Carregando...
Beleza

Dossiê: Cabelos Lisos

03.08.2010
Lu Ferreira


Quem tem cabelo liso pode se considerar sortuda. O caimento lindo e a força natural desse tipo de fio são seus melhores atributos, mas a sorte mesmo está na facilidade de mantê-lo lindo, com cara de saúde, sabe? Porém, assim como tudo na vida, o cabelo liso também tem seu lado ruim. As principais queixas das lisas são: oleosidade excessiva, facilidade de formar nós, dificuldade de mudar o visual e pontas ressecadas (e consequentemente, duplas). Mas, apesar disso, quando um cabelo liso recebe aqueles mínimos cuidados, fica deslumbrante!

Corte: Cabelo escorrido, sem volume, com a raiz colada no couro cabeludo é o pesadelo de toda lisa! A solução pode ser o corte: em camadas, escadeado ou repicado, o importante é cortar os fios em vários tamanhos (lembram do vídeo da Lú?), dando movimento e o tão sonhado volume. Uma das várias vantagens de ter cabelos lisos é, sem dúvida, poder ousar nos cortes sem medo! Um ótimo e atual exemplo é o cabelo da Guilhermina Guinle na novela Ti-ti-ti, que é super moderno, versátil e perfeito para as lisas ousadas.

Lavagem: A lavagem é um dos passos mais importantes pra um liso leve e com movimento. Priorize xampus com produtos adstringentes como hortelã, jaborandi, limão, chá verde e pimenta. Lave com xampu somente a raiz e não dispense condicionador por ter cabelo oleoso, porém enxágüe bem e restrinja-o ao comprimento e pontas. Usar um anti-resíduo quinzenalmente é um ótimo truque para manter o cabelo longe do aspecto de sujo e pesado,tirando o volume. Outro truque é usar o xampu ou pré-xampu esfoliante para potencializar a limpeza, mas cuidado para não esfregar muito, porque, assim como na pele oleosa, uma esfoliação vigorosa pode estimular a produção de óleo!

Hidratação: A rigidez natural do cabelo liso é o grande culpado do tão temido frizz, porque o torna quebradiço e os fiozinhos quebrados dão aquele aspecto arrepiado. Por isso, a hidratação, pelo menos a cada quinze dias, é importante para repor os nutrientes perdidos e deixá-los mais fortes! Os cremes de tratamento com macadâmia, ginseng, aloe vera (babosa), D-pantenol são ótimos para blindar os fios.

Finalização:
O leave-in para as lisas não é indispensável, mas uma boa finalização confere proteção e controle aos os fios. Pode ser pomada, reparador de pontas, spray finalizador ou até mesmo um leave-in fluido, tudo depende da estrutura do fio. Para saber qual é o melhor finalizador, basta testar e avaliar (lembram da auto-suficiência?)!

Como secar: O segredo é estimular! Secar o cabelo com a cabeça abaixada, usar bobes largos, amassar com as mãos (de baixo para cima, como as cacheadas!) são maneiras de “convencer” o cabelo de que ele precisa ter volume. Um ótimo truque é, depois de secar de cabeça abaixada com o vapor quente, secar de leve com o vapor mais frio. Esse choque térmico ajuda a fixar o volume conferido pelo vapor quente. Outra maneira é amassar os fios com uma toalha e ir secando com o secador, ao mesmo tempo.
Os truques são super simples e ter um liso e bem cuidado não é tão complicado assim, né? Com produtos para todos os bolsos, é só testar até encontrar o que funciona melhor para os seus fios!

22 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Lorena Borges    03/08/2010 - 10h17

    Acho que posso me considerar uma pessoa de sorte. Meu cabelo é liso, sou satisfeita com o volume dele, não é oleoso demais na raiz nem tem pontas duplas. Enfim, não me dá trabalho nenhum e não tenho que ficar gastando rios de dinheiro para deixá-lo bonito!

