Carregando...
Beleza

Do outro lado: beleza branca

23.06.2010
Lu Ferreira

Para mim foi novidade descobrir que aqui na China a atriz Lucy Liu, descendente de chineses, não é considerada bonita. A maioria acha que ela não tem uma pele branca o suficiente, e ainda por cima tem (e não esconde!) sardas. Enquanto no Brasil uma pele bronzeada é sinônimo de saúde e beleza, aqui do outro lado, em países como China, Japão e Coréia, quanto mais branca, melhor.
A idéia dos orientais é que a exposição ao sol envelhece a pele, causando manchas e rugas indesejáveis (o que não deixa de ser verdade, né?). Também existe a questão de que as pessoas mais ricas podem se proteger do sol, enquanto os trabalhadores braçais não conseguem escapar…
E qual o segredo deles para manter a pele tão branca? Primeiro, barrar o sol com chapéus, bonés, viseiras (algumas são enormes!) e muito guarda-chuva, mesmo quando não está chovendo. Fora isso, mangas e calças compridas para proteger pernas e braços, principalmente no verão, pois eles também tem que ficar bem branquinhos.

Depois, usar muitos produtos para cuidar da pele. A preocupação com a pele, principalmente do rosto, é tanta, que a maior parte das prateleiras das lojas especializadas é dedicada a ela. Assim, os cremes, loções, tônicos e tudo o mais, além de proteger, hidratar, tonificar e limpar, sempre visam também o embranquecimento (!). As palavras que mais vendem são branco, neve, leite, clareamento… As milhares de opções de máscaras clareadoras também chamam a atenção. Naquelas matérias de sugestões de revistas do que levar em viagens, todas incluem pelo menos uma máscara, não importando o destino: Fiji, Hokkaido ou Las Vegas… E o detalhe: elas são caríssimas!
Tudo bem que usar protetor solar e cuidar da pele são essenciais em qualquer lugar, mas a busca pela brancura exagerada (ou pelo bronzeado extremo) não é nada saudável, nem pro corpo e nem para a mente, né? A Lucy Liu que o diga, sinal de que não dá pra agradar sempre..!

67 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Lorys    23/06/2010 - 08h31

    Gente! Que interessante isso! Não imaginava mesmo! Aliás, nunca tinha pensado a respeito!

    Sou totalmente contra tomar sol, mas estou longe de ser branca também! Minha cor é assim, um amarelo concentrado! kkkkkkk!

    E concordo que qualquer “busca exagerada”, seja pelo que for, não é mesmo saudável!

  2. Raquel Garcia    23/06/2010 - 08h32

    Ahhhh, quem dera se aqui no Brasil fosse assim. Eu não sofreria tanto assim…

  3. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Do outro lado: beleza branca http://bit.ly/8ZqyJ9 […]

  4. Dona Matilda    23/06/2010 - 08h46

    Acho pele branquinha um charmeeee.. passa delicadeza. Mas não precisa ficar forçando isso né!! Tem que ser natural….
    bjaoo

    • Cordelia    20/08/2014 - 03h02

      Não sei porque tanta surpresa…pele branquinha é linda! Aqui mesmo no Brasil, no passado, pele mais clara era considerada tão bonita quanto nos países citados no texto e pele morena nem tanto…Acho bonito todo tom de pele, incluindo com sardas, um charme. Sabe qual é nome disso? Moda. Mas está errada essa ditadura anti-pele branquina. São pessoas. E o que elas sentem? Vc que se bronzeia só porque está na moda e não porque realmente quer, por que faz isso consigo mesma? Não se anule. Mais bonito ainda que pele branquinha (porque é bonita sim) é uma coisa chamada respeito. Sim, respeito e conteúdo. Não faça cara feia. Vc gostaria de ter a cor da sua pele ridicularizada? Gostaria de a cada vez que vai ao salão ouvir um: “mas vc esta tão pálida…mude a cor do cabelo!” . Não, estou feliz do jeito que estou e não vou mudar apenas para me adequar a limitados padrões que tantos seguem feito zumbis sem questionar.. Mude vc sua atitude arrogante de dona da verdade e pare de insultar as pessoas, do contrário não reclame quando eu fazer comentários desagradáveis sobre seu tom de pele. Combinado?

