o tempo das regras de make, já que se produzir para seguir uma tendência pode ser uma grande enrascada. “Tudo vale, desde que exista um bom senso”, explicou a maquiadora Laura Torres.

 O cabelo acostuma com o xampu, por isso ele pára de fazer efeito.
Para entender isso é preciso um pouquinho de esforço, mas vamos lá: “O que acontece é que o fio de cabelo é uma superfície reativa, então o uso de qualquer substância de forma contínua vai causar mudança no estado original do fio e dessa maneira gera outra necessidade de produto depois de algum tempo”, explicou Sonia Corazza. Sacou?

Maquiagem boa é maquiagem cara.
Mito total. Antes de classificar um produto e/ou marca é preciso pesquisar e testar já que cada pessoa se adapta melhor a cada produto. “Tenho produtos de várias marcas na minha maleta, inclusive alguns bem baratinhos. O importante não é gastar muito, e sim saber escolher”, contou Laura Torres.

Dá pra acabar com a celulite usando creminhos.
Um dos maiores desafios na dermatologia estética ainda é a celulite, me contou a dermatologista Luiza Ottoni, bem chateada. Já que a danada ocorre bem abaixo da superfície da pele, não faz muito sentido mesmo. “Os cremes de uso tópico não vão chegar nem perto da raiz do problema. No caso, tratamentos como drenagem linfática são mais eficazes“, esclareceu a doutora.

O corretivo utilizado na área dos olhos deve ser mais claro que o tom da pele.
O corretivo deve ter o mesmo tom da pele, a maquiadora Laura deixou bem claro. “O corretivo mais claro não esconde as olheiras e pode até deixar a região acinzentada ou dar aquela linha branca embaixo dos olhos e que vemos em muitas fotos”, atentou.

Ruivas não ficam bem de batom vermelho
Essa ideia tá ultrapassada, já que cada um pode (e deve) usar o que lhe convém.  Laura disse, inclusive, que o combo “pele clarinha + bocão” é super tendência nas festas e passarelas. O que ela sugere para as ruivas que querem arrasar no vermelhão é abusar das sombras mais neutras para criar um visual mais harmônico.

Tratando-se de cosméticos, tudo que é natural é melhor.
Não é sempre assim. Ingredientes naturais tendem a vencer mais rápido do que os sintéticos e usar produtos com validade vencida pode gerar infecções. “Na dermatologia, os melhores ativos são desenvolvidos em laboratório para termos melhor estabilidade química e menor chance de irritação”, explicou Luiza Ottoni. Então na alimentação prefira os naturebas, mas na hora de escolher seus cosméticos, considere os industrializados.

E você, ainda acredita em algum mito de beleza?

14 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Beatriz Aguiar    01/12/2015 - 14h19

    Que post incrivel!
    Sempre achei que xampu com sal fazia mal para os fios…
    E engraçado que sempre fui contra esse negócio de boca nada olho tudo.. A gente usa o que quer poxa! E nada que um olho bem feito e uma boca marcada, amo!

  2. Willianne    01/12/2015 - 19h37

    Amei as dicas..
    Sei que vocês estão curtindo a chegada da Bia, mas senti tanta falta do vídeo de domingo sobre a semana 38. Estou grávida de 29 semanas e super ansiosa para chegada do meu Carlos Antônio.

  3. Babi Almeida    01/12/2015 - 19h54

    Ai, adorei o post! Eu ainda acredito em cremes antirrugas! Hahahah! São mito também ou funcionam?
    Já conversei com dermatos amigas e o tema é tãããão controverso.. mas pelo sim pelo não prefiro continuar usando! rs!

  4. Bárbara    01/12/2015 - 21h34

    Muito bom esse post. Nunca concordei com esses mitos. Shampoo Aussie, por exemplo, contém sal na fórmula e deixa o cabelo lindo.

