Não sei se todo mundo sabe, mas antes de ser blogueira, sou designer. Formei em Programação Visual pela UEMG em 2008, e fiz uma especialização em Gestão de Marcas pela PUC em 2009/2010. Adoro a minha profissão, mas o blog acabou tomando conta do meu tempo e hoje sou muito mais blogueira do que designer. Sempre recebo e-mails de quem está prestes a fazer vestibular com dúvidas sobre a atividade, e hoje vim escrever um tiquinho sobre! Quem sabe não ajudo, né?
Na minha formatura eu fiz um discursinho bonitinho que explicava o que era design. Porque tem dessas: se você vai fazer esse curso, muita gente vai te perguntar qualéqueé, hehehe! O jeito mais simples que eu encontro de traduzir o termo gringo é projetista. O designer cria soluções visuais, identidades, que vão auxiliar na identificação de empresas, produtos e serviços. A área de atuação é ampla (você pode fazer revistas, cartões de visita, folders, cartazes, sites, anúncios, outdoors, sites… Eu já desenhei um case de violoncelo, que tal?) e se você trabalhar num escritório provavelmente vai fazer de tudo, heheh! Depois de um tempo a maioria dos designers acaba se especializando e montando seu próprio escritório ou trabalhando como freela. É mais ou menos o que eu faço hoje, trabalhando principalmente com web (meio óbvia essa, né!).
Eu comecei a estagiar bem cedo, era curiosa e acredito que isso tenha me ajudado bastante. Não ganhava muito, mas a experiência em ter passado por várias agências é o que mais conta pra mim. Sempre fui atrás dos anúncios que as agências deixavam na faculdade e mandava meu portfolio para os sites dos lugares onde queria trabalhar. Deu certo! Acho que se ainda estivesse focada em ser apenas designer já estaria com o meu escritório, provavelmente com alguma amiga de sócia. Vamos ver como vai ser mais pra frente!
Como meu caso é diferente, pedi para alguns amigos designers (que admiro super!) dizerem aqui o que acham de melhor e pior na nossa profissão. Sempre ajuda ter visões diferentes, né?
Tadeu é atualmente o designer sênior do escritório RoAndCo, em Nova Iorque. Trabalha para eles há 3 anos, desenvolvendo projetos de identidade visual, web design e direção de arte para clientes de moda, arte e cultura.
Melhor coisa em ser designer: poder aprender sobre várias outras disciplinas constantemente. Cada novo cliente exige que você pesquise a respeito da sua área de atuação e isso faz com que você descubra dezenas de coisas novas diariamente. Além disso, você se acostuma a apreciar o que é belo de verdade e aprende a lidar com opiniões diversas. Afinal, nem sempre o que você acha interessante vai ser algo compartilhado por todos—e isso é ótimo.
Pior coisa em ser designer: lidar com a frustração de clientes que não entendem que qualquer trabalho, por mais simples que pareça ser, raramente será fácil. Por exemplo, um logotipo composto de uma fonte sem serifa e sem símbolo pode ser mais complexo de ser executado (e mais impactante) que um brasão com vários elementos. E grande parte das pessoas jamais entenderá isso.
Pil cursa as últimas disciplinas optativas para colar grau no curso de Design Gráfico pela UEMG no final desse semestre (Pil já foi meu estagiário, hihihi!). Desde o meio do ano passado trabalha no seu próprio estúdio (Estúdio Cabrones), fundado em sociedade com um de seus melhores amigos.
Melhor coisa em ser designer: Bem, a melhor coisa que eu vejo em ser designer é poder trabalhar com o que você ama (pelo menos eu sei que é o que acontece comigo) com uma liberdade enorme para criar o que VOCÊ acha melhor para determinado projeto (isso mais especificamente para quem é freelancer ou dono de estúdio).
Pior coisa em ser designer: E a pior coisa que eu vejo é o fato de ser uma área que até poucos anos atrás era pouquíssimo conhecida. Isso faz com que o seu cliente final muitas vezes não só não entenda seu trabalho como também não o valorize. Porém, isso está mudando de uns anos para cá, e para muito melhor.
Juliano tem seu estúdio de design há 2 anos, junto com Marcelo Dante. O 45 Jujubas é totalmente focado em design para cultura.
