Carregando...
Lifestyle

No cinema: Psicose

14.11.2010
Lu Ferreira


Psicose, de Alfred Hitchcock, está comemorando 50 anos e pensei que seria mais que digno fazer um post em homenagem ao filme! Mas, por quê? Afinal de contas, muitos outros filmes também estão comemorando 50 anos e até mais que isso! Mas Psicose é parte importantíssima da História do Cinema.
Muita gente já torceu o nariz para Hitchcock (inclusive – e principalmente – no mundo acadêmico). Mas cada vez mais se torna inegável sua genialidade como diretor e como contador de histórias. Além disso, Hitchcock subverteu várias fórmulas prontas e regras dos filmes de Hollywood da época (e arrisco dizer que não só dos anos 1960, mas de algumas “regras” existentes até hoje), além de ter mudado também o hábito das pessoas de assistir filmes. Isso porque reza a lenda que, até Psicose, as pessoas não se importavam muito em assistir um filme desde o seu início. Era comum que as pessoas entrassem no cinema no meio das sessões e até mesmo saíssem das salas antes dos filmes terem acabado! Loucura, não?

Mas sendo Psicose o filme em questão, se os espectadores entrassem na sala de cinema depois do mesmo já ter começado, ou se saíssem antes, não entenderiam nada! Já explico o motivo e, se você não viu o filme e não sabe do que se trata, melhor parar de ler o post por aqui, porque daqui pra frente tem MUITOS SPOILERS! Avisando mais uma vez: ATENÇÃO, SPOILERS!

Hitchcock escalou para ser protagonista de seu filme uma das maiores estrelas da época, a atriz Janet Leigh. Daí, que durante a primeira metade do filme, acompanhamos a história de Marion Crane, interpretada por Janet Leigh. Uma funcionária dedicada que acaba roubando uma grana preta da empresa onde trabalha e foge. Até ai, estamos inocentes, acreditando que o filme é sobre isso! Sobre uma mulher de boa índole e bom caráter, que acaba cedendo à tentação e comete um delito e fica em crise com sua consciência. Só que não!
Em sua fuga, ao parar em um motel de beira de estrada para descansar, Marion é…. SPOILER… assassinada! Exatamente isso! Assassinada, no chuveiro! Mesmo que você nunca tenha visto o filme, com certeza já viu a seqüência do chuveiro! Clássico mor do cinema! E ai… Choque no cinema, né? Como assim o louco do Hitchcock mata sua atriz famosíssima e protagonista no meio do filme? E como assim o filme não é sobre ela e seu dilema moral, mas sim sobre um dono de um motel de beira de estrada meio lelé da cuca e sua mãe dominadora! Oi? Fico só imaginando o nó que deu na cabeça dos espectadores lá em 1960! Acho que até hoje nenhum diretor teve a ousadia de fazer nada parecido!

Daí que também reza a lenda que Hitchcock fez uma super campanha antes do filme estrear, orientando as pessoas a chegarem no horário certo, a não saírem no meio da projeção e, o mais importante de tudo, pedindo pelamordedeus pra ninguém sair contando o final do filme por ai! O que hoje em dia seria meio impossível, né? Com o fácil acesso à internet e aos vários sites, blogs e afins que falam sobre filmes (ou sobre qualquer outra coisa), rapidinho as pessoas iam descobrir tudo que acontece em Psicose e de repente o filme nem teria tanta graça nem seria tão relevante assim! Graças a Deus Hitch o fez em 1960, hahaha… Muitos dizem que Hitchcock também foi o responsável pelo surgimento do marketing no Cinema e por todas essas campanhas de lançamentos de filmes, que são muito comuns nos dias de hoje, mas nem tanto assim há 50 anos!

Então! Tá esperando o que pra prestar sua homenagem a Psicose vendo (ou revendo) o filme? Vamos lá!