      Tati: gostei da matéria, interessante e informativa.

    • Cordelia    20/08/2014 - 03h13

      Ai Dona Matilda, me desculpe! Eu ia te responder dizendo que concordo com vc e depois fazer um comentário geral e saiu aí…que bagunça!

      Meu comentário é para aquelas pessoas que se julgam donas da verdade e ficam ofendendo os outros, chamando de feia, esquisita só porque tem uma pele fora de moda…A beleza é relativa! Imagine só uma pessoa que fica chamando as branquinhas de feias…que papelão, a beleza começa dentro sim… não adianta seguir a moda mas ser um lixo por dentro.
      Tenha um lindo dia! ^^

  5. Celia Farias Mancini    23/06/2010 - 08h50

    Minha cunhada morou no Japão e achou super estranho quando viu as mulheres usando meia-calça na praia. Depois ela entendeu que era para evitar ficar com a pele bronzeada. Bjos.

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h12

      Nossa, Celia, meia-calça na praia? Que loucura!
      Muito estranho mas bom pra quem quer esconder umas gordurinhas, né? Hahahaha. Quem diria que até na praia isso é possível.

  6. Sheila    23/06/2010 - 08h53

    Aaaaaaaaaa… ainda bem q ela é mundialmente famosa e o resto do mundo n pensa como alguns (pq eu acredito q existe unzinho q ache!) japoneses… hahahaha. Pq ela é simplesmente liiiiiiiiiiindaaaaaaaaaaaaa!!!
    Amo a Lucy e seus make-ups!
    Tá, td bem q temos de cuidar da pele, mas nada de extremismos né?! N é bom em nenhum sentido.
    Adorei a primeira imagem, Tati!!!!

    Beijoquita

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h13

      A montagem da Branca de Neve é da Lu, Sheila, ficou linda, né? Beijo!

  7. Mari    23/06/2010 - 08h55

    To passada… ela é tão linda!!!
    Eu tenho andada meio relaxada e realmente, era mais bonita quando estava mais branquinha, pq nós não percebemos, mas o Sol do dia a dia, também deixa manchinhas… Sol + tempo passando + menos cuidados = envelhecimento precoce…

    Parece exagero este cuidado deles, mas não deixa de ser um alerta, para nós prestarmos mais atenção no maior orgão de nosso corpo, a PELE!

    beijos, ADORO O CHATA! Adoro a Lu e também as chatinhas!

    • Ludo    03/04/2014 - 08h37

      É sim.

  8. Dê    23/06/2010 - 09h02

    Pior que isso é verdade mesmo!

    Quando fiz intercâmbio dividi quarto com uma chinesa e ela usava uns creminhos da Lancôme pra clarear a pele! Até usei um dia! kkkkk Eu nunca tinha ouvido falar desses cremes antes…
    Ela me contou tmb que na Ásia as meninas até tomam pílulas que prometem branqueamento da pele.

    E enquanto isso eu tava me jogando no meu bronzer! hahaha Adoro!

    Beijos!

  9. LaiLacerda    23/06/2010 - 09h05

    a lucy liu eh linda demais

  10. tania    23/06/2010 - 09h05

    Nossa,acho essa atriz tão bonita!E sempre relacionei sardas com juventude!Acho um charme!Tenho um filtro solar Anthelios fsp 40,que uso quando faço tratameno com acidos e pelling,mas que me deixa mais branca que o normal,aí,o pessoal comenta”voce esta pálida,tá bem?!”rs,rs,rs,rs,

  11. Viviane Paganoti    23/06/2010 - 09h23

    Amei o post…também sou adepta de total proteção, não gosto de sol e amo pele branquinhas.
    Beijos!!