Melhor coisa em ser designer: A melhor coisa de ser designer é ver um projeto se concretizar, das primeiras nuances turvas do pensamento e os esboços até o trabalho impresso e montado. Toda vez é uma realização e muito bom.
Pior coisa em ser designer: A pior coisa de ser designer é sempre ter que explicar para as pessoas o que você faz e não saber colocar exatamente em palavras essa coisa que é fazer design.
Assim como eu, os três estudaram na UEMG, que pelo menos até a minha época tinha um curso super focado no desenvolvimento do processo criativo e zero focado no mercado. Do tipo era raridade eu ver um computador por lá, mas cheguei a fazer modelagem em peças de resina. Pois é. Ainda assim recomendo demais a escola, porque no fim das contas, computador é ferramenta, certo? Se a gente não souber o que fazer com ele, serve pra quê? Vale pensar nisso antes de escolher onde cursar!
Deu pra esclarecer um pouquinho? Quem tiver dúvidas sobre a profissão, deixa aqui nos comentários que vou respondendo, combinado?
Adoreeei o post. Queria ter lido ele há 2 anos atrás, haha. Faço publicidade mas acho que um dia eu ainda me rendo ao design.
A área é parecida, né? Mais fácil migrar =)
Oi Lu,
Sou leitora há um tempo, mas nunca comentei, por preguiça (admito!)
Dessa vez tomei coragem porque o assunto é da minha área. :)
Estou cursando o terceiro ano de Design na FAU-USP. O curso é novo, começou em 2008 e, por isso e outros fatores (pouca verba, falta de professores com conhecimento específico, etc) o curso não é lá as mil maravilhas que sonhei quando prestei o vestibular. Isso me desanimou bastante, passou várias vezes pela minha cabeça largar a faculdade…
Isso também porque, no fundo, sempre tive vontade de ir para a área de Moda. Acompanho diariamente o seu blog e outros nacionais e internacionais sobre o assunto e fico cada vez mais tentada a mudar de área! Atualmente estagio de manhã/tarde e estudo de noite e fico sem tempo para fazer cursos complementares. Mais um motivo para largar tudo! Hahaha
Mas depois de muito pensar entendi que o Design complementa a área de Moda e que ainda tenho pique para estudar/trabalhar o dia inteiro e fazer curso de fim de semana! Acho que esse mês ainda começo a fazer um de Personal Stylist. :)
Fiquei muito feliz comigo mesma por ter tomado essa decisão!
(Não sei bem aonde eu queria chegar com esse comentário. Acho que foi um desabafo! Hahahaha)
Beijos
Hahahah! Mas um desabafo inspirador!!! Eu pensei várias vezes durate o curso em largar, pq sempre gostei de moda (dá pra perceber né!!!), mas como vc, tb percebi que dá pra juntar as duas coisas. Meu TCC foi todo focado em moda e não me arrependo do curso! Bjs!
Lu, fiquei muito feliz ao ver esse post! Me ajudou MUITO a ter mais certeza ainda de que designer é pra mim!!!
Obrigada pela atenção para não só comigo, mas também para todos que seguem o blog!
Quando passar no vestibular, te falo, viu? HAHAHAHA
Beijos e, mais uma vez, obrigada! E muito sucesso em tudo o que você fizer (:
Designer é o profissional e DESIGN é o ramo.
Que bom que ajudei! Mas a colega aqui tem razão, hehehe! Vc vai ver quando entrar na faculdade que é um equívoco comum: designer é o profissional =) Bjs!
nossa Lu você leu minha mente só pode ser!
eu faço cursinho e estou na maior duvida (maior mesmo) se faço publicidade e propaganda ou design
E eu lembrei hoje cedo que você é Designer, e pensei em te mandar um e-mail perguntando algumas coisitas
Mais seu post de hoje foi perfeito e me ajudou muito!
Viu por isso amo o chata! o melhor blog de todos
Fala de tudo e sobre tudo!
Obrigada! muito mesmo!
Que bom que ajudei!!! Bjs =)
Adorei! Pensei em fazer publicidade e propaganda no final do ensino médio mas acabei optando pela arquitetura, mas, assim como o design, pode ser uma profissão que o cliente ache “dispensável”… O que é uma pena.
