Carregando...
Lifestyle

Organizando a vida financeira!

02.02.2017
Lu Ferreira


Ano passado li um livro que mudou minha maneira de pensar minha vida financeira. Na verdade, um livro que me fez começar a pensar na tal vida financeira, hahah! Nunca fui boa com números e por isso evitava esse assunto ao máximo, mas venho me interessando cada vez mais e tenho tentado controlar gastos e organizar essa parte da vida. Vim dividir alguns dos meus grifos do livro que andam me ajudando, quem sabe ajuda por aí também, né?

1- O que sai da minha conta agrega à minha vida? Os meus gastos refletem os meus objetivos ou atrapalham a realização dos meus sonhos?
Eu sempre fui a rainha das compras bobas. Adoro comprar, e mesmo que nunca tenha ficado em apuros por conta disso (nunca fiquei devendo ou deixei de pagar as contas, hahah), sei que meu dinheiro poderia estar sendo usado para coisas mais importantes do que mais um par de sapatos (que vai se juntar aos 6576258 mil que já tenho).

2- Não cair na armadilha do “Eu mereço”.
O slogan mental do eu mereço é parente muito próximo da armadilha mental que nos leva a crer que alguém vai cuidar de nós. Alguém vai controlar os gastos por nós, fazer contas por nós. planejar por nós. O que nós merecemos é mudar esse padrão mental. Sempre pensava “ah, mas eu trabalho tanto, mereço esse vestido”, e aí de vestido em vestido os objetivos maiores vão ficando cada vez mais longe.

3- Minhas despesas são feitas de maneira consciente?
Muitas vezes gastamos sem nem pensar direito e esse gasto pode ser eliminado. Tem uma frase que é a cara do meu 2017: Não dá pra mudar tudo sem mudar nada. Estou naquelas de revisar tudo e sair mudando tudo que estava atrapalhando e pode ser melhorado.

4- A recompensa imediata de compra é ilusória.
Comprar costuma gerar uma sensação de euforia e quem gasta sem controle sabe que aquilo não traz alegria de verdade. Para combater gastos impulsivos o primeiro passo é ter consciência dessa mania de buscar a recompensa imediata. Antes de comprar qualquer coisa, um sapato, uma maquiagem, um carro, pare e se questione: Preciso mesmo desse objeto? E se preciso, preciso nesse momento? Esse segundo questionamento é o que mais tem me ajudado! Porque sim, às vezes existe uma necessidade, mas ela não precisa ser atendida imediatamente, né? Sempre fui muito impulsiva e isso tem me freado um pouco.

5- É importante saber quanto se ganha e quanto se gasta.
E o último ponto é o que eu preciso implementar na minha vida: encontrar uma planilha/aplicativo/caderninho pra chamar de meu e anotar tuuuudo, e assim entender pra onde vai o dinheiro e onde posso mexer. É meu dever de casa desse ano.

O livro que me fez começar a prestar atenção nisso é o Ganhar, Gastar, Investir, da Denise Damiani, que recomendo a leitura. Se você conhece algum livro ou ferramenta que te ajuda a controlar sua vida financeira conta aqui nos comentários?

32 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ana Paula Lima    02/02/2017 - 12h09

    Que bacana Lu, é sempre bom mudar e rever comportamentos. Eu uso um app que chama Minhas Economias, la eu anoto tudo que gasto, tudo que ganho. É otimo, todo organizado, pode criar abas e tem até um gráfico pra auxiliar o entendimento de onde seu dinheiro está sendo gasto. É um app de celular o que facilita no dia-a-dia. Boa sorte nessa nova jornada :)

  2. Janaína Curi    02/02/2017 - 13h15

    Lu, lá em casa educação financeira começou cedo – eu fazia planilha pra justificar a mesada que ganhava aos 15 anos de idade haha
    Mas enfim, ultimamente eu tenho usado o Guia Bolso, pela praticidade de ter sempre a mão no celular e pelo fato de ficar sincronizado com a conta bancária.
    Também é legal porque ele permite categorizar gastos, desde que você o alimente com alguma frequência.
    Pra quem tá começando a controlar eu super indico, porque ele dá um resultado legal mesmo prós mais preguiçosos.