  12. Jowzinha    23/06/2010 - 09h32

    Agora entendo pq é comum imaginar as japonesas como aquelas mulheres bonitinhas dentro de kimonos e sempre com uma sombrinha!!!
    É só tb a gente lembrar dos tempos de império q as mulheres tb sempre andavam acompanhadas de sombrinhas…
    E hj em dia, a gente [particularmente, eu axo xato] axa brega andar com sombrinha!!!
    Qto a bonés e coisas assim, gosto bastante!!!
    E gosto bastante de Branca de Neve tb!!! =D

    =**, Jowzinha

  13. Loli    23/06/2010 - 09h35

    Não é à toa que aquelas chinesas de antigamente da realiza pintavam o rosto de branco… rsrsrs.
    A Lucy Liu é linda e nem é bronzeada assim. Agora, eu sou branquela e corro de sol MESMO. Sol envelhece e dá câncer de pele, não concebo como uma criatura com qi acima de 70 vai ficar se expondo de graça só pra ficar “mais bonita”… eu hein. Nem se diga que pela vaidade vale tudo, porque quem faz muito isso vai chegar aos 40 com cara de 50.

  14. Alice Marques    23/06/2010 - 09h36

    Ahh ser branca no Brasil, principalmente no Rio é uma droga, acho que vou me mudar, nao sou muitofã de sol mesmo…rs

  15. Anaeli Sousa    23/06/2010 - 09h36

    Gentee, to chocada com esse post! oaiusoiaus
    Que coisa maluuca.
    Entendo que o cuidado com a pele é essencial e mesmo sendo morena nao saio de ksa sem protetor solar.
    Mas dai se cobrir toda so por causa de um padrao estetico de beleza ja eh demais, ne?

    Beeeeijos!

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h15

      Pois é, Anaeli, desconforto tem limite, né? Ainda mais por conta de um padrão de beleza. Beijo!

  16. Batom nos dentes    23/06/2010 - 09h37

    É incrível como cada cultura é tão diferente uma da outra né? Eu acho a Lucy muuuito bonita e particularmente AMO sardas! Li uma vez que a versão japonesa de Betty a feia contava com uma atriz bronzeada, não sei se é verdade… beijão!

  17. Claudia    23/06/2010 - 09h38

    Ixiiii…

    Eu, morena, não ia agradar nem um tiquinho por lá…rsrsrs

    ôooo Brasil bom! das morenas e dos morenos… das branquinhas e branquinhos… das amarelas e amarelos.. (e por aí vai…)
    amo nossa diversidade!

    bjO

  18. Anaeli Sousa    23/06/2010 - 09h43

    Gentee, que coisa maluuca!
    Se cobrir toda so por causa de um padrao estetico ja eh demais! :O

    Beeeijos!

  19. Nathalia    23/06/2010 - 09h50

    Eu sou a favor da pluralidade! Acho q td tem sua beleza, basta saber usar os seus pontos fortes e, se puder, disfarçar os pontos fracos!
    Beijoooos

  20. Aracelly    23/06/2010 - 09h54

    Dessa eu já sabia, e eu também acho lindo uma pele bem branquinha bem natural sem exageros claro!
    Não tomo sol por nada nesse mundo, vou a praia de chapelão e bastante protetor solar e aqui em Goiânia costumo usar chapéu, é meio ruim pois as pessoas não são acostumadas e há quem até pare para olhar, vc até vê os risinhos das pessoas em algumas situações aff!
    Agora acho lindo aquelas mulheres com bronzeado bem dourado uniforme na pele,mas não dá pra aguentar aquelas marquinhas de biquine saltando aos olhos, a pele manchada descascando tipo barata trocando de pele, é horrível.Quer bronzear use um ótimo bronzedor nada daquelas receitas caseiras mirabolantes, tem ir ao dermo todo mês e se afogar em tratamentos pra não ficar com cara náufrago!

  21. Renata Pires    23/06/2010 - 10h00

    Nossa!! Adorei saber disso. O mndo é tãaaaoooo grande, que nem fazemos idéia das diferenças mínimas de cultura. Ainda mais a oriental.
    Bjo Tati!!

  22. Lu cassini    23/06/2010 - 10h00

    Tati,
    Adorei esse post! Muito interessante!

