Carregando...
Lifestyle

Na TV: Noveleiraaa!

25.06.2011
Redação Chata de Galocha

Vocês são noveleiras? Ah, eu sou um pouco! Quando era adolescente suuuper assistia a todas as novelas do mundo, até as mexicanas-trash-90 (vergonhaaa), mas depois cresci e descobri coisas mais importantes pra fazer… Mas é claro que hoje em dia ainda dou uma espiadinha nas novelas atuais, afinal faz parte da nossa cultura!

Tento assistir às tramas da Record (Vidas em Jogo) e do SBT (Amor e Revolução), mas não consigo acompanhar… Não dá pra negar que a Globo está anos luz na frente das concorrentes no quesito telenovelas não é? Atualmente não perco um capítulo de Cordel Encantado. Nem curto novela de época, mas como a história é de Thelma Guedes e Duca Rachid, mesmas autoras de Cama de Gato (última que acompanhei capitulo por capitulo), pensei que valia uma espiada… E gente!! Como vale! Agora que estou de férias, consigo assistir sem perder nenhuma parte. História linda, com excelente direção de arte e fotografia, novela com cara de cinema!

Fora o elenco, né? Débora Bloch, Luiz Fernando Guimarães, Zezé Polessa, Osmar Prado… Só tem fera! Uma curiosidade é que originalmente Cordel Encantado só duraria 3 meses, mas foi “estendida” (por causa da boa audiência) e vai durar 5 meses. Ou seja, bem pouco pra uma novela! Mas adoro esse formato mais curto, porque o desenvolvimento da história fica mais dinâmico… Vamos combinar que é um saco folhetim que enche lingüiça, hahaha!

Morde e Assopra não me conquistou de cara, e olha que as novelas de Walcyr Carrasco fazem sucesso, lembram de O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta? Mas ela veio embalada pelo sucesso de Ti ti ti, e além disso é difícil conquistar público falando de robôs e dinossauros… Mas a história melhorou, pegou ritmo, está divertida e leve, como uma novela do horário das 7 pede. A única coisa que não gosto é de Flávia Alessandra (tããão fake), mas em compensação tô amando a personagem de André Gonçalves, boas risadas garantidas!

Mas viciada meeeesmo estou em Insensato Coração. Os folhetins de Gilberto Braga (lembram de Vale Tudo e Paraíso Tropical?) têm o estilo que eu amo: trama urbana, atual, maldades mil e muitas reviravoltas! Além disso, tem a minha atriz favorita de todos os tempos, Glória Pires. Estou louca pra ver a transformação de Norminha em Norma, a Super-Vilã!!
E vocês? Curtem novelas? Estão acompanhando alguma? Ou preferem se concentrar na teledramaturgia gringa?

41 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. Cintia Fidelis    25/06/2011 - 11h18

    Eu também amooooo novelas…sou noveleira mesmo,no momento tenho acompanhado “Morde e Assopra” e “Insensato Coração”…quando minhas aulas de dança me permitem né…heheh…mas a última citada me fascina,exatamente pelo que foi dito na matérias mesmo.
    Beijos!!!!

  2. Catarina    25/06/2011 - 11h24

    Eu adoro novelas, sempre gostei muito! Aqui em Moçambique as pessoas ADORAM novelas brasileiras. Já fui de ver mais, mas actualmente acompanho só as que me interessam mesmo. Também adoro Cordel Encantado, é muito boa. Morde e Assopra é mais ou menos, mas tem a minha actriz favorita, a Adriana Esteves. O André Gonçalves também está demais. Ainda bem que encontro outra pessoa que diz o mesmo da Flávia Alessandra, ufff! Insensato Coração não gosto. Aliás, as tramas mais actuais do Gilberto Braga não me prendem, não sei bem porquê. Também tem a Paola, que eu não acho nada de especial, hehehe!

