Carregando...
Beleza

Coragem: coloração em casa!

20.07.2010
Lu Ferreira

Vira e mexe a gente sente aquela necessidade de mudança, né? Pintar o cabelo sempre é uma opção lembrada nessas horas, mas antes de se jogar nas prateleiras das farmácias e escolher sua nova cor de cabelo, vale prestar atencão em alguns cuidados para não se arrepender mais tarde.

O primeiro passo é a escolha da cor: seu gosto pessoal, uma boa dose de senso e a cor da sua pele é que vão ditar essa decisão! É interessante que a cor do cabelo contraste de leve com a cor da pele, mas muita atenção ao leve, hein! Sem o tal contraste, o visual acaba ficando apagado, mas o contraste exagerado também acaba não favorecendo… O segredo é econtrar o tom que valorize sua cor de pele e olhos. Não é tão fácil, viu?
A segunda etapa é a escolha do tipo de coloração. Tenha em mente que cada cabelo reage de uma forma (individualidade biológica!) e que todas as dicas de como a cor pode ficar são somente suposições. A tinta permanente clareia ou escurece os fios virgens em até quatro tons (de castanho para louro-claro, por exemplo). Se a cor ficar mais escura do que a esperada, a solução é cortar ou fazer decapagem (tipo de despigmentação que agride bastante os fios), porque cabelos tingidos não clareiam com tinta. Já a tinta temporária (sem amônia) clareia ou escurece cabelos também virgens em até um tom (de castanho para castanho-claro, por exemplo) e sai com algumas lavagens, enquanto os tonalizantes servem para reavivar a cor e uniformizá-la.

Depois da cor em mente e da coloração escolhida, é hora de aplicar! Apesar do passo a passo super explicadinho das embalagens, aqui vão algumas dicas para quem nunca tentou:

•Uma opção para proteger a pele da tinta e evitar as manchas indesejadas é passar um hidratante bem encorpado na nuca, na testa e na orelha. Cuidado para não passar na raiz, porque o hidratante forma uma película protetora no fio que não o deixa absorver o produto! Outra opção é usar um removedor de tintura, o mais conhecido é o da Rishon, Remotex.

•A tinta deve ser aplicada primeiro no comprimento dos fios e depois na raiz. Por ser uma região mais quente, a raiz absorve o produto mais rápido! Também é importante aplicar a tintura no sentido da nuca para testa. Para quem quer só cobrir os brancos, a aplicação deve ser iniciada na raiz e depois no comprimento, porque os fios brancos perto da raiz são mais resistentes.

•Lembre-se que tinta é uma solução química e que reage com outras soluções! Por exemplo, um cabelo tingido de castanho recebe uma tinta loiro-acinzentado, o resultado será uma cor “desconhecida” e não exatamente o tal loiro acinzentado!

O tema coloração dá muito pano para manga, afinal as técnicas são muitas: luzes espanholas, mechas californianas, reflexos e por aí vai… Para essas mudanças mais elaboradas, o melhor é procurar um profissional, que vai saber selecionar o melhor tom e tipo de tintura para cada caso. Para as tingidas de primeira viagem, o recomendado é começar pelos tonalizantes ou pelas tinturas temporárias, que geram menos dor de cabeça caso você mude de ideia ao final do processo. Vá com calma!

23 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Thaylana    20/07/2010 - 15h22

    Ihhh que legal.. hoje o dia no Chata foi beem capilar..rsrs otimas dicas Hanna!
    Bjao

  2. Vivian    20/07/2010 - 15h30

    Oiii!!

    Amei as dicas, mas eu tenho uma dúvida, que não consegui esclarecer… o meu cabelo é preto natural , mas eu gostaria de pintar de vermelho (mais pro ruivo), é possível sem descolorir? Me indica alguma tinta em especial?

    Obrigada!! (Eu não costumo postar mas sou hiper leitora do blog, vou ver se começo a criar mais coragem e postar) ;)

    • Hannah de Vasconcellos    20/07/2010 - 23h30

      Oi Vivian! Que bom que gostou do post!
      Olha pra ir de um cabelo escuro para o ruivo não precisa necessariamente descolorir. Acho uma boa escolher o tom de ruivo e passar um ou dois tons abaixo do ruivo escolhido, qualquer dúvida a tabela que vem atrás das tintura (aquelas com as suposições de qual cor o cabelo pode ficar) é uma ótima consulta! Em relação à marca da tinta, eu gosto da loreal e da wella!

      beijos e boa sorte!

  3. Ju - Beleza põe mesa, sim!    20/07/2010 - 15h39

    Acho que uma boa dica, pra quem nunca fez, é usar aqueles xampuzinhos que colorem ou só tonalizam, porque saem conforme a lavagem, caso fique manchado ou a pessoa não tenha gostado muito do resultado…
    Bjos!

  4. Claudia Speroto    20/07/2010 - 15h46

    Depois que peguei ” a manha” só pinto em casa, e há anos!
    Já fui do castanho escuro ao loiro em uma tarde aventureira no meu quarto. Já fiz mechas inversas.. Cansei. Fui do loiro ao vermelho [por conta da falta de experiência ficou cor de água de salsicha, mas depois consertei e ficou mega vermelho]. Cansei. Lilas… Azul.. Preto… Loiro novamente. AMO. E já estou pensando na nova transformação!
    Mas deixo um alerta as novatas: Todo cuidado é pouco para não estragar as madeixas e não ficar careca – Pq isso acontece de verdade!! Nunca aconteceu comigo, mas ja ouvi vários casos…
    Bjinhus, Clau Speroto

  5. Lu    20/07/2010 - 15h52

    Depois que uma cabeleireira detonou meus cabelos, eu mesma os pinto. E fica ótimo.