  23. Renata    23/06/2010 - 10h02

    Muito legal o post, Tati. Eu moro na França e no meu curso de francês tem vários chineses (eles vão dominar o mundo…rs). Outro dia, durante uma aula, num debate sobre diferentes tipos de beleza e de cultura, uma chinesa falou isso que vc escreveu, ela nos contou que ser “bronzeado” na China é sinônimo de que vc trabalha no sol, fazendo serviço braçal e que há um verdadeiro preconceito com quem tem a pele mais parda, por isso as pessoas usam todos os artifícios (boné, chapéu e milhares de cremes) para manterem ou deixarem a pele branca. Fiquei chocada…

  24. natalie teves    23/06/2010 - 10h04

    eu nao tenho tanta vontade de me bronzear, gostaria de produtos de clareamento pro rosto, mas tb nao quero exgerar.
    abalei quando vi uma fotografia que vc ve so manchas de sol. ai que medooo
    bjss

  25. Carol Trostli    23/06/2010 - 10h15

    Acho lindooo pele branquinha.. eu queria, mas.. “moro num país tropical..” rs..
    Mas foi legal saber dessa cultura
    beijinhos

  26. Beleza põe mesa, sim!    23/06/2010 - 10h36

    Eu já tinha ouvido falar dessa busca pela pele brnca, mas não imaginei q era algo tão exagerado!
    Concordo com vc, bronzeamento demais não faz bem, assim como fugir totalmente do sol tb não faz, já q nosso corpo necessita de uma exposição leve ao sol para produzir algumas vitaminas!
    bjos!

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h21

      Sim, um pouco de sol pra obter vitamina D, que é muito importante pra saúde de todo mundo! Por isso os extremos são ruins: câncer de pele por um lado, ossos fracos do outro. Ttemos que achar um meio termo, né?
      Beijo!

  27. Carol    23/06/2010 - 11h30

    Adorei o post!!

  28. Luiza    23/06/2010 - 12h23

    que loucura! sei que a cultura tem dessas coisas.. mas um pouquinho de sol é necessário até pra saúde! quem nunca viu aqueles banhos de sol recomendados pelos médicos para bebês e doentes? vai entender, né? beijão

  29. Ana Carolina Garrana    23/06/2010 - 12h33

    Nossa, eu ia me dar muito mal lá. Eu sou branca, mas sou cheia de sardinha por causa do sol !
    Nunca ia arranjar um namorado huasuhsahusa

    http://creusa-vaidosa.blogspot.com/

  30. Laira    23/06/2010 - 12h33

    É incrivel a diferença entre o que buscam os padrões de beleza no mundo. Da mesma forma tem-se as roupas, que enquanto em muitos lugares (Brasil,eô!) as pessoas praticamente andam nuas, em outros, quanto mais roupa mais glamour se tem..

    Beijinhos

  31. Aline    23/06/2010 - 13h03

    Ah, então eu ia fazer sucesso lá, pq to pra ver alguém mais branca que eu, e nem preciso usar chapéu enorme e nem creme pra clarear o rosto rs.

    • Chris    19/09/2014 - 00h36

      Então é porque nunca me viu, sou muuuuuito branca :O

  32. Ana Torquetti    23/06/2010 - 13h18

    Elas estão certas em cuidar da pele. Vá a qualquer dermatologista e ouvirá dele que, para retardar o envelhecimento da pele, nada é mais eficaz que o protetor solar e os cuidados diários com a pele. Além do mais, meu bem, em tempos de camada de ozônio esburacada, já viu, né… Acho que o que faz a pessoa bonita não é se ela é branca, bronzeada, negra, etc… isso até contribui, mas não é o principal. “Mas quanto ao filtro solar… acredite”! rs.

  33. Amanda    23/06/2010 - 14h03

    Oi, qdo não tem assinatura nenhuma no post quer dizer que foi a Lú que escreveu??? Tá um pouco confuso.

    Oi Amanda! Isso! Vou melhorar isso no layout que já estamos fazendo, tá? Obrigada pelo toque!! BJ!

  34. Mariana    23/06/2010 - 14h49

    cultura é mesmo um “troço” muito interessante, né?