Me interesso muito pela área e adorei ver os diferentes rumos que pode tomar com o diploma! :)
Eu cheguei a prestar vestibular pra arquitetura também! Só não fiz os dois ao mesmo tempo (louca) pq n passei, hehehe! =)
Lu, o que você acha dos tecnólogos em Design…tipo o que é oferecido na UNA? Eu tenho um curso superior, fiz pós-graduação e trabalho na minha área…ultimamente, tenho querido mudar fazer um curso de Design…em BH…o da Uemg são quatro anos, as aulas são de dia…não seria interessante para mim…por isso pensei que um curso de 2 anos seria mais viável, ao que depois eu poderia complementar com alguma especialização…o que vc acha? Valeu pelo post, caiu do céu..rs
Acho que só é interessante se a sua área for semelhante, tipo comunicação. Senão vc vai receber uma formação meia boca… Ou ter que correr muito atrás de cursos complementares.
Na UEMG tem curso noturno também, eu me formei a noite! Dá uma olhada nisso =) Bjs!
Obaa! Adorei, até pra mim, que também curso Design Gráfico, fica melhor esclarecido! Beeijo Lú, boa sorte com teu futuro escritório!!
=D
Realmente, a profissão é pouco conhecida. Eu já amava tudo de design quando fiz vestibular pra Educação Física, mas eu nem sabia que esse curso existia! Fui descobrir com 28 anos.. rs..
Pra quem está na dúvida, recomendo o curso técnico do Senai. Muito bom e mais rápido que uma faculdade. Dá pra ver se é isso mesmo que a pessoa quer antes de fazer vestibular.
Ótimo post!
Bjs
Acredita que eu descobri num teste vocacional no colégio?? O psicólogo era bom!! =)
tenho pensado muito na faculdade que vou prestar ultimamente, e o post foi muito útil. Ameii!!
Estou quase me formando em design, e acho incrivel como todos os profissionais em design pensam o mesmo quanto aos pontos negativos da profissao: desvalorizacao do mercado em relacao do profissional, principalmente porque poucos entendem o que ele realmente faz.
Eu culpo o nome gringo.
Pessoal do Cabrones fez o site do N Design BH! Eu estou na UEMG há um ano e me sinto completamente limitada dentro do meu curso, Ambientes. Mas com relação à optativas e cursos de extensão, a instituição é ótima! Hoje em dia têm desde coisas manuais como aprender a trabalhar com metal e madeira, até desenvolver modelagem em 3D. A grade foi reformulada em 2008, se não me engano, então de lá pra cá melhorou muito. O que falta melhorar agora são os professores, muitos ainda com a cabeça de decoradores (no caso do meu curso). E sobre o mercado, temos uma matéria no currículo que não recebe muitas estrelas, mas em contrapartida temos um ótimo professor que aborda esse tema nas aulas de metodologia aplicado ao projeto de design, o André Mol, da Gabo! Ele dá uma optativa sobre gestão em design também, algo do tipo. Eu escolhi a UEMG porque era referência, hoje tenho minhas dúvidas, talvez estivesse melhor estudando em Palermo. Mas só digo isso porque na minha área o pessoal é realmente muito cabeça fechada, o que é uma pena.
Foi 2008 mesmo, a minha turma foi a última da grade antiga. Fico bem curiosa pra saber como ficou tudo depois dessa alteracão… E engraçado como eu sempre via o curso de Ambientes como um outro mundo lá dentro, hehehe! Bjs!
Estudo Audiovisual, e também é um perrengue explicar o que eu estudo/faço.
acabei estagiando em publicidade, pois o mercado de cinema e tv e precário!
Bom ver pessoas q trabalham com arte e cultura, me deu até ânimo para mudar!!
Vc nunca usou o blog para divulgar/mostrar um pouco do seu trabalho?
Marina, é que eu não trabalho mais com Design! Hehehe =) O lay do Chata é meu, claro, e o pouco de design que faço hoje são justamente outros blogs, que aparecem por conta do Chata mesmo… Quam sabe mais pra frente, né? Bjs!