  6. Lorys    20/07/2010 - 16h55

    Não arrisco de maneira alguma! Mas pra quem tem mais coragem que eu, são boas dicas!

    Só é bom ter um pouco mais de atenção com o tal removedor de tintura, porque costumam ser muito fortes e podem irritar a pele. Uma vez passaram na minha mãe em um salão e QUEIMOU uma parte da testa dela. Ela inclusive tem a marca até hj. Melhor ir de hidratante mesmo que é mais garantido!

    =)

  7. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Coragem: coloração em casa! http://bit.ly/9FuxmD […]

    • Mariana    20/07/2010 - 20h26

      Adorei o post!! Tenho vontade de clarear meu cabelo, mas me falta coragem…
      Beijos

  8. Tati Sisti    20/07/2010 - 20h03

    Não tenho coragem não! Não tenho a mínima habilidade. Talvez o problema seja eu hehe.
    Adorei o post. Beijos

  9. Michelle Freire    20/07/2010 - 20h18

    Simplesmente amei as dicas pena que não posso pintar, sou morena…
    O look do blog está lindíssimo.

  10. Stephane Guimaraes    20/07/2010 - 20h20

    Ficou lindo o novo visual do Blog!
    Parabéns, Lu, por sempre inovar!!

    Sucesso!!!

    Beijon

  11. Renata Pires    20/07/2010 - 21h19

    Adorei as dicas! Eu só pinto pra cobrir os brancos que insistem em aparecer. Dicas valiosas.
    Bjoo

  12. silvia    20/07/2010 - 22h12

    Eu só pinto em casa mas sempre numa cor próxima ao natural…

  13. Thuane    20/07/2010 - 23h25

    Ah… realmente, não é facil escolher uma cor para o tom de pele… até hoje não consegui escolher um para o tom da minha pele (morena clara (meio amarelada =\ )
    Tenho MTO medo de ficar com a cara de ‘Beyonce fail’ ou sei lá
    só queria clarear um pouco =\

    alguma dica de como descobrir e terminar de uma vez essa minha saga de ‘quero pintar mas que cor fica bom? =\ ‘

  14. Patricia    21/07/2010 - 17h17

    Ai socorro! Tem vezes que um blog aparece com um post perfeito para a sua vida né!
    Saca o drama:
    Ha mais ou menos 1 mês eu fiz uma especie de californianas nas pontas do meu cabelo castanho bem escuro-quase-preto totalmente virgem.
    Não gostei. Passei uma tinta louro clarissimo acinzentado. Meu cabelo TODO ficou laranja! muito,muito claro mesmo! Não era que só se podia descolorir 2 tons??
    Sai correndo e comprei uma tinta sem amônia (softcolor) castanho médio. Ok. Ficou mais ou menos escuro e manteve as pontas das californianas mais claras…até que eu gostei mas como é sem amônia a tinta foi saindo e o cabelo ficando mto mto claro…
    Comprei mais uma vez a Softcolor, só que desta vez louro escuro….bom, estou meio bolada porque as vezes vejo um pouco de reflexo vermelho dependendo da luz. MEDO. Detesto vermelho, ruivo, acaju….
    O que eu faço agora da minha vida?? Que rumo devo seguir??? Nem sei mais que cor eu quero….to em crise existencial por causa do cabelo! Ainda mais que a Lu falou que o cabelo dela ficou roxo uma vez!
    Alguem me ajuda pelo-amor-de-deus???

  15. Luana    21/07/2010 - 19h37

    Hanna, amei!! Esses dias pedi para vcs fazerem uma matéria para quem nunca descoloriu os cabelos e o meu pedido foi muito bem atendido!!!
    amei de verdade!!
    muito obrigada

  16. […] Coragem: coloração em casa! (Chata de […]

  17. […] da infância? Veja aqui no I-Missy. 6. No Chata de Galocha você recebe dicas de como colorir seus cabelos em casa. 7. Veja como manter o quarto arrumado no Evelyn’s Place. 8. Pra você que gosta de usar […]

  18. rosa    22/09/2010 - 20h32

    meu nome é rosa e tinha cabelos castanho e passei a aderir a tons com reflexos mais avermelhados e agora quero clarear pra um ton de castanho claro dourado o que eu faço??????????????????????????

  19. Mariana De Gea    06/10/2010 - 09h51

    Oi Hanna!
    O que são essas tintas temporárias? vende em qlq loja?
    Eu tenho luzes, meu cabelo é castanho mais pro claro, e passar uma dessas tintas temporárias “loiro”, meu cabelo vai ficar mais claro? e dps vai sumindo?!
    Beeijo!
    Obrigada!

  20. andrea    13/12/2010 - 12h52

    como sair de um loiro e passar para o vermelho pois meu cabelo tem dois dedos de raiz castanho claro me ajudem.bjs

  21. Ana Carolina    14/11/2013 - 16h21

    Olá tenho tinta sem armoria no cabelo pintei ele de vermelho quando estava grávida de três meses meu filho já tem dois meses e eu gostaria de saber se eu pinta ele de loiro se descolori antes com o número 10.0 da tinta se vai pega e se tem o perigo de mancha e eu teno q descolori mesmo antes

Mais sobre Beleza