Sabe quando você quer muito, muito, mas muito mesmo uma coisa e, quando consegue, tudo começa a dar errado? Pois é! Recentemente aconteceu coisa semelhante comigo e a única coisa que conseguia pensar era que tudo não passava de fruto de olho gordo, hahahaha… Então, o tema de hoje é justamente sobre isso: inveja no Cinema! Mas calma! Não vou ficar fazendo fofocas de bastidores, tipo fulana roubou o papel de beltrana! Hahahahaha! Vou falar de filmes que falam sobre o assunto =D
O primeiro filme que me vem à memória, quando penso no assunto, é “A Malvada” (ainda vou escrever um post sobre as traduções ridículas dos títulos de alguns filmes! Pelamordedeus). Aliás, quem nunca viu, tem que ver! Grande filme, vencedor de 6 dos 14 Oscars que concorreu! Mas, voltando ao que interessa, no filme a atriz Anne Baxter faz o papel de Eve (a do título original do filme “All About Eve”), uma jovem aspirante a atriz. Até ai, tudo bem! Mas o que caracteriza Eve como “a malvada”, rainha do olho gordo ou invejosa de plantão é que ela começa a trabalhar como secretária de sua ídola, uma atriz famosa da Broadway (interpretada pela excelente Bette Davis) e vai, aos poucos, aproveitando-se da carreira de sua patroa para construir a sua própria. Danadinha, não?
Outro filme que segue a mesma linha (e arrisco a dizer que é uma espécie de remake, mas não declarado) de “A Malvada”, é “Showgirls”. Alguém já viu? Confesso que é um dos meu guilty pleasures (tema de outro post! Muitos posts nesse momento)! Rs! O filme é péeeeeessimo (inclusive ganhou vários “Framboesas de Ouro”) e a gente dá altas risadas dos absurdos que acontecem nele, mas eu acho ótimo! E o plot é mais ou menos o mesmo: uma nova dançarina quer tomar o lugar da dançarina mais famosa do show! Detalhe: o show é em um cassino e as moças são strippers! Tá bom ou quer mais? Rs! E rola de tudo mesmo pra tomar o lugar da outra: desde dormir com o diretor do show até empurrar a rival da escada!
Enfim, foram só dois exemplos de filmes nos quais a inveja, a vontade de tirar o que é do outro, tomam conta da história! Vocês se lembram de mais algum? Vamos dividir o veneno!
Já assistiu “Mulher, solteira, procura…”? Não lembro qual é o título original, mas é muuuuuita inveja que rola, e de quebra,um bom suspense!
Excelente lembrança, Carla! No caso de “Mulher Solteira Procura” (o título original é “Single White Female”), a inveja vira doença! Mulher louca, credo!
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Inveja (no cinema)! http://bit.ly/dxd82a […]
Adorei o tema Lore. rs
Lembro que Chicago tb fala de inveja. A personagem da Renné Z. morria de inveja de personagem da Katherine ZJ e e essa relação doentia de idolatria é o que permeia a trama.
Bem vinda de volta!! :)
Logo depois que tinha mandado o texto pra Lú, eu lembrei de Chicago! Mas nem pensei em acrescentá-lo porque sabia que alguém se lembraria dele!
Chicago, de certa forma, é muito parecido com Showgirls, nesse aspecto da aspirante querer o lugar da musa! Mas os filmes nem se comparam! Chicago é muuuuuuuuuito melhor! Rs! Apesar de destestar a Renné!
=p
Oi Lorena,
Adorei o post…
Se quiser dicas para traduções bizarras de nome de filme, me avisa quando for escrever o post sobre isso que eu tenho VÁRIOS!!!!!!!!
Beijos
Ana
Hahahahaha!
Já pode ir me mandando então, Ana! [email protected]
=p
Gente, What Happened to Baby Jane, com a Bette Davis, é INESQUECÍVEL com esse tema!!!
Jess,
Muita gente já me falou isso mesmo, mas tenho que confessar (ai que vergonha) que nunca assisti esse filme!
=(
Pensei no mesmo filme! Inveja MOR!!!
Oii
Adoro seu blog! Sempre faço uma visitinha para buscar informações, inspirações…
Estou postando em meu blog looks montados a partir de cores contrastantes, cores frias com quentes. Estão saindo posts bem interessantes. Dá uma olhadinha lá e vê o que acha!
http://www.luanacrescente.blogspot.com
bjim
Ai Lu, isso muito ruin mesmo, mas as vezes tb penso assim…
Bjs,
Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com/
@loveshoesblog
No showgirls elas não são strippers, são coristas!
Daya,
Pode ser ignorância minha (ou até mesmo preconceito, não sei), mas só de ver o mastro de dança já falo que é stripper! Elas se denominam coristas no filme? Juro que não lembro!
De qualquer forma, peço desculpas às coristas então, pela confusão!
=)
Não sie se é relamente enquadrado nesse tema inveja, mas eu lembro od filme a mão que balaça o berço que a baba queria roubar o lugar da mãe biologica na casa.
bom post. beijos
Pode parecer bobagem prá uns, mas inveja é um assunto bem sério! Certa vez, até boneco de vudú colocaram na minha casa, além de outras coisas. Acredito que gente invejosa precisa se tratar com Psiquiatra, Psicólogo, Psicanalista, etc, pois geralmente elas são nocivas a sociedade. bjs, fiquem com Deus.
Credo em cruz Alessandra! Chocada!
Acredito em inveja e olho gordo sim, mas acredito tbm que eles só pegam a gente se a gente deixar! Mas basta uma pequena brecha e pronto! Já era!
E concordo com vc! As pessoas invejosas têm que se tratar mesmo e as que são alvo de inveja têm que tomar um banho de sal grosso de vez em quando, rezar muito, benzer e estar sempre rodeada de pessoas que as querem bem e têm pensamentos e energia positivos!
=)
Sou invejosa tenho que admitir,os filmes que passaram pela minha cabeça foram “E o vento levou” e “Meninas Malvadas”,na verdade esse é um assunto muito constante em filmes porque faz parte daquela visão de antagonista que vai empatando a vida do protagonista
haha tema bom! Quero ver “All About Eve”!
“Singin’ In The Rain” também tem uma invejinha ali, e eu acho divertidíssimo!
Eu acho que “Cantando na Chuva” é mais um caso de despeito que um caso de inveja! E tbm acho mega divertido! Adoooooooro! Rs!
Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive), de David Lynch, fala sobre a relação doentia provocada pela inveja e tudo o que ela pode causar.
É um dos meus filmes favoritos, também poderia ter entrado nesse post.
“O Que Terá Acontecido a Baby Jane?” é um exelente exemplo. Inveja, loucura,decadência… Inesquecível!!!! Bette Davis aterroriza e consegue evocar sentimentos contraditórios como ódio e piedade… um filme marcante.
beijos
Gente! Descobri este site e agora não deixo mais de acessar…
Amei este post sobre inveja no cinema… Tem um professor da facul que diz que a história de qualquer pessoa daria um romance, e porque não um filme… Afinal, quem nunca passou por uma situação de ser invejada por alguém (e pensar que as vezes a gente acorda tão deprê, se achando a pior das mulheres e tem gente que nos inveja, rsrsrsrs!).