  3. Fabiana    02/02/2017 - 13h20

    Lu, existe um app muito bom chamado “Minhas Economias”.
    Eu tô usando ele, experimenta,ele irá te ajudar a guardar dinheiro e ver a diminuição das suas despesas.
    Bjs

  4. Janaina Curi    02/02/2017 - 13h26

    Lu, eu faço controle de gastos há um tempo já, mas confesso que sou bem preguiçosa…
    Tenho usado o Guia Bolso, que sincroniza com a conta bancária e basta alimentar com algumas informações pra ele categorizar todas nossas despesas.
    Ele também tem uma ferramenta de planejamento mensal e a possibilidade de criar projetos com a reserva de quantias mensais por um período determinado de tempo.

  5. Karolayne    02/02/2017 - 13h32

    Oi, tudo bem?

    Comecei a te acompanhar quando estava gravida da Bia, e apesar de ser um pouco mais nova que você , me identifico muito..
    E esse vídeo abriu meus olhos, recentemente sai da casa dos meus pais e me enrolei com o cartão de credito, e faço exatamente o mesmo que você para não sair comprando loucamente( deixo o carrinho dos sites sempre cheios, mas não compro kkk )

    Obg por mesmo sem saber me ajudar nessa nova fase da minha vida..

    PS; minha mãe achou que eu estava gravida pq assistia todos os diários de gravidez

  6. ana paula    02/02/2017 - 13h36

    Oi Lu, muito legal suas dicas. Adorei!!!!
    O esquema de planilha é bem legal pois a gente consegue realmente entender nosso “real gasto”. E como sou engenheira, amo excel…kkkk
    Já que vc está nessa fase de se organizar financeiramente, vc conhece o canal mepoupe? Estou adorando seguir as dicas da Nathalia Arcuri. Acho que vc irá gostar tb.
    Adoro seu blog e vídeos no youtube.
    bjosss
    Ana

  7. Francis Souza    02/02/2017 - 13h39

    Oi Lu! Eu uso uma agenda pra anotar tudo que gasto, e todos os meu objetivos finaceiros, tipo comprar um celular. Faço um planejamento. Assim sei pra onde vai meu suado din din. Outra coisa que vi no Programa É de casa, uma especialista falando pra você separar sua renda por porcentagem. Achei legal essa forma de controle financeiro! Beijos e voltei a ler mais o Blog!

  8. Ana Emilia    02/02/2017 - 14h11

    Olá, Lu. Nunca é tarde para aprender educação financeira. Comecei aos cinco… Acompanho alguns sites que recebo por e-mail como Dinheirama, Valores Reais, Clube dos poupadores e Me poupe. Há também um site que acompanho voltado para mulheres, como o Finanças Femininas.
    No Dinheirama, de Conrado Navarro, há ótimas planilhas e aplicativos para celular. Mas como ele mesmo sempre diz, um caderno e uma caneta também resolvem desde que seja tudo anotado e revisado. Ele também escreveu um livro chamado Dinheiro, um santo remédio, muito bom. Amo explorar esse tema e leio bastante sobre o assunto. Espero que também goste. Boa sorte.

    • Alessandra    06/02/2017 - 01h07

      Obrigada pelas dicas do site… Assinei todos.
      Lu adorei o post. Valeu demais

  9. Emilia    02/02/2017 - 14h16

    Dinheirama
    Valores Reais
    Finanças Femininas
    Me poupe
    Clube dos poupadores

    Ótimos sites, com planilhas gratuitas pata baixar.

  10. Amanda Moura    02/02/2017 - 14h30

    Oi Lu! Você conhece o livro, Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker?
    É um bom livro pra rever nossos padrões mentais sobre dinheiro, nossa crença sobre dinheiro. Acho que vale a pena dar uma lida!

  11. Maria Carolina    02/02/2017 - 14h59

    Um ótimo aplicativo para controle da vida financeira é Guia Bolso.