20 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Gabriela    14/11/2010 - 20h57

    Psicose é clássico, mas ainda assim não é o meu favorito do Hitch. Fico com o mal falado Marnie, sempre.
    Voltando a Psicose: o que é legal do filme é toda essa historia por trás do filme que vc comentou, do “proibição” de entrar atrasado na sala de cinema, da morte da estrela, etc. Acho que já foram feitas tantas referencias ao filme que o final acaba sendo bobo, até na ultima semana a série Criminal Minds fez um episódio inspiradissimo em Psicose.
    Mas, Hitchcock foi genio. Meu favorito, sempre.

    • Lorena Borges    15/11/2010 - 11h58

      Gabriela,

      Meu favorito sempre será Janela Indiscreta! Aula de Cinema do início ao fim! AMO!

  2. […] This post was mentioned on Twitter by Lu Ferreira and Renata Pires, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * No cinema: Psicose http://bit.ly/caAT6y […]

  3. Daiana Grummt    14/11/2010 - 21h28

    Lú sabe aquele lance de ser tão obvio ver esse filme por ser tão famoso e tão comentado e vc não nunca ter assistido? Pois é isso acontece comigo! ahahahah sempre brinco até com essa cena da faca. Mas esse post foi definitivo! vou assisti-lo sem falta agora. O post tá show de bola, valeu por colocar mais agua na boca. Beijos!

    • Maíra dos Anjos    14/11/2010 - 23h41

      Daiana.. acontece a mesma coisa comigo.. kkkkkkkkkk

  4. San Escobar    15/11/2010 - 00h52

    Adoro os filmes de Hitchcock , o único que fiquei p… da vida com o final foi “Os Pássaros”, mas o que me chama sempre atenção são os figurinos e maquiagens. Dá vontade de ter nascido naquela época elegante.

    http://palavradebalzaquiana.blogspot.com/

  5. Anne Raysa    15/11/2010 - 01h46

    O que eu acho mais incrível nessa cena é como Hichcock brinca com o nosso psicológico. Porque primeiro: a música. Esse “aranhado” do violindo CRIA a cena! Sem o som, não seria nem de longe a mesma coisa. Segundo: Ele mexe com o nosso psicológico quando usa o momento em que a gente se sente mais vunerável: tomando banho. Tem sensação pior do que ser ataca quando se está pelada no chuveiro. É o momento mais íntimo!

    Acho muito bom! Todos os filmes de Hichcock são bons! Ele usa de vários elementos que naquela época eram a coisa mais tecnológica e nova do mundo, e que hoje são os clássicos do cinema!

    Adoro!

  6. Mari    15/11/2010 - 09h35

    Qdo eu assisti, ainda bem q eu tbm não sabia quase nada. Só sabia q a protagonista morria por causa da cena do chuveiro, mas pude ficar surpresa com o final.
    A surpresa ajuda mto a gostar dos filmes… lembro q amei qdo vi Vertigo tbm, aí fui ver uma 2a vez e ñ teve o mesmo impacto justamente pq eu sabia o q acontecia.

  7. Daia    15/11/2010 - 12h01

    Gosto muito desse filme, justamente por ser surpreendente! Lembro da primeira vez que assisti, e pensei justamente isso: Nossa! Mas se a mulher foi assassinada, o filme não é sobre ela… sobre o que será então?

    E várias boas surpresas começaram a surgir durante minha sessão 60’S! Hehe!

  8. Michelle Freitas    15/11/2010 - 13h35

    Realmente, o melhor do filme é achar que a história é sobre uma coisa e, na verdade, ver que o foco é totalmente diferente… Amo finais surpreendentes e esse é incrível! Vertigo (tbm do Hitch) não é tão bom quanto, na minha opinião mas pra quem gostou de Psicose, vale a pena assistir.

    Lorena, sempre que tem um novo post seu, mostro ao meu marido (cinéfilo). Ele lê e gosta bastante. Graças a ele tenho assistido e apreciado essas preciosidades.

    Bjinhus*

    • Lorena Borges    15/11/2010 - 15h44

      Ei Michelle!

