Carregando...
Lifestyle

Inveja (no cinema)!

08.10.2010
Lu Ferreira


Sabe quando você quer muito, muito, mas muito mesmo uma coisa e, quando consegue, tudo começa a dar errado? Pois é! Recentemente aconteceu coisa semelhante comigo e a única coisa que conseguia pensar era que tudo não passava de fruto de olho gordo, hahahaha… Então, o tema de hoje é justamente sobre isso: inveja no Cinema! Mas calma! Não vou ficar fazendo fofocas de bastidores, tipo fulana roubou o papel de beltrana! Hahahahaha! Vou falar de filmes que falam sobre o assunto =D

O primeiro filme que me vem à memória, quando penso no assunto, é “A Malvada” (ainda vou escrever um post sobre as traduções ridículas dos títulos de alguns filmes! Pelamordedeus). Aliás, quem nunca viu, tem que ver! Grande filme, vencedor de 6 dos 14 Oscars que concorreu! Mas, voltando ao que interessa, no filme a atriz Anne Baxter faz o papel de Eve (a do título original do filme “All About Eve”), uma jovem aspirante a atriz. Até ai, tudo bem! Mas o que caracteriza Eve como “a malvada”, rainha do olho gordo ou invejosa de plantão é que ela começa a trabalhar como secretária de sua ídola, uma atriz famosa da Broadway (interpretada pela excelente Bette Davis) e vai, aos poucos, aproveitando-se da carreira de sua patroa para construir a sua própria. Danadinha, não?

Outro filme que segue a mesma linha (e arrisco a dizer que é uma espécie de remake, mas não declarado) de “A Malvada”, é “Showgirls”. Alguém já viu? Confesso que é um dos meu guilty pleasures (tema de outro post! Muitos posts nesse momento)! Rs! O filme é péeeeeessimo (inclusive ganhou vários “Framboesas de Ouro”) e a gente dá altas risadas dos absurdos que acontecem nele, mas eu acho ótimo! E o plot é mais ou menos o mesmo: uma nova dançarina quer tomar o lugar da dançarina mais famosa do show! Detalhe: o show é em um cassino e as moças são strippers! Tá bom ou quer mais? Rs! E rola de tudo mesmo pra tomar o lugar da outra: desde dormir com o diretor do show até empurrar a rival da escada!
Enfim, foram só dois exemplos de filmes nos quais a inveja, a vontade de tirar o que é do outro, tomam conta da história! Vocês se lembram de mais algum? Vamos dividir o veneno!

23 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Carla    08/10/2010 - 09h38

    Já assistiu “Mulher, solteira, procura…”? Não lembro qual é o título original, mas é muuuuuita inveja que rola, e de quebra,um bom suspense!

    • Lorena Borges    08/10/2010 - 10h40

      Excelente lembrança, Carla! No caso de “Mulher Solteira Procura” (o título original é “Single White Female”), a inveja vira doença! Mulher louca, credo!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Inveja (no cinema)! http://bit.ly/dxd82a […]

  3. Renata Pires    08/10/2010 - 09h46

    Adorei o tema Lore. rs
    Lembro que Chicago tb fala de inveja. A personagem da Renné Z. morria de inveja de personagem da Katherine ZJ e e essa relação doentia de idolatria é o que permeia a trama.

    Bem vinda de volta!! :)

    • Lorena Borges    08/10/2010 - 10h38

      Logo depois que tinha mandado o texto pra Lú, eu lembrei de Chicago! Mas nem pensei em acrescentá-lo porque sabia que alguém se lembraria dele!

      Chicago, de certa forma, é muito parecido com Showgirls, nesse aspecto da aspirante querer o lugar da musa! Mas os filmes nem se comparam! Chicago é muuuuuuuuuito melhor! Rs! Apesar de destestar a Renné!

      =p

  4. Analía Kovacs    08/10/2010 - 10h57

    Oi Lorena,
    Adorei o post…

    Se quiser dicas para traduções bizarras de nome de filme, me avisa quando for escrever o post sobre isso que eu tenho VÁRIOS!!!!!!!!

    Beijos
    Ana

  5. Jess    08/10/2010 - 11h18

    Gente, What Happened to Baby Jane, com a Bette Davis, é INESQUECÍVEL com esse tema!!!

