Carregando...
Gastronomia

Quiche de alho poró deliciosa! | O Chef e a Chata

18.04.2018
Redação Chata de Galocha

Muito mais simples do que parece, quiche é uma receita deliciosa para um lanche ou almoço leve. No episódio de hoje de O Chef e a Chata a gente vai te ensinar a fazer uma com recheio de alho poró. Veja só:

Ingredientes

Massa:
250g (2 xícaras) de farinha de trigo
125g (1/2 xícara + 2 colheres de sopa) de manteiga gelada
2 colheres (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 gema de ovo
50 ml (1/4 de xícara) de água

Recheio:
2 alhos-poró
100g de parmesão ralado
2 ovos
150ml (3/4 de xícara) de creme de leite
Sal e pimenta do reino
Azeite

Preparo

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: pique o alho poró em rodelas. Numa frigideira coloque-o pra dourar em fogo médio com azeite, até murchar. Tempere com um pouco de sal. Desligue e reserve.

Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua forma. Eu utilizo uma redonda de 25 cm de diâmetro. Enforme a massa. Coloque por cima o alho-poró. Numa tigela quebre os ovos. Com um fouet ou garfo bata bem os ovos. Junte o creme de leite e bata mais. Tempere essa mistura com um pouco de sal e pimenta do reino. Despeje sobre a camada de alho poró. Cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja tudo bem coradinho (massa e recheio). Pode servir quente, mas no geral sirvo em temperatura ambiente mesmo. Dos dois jeitos fica bom!

 

Gostaram da receita? Não se esqueçam de se inscrever no canal de O Chef e a Chata para acompanharem todas os vídeos em primeiro mão!

2 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Ingrid Carvalho    19/04/2018 - 14h40

    Luh, amo com todo o coração Chefe e a Chata!!! Gostaria de dar uma dica: além desta última imagem que mostra o prato montadinho, poderia tirar uma foto dele cortado, como na primeira imagem na mão de vocês, só que mais próximo. Dessa forma, conseguiríamos ver melhor a textura e aparência. Amo a equipe do CDG e Gui haha ♥

  2. Renata    17/05/2018 - 09h59

    Amo alho-poró nas receitas
    Gosto de por na carne de panela fica uma delícia
    Quiche de alho -poró nunca fiz vou fazer para experimentar

Mais sobre Gastronomia