      Que bom que você gosta dos meus textos e seu marido também! Fico muito feliz e satisfeita! Obrigada!

  9. Renata Pires    15/11/2010 - 15h36

    Gosto de Psicose. Mas o meu favorito é Disque M para Matar. AMooo!!

    Ah!! VAle lembrar que AH usou chocolate na cena do chuveiro para mostrar o sangue.
    E vcs lembram da versão com Anne Hetche e Julianne Moore igalzinha ao filme só que colorida e beeem trash???

    Lore, ao, amo seus textos e todo o seu conhecimento sobre cinema. :))

    • Lorena Borges    16/11/2010 - 10h34

      Ei Rê!

      Diz que pro sangue no chuveiro foi leite com toddy (ahahahaha! lógico que não é toddy, mas tipo toddy! ACHOCOLATADO! ahahahaha) e que o barulho da faca entrando em Marion (aliás, nunca vemos a faca entrar, de fato, nela! são só insinuações) foi feito com uma faca entrando em um melão! Hahahahaha! Super me divirto com essas informações!

      Tem um livro muito bom, chamado “Hitchcock/Truffaut: Entrevistas”, que é MUITO bom MESMO! Pra quem é fã do diretor, recomendo demais a leitura! Trata-se de uma série de entrevistas que o Truffaut fez com o Hitch e, só depois disso, Hitchcock passou a ser encarado com outros olhos pelo pessoal “cabeça” do Cinema! Ia até pegar uns trechos da entrevista sobre Psicose pra colocar no post, mas claro que com a correria acabei esquecendo! Rs!

      Beijão!

  10. Jess    15/11/2010 - 16h22

    Um dos melhores posts do Chata!! Sou suspeita pra falar sobre Hitchcock… Me apaixonei pelo suspense e estilo do Alfred com Strangers in a Train, e desde então tenho baixado (e comprado tb) todos os filmes dele. Essa tensão que fica no ar é algo muito viciante, e Psicose é o melhor jeito de entender a genialidade de Hitchcock, junto com os outros clássicos como Rear Window ou Vertigo (um dos meus favoritos!).

    Parabéns pelo post!!!!

  11. Mari    15/11/2010 - 19h18

    O único filme que eu vi do Hitchcock foi “Um corpo que cai” e fiquei dias e dias com ele na cabeça. Eu sei que não é terror, mas tem um quê de macabro e acabou me deixando um pouco (muito) aflita. Vou ver se consigo juntar forças para assistir Psicose no próximo finde.

    Seus posts são sempre muito legais, parabéns mesmo!

    • Lorena Borges    16/11/2010 - 10h35

      ‘Brigada Mari!

      Tenta assistir Janela Indiscreta também! É meu preferido!

      Beijão!

  12. Giuliana    16/11/2010 - 09h25

    Este POst merece meu apreço e meus aplausos! Lorena, parabéns! Excelente redação, leitura agradável e descritiva.Acrescenta, e isso que é um blog por excelencia. Amo Hitchcock. Grande Abraço

    Giuliana!

    http://diademeninasbsb.blogspot.com

    • Lorena Borges    16/11/2010 - 10h29

      Ô Giuliana! Muito obrigada!

      =)

  13. Ayla    18/11/2010 - 16h14

    gosto dos últimos filmes dele, quando ele fica mais violento, como Frenesi. Mas Janela Indiscreta também é muito bom! Meu preferido ainda é Trama Macabra, não adianta
    você tem um texto agradável, feito pra internet, parabéns!Você escreve para outro lugar também?

    • Lorena Borges    19/11/2010 - 12h07

      Oi Ayla! Obrigada pelos elogios! Que bom que gosta do meu texto!

      Então, tenho um blog, o wwww.simsouneurotica.blogspot.com. Lá eu escrevo sobre todas as minhas neuroses, obsessões etc., e não apenas sobre Cinema! Rs!

      Beijos!

Mais sobre Lifestyle