Gastronomia, O Chef e a Chata

Moussaka (lasanha grega) – O Chef e a Chata

moussaka
Uma das melhores viagens que já fiz na vida foi para a Grécia, na nossa lua de mel. Não apenas o lugar é lindo e os gregos ultra simpáticos, mas a comida também é maravilhosa! Tenho ótimas lembranças dos pratos que provei por lá, e essa semana trazemos uma receita inspirada no país com sugestão para o dia das mães: Moussaka! O prato é super tradicional por lá e me surpreendeu: eu nem sou fã de beringela e acabei repetindo no dia que fizemos! Moussaka é uma espécie de lasanha de beringela, mas com um detalhe que deixa o prato muito mais saboroso… Vem ver:

Ingredientes:

2 berinjelas grandes
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
600 g de carne moída
4 tomates maduros sem pele e sem sementes picados
250 ml (1 xícara) de chá de vinho tinto seco
2 ovos (claras e gemas separadas)
200 g de queijo parmesão ralado
500 ml (2 xícaras) de leite integral
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
sal
pimenta do reino
canela em pó
noz moscada
azeite

moussaka2
Preparo:

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. Tempere com sal e deixe-as escorrendo em uma peneira por uns 20-30 minutos, enquanto prepara a carne e o molho branco.
Doure a cebola em azeite. Adicione o alho e, logo em seguida, a carne. Refogue por uns 2-3 minutos e junte os tomates, o vinho e tempere tudo com sal, pimenta do reino, noz moscada e canela. Deixe cozinhando até ficar uma mistura bem cremosa, mas sem muito líquido. Desligue o fogo e adicione as claras, misturando bem. Reserve.
Prepare o molho branco: Aqueça o leite, sem ferver, numa leiteira ou panelinha. Coloque a manteiga e a farinha numa outra panela e leve a fogo médio para que a manteiga derreta e a mistura doure. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo bastante para a mistura não empelotar. Assim que ferver e engrossar, desligue e adicione as gemas e metade do queijo ralado, misturando vigorosamente para ficar bem homogêneo. Reserve.
Aqueça azeite numa frigideira e grelhe as fatias de berinjela dos dois lados.
Faça a montagem: Faça uma camada de carne moída no fundo. Cubra com uma de berinjela. Vá intercalando camadas, até que a última seja de berinjela. Cubra tudo com o molho branco, salpique a outra metade do queijo parmesão e leve ao forno a 240ºC para gratinar, cerca de 20 minutos. Sirva a seguir. Se quiser deixar a prato pronto no dia anterior, cubra com filme plástico e deixe na geladeira o prato montado antes de assar, levando ao forno cerca de 30 a 40 minutos antes de servir. Rende cerca de 6 porções.

moussaka3

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

Comentários:
  1. por Carolina Zanchetta
    em 05.05.2016 às 17:51

    Sugestão: para pessoas que, como eu, não conseguem assistir o vídeo no serviço (hehehhe) vale e pena postar uma foto da comida/prato/torta/bolo…. por dentro!!! fico curiosa e não sei o resultado final!! Bjos

  2. por Marina
    em 05.05.2016 às 22:39

    Lu
    Canela na carne moída e´tudooooo de bom.
    Na receita da Kafta libanesa vai canela e é o que deixa super diferente e ninguém entende pq tá tão gostoso!

    Beijos, Marina.

  3. por Monique
    em 06.05.2016 às 10:52

    Lu, na próxima vez, posta foto do prato por dentro! Beijo

  4. por julia
    em 06.05.2016 às 16:51

    Lu, adoro as receitas de vocês. Sempre tento reproduzir em casa. Mas essas últimas estão um pouco confusas. Sei que nao precisa ser necessariamente didático, mas gostava quando era feito o passo a passo mais certinho.
    Se puderem, sugiro que nas próximas aproximem ou tenham fotos que mostre o resultado final dos pratos, com o corte e o interior. Só assim pra gente ver se acertou realmente. Grande beijo!

  5. por Gisele
    em 10.05.2016 às 00:10

    Que receita maravilhosa. Com certeza vai ser feita na próxima reunião em família.
    PS: Vocês dois são ótimos, que sintonia. Seus lindos!

  6. por Polliana
    em 10.05.2016 às 10:39

    Parece delicioso, vou tentar fazer. Deu água na boca. beijos

  7. por Daniella Martins
    em 12.05.2016 às 11:17

    Lu, preciso muito de uma dica…
    Queria saber que tipo de vinho combina com a Moussaka, ou que bebida?

    Me ajuda por favor… Quero fazer pra um jantarzinho especial…

    Bjuxxx Ah eu adoro o Chata….

  8. por Fêh Zenatto
    em 13.05.2016 às 22:33

    Lu, salivei com essa receita! Deve ficar muito deliciosa!
    E achei super curioso porque eu também era assim com cebola. Nunca gostei, obrigava minha mãe a não colocar nas comidas ou separava de tudo. Depois que casei, meu marido não dispensa e me propôs o desafio de começar a gostar e hoje, não faço comida sem. Ele frita bastante ou, quando ela é crua – como em pizza – coloca na água fervendo pra tirar a acidez. Fica ótimo!

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

Post AnteriorPróximo Post