  12. leidiane    02/02/2017 - 15h26

    Oi Lu, uso o aplicativo Guia Bolso há uns seis meses e foi o que mudou minha vida financeira, ele te permite inclusive categorizar despesas. Depois dele consegui me organizar de tal forma que pela primeira vez na vida consegui guardar meu 13º e estou pagando uma previdência privada. As planilhas não funcionam comigo e o caderninho não era real pra mi pq tem sempre aquela desculpa: Ah pra q anotar isso? Boa sorte!

  13. Lívia Ferreira    02/02/2017 - 15h30

    Como ferramenta de controle de gastos, indico o guia bolso, pois ele já lança automaticamente todos os seus gastos de cartão de crédito e movimentações na conta. Já como sugestão no quesito educação financeira, a melhor pessoa é a Natália do canal me poupe do YouTube. Didática, divertida e entendida do assunto, vale conferir. Abraços.

  14. Natália    02/02/2017 - 15h43

    Muito bom! Eu também não funcionava com planilhas, mas aí meu namorado fez um programa interativo pra eu colocar os meus gastos de maneira mais dinâmica e que já calcula tudo sozinho e agora ta dando certo :D
    A dica do “eu preciso nesse momento?” é preciosa haha vou tentar adotá-la.

  15. Fernanda    02/02/2017 - 15h57

    Eu tô lendo esse livro, Lú! Tô gostando muito!! Essa parte financeira eu acho que já controlo bem, precisei segurar as contas há um tempo por causa da crise, então me acostumei. A parte de reflexão sobre o comportamento da mulher no mercado, saber se vender etc. é o que tô me amarrando e que tá me ajudando bastante. Um beijão!

  16. Andreza    02/02/2017 - 15h59

    Lu como as meninas disseram acima, eu uso o Guia Bolso. Ele mesmo “anota” seus gastos, o que facilita as desorganizadas.
    E separa seus gastos por categoria, mesmo os no débito que a gente acaba esquecendo.
    Vou ler o livro!

  17. Denise    02/02/2017 - 16h06

    Adorei o post! Obrigada por compartilhar essas dicas!
    Indico o app GuiaBolso para controle das finanças.

  18. Monique    02/02/2017 - 16h17

    Lu, esse vídeo ficou muito legal! Amo seus vídeos, sempre que recebo as notificações corro pra assistir. As dicas são ótimas e bem práticas, adorei.

    Ah, gosto muito desse estilo de vídeo mais pessoal e espontâneo que você faz!

    beijo

  19. Ana Flávia    03/02/2017 - 01h01

    Oi Lu! O aplicativo que eu uso para organizar minhas finanças é o Guia Bolso. Ele é bem completo e sincroniza com sua conta, o que é ótimo para quem, assim como eu, é do time dos preguiçosos.
    Recentemente um amigo me indicou o Me Poupe, que é um canal do youtube sobre educação financeira. Eu gostei bastante e tem me ajudado.

  20. Tati    03/02/2017 - 08h58

    Sempre fui controlada, graças a Deus, mas já tive uns momentos super mais consumistas. Geralmente quando a gente começa a ganhar o dinheiro próprio dá uma ilusão de que pode comprar tudo o que quer. O negócio é ter mesmo consciência do que valeu a pena comprar. Fiz a experiência uma vez de ficar um mês sem comprar nada pra mim, foi muito legal. Tenho uma meta de vida de gerar menos lixo, e fico me policiando para não comprar muita bobagem, tipo lencinho de maquiagem, algodão até. Deixei de seguir nas redes sociais pessoas que só anunciam coisas. Esse ano me propus o desafio de não comprar maquiagem, já que sempre uso a mesma coisa e já tenho o bastante. São pequenas coisas que vão fazendo a diferença.

