Carregando...
Gastronomia

Quiche de alho poró deliciosa! | O Chef e a Chata

18.04.2018
Redação Chata de Galocha

Muito mais simples do que parece, quiche é uma receita deliciosa para um lanche ou almoço leve. No episódio de hoje de O Chef e a Chata a gente vai te ensinar a fazer uma com recheio de alho poró. Veja só:

Ingredientes

Massa:
250g (2 xícaras) de farinha de trigo
125g (1/2 xícara + 2 colheres de sopa) de manteiga gelada
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
50 ml (1/4 de xícara) de água

Recheio:
2 alhos-poró
100g de parmesão ralado
2 ovos
150ml (3/4 de xícara) de creme de leite
Sal e pimenta do reino
Azeite

Preparo

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: pique o alho poró em rodelas. Numa frigideira coloque-o pra dourar em fogo médio com azeite, até murchar. Tempere com um pouco de sal. Desligue e reserve.

Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua forma. Eu utilizo uma redonda de 25 cm de diâmetro. Enforme a massa. Coloque por cima o alho-poró. Numa tigela quebre os ovos. Com um fouet ou garfo bata bem os ovos. Junte o creme de leite e bata mais. Tempere essa mistura com um pouco de sal e pimenta do reino. Despeje sobre a camada de alho poró. Cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja tudo bem coradinho (massa e recheio). Pode servir quente, mas no geral sirvo em temperatura ambiente mesmo. Dos dois jeitos fica bom!

 

Gostaram da receita? Não se esqueçam de se inscrever no canal de O Chef e a Chata para acompanharem todas os vídeos em primeiro mão!

2 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ingrid Carvalho    19/04/2018 - 14h40

    Luh, amo com todo o coração Chefe e a Chata!!! Gostaria de dar uma dica: além desta última imagem que mostra o prato montadinho, poderia tirar uma foto dele cortado, como na primeira imagem na mão de vocês, só que mais próximo. Dessa forma, conseguiríamos ver melhor a textura e aparência. Amo a equipe do CDG e Gui haha ♥

  2. Renata    17/05/2018 - 09h59

    Amo alho-poró nas receitas
    Gosto de por na carne de panela fica uma delícia
    Quiche de alho -poró nunca fiz vou fazer para experimentar

Meu maior vício de beleza atualmente são os sprays hidratantes (culpa desse calor, né?). Eles são mega práticos de aplicar e reaplicar durante o dia, sabe? A gente começou nessa onda com água thermal, depois vieram as águas dermatológicas e agora meu novo vício são as brumas hidratantes. 
O que mais gosto nelas é quantidade de benefícios: algumas funcionam como primer, outras acalmam a pele, algumas refrescam, revitalizam… E todas são ricas em nutrientes que fazem super bem para o rosto! A minha favorita atualmente (que já falei sobre lá no canal, lembram?) é a Hangover da Too Faced. Um primer facial com água de coco e ingredientes baseados em probióticos que revitalizam e recuperam a pele quando ela está com aquela aparência de cansaço. Dá para usar o spray sozinho ou por cima da maquiagem sem problemas! 
Essa do Mario Badescu é um dos mais famosos que a gente tem no mercado e um dos precursores desse tipo de produto. Ela tem aloe vera, ervas e água de rosas para acalmar e recuperar o viço da pele. 
Tenho também o Squalane + Micronutrient Fine Mist da Biossance, que é aquele produto que ajuda a repor os nutrientes da pele e acaba com aquela sensação de desidratação (sofro com isso quando o tempo está mais seco!). O da Clinique, Moisture Surge Face Spray, é beeem hidratante mesmo, mas ao mesmo tempo refresca a pele devolvendo umidade e equilíbrio pro rosto. 
O que mais gosto nesses sprays é que mesmo tendo um monte de componentes, eles continuam sendo uma água! Então não é aquele produto que vai pesar a sua pele mesmo estando de maquiagem. Pra muita gente pode parecer frescura, mas garanto que é usar uma vez para querer usar sempre e testar novos. Experiência própria, kkk! Você tem alguma?
Mais sobre Gastronomia