    =)

  2. Jessica Freitas    03/08/2010 - 10h19

    Vixe! to péssima de cuidados com meu cabelo… a unica coisa que faço de tudo ai que vc listou é secar com a cabeça abaixada… Nesse ritmo vou ficar careca antes dos 30! hahahaha

  3. DAIA    03/08/2010 - 10h20

    Meu cabelo é liso na raiz e ondulado nas pontas! Agora que cortei mais curto, consigo variar bastante o visual com presilhas, tiaras, laços e afins… mto melhor do que o compridão escorrido e sempre igual! :)

  4. pi    03/08/2010 - 10h27

    Cabelo de atriz é meio complicado dizer como é ou que cor é, mas o da Guilhermina não parece ser liso. Aliás, acredito que este corte fique bem, mesmo, em cabelo ondulado. No meu, lambido de vaca, ficaria como um semi-moicano murcho, caído. Eu teria que abusar dos produtinhos para ter esse volume lindo do dela. Eu sei, já tive esse corte. Não deu certo para mim, já que não uso muitos produtinhos…
    Mas valeu pelas dicas!

  5. Jowzinha    03/08/2010 - 10h37

    O meu cabelo é levemente liso…
    Tipo, tem a leveza e maciez do liso,
    mas é cacheado nas pontas!!!
    Cacheado msm daqueles cachinhos bem feitinhos!!!
    Só q é bastante volumoso então sempre tento variar com amarrações e coisas assim!!!

    =**, Jowzinha

  6. Isabella Rabello    03/08/2010 - 10h49

    Eu sou da turma dos cabelos lisos em que nada fica. Cortei meu cabelo dia desses bem repicado e em camadas (uma coisa bem louca) e ficou lindo na hora, mas foi só passar meia hora que murchou tudo de novo. É fogo…

  7. Jenifer Machado    03/08/2010 - 10h52

    Oi, Lú!!(íntima…)

    Bom, descobri seu blog há pouco tempo, em meio às minhas andanças pelos blogs de beauty e não parei de ler até chegar ao seu primeiro post( é claro que isso levou alguns dias), de taaanto que gostei e me identifiquei com você!! Eu resolvi deixar esse comentario agora pra te dizer que de todos os blogs que acompanho, o seu é o o único que tem post novo sempre que eu entro!!! E eu adoro isso!!! Às vezes, até mais de um por dia… muuito bom. E outra coisa, graças a um de seus posts(que estranha essa palavra…sts), uma coisa mudou em mim: Sobre sua sobrancelha, vc disse que ” achava que super sabia fazer a sobrancelha”, hauhauahu, até descobrir que estava bem enganada e mudou. Pois a minha mudou também e pra melhor!!!
    Também quero dizer que, vc é a que mais se aproxima das leitoras, tem uma vida mais “normal”, menos “star”… fala da sua casa, mostra as comidinhas que faz, da vida com o “marido”… enfim, gosto bem disso.
    O coments foi longo, mas é que depois de passar dias em cima dessa tela, tentado ler tudo que vc já havia escrito e pensando “nossa, mas ela tem esse blog há quantos aaanos??!!”, eu tinha algumas coisinhas pra dizer. Sigo firme e forte, te acompanhando todos os dias.

  8. Lara    03/08/2010 - 10h56

    Adorei o post, mas nem é todo cabelo liso que não tem volume. Poderia fazer um post sobre quem tem o cabelo liso, pesado, e porém muito!! Como cuidar, lavar, controlar as pontas, o friz, e diminuir o volume, sem parecer “falso”.

    Por falar nisso, tenho cabelo para dar, vender, trocar, alguém quer um pouco? haha

  9. Marina    03/08/2010 - 10h58

    Quantas dicas legais, pena que não tenho paciência para tanto! rsrs

    Beijos

  10. Ana Elisa    03/08/2010 - 11h09

    Eu tenho muita sorte pois tenho0 cabelo liso e normal, nada de oleosidade, então minha única queixa era falta de volume q resolvi com um bom corte repicado e finalizadores, estou feliz, só não posso esquecer das hidratações pra dar aquele up!! adorei as dicas

  11. Gisele Ferreira    03/08/2010 - 11h30

    Oi Lu! Amos eu blog!
    Sempre to aqui esperando post novinho p/ ler!
    Parabéns!