  21. Raissa    03/02/2017 - 09h18

    Lu, adorei as dicas! Sai de casa faz 1 semana, e antes ja me controlava com os gastos, agora mais ainda devido a ter mais contas mensais né? Já faz anos que uso o aplicativo “Mobills” e eu adoro, dá pra cadastrar cartões de crédito, tem planilhas automáticas e gráficos com os tipos de gastos que você vai vendo onde ta indo tanto sem ver nada, rs Indico! Bjs

  22. Paty    03/02/2017 - 09h36

    Sou vítima constante do EU MEREÇO. Confesso que tenho que me policiar nesse quesito.
    http://www.achadinhosdapaty.com

  23. sarah vissotto junkes perussolo    03/02/2017 - 10h20

    oi Lu! eu também uso o guia bolso e recomendo! passei de rainha dos gastos aleatórios e desnecessários para uma poupadora em aprendizado hahaha beijo pra vc e um cheiro na bia!

  24. Diego pinho    03/02/2017 - 11h35

    Olá. Acabei aqui por acidente. Graças ao meu tablet e as notícias automáticas.

    Um conselho. .. utilize o app minhas economias. É grátis.

    Pelo site http://www.minhaseconomias.com.br você irá organizar os seus gastos e o que chamamos de centro de custo (despesas ou receitas).

    Após ler e entender o roteiro lá, que é bem simples, basta baixar no celular e cada vez que ganhar ou gastar dinheiro, vc anota no app.

    É uma cadernetana palma da mão. Ele dá relatório, gráficos, previsões e etc e não precisa saber programar nada, nem usar planilhas.

    Recomendo muito.

  25. Naiane Machado    03/02/2017 - 20h08

    Esse vídeo é mesmo um puxão de orelha, como me identifiquei na euforia ao ter comprado algo e aí tipo cheguei em casa, passou! Aff…
    E como a maioria de nós mulheres nos boicotamos nesse sentido. Vi o vídeo e pensei “Ah Lu, muito fácil vc falar isso né?! Vc ganha um monte de coisas!”
    Kkkkkkk olha eu aqui arrumando desculpa pra não levar a sério tuas dicas, briguei comigo mesma mentalmente. Obrigada pelas dicas, beijo!

  26. Vânia    03/02/2017 - 20h49

    Ai Lu eu vivo como autônoma desde 2013, e se eu não fosse bem controlada com os gastos, acho que já tinha fritado a minha poupança.
    Acho que você pode também falar um pouco disso de instabilidade, porque mesmo que você tenha seus publis e patrocinios deve ser quantias diferentes que entram por mês né. Será que você tem um X que sabe que precisa ter para pagar as contas, ou faz as contas de acordo com o que ganha no mês?

    Adoro você e seu blog!

    http://www.ziperchique.com.br/2017/02/novidades-de-fevereiro-semana-1.html

  27. Natália    04/02/2017 - 14h12

    Hahahahaahahahahahah eu sou dessas de colocar na sacola de diversos sites diiveeeeersaaaaas coisas, e depois paro pra pensar e nao compro! hahahahahahahahahahahahaa me identifiquei muito contigo mulher!!

  28. Gabriela    06/02/2017 - 12h59

    Quero muito ler esse livro! Por enquanto estou me virando com canais de Youtube sobre o assunto, já ajudam! http://www.alemdolookdodia.com

  29. Camila Rehbein    08/02/2017 - 00h20

    Luuu do céu haha
    Juro que comecei a ler esse livro semana passada e estou morrendo com as dicas delas. Eu sempre fui a loucoa do dinheiro e ainda sofro por fazer gastos desnecessários e que não agregam em nada a minha vida, nem meus sonhos, nem meus objetivos. Eu ainda estou no comecinho, quando ela pede pra gente fazer aquela planilha com os gastos que a gente acha que tem e que a gente te. Tô no drama! Vou guardar esse seu post no coração para rever quando terminar de ler o livro!

  30. Renata Vasconcelos    08/02/2017 - 10h33

    Muito bom esse artigo, tenho que mudar minha cabeça não posso ver uma bolsa rsrsrs.

Adorei o convite da Tati @panelaterapia e do @azeiteandorinha para ir pra cozinha e fazer comida de verdade! A Tati me ensinou a fazer uma salada incrível e DELICIOSA =P E eu também botei a mão na massa viu? Foi um dia mto gostoso e o vídeo já saiu lá no www.youtube.com/blogpanelaterapia, corre lá e me conta o que acharam! #VemPraCozinha #yum | publi
Mais sobre Lifestyle