  3. Luana Furtado    25/06/2011 - 11h31

    Não sei porque tem gente com preconceito de que não assisti novela porque é cultura inútil e blá blá blá…Mas tem coisa melhor do que vc chegar em casa cansada e assistir uma boa novela com a família para descontrair? Eu adoro!

    Claro que não são todas…”Morde e Assopra”, por exemplo, não me desce. Pronto, falei! hahahahah

    Mas Cordel Encantando é uma novela linda, com um elenco formidável, figurino impecável, cenário bonito, boa iluminação…enfim, pena que eu não consigo assistir todos os dias, mas é uma novela que eu adoraria acompanhar cada capítulo.

    Beijo,

    http://mariamocoila.blogspot.com

    P.S.: Ah, e falando em Ti ti ti, essa sim ficou para história! Adorava! =)

  4. Jeh Galvão    25/06/2011 - 11h34

    Tô amando cordel encantada, não sabia que iria durar tão pouco é uma pena :~
    achei tudo lindo, história, figurino o clima de cinema *-*
    Mas insensato Coração é que me vicia mesmo, tbm adoro!

  5. Carol    25/06/2011 - 11h36

    De todas só assito Cordel Encantado, pq amo novelas de época, aliás são as únicas que assisto :)
    mas essa esta muito fofa, pena que 5 meses é passa rápido!

    beeijo ;*

  6. Paula    25/06/2011 - 11h49

    Cordel nao foi esticada após a estreia. Foi divulgação errada. Entrevistei as autoras e elas me disseram que a novela vai ate setembro pelo próprio planejamento da Globo.

    • Renata Pires    25/06/2011 - 19h28

      Oi Paula!!
      Que ótima informação!! Tks! Beijo

  7. Aline    25/06/2011 - 13h11

    Que vergonha…Eu era bem novinha e adorava assistir novelas mexicanas do SBT, minha preferida? “A USURPADORA” kkkkk “meu nome é PaOla Bracho!” ultra malvada…morro de rir quando lembro XD
    Hoje não acompanho nenhuma novela, não gosto.

    Vale lembrar…rs
    “Vou cortar a sua língua e arrancar os seus olhos…”(1:23)
    http://www.youtube.com/watch?v=iRi0iTZj_Go&feature=related

    Beijos

  8. Nina Dantas    25/06/2011 - 13h28

    Acho que essa coisa de “ser noveleiro” está tão entranhada na cultura brasileira que até mesmo quem não tem o hábito de assistir aos folhetins acaba envolvido com as histórias da tv! Nesse momento, também estou apaixonada por Cordel Encantado e fiquei bem triste em saber que só vai durar 5 meses. O horário das 6 da Globo parece concentrar as tramas mais “caprichadas” e bem produzidas da emissora. Beijos!

    http://www.roadtripdanina.com

  9. beatriz coimbra    25/06/2011 - 15h08

    Nossa eu super sou hsuahsauhs e morro de vergonha, porque todo mundo condena, mas mesmo assim eu gosto! Realmente a menhor novela atualmente é Cordel Encantado, tem uma qualidade incrível, tudo muito bem feito, você nota que as pessoas aí estão investindo mesmo.

  10. Lara    25/06/2011 - 16h34

    duas palavras só: cordel. encantado.

    não perco um capítulo e a última novela q fiz isso foi QUATRO POR QUATRO!!!!

  11. Raissa    25/06/2011 - 17h30

    HA! Também sou noveleira…desde criança. Assisti A Usurpadora e tudo mais hehehe.
    Hoje em dia eu gosto bastante de Cordel Encantado e concordo totalmente com você sobre o personagem do André Gonçalves em Morde & Assopra. Vanessa Giácomo e ele combinaram muito em cena :)

  12. Fran    25/06/2011 - 17h33

    Aprendi a ouvir rádio na net depois de assistir cenas de Insensato Coração.

