Carregando...
Viagem

Stanley Kubrick – A Exposição

03.07.2011
Redação Chata de Galocha


Fui passar férias na França e já tinha anotado no roteiro conhecer a Cinémathèque Française e aproveitar para fazer um post especial pro Chata. Qual foi a minha surpresa ao entrar no site da Cinémathèque e ver que atualmente há uma exposição especial sobre Stanley Kubrick, um dos maiores diretores (e loucos, neuróticos, obsessivos compulsivos etc.) que o cinema mundial já conheceu? Não podia perder de jeito nenhum!

A exposição foi concebida em Frankfurt, na Alemanha, no Deutsches Filmmuseum em 2004 e já passou por outras cidades do mundo (como Berlim e Roma) antes de chegar à Paris, e tem de tudo um pouco: partes diversas dos roteiros originais, folhas de continuidade, material de pesquisa, maquetes, figurinos, pedaços de cenários, vídeos com depoimentos, documentários, equipamentos especiais desenvolvidos para filmes específicos… Uma loucura, principalmente para quem é fã!

Dentre tudo de maravilhoso que tinha na exposição, o que mais gostei foi do figurino das gêmeas e dos machados usados em “O Iluminado” (deu o maior medão, hahaha!), da maquete da sala de guerra de “Dr. Fantástico” (adoro maquetes), do sofá em forma de boca e algumas peças do filme “Lolita”, e fiquei realmente maravilhada com o Oscar que Kubrick recebeu de Melhores Efeitos Especiais por “2001 – Uma Odisséia no Espaço”. Sinceramente? Nunca imaginei que algum dia na minha vida veria um Oscar assim, tão de pertinho! Sensacional!

E a exposição também conta com muitas curiosidades, pelo menos para mim! Por exemplo, todo o material de pesquisa que Kubrick fez ao longo de anos na tentativa de realizar um filme sobre Napoleão, projeto que infelizmente nunca saiu do papel. Não acreditava na quantidade de material que Kubrick conseguiu juntar! Ele mandou fazer uma espécie de arquivo, parecido com aqueles de guardar fichas de papel, que as bibliotecas usavam (ainda usam?) antigamente, para arquivar anotações de tudo o que ele descobria ano a ano. É muita loucura e obsessão numa pessoa só!

Se alguém está em Paris ou vai para lá brevemente – e gostar de Kubrick e Cinema, claro – o programa é imperdível! A exposição fica em cartaz até o dia 31 de Julho. Mas, se alguém for depois dessa data, não precisa ficar muito triste não! Em outubro começa outra exposição sensacional, dessa vez sobre o filme “Metrópolis”, de Fritz Lang. Nem preciso dizer que estou coçando de vontade de ir, né? E sempre fico me perguntando: por que que exposições tão maravilhosas assim não chegam ao Brasil?

12 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. gpoulain    03/07/2011 - 15h20

    eu morri com essa exposição (melhor coisa da viagem, acho) e também farei um post sobre ela! :)

  2. bruna    03/07/2011 - 23h58

    acho que essas exposiçoes maravilhosas não chegam aqui porque boa parte da população só se interessa por filmes e programas de tv que mostrem peitos/bundas/pessoas bebadas. Por isso programas como BBB e cia fazem tanto sucesso, infelizmente :\

  3. Leo Horta    04/07/2011 - 09h11

    Sou fã desse louco e já assisti alguns de seus filmes uma meia dúzia de vezes.. Sensacional essa exposição Lorys!!
    Cadê a foto da lente que ele usou em Barry Lyndon kkkk??

    • Lorena Borges    04/07/2011 - 13h35

      Leo,

      Acho que tenho lá em casa! Vou procurar e te mandar! Como te disse, as fotos foram todas mega clandestinas! hahahaha! Tenho que ver o que Marcus conseguiu pegar! =p

  4. Paola Daniele    04/07/2011 - 09h54

    Olá!

    Adorei o blog! Os assuntos são bem escolhidos!

    Abraços!

  5. Tati Canto    04/07/2011 - 12h03

    Que legal, hein, eu ia curtir muito !
    Bjs, Tati
    http://loveshoesblog.wordpress.com
    @loveshoesblog

  6. Carol Moreira    04/07/2011 - 12h50

    Muito legal! Queria poder ver tbm! :)

  7. elly    04/07/2011 - 13h09

    Parabéns pelo seu blog
    eu o conheci atraves do truques de maquiagem?
    da uma passadinha no meu blog, tem dicas de beleza lá confira!
    http://coisasdeladdy.blogspot.com
    bjs

  8. pamela dal'alva    04/07/2011 - 13h22

    nossa q legal.. te achei no SOS ^^

    sera q vc tem como divulgar isso p mim?
    espero q vc possa ir tbm ^^
    http://historiasdepamela.blogspot.com/2011/07/super-new.html

  9. Kitsch Chic    05/07/2011 - 14h33

    Que maravilha de expo! Realmente é uma pena que não venha coisas desse porte para o Brasil. Quando vem algo relacionado ao cinema, geralmente é apenas exibição de filmes. Não que seja ruim, claro, mas algo mais completo seria muito bom!

  10. Ju Ferreira    06/07/2011 - 00h21

    Acabei de ver Laranja Mecânica e AMEI!! (vergoinha de nunca ter assistido!) Vou procurar mais filmes dele..são ótimos!

  11. Giovanna    10/02/2012 - 16h28

    Agora eu estou no colégio,
    mas quando chegar em casa
    vou correndo publicar esse
    site lá no meu blog s22′

Mais sobre Viagem