  12. Aline Oliveira    03/08/2010 - 11h32

    Felicidades pra quem tem os cabelos lisos de natureza! Os meus são “miojinhos”, que eu até gosto, mas enjoei, ai parti pra progressiva! Sorte de ter muiiiiitooo cabelo, assim da um volume legal, sem precisar de muita coisa! Enjoei do cabelo liso e castanho natural. Comecei a pintar de loiro, e quero mais cinza do que esta agora! Enjoei do cabelo liso comprido e loiro! Levei a foto do cabelo da Lu, e pedi pra cortar igual! hahaha… ficou otemooo! Mas ja estou com saudades do rabo de cavalo pendurado na cabeça… ou das tranças! hahahah

  13. Luiza    03/08/2010 - 11h41

    mas o cabelo da Guilhermina é bem enrolado por sinal…

  14. Elisa    03/08/2010 - 14h03

    Que lindo essse blog amoooooo!

  15. Daniela    03/08/2010 - 15h00

    Eu tenho o cabelo super liso, e é verdade sobre o lado ruim, ele embarassa com uma facilidade absurda, sem falar no maldito frizz, e se ficar dois dias sem lavar o cabelo, já vira aquela nhaca x.x, sem falar que nenhuma presilha, xuxinha, tic tac para quieto no meu cabelo ¬¬

  16. Jéssica    03/08/2010 - 18h01

    Nossa, falar em cabeloo , fiiz uma cagada no meeu =/
    fui cortar franja e fico muito curto , agra tenho que ficar usando cabelo com a franja presa, coisa que eu odeioo , maldito salão qe nem contrata pessoas que façam trabalho direito, nossa, nunca fiqei tao insatisfeita com meu cabelo =/

  17. Amanda Gomes    03/08/2010 - 19h38

    Na verdade eu concordo que o cabelo liso e sem volume não é legal, mas no meu caso eu tenho cabelo liso e com muitoo volume pela quantidade de cabelo e confesso pra vocês que não é nada fácil! só uso cortes que diminuem o volume mas mesmo assim não é o suficiente! Se eu fosse mais encanada com ele já tinha ficado doida com ele! Mas está valendo, ele é bonito do jeito dele!
    adorei o post flor!
    bzOs

    • Vanessa Versiani    08/08/2010 - 17h32

      Esse corte da Guilhermina fica bom em ondulados também (o dela, inclusive, q eu saiba é ondulado). Basta ver a Rihanna no vídeo de Rude Boy. ;)
      Cabelos lisos longos ficam muuuuuuito sem graça! Curtos eles ganham vida e movimento.
      Qto ao volume, dá pra aumentar ou diminuir conforme o corte. Basta escolher 1 bom cabeleireiro.
      Algumas dicas pra quem quiser cortar, pra comunicar bem oq vc quer: http://fashionconsultantvv.wordpress.com/2008/09/05/mulheres-de-cabelos-curtos/

  18. Pri Azevedo    06/08/2010 - 16h51

    Estou esperando um dossiê para os “ondulados-Gisele”, hehehehe

    bjs1

  19. Luciana Silva    08/08/2010 - 11h58

    Meninas, também tenho cabelo liso e voltei esses dias de Buenos Aires e não perdi a oportunidade de trazer o shampoo, condicionar, creme de tratamento etc da linha TRESemmeé, é vendido nas farmácias, e tem um que se chama “para cabelos lisos e com frizz” estou apaixonada pela linha…vale a pena experimentar

    bjos luciana

  20. CAROL THACHER    30/09/2010 - 16h19

    o MEU CABELO É LISO…E MTOOOOOOO OLEOSOS… SOU NOVA NO PEDAÇO E ADOREI O BLOG..JA TINHA OUVIDO FALAR ANTES..E POR SORTE CONSEGUI ACHAR ….

  21. Lara    28/05/2015 - 14h12

    Adorei o post, bem legal

Mais sobre Beleza