  35. Denise    23/06/2010 - 17h28

    Vc disse a maior verdade… as asiáticas se escondem do sol!!!
    Qdo tive oportunidade de ir ao Japão vi a senhoras no trem fechando as janelas com cortinas (isso mesmo, lá tem por esse propósito) e a proteção é tão excessiva que virou hábito.
    Ainda bem que a Lucy Liu agrada em outros lugares, não é mesmo!
    Bjs

  36. Tyta    23/06/2010 - 19h23

    Eu sou branca e se pego sol não viro uma linda morena. por isso me protego mesmo.
    Já tive problemas com a pele, e necessito manter o meu rosto braquinho sempre.
    adorei o texto.
    xêro,
    tyta melro

  37. Mariana    23/06/2010 - 19h44

    Nossa! Fiquei pasma!
    Acho a Lucy Liu tão linda! Principalmente por causa das sardinhas, acho um charme.
    E não sabia dessa obsessão por brancura dos orientais não. Devem achar os brasileiros todos feios! Mas, né? Azar o deles! hahaha!

  38. Bia Saltarelli    23/06/2010 - 20h13

    Quero morar na China! haha
    Gente, sou a famosa morena jambo aqui do Brasil e sou doida para dar uma branqueada! rsrs
    Uso filtro 50 todos os dias no rosto e no corpo! Da última vez comprei um filtro 70.
    Se alguém souber de alguma diquinha para dar uma branqueada me fala hein?rs

  39. Laurinha    23/06/2010 - 20h38

    Nossa incrível como os padrões de beleza mudam !
    Gostaria de ver uma foto mostrando qual ou quem é o padrão desse lado do mundo aí !!!

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h24

      Laurinha, gostei da ideia! Obrigada!

  40. Aline Marques    23/06/2010 - 20h42

    Puxa, que interessante! E a gente aqui passa hoooras no sol pra pegar uma cor.kkkk Cultura é tudo ne? Valeu! Bjim

  41. Brenda Duarte    23/06/2010 - 20h45

    Geente, que loucura, ser branquinho tudo bem é normal, mais fazer de tudo pra não pegar uma corzinha também já é demais,
    Tudo bem que cuidar da pele, e se proteger do sol que não esta pra brincadeira ultima mente é bom, mais ficar sem ele, faz mal néah! =D
    Bem legal esse post, eu não sabia disso ;D

    beeijos

    http://garota-absoluta.zip.net/

  42. Pauline    23/06/2010 - 22h27

    Amei o post. Sou branquela e me amo ?
    odeio sol, as dermatologistas também me amam :D
    bjão, adoro teu blog ;)

  43. Julie F.    23/06/2010 - 22h57

    Como assim?hauhau..
    A Lucy Liu é perfeita (e sardinhas na minha opinião são um charme)!
    Ah, esse conceito de pele branca pra ricos é tão medieval…
    Sou a favor de uma corzinha rs, dá mesmo a impressão de organismo saudável.

  44. Carol Moreira    23/06/2010 - 23h43

    Como assim? A Lucy Liu é maravilhosaaaa!

  45. Jennyfer    24/06/2010 - 00h53

    eu sempre quero que minha pele fique bronzeadinha, então faço de tudo pra pegar sol (com protetor, claro!) ou usar cremes bronzeadores (só aqueles que estimulam a produção de melanina, bem safe mesmo!), mas minha mamisss sempre diz que eu sou tão bonita tendo a pele branquinha que não devia me bronzear hahaha
    ah sim, meus pais são chineses, de lá mesmo. então essa questão cultural ainda prevalece fortemente aqui em casa xD haha

    beeijos

  46. Flavia Dórea    24/06/2010 - 02h47

    Preciso me mudar pra lá correndo !!! Eu sou a pessoa mais brenca ever, morando na ditadura do bronze que se impõe na Bahia!

  47. Fernanda Siepierski    24/06/2010 - 08h46

    Eu lembro de uma vez q eu vi imagens de japoneses ou chineses, nao lembro, indo a praia: calca comprida, blusa de manga comprida, chapeu e guarda sol!!!

    mas vamos combinar tambem que a expectativa de vida deles eh a mais alta do mundo, entao eles devem saber o q fazem XD

  48. Dani    24/06/2010 - 11h07

    triste mesmo é pensar no preconceito, escondidos em todas essas questões que parecem apenas superficiais

    • Tati Akamine    26/06/2010 - 07h41

      Verdade, Dani. Os padrões de beleza estão ligados a quem são os ricos de cada lugar e cada época: ser branco no oriente é não ser um trabalhador braçal, ser bronzeado no Brasil é ter tempo e dinheiro pra poder ir à praia… e por aí vai.
      Depois que nós conseguimos enxergar isso, parece mais fácil diferenciar o que queremos pra nós e o que é exagero (pelo menos espero).