Luu! Adorei o post! Confesso que estava esperando muito um post com esse tema! Leio seu blog há anos e confesso (2) que estou fazendo design por influência de você! hahahha
Estou no primeiro semestre ainda e tenho uma duvida:
1ª Designer de Jóias vira aqui no Brasil? Faço faculdade em Limeira (interior de Sao Paulo) e aqui é um polo industrial de Bijus… Queria investir nisso… Pela sua experiencia… acha que é um bom campo?
Tainá, na UEMG, onde estudei, via muitas meninas que faziam Design de Produto acabarem se especializando em Design de Jóias! Claro que vale a pena, ainda mais aqui em Minas, hehehe!
Eu faço produto na UEMG, comecei esse ano, e já vi varias pessoas falando que quer seguir no design de joias. Ouvi falar que o centro de gemas e joias de la é bom e já produziu muita coisa boa, mas muita gente reclama também…
Nossa amei as dicas eu faco Relacoes Publicas e estou tendo aulas de web design esse semestre e e muito bom saber das experiencias de quem ja fez suas escolhas.
http://www.coisarhyca.blogspot.com
Adorei o post! Informação sobre Design é sempre MUITO bem vinda!! Devia ter sempre e em todos os lugares. Sou formada em Design de Produto, mesmo sendo outra vertente do Design me identifico com o blog =)
Bjos Lu!
Oii Lu
Eu estou no segundo ano do curso de Design Digital. Estou adorando o curso, mas vejo que, apesar de alguma melhora, nossa profissão ainda é muito desvalorizada. Adorei o post!
Um beijo
Oi Lu!
Acompanho seu blog há algum tempo ( nunca comentei por preguiça,confesso haha ),e achei interessante quando soube que você é formada em Design,cheguei até a pensar que você poderia fazer um post falando da profissão, já que desde que desde novinha eu gostei muito dessa área. Então adivinha minha alegria de vir aqui hoje e ver teu post,né?
Já prestei vestibular no final do ano passado para Design Gráfico,na UFG,e infelizmente não passei ( por 1 pontinho só,grr! ),cheguei até a pensar que talvez não fosse realmente ser uma boa profissão pra mim. Mas de janeiro pra cá só tenho ouvido coisas boas, sobre como a área tem crescido e o quão boa ela é,e seu post só me fez ter mais certeza do que realmente quero.
Obrigada pelo post!
Lu, adorei ver este post por aqui. Eu também sou designer, como sabe e também dou aulas no curso de Design Gráfico na UEMG. O curso passou por algumas mudanças desde que vc formou, o currículo foi alterado, e cada vez mais tentamos trabalhar tanto a parte criativa, quanto a de mercado. Esta última parte acredito que aprendemos muito com a prática mesmo, o trabalho do dia a dia. Toda profissão tem seu lado positivo e também o negativo, como foram pontuados por seus colegas, logo cabe a cada um tirar proveito do que a profissão oferece de melhor!
Para a Si, aqui em cima, lembro que o curso de design da UEMG tem no período da noite também! E lembro também que o design cada vez mais conversa com outras áreas. A interdisciplinaridade é fundamental na profissão. Eu sou designer de produto, dou aulas no design gráfico a trabalho também com design de moda, cada um complementando o outro!
Beijo pra vc.
Oi Tatiana! Obrigada por sua informação!! Tenho começado algumas pesquisas sobre o curso e a área em BH…Sou formada em Psicologia..acredito que possa brotar um bom diálogo com a área de design né? Espero que eu esteja no caminho certo…escolher um segundo curso geralmente envolve mais questionamentos do que na primeira escolha..seria bom poder falar mais com você =)
Tati, não sabia que vc era professora!!! Que legal =)
E fico bem curiosa em saber como está o curso agora, depois das mudanças da grade… Minha turma foi uma que pegou a fase de transição, mas gosto muito da UEMG e lembro com carinho do tempo (na minha época ainda eram CINCO anossss) que passei por lá. Bjs!
Si, se quiser conversar comigo pode me mandar um email: [email protected]
Lu querida, na minha época também eram 5 anos! e era na antiga FUMA, lá na Gameleira, eu amava aquilo lá, nosso “campus”! rsrs Voltei depois de alguns anos como professora! Vi que tem muita gente interessada aqui, é bom mesmo que possam conversar mais sobre o curso e a profissão, que não é fácil!
bjs nas duas.
super admiro esses três (e você também)!
deu saudadezinha da profissão até.