  13. Carol Andrade    25/06/2011 - 17h35

    Atualmente não tenho assistido novelas, mas eu gosto. Às vezes paro para assistir Cordel Encantado. É MUITO boa. beeijoos

    http://avidadecarolina.blogspot.com

  14. Isabella Rabello    25/06/2011 - 17h36

    A Norminha já virou Norma, a vilã! Pena que ela não vai ficar mais má, mas sei o Léo vai virar criado dela em breve rsrs

  15. Luciana    25/06/2011 - 18h02

    Eu não sou muito noveleira. Foram poucas as novelas que acompanhei e que me marcaram. Destaque para A Viagem e Roque Santeiro. Neste momento, Cordel Encantado é minha preferida. Fiz até um post sobre o figurino da novela no meu blog. Amo. Não assisto na Globo todos os dias, geralmente estou ocupada neste horário, assisto vários capítulos na íntegra no Globo.com ao fim da semana. É uma delícia fazer maratona Cordel Encantado !
    Lu

  16. kelly    25/06/2011 - 18h07

    Também curto uma novelinha de vez em quando! Mas não ando gostando muito das do SBT, as falas são muito decoradas! kkk

  17. daniela    25/06/2011 - 19h26

    Eu detesto novela, mas uma coisa e clara, como as aberturas tao bacanas, teve uma epoca q achava meio breguinha, mas hj tem umas bem bacanas….e vc tem razao a flavia alessandra e muito ruim como atriz, bem forcada…

  18. Milena    25/06/2011 - 20h00

    A Globo pode estar “anos luz na frente” no quesito técnico, eles têm aparelhagem, estrutura (alô Projac) e dinheiro pra pagar atores RELATIVAMENTE melhores. Mesmo quando eles pegam, aleatoriamente, uma Grazi Massafera, uma Fernanda Lima, pra atuar, elas devem fazer algum treinamento intensivo, sei lá. Mas as novelas da Globo continuam com os mesmos roteiros pobres de toda vida. Eu nem cheguei a assistir Amor e Revolução, mas todo mundo que já viu diz que a história é boa mas a atuação péssima dá desespero. Eu fico indignada com a hipocrisia da Globo que volta e meia mostra personagens gays em situações de discriminação, despeja aquele discurso anti-homofobia, mas até hoje não tem coragem de mostrar cenas de afetividade entre pessoas do mesmo sexo. É aquele velho pensamento “você pode ser gay, mas não faça suas ‘coisas’ na minha frente”. Olha, eu não desprezo o valor das novelas, antes de existir televisão bons escritores publicavam em jornais novelas para entreter o público (em especial as moças, como é hoje com as telenovelas), mas nem de longe essas histórias tinham tanta besteira como as coisas que colocam pra gente assistir hoje. Enfim, o formato é bom, mas na prática… Cordel Encantado já foi uma melhora. O pessoal daqui de casa viciou haha

    • Renata Pires    26/06/2011 - 11h46

      Que opinião legal Milena. Muito mesmo. Dá hoooras de conversa hein?? Acho que o público também não está preparado para “ver” certos temas. O brasileiro finge que é descolado e sem preconceitos. Mas estamos cheios deles. Infelizmente. Por isso que ainda ficamos com a TV fechada Norte Americana né?? Lá os temas são discutidos de forma mais real e mais aberta. Beijo!!

  19. Júlia Arcanjo    25/06/2011 - 20h52

    HAHAHAH quando eu era pequena eu AMAVA novela mexicana!! Via as de criancinhas e as dramáticas à là Maria do Bairro huahauahuaha Dessas novelas aí eu sou VICIADONA convicta de Cordel Encantado, é a minha novela favorita de todos os tempos, o elenco é incrível, a direção, fotografia, diálogos, tudo impecável!! A muito tempo uma novela não me cativava, mas essa me encantou nas chamadas já, CORDEL É TDO!!

  20. Simone    26/06/2011 - 00h05

    Não tenho muito gosto por novelas.
    Mas, olha. Realmente Cordel tem me prendido.
    Amo amo… muito bom!!
    Osmar Prado me faz dar boas gargalhadas… rs
    A úlitima que tbm havia me prendido foi
    O Cravo e a Rosa.
    Legal vc falar disso!!!
    Bjssss

  21. Amanda Vilela    26/06/2011 - 00h55

    CORDEL ENCANTADO é amor, é vício!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    vi todos os capítulos.. quando perco na tv assisto pelo youtube.
    não tem coisa melhor.. que pena q vai durar tão pouco!!