    • Lorena Borges    08/10/2010 - 12h15

      Jess,

      Muita gente já me falou isso mesmo, mas tenho que confessar (ai que vergonha) que nunca assisti esse filme!

      =(

    • Bela    08/10/2010 - 12h21

      Pensei no mesmo filme! Inveja MOR!!!

  6. Luana    08/10/2010 - 11h43

    Oii
    Adoro seu blog! Sempre faço uma visitinha para buscar informações, inspirações…
    Estou postando em meu blog looks montados a partir de cores contrastantes, cores frias com quentes. Estão saindo posts bem interessantes. Dá uma olhadinha lá e vê o que acha!
    http://www.luanacrescente.blogspot.com
    bjim

  7. Tati Canto    08/10/2010 - 11h46

    Ai Lu, isso muito ruin mesmo, mas as vezes tb penso assim…
    Bjs,
    Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com/
    @loveshoesblog

  8. Daya    08/10/2010 - 11h55

    No showgirls elas não são strippers, são coristas!

    • Lorena Borges    08/10/2010 - 12h14

      Daya,

      Pode ser ignorância minha (ou até mesmo preconceito, não sei), mas só de ver o mastro de dança já falo que é stripper! Elas se denominam coristas no filme? Juro que não lembro!

      De qualquer forma, peço desculpas às coristas então, pela confusão!

      =)

  9. Samara Anjos    08/10/2010 - 15h21

    Não sie se é relamente enquadrado nesse tema inveja, mas eu lembro od filme a mão que balaça o berço que a baba queria roubar o lugar da mãe biologica na casa.

    bom post. beijos

  10. Alessandra Pires    08/10/2010 - 16h15

    Pode parecer bobagem prá uns, mas inveja é um assunto bem sério! Certa vez, até boneco de vudú colocaram na minha casa, além de outras coisas. Acredito que gente invejosa precisa se tratar com Psiquiatra, Psicólogo, Psicanalista, etc, pois geralmente elas são nocivas a sociedade. bjs, fiquem com Deus.

    • Lorena Borges    08/10/2010 - 16h47

      Credo em cruz Alessandra! Chocada!

      Acredito em inveja e olho gordo sim, mas acredito tbm que eles só pegam a gente se a gente deixar! Mas basta uma pequena brecha e pronto! Já era!

      E concordo com vc! As pessoas invejosas têm que se tratar mesmo e as que são alvo de inveja têm que tomar um banho de sal grosso de vez em quando, rezar muito, benzer e estar sempre rodeada de pessoas que as querem bem e têm pensamentos e energia positivos!

      =)

  11. Gabs    08/10/2010 - 17h55

    Sou invejosa tenho que admitir,os filmes que passaram pela minha cabeça foram “E o vento levou” e “Meninas Malvadas”,na verdade esse é um assunto muito constante em filmes porque faz parte daquela visão de antagonista que vai empatando a vida do protagonista

  12. Tassia B    09/10/2010 - 00h21

    haha tema bom! Quero ver “All About Eve”!
    “Singin’ In The Rain” também tem uma invejinha ali, e eu acho divertidíssimo!

    • Lorena Borges    09/10/2010 - 15h30

      Eu acho que “Cantando na Chuva” é mais um caso de despeito que um caso de inveja! E tbm acho mega divertido! Adoooooooro! Rs!

  13. Juliana Queiroz    09/10/2010 - 16h30

    Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive), de David Lynch, fala sobre a relação doentia provocada pela inveja e tudo o que ela pode causar.

    É um dos meus filmes favoritos, também poderia ter entrado nesse post.

  14. Paula    13/10/2010 - 17h23

    “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?” é um exelente exemplo. Inveja, loucura,decadência… Inesquecível!!!! Bette Davis aterroriza e consegue evocar sentimentos contraditórios como ódio e piedade… um filme marcante.
    beijos

  15. Bruna Cunha    14/10/2010 - 12h56

    Gente! Descobri este site e agora não deixo mais de acessar…

    Amei este post sobre inveja no cinema… Tem um professor da facul que diz que a história de qualquer pessoa daria um romance, e porque não um filme… Afinal, quem nunca passou por uma situação de ser invejada por alguém (e pensar que as vezes a gente acorda tão deprê, se achando a pior das mulheres e tem gente que nos inveja, rsrsrsrs!).

Mais sobre Lifestyle