  49. mariana    24/06/2010 - 15h24

    Pelo que tenho observado, essa tendência está se espalhando pelo mundo.
    Hj existem diversos produtos e máscaras faciais especialmente para deixar a pele mais branca, é só dar uma pesquisada nos sites de compras pela internet – o próprio morangão (strawberry), recentemente, fez um saldão de produtos para clarear a pele.
    Acredito que seja um reflexo do descobrimento da nocividade dos efeitos causados pelo sol, mas, como boa carioca que sou, acho lindo o efeito bronzeado!

  50. lili cheveux de feu    24/06/2010 - 23h20

    a lucy liu é a rainha dos extremos, não? vez em quando é eleita a mais sexy, vez ou outra a mais sem gracinha… eu a acho linda, apesar de concordar com os chineses: preferir pele branca lagartixa com muito protetor solar fator 50. yes.

  51. Tania    25/06/2010 - 21h54

    E o mais triste é ver o preconceito das asiáticas ser endossado por nossas compatriotas.

    Tania, acho importante a gente não confundir um costume, tradição, cultura, com preconceito. É difícil entender o que é diferente, mas o bacana dessa seção da Tati (que mora na China) é justamente poder conhecer um pouco da cultura que existe do outro lado do mundo. BJ!

  52. Tati Akamine    26/06/2010 - 07h57

    Meninas, adorei os comentários! Também acho a Lucy Liu linda e as sardas são um charme extra, né? Acho legal ver o quanto o lugar e a época em que vivemos altera nossa percepção e o que fazemos. Como já disse, ser a louca do bronzeado ou da brancura é desnecessário afinal, tem beleza em cada uma de nós ;)

  53. Lua    30/06/2010 - 07h52

    podem chamar de preconceito… mas o povo esquisito.
    veja como a coisa é estranha Eu já acho gente muito branca uma coisa muito feia… principalmente para homem!

    • Cordelia    20/08/2014 - 03h21

      Sempre achei feia a palavra feia, querida. E sim, é preconceito e ignorância… Leia meu outro comentário para mais informações e amadureça…francamente se alguém chamar de feio alguém com a pele negra será trucidado(não são feios, são um povo muito bonito como todos que existem no mundo), mas quem tem pele branquinha pode ser ofendido a vontade! Cansei disso!

  54. […] tem papel higiênico. Outra coisa que não tem como não notar são os produtos para deixar a pele branca, não só máscaras, mas cremes e loções. Fora as curiosidades, o que tem por […]

  55. Paula    16/03/2011 - 23h58

    Eu entendo. Tenho mta facilidade de ficar bronzeada, e acho ruim quando numa foto está todo mundo branco e eu preta. Tem tambem que a maioria dos tons e cosmeticos fica muito mais bonito numa pele mais clara. O unico batom que nao fica estranho em mim é o cor de boca. De sombra tambem tem muitas que acho linda, ai em mim fica destoando da minha pele. É bem mais dificil achar tons que fiquem bons, fora que estou sempre com marca de camiseta, isso porque uso protetor 60.

  56. Agnaldo Silva    26/04/2013 - 00h15

    A inevitabilidade da propagenda que nos transforma em escravos e viciados em ilusão, quem nunca pagou o preço pela vaidade extrema? Quem nunca ficou fascinado com a possibilidade de parecer mais bonito, mais branco, mais bronzeado que atire a primeira pedra. Somos humanos, e é da nossa natureza essa busca insesante pela satisfaçao da vaidade (um dos 7 pecados capitais), elevar a auto-estima com artifícios de um admirável mundo novo em constante evolução. Hoje, pode-se “comprar” tudo, a magreza, a beleza, os relacionamentos, e até a cor da pele, ainda que de forma um tanto quanto ilusória. A nossa humanidade nos mostra cada vez mais o quanto somos inseguros e insatisfeitos com nós mesmos, por isso, enquanto houver demanda por ilusão, haverá oferta de promessas ilusórias.

Mais sobre Beleza