  22. marina dantas    26/06/2011 - 02h05

    gente, como assim cordel encantado vai durar só cinco meses?? melhor novela da globo feita nesse horário a anos. tomara que percebam isso logo e aumentem um pouco mais a duração.

    • Renata Pires    26/06/2011 - 19h00

      Marina, a Paula disse nos cometários que entrevistou as autoras e a novela vai até setembro. Ainda temos 2 meses para aproveitar. beijo!!

  23. Luísa    26/06/2011 - 03h22

    Eu também sou super noveleira!
    Morde e Assopra também não tinha me conquistado muito no início, mas passei a assistir só pela parte da Dulce e do Guilherme. Sério, a interpretação da Cássia Kiss está impecável! Eu quando assisto parece que estou presenciando uma cena real, me emociono junto com os fatos, mas agora que o drama maior já passou (quando ela descobriu que o filho não era médico) não tenho acompanhado taaanto.
    Insensato Coração também não gostei muito no começo, mas agora não perco um dia. Gabriel Braga Nunes e Glória Pires estão dando um show!
    Mas o que eu queria mesmo era ficar em casa à tarde pra reassistir O Clone, adorei aquela novela!

  24. Vanessa Costello    26/06/2011 - 08h59

    Eu não costumava assistir novelas, mas passei um tempo sem pc e isso foi suficiente pra acompanhar algumas: Amor e Revolução, Cordel Encantado e Insensato Coração. O problema é que eu fiquei tão viciada nessas novelas que comecei a ler a chamada de várias revistas sobre o assunto… pra quê? Eu fico com tanta raiva de alkgumas coisas que eu fico alguns dias sem assistir pra me acalmar! hahahahaha
    Das novelas mexicanas que eu já assisti, pra mim, as imortais são: A Ursurpadora e Rubi! É tão bom que eu assisti todas as vezes que passou! E ainda fiquei revoltada porque o SBT estava cogitando fazer uma versão brasileira de Rubi. Vê se pode?!

  25. Solange Magalhães    26/06/2011 - 11h53

    Realmente Cordel Encantado tem uma fotografia linda e a filmagem também é diferente (parece que em película de cinema), o que garante o romantismo, na minha opinião. Já a Norma…. virou a vilã…viram a reação dela com a morte do Milton? Só estava preocupada e salvar sua pele…hehehe
    E olha que só assisto novela de vez em quando…

  26. sarah    26/06/2011 - 15h01

    Engraçado que no Brasil eu nao me ligava muito em novelas nao. Achava inútil o tempo gasto em frente à TV vendo novela. Mas desde que moro na Austria, novela é uma forma de estar sempre em contato com meu povo, minha cultura e principalmente com o idioma: sinto uma falta de ouvir em português. E hoje AMO novelas e nao sei o que seria da minha vida na Zooropa sem elas.

  27. Sônia    26/06/2011 - 15h23

    EU AMO CORDEL ENCANTADO!!!! E as vezes eu vejo Insensato coração…
    bjs

  28. Helaine    26/06/2011 - 18h08

    Não gosto muito de Cordel Encantado…ai, aquela história de açucena, timóteo e gesuíno já deu o que tinha que dar!
    Agora…André Gonçalves na pele de beeesha loca é DEMAIS! Dou muita risada, ele está se superando nesse papel, hahaha ;) Beijos Rê!

  29. Be Martins    26/06/2011 - 18h20

    Cara, vcs são o maximo né! Tem at[e boneca para vestir no stardoll do CG, http://www.stardoll.com/br/dolls/1675/Chata_de_Galocha.html

    Quando eu vi eu fiquei tipo, OOOOO, ha eu amei.

    Parbens pelo sucesso!!

