Carregando...
Lifestyle

Do outro lado: Save Gocco!

21.07.2010
Lu Ferreira

Quando eu era criança, existia uma máquina maravilhosa chamada mimeógrafo. Com um mimeógrafo, a professora do jardim da infância fazia um desenho num papel especial que ela chamava de estêncil, colocava na tal máquina, girava uma manivela e thãnan: saía uma cópia!
Com o tempo várias máquinas maravilhosas foram aparecendo na minha vida: a de fotocópia (xerox), a impressora matricial, a matricial colorida (que era muito doida, tinha uma fita amarela, azul e vermelha), a com jatos de tinta, a laser. Mas nenhuma delas se compara a uma descoberta que eu fiz ano passado: a Print Gocco.
A Print Gocco foi inventada no Japão nos anos 70 (!!!) e é basicamente um kit de serigrafia caseiro (também conhecido pelo nome silk-screen). A grande diferença é que pra fazer silk-screen em casa e ficar legal, é necessário fazer uma matriz vazada decente, ou seja, ter uma certa (muita, na verdade) habilidade motora. É um pouco difícil, por exemplo, recortar coisas pequenas como letras ou fazer uma máscara que represente sombras e luzes do rosto de uma pessoa. Mas, com uma Print Gocco dá pra fazer impressões em casa de qualquer coisa que possa ser xerocada.
O básico do kit Gocco:

Foto daqui

1 – a máquina Gocco, propriamente dita.
2 – tela para fazer a matriz da impressão.
3 – tubos de tinta.
4 – lâmpadas para queimar a matriz.

Como funciona: primeiro você escolhe a imagem do que quer fazer cópias, um desenho seu, por exemplo (ou, como muitas noivas habilidosas mundo afora, um convite!), e imprime a laser ou tira xerox para servir de base (tem que ser uma impressão com tinta que contenha carbono), existem também canetas próprias para fazer o desenho à mão livre. Depois, coloca o desenho na tela própria onde a matriz vai ser queimada com duas lâmpadas de flash (as lâmpadas só podem ser usadas uma vez e são tóxicas – muito cuidado!) dentro da Print Gocco. Com a matriz pronta, é só retirar o desenho original, espalhar tinta na tela, colocar na máquina e pronto!
Entendeu? Não? Então assita:

Ficou animada com as milhares de possibilidades para imprimir etiquetas, cartões, postais, guardanapos? Eu também! Só que eu preciso dar uma má notícia: o kit não é mais fabricado, então não é muito fácil achar pra vender (mas tem se procurar na internet, no Ebay, no Etsy, Google tá aí pra isso!). Pelo menos os suprimentos – tintas, telas, lâmpadas – ainda são fabricados e vendidos no Japão.

Imagens daqui, daqui, daqui e daqui.

De acordo com o fabricante (chamado Riso), as vendas no Japão começaram a cair com a popularização das impressoras coloridas, mas foi justamente na mesma época que muita gente nos Estados Unidos e na Europa descobriu a Print Gocco. Surgiu então o movimento “Save Gocco“, de todos aqueles que querem brincar de impressão com acabamento profissional e ao mesmo tempo artesanal e único (que para mim tem um valor extra). Quem sabe se muita gente quiser mesmo um kit desses volta a ser fabricado e vendido, né? Eu compraria!

16 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Lu    21/07/2010 - 11h15

    Que legal hein? Adorei! Quero um desses para mim! Podiam sim retomar a fabricação e trazer pro Brasil… Beijos!

  2. Ju    21/07/2010 - 11h17

    Poxa, já quero uma pra mim! Excelente post!

  3. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, Luma Perrete and ? Moda, Haranin Souza. Haranin Souza said: RT @luferreira: Novo post: Do outro lado: Save Gocco! – http://bit.ly/bw2sS0 […]

  4. ROBERTA    21/07/2010 - 11h38

    Amo o Blog… mas a letra tá muiitooo pequena!Aumentem…
    Bjo

  5. Telma Maciel    21/07/2010 - 11h49

    Que fantástica!!! Eu não tenho mto talento/habilidade manual, sabe… Mas é lindo demais o trabalho feito com serigrafia e deve ser uma delícia fazer! Adorei! Tomara q o movimento consiga retomar a fabricação da Print Gocco!!!

  6. Amanda / Minhas Inspirações    21/07/2010 - 12h02

    Adoreeei!! Fique com vontade de ter uma!
    E que aula legal, hein? Hihihi!
    Beijos!

  7. Cláudia Garcia    21/07/2010 - 12h48

    gente! esse é a coisa mais legal, mais linda e mais divertida que eu já vi na minha vida! Uma Gocco é tudo o que eu sempre quis!

  8. Leticia    21/07/2010 - 12h59

    Genteee, eu ameei isto!
    Eu quero um para mim agora! haha bjus

  9. Lorys    21/07/2010 - 13h05

    Nossinhora! Quero uma AGORA! hahahahahaha!

    =p

  10. Ju Ferreira    21/07/2010 - 15h39

    Gentee, quero uma dessa já!!!! tipo pra ontem!! que coisa foooofa!!!

  11. Eva    21/07/2010 - 16h16

    Seria legal brincar ao menos uma vez na vida com um equipamento desses!

  12. Clarissa    21/07/2010 - 19h44

    Que bacana!!! Não conhecia!

    Rsrs, essa mocinha do tutorial parece muito com a Malu Magalhães! Até o jeito de falar.

    Bjins!

  13. Camila Duarte    22/07/2010 - 13h57

    Incrível! Quero muito uma para mim!
    Adorooo artes no papel!

  14. Aracelly    23/07/2010 - 10h40

    Tudo que é bom dura pouco, ou nem tanto rsrs
    tem uma máquina A YUDU que vi na http://www.provocraft.com que é um silkscreen do tipo caseiro caseiro dá para fazer muita coisa dá uma olhada lá se vc achar interessante depois passa lá no meu blog e me fala OK?

    • Tati Akamine    24/07/2010 - 12h38

      Aracelly, achei que a YUDU quebra um galho de Gocco, viu? Não é tão prática, mas pelo menos não tem que comprar lâmpada nova a cada tela queimada (e a lâmpada também não é tóxica, né? achei ótimo!)
      Fora isso no site vi que tem revendedora no Brasil, olha que maravilha!
      Adorei seu blog, muito originais os posts, muito bom mesmo!

      Obrigada pela dica! Beijo.

  15. KK    28/07/2010 - 22h19

    Q demais tati! Onde vende/ quanto custaaaaa?

Mais sobre Lifestyle