  5. Lady Cat    01/12/2015 - 22h48

    Quantos desses mitos eu já ouvi e acreditei…

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  6. Soninha    02/12/2015 - 01h22

    POSTO TOP, Izabella !
    Parabéns e obrigada por sanar minhas dúvidas.
    Amei !
    bjs

  7. Dani    02/12/2015 - 08h10

    Adoro esse blog, sempre tão rico em conteúdo, mas achei esse post estranho.

    Mitos de beleza só são mitos porque são questões controversas, sobre as quais existem opiniões diversas.

    Acho estranho que, consultando a opinião de apenas um “especialista” em cada tópico, alguém tenha a audácia de dizer que está “desvendando” um mito, quando na verdade está apenas expondo mais uma versão da verdade sobre o tema.

    Além disso, achei meio contraditório dizer no segundo item que vale usar make olho tudo + boca tudo e logo abaixo sugerir às ruivas que, ao usarem batom vermelho, apostem em sombras neutras, para que tudo fique mais harmônico. Ou então dizer que creminhos não resolvem em nada a celulite, quando muitos especialistas já apontaram que a rotina de passar cremes contribui sim, até mesmo pelo fato de que, assim, massageia-se frequentemente a área e mantem-se ela hidratada.

    Enfim, é só minha opinião, parabéns pelo sucesso do blog.

  8. Tamy    02/12/2015 - 08h38

    Amei!!!

    Acho engraçado essas afirmações que não tem sentido (especialmente na área química, que é a minha) adquirirem status de verdades absolutas por todos…. o famoso shampoo sem sal ganhou uma relevância totalmente sem sentido.

    obrigada por se juntar ao time das que vão contra a maré.. =)

    Adoro suas postagens com fatos, comprovações e estudos!

  9. Elise    02/12/2015 - 13h54

    Adorei o post! Sou farmacêutica e bioquímica e luto para desvendar estes mitos de beleza e fitness!!

  10. Mariana Vieira    02/12/2015 - 18h02

    Eu leio muito sobre as técnicas de Low e No Poo. E dizem que os shampoos com sal podem agredir sim. Pois o shampoo com sal ele limpa MESMO! Ou seja… limpa até o que não deveria. Por isso agride.
    Depois que parei de usar shampoo com sal, com sulfatos Parafina liquida oleo mineral e petrolatos meu cabelo melhorou e muito. Não tem mais porosidade, frizz e nem ressecamento. Estou amando….
    Como não sou especialista não tenho como afirmar rs… Só sei que não usar mais me fez muito bom! :D

    Em relação as outras coisas concordo plenamente com tudo rs! ;)

    • Elaine    06/12/2015 - 09h17

      Pois é, comecei a usar shampoo tipo low (sem dulfato) e achei que deu uma melhorada no aspecto do cabelo que ficou menos ressecado

  11. Julia    03/12/2015 - 13h00

    Adoorei o post, e oq eu mais gostei foi sobre as ruivas sou ruiva natural e sempre escuto que nao posso usar batom vermelho, mais fica lindo o batom combina com o meu tipo de cabelo! Obrigada por desmentir essa farça, bjinhos lu, um beijo pra Bia <3

  12. BrunaNG    03/12/2015 - 13h23

    se para comer o bom são os naturebas, pq para a pele (que eh o nosso maior órgão) não é recomendado? A justificativa eh só a validade?? fraco argumento. Inclusive a chance de um cosmetico natureba nao dar alergias é exponencialmente maior do que um industrializado, entupido de conservantes, corantes e aromas artificiais. Amos os cosméticos naturais, organicos, veganos, nao testados em animais… do que usar um monte de componente químico, que não dá nem para sonhar o q há dentro do potinho.

    • Elaine    06/12/2015 - 09h21

      Também achei fraco esse argumento da validade do produto natural.

Tão legal conseguir usar peças antiguinhas de um jeito novo, né? Não usava o short do look de ontem há quase 3 anos!! Os óculos são da @quayaustralia, colares @montecarlojoias e jaqueta @shoulderoficial #ootd #style
Mais sobre Beleza