  30. Carol    26/06/2011 - 18h50

    Eu amo Cordel Encantado, mas confesso que não sou muito fã de Insensato Coração… Morde e Assopra melhorou muito mesmo, pegou ritmo!
    Amei o psot!
    Bjs
    http://www.looklifestyle.blogspot.com

  31. débora    26/06/2011 - 19h01

    Ih , eu só vejo O Clone!! Mesmo sabendo a história toda, não consigo ficar sem ver!rsrsrs Pra mim, é a melhor novela que já foi feita. bj!

  32. Fernanda Rocha    26/06/2011 - 19h50

    Oie…eu sou quaseee noveleira, mas vejo mais por costume mesmo…Em casa, as vezes o dia todo no pc..de tardezinha…ver tv…e novelas..
    Mas novelinha que me encantou 100% é Cordel Encantado…novela que esta dando um showwwwwwwwwwwwwwwwwww….linda demais…

  33. Larissa Banister    26/06/2011 - 20h15

    Sou nordestina, moro na Inglaterra, mas estava doida para passar férias no Brasil e assistir Cordel Encantado, adorei! Não há no mundo quem faça novelas como nós brasileiros!

  34. Edna Lucia Reis Pereira    27/06/2011 - 08h20

    Eu gosto de novelas. Mas não gosto de seguir, porque fico meio viciada! kkkk. Cordel Encantado é perfeita, desta não perco um capítulo! Bjs.

  35. Lorena Borges    27/06/2011 - 08h45

    Já fui muito noveleira (e marido mais ainda! ahahaha), mas hoje em dia confesso que não tenho muito tempo nem saco pra acompanhar. Na verdade, gosto mesmo das tramas das 18h da Globo, mas nunca estou em casa nesse horário pra acompanhar, então…

    Mas as novelas (da Globo) foram até tema de uma conversa de feriado, porque eu dizia justamente que acho incrível o trabalho de produção, pesquisa e direção de arte das novelas brasileiras, principalmente as de época. Deixa quase que qualquer produção norte-americana no chinelo (se compararmos com as novelas norte-americanas mesmo, e não com os seriados, acho que TODAS ficam no chienlo! rs)!

  36. Laís M.    27/06/2011 - 20h53

    Eu sinceramente não tenho sido presa por nenhuma novela, Insensato coração é a que eu mais tenho tido curiosidade de ver ou saber quando eu não posso acompanhar. Cordel eu acho o máximo, mas odeio o casalzinho principal água com açúcar, acho eles tão sem graça, e a Bianca Bin sinceramente não me convence! rs.

  37. Vanessa    27/06/2011 - 23h29

    Eu estou no time da Milena… Primeiro que não assisto qualquer novela, as duas últimas que assisti foram Cama de Gato e Ti ti ti. Detesto essas tramas malucas que a Globo cisma de mostrar com gente sendo malvada até dizer chega, tudo tão surreal. Eles podem ter a qualidade técnica, agora acho as estórias da Record mil vezes mais criativas e legais. Ah é estou dando uma chance pra novela da Record Vidas em Jogo também porque tem um tema super diferente: amigos que ganham na loteria mas aí vão acontecendo coisas estranhas com eles. Quando que a Globo faria uns temas bons assim? NUNCA.

    Aliás aproveito o espaço para dizer que ando sentindo falta das novelas da Globo com elementos místicos tipo Mulher de Branco, Cadeirudo… Passadas em cidades inventadas. Eram tão melhores que as de hoje em dia aiai

    No mais fico com as séries gringas mesmo, especialmente How I Met Your Mother e Being Erica.

  38. Ju Canuto    09/04/2012 - 23h37

    Estou aqui vendo o final de Vidas em Jogo, a novela da Record… Aff que preguiça este capítulo curto, ja se foram 5 intervalos e nada de saber quem é o assassino! Realmente no quesito novela a Globo é show! Bom, cheguei até aqui, vou ver até o fim…rs

Mais sobre Lifestyle