Muito bacana teu post Lu! adorei!
http://www.thesistersstyle.blogspot.com
Oi Lu, ótimo post! Fiquei curiosa para ver o case de violoncelo que você desenhou! rsrs
beijos!
Oi lú. Então, há dois anos eu acho que te enviei um email com essa mesmo assunto…hehehe e acabou que eu resolvi fazer design mesmo tô fazendo ambientes na UEMG
Então, acho que faltou vc comentar no seu post que não é só na área de Design gráfico que os designers atuam. Tudo bem que é a sua formação, mas vale citar que na UEMG mesmo tem os cursos de design de produto e ambientes.Algumas coisas mudaram por lá. Computador é uma coisa que se vê com mais frequencia pela escola de design! Até mesmo o que vc falou que o curso era zero focado no mercado…isso tá mudando demais por lá, tem disciplinas novas que são voltadas pra isso…fora que tem os centros de design empresa a incubadora…então quem ainda tá em dúvida de facul, vale a pena da uma pesquisada no site da ED e procurar conhecer mais. =)
Oii
Sempre acompanho o blog e vim convidar para participar do Primeiro sorteio do Blog Luana Crescente. Participe!!!
http://www.luanacrescente.blogspot.com
Tenho um amigo que vai fazer desing,
ele vai adorar esse post.
http://www.sonhandoacordada.com/
:*
oi Lu, para começar adooro seu blog, acompanho tudinho
Eu pretendo fazer design, mas quero na UFMG porque lá o curso é mais amplo, abrange um pouquinho de todas as áreas de uma vez só, PORÉM, eu não sei desenhar muito bem, eu só dou uns rabisco, tipo rabiscos mesmo, então eu acho q terei um pouco de dificuldade, mas uma amiga minha q já cursa diz q isso você aprende, principalmente se você realmente gosta da ‘arte’ da profissão, acha isso também? outra dúvida é sobre o mercado de trabalho, porque por lei design ainda não é um profissão, então qualquer um pode exercer a profissão, isso me dá um medinho tb! me ajuda, por favooor
beijos pra você
Não é questão do curso ser amplo na UFMG, pois em um determinado momento você vai ter que optar por uma das áreas. A verdade é que as pessoas só focam em federal e esquecem de olhar a classificação dos cursos pelo MEC. A UEMG está no ramo há anos, é tão velha quanto a ESDI e uma das melhores do país na área de design.
E sobre a regulamentação da profissão existem vários pós e contras, aconselho a procurar e ler mais sobre. Além disso, o PL foi aprovado pela CTASP e seguiu pra CCJC, onde após ser aprovado, deve passar ainda pelas mãos de Dilma.
Bem legal o esclarecimento, Lu! Eu sou Arquiteta de formação, apesar de ter mudado de área recentemente, e acho que faltou um pouco de pesquisa a respeito do que realmente era a Arquitetura antes de entrar na faculdade…
Beijinhos!
Criatividade é o melhor!!
Beijos, Nay.
http://blogmorangosdonordeste.blogspot.com.br/
Esse post vai ajudar muitas meninas com certeza!
http://pitadabeauty.blogspot.com.br
Nada melhor do que fazer aquilo que gosta!!
Veja: http://juarantes.blogspot.com.br/2012/04/make-up-contem-1g.html
Beijos e boa semana!
Muito bom o post Lu! Eu me formei em publicidade ( entre pq gostava de video) e vi que vários colegas estavam um pouco perdidos entre direcao de arte e desiger.
beijo
produtos forver 21, asos, lancome
http://lola92024.wordpress.com
Agora sim, essa é totalmente a minha praia! :D
Eu sou designer também e se me permitem dar a minha opinião, eu acho que ser designer é um pau de dois bicos. Pode ser muito compensador porque acho que são poucas as profissões que nos permitem ser inteiramente criativos e criar coisas novas das quais os outros possam usufruir, mas por outro lado, tal como já foi dito aqui, não é uma profissão muito reconhecida. Aliás, quando me perguntam o que eu estudei e eu digo “Design do Produto” todos têm aquela reacção “O quê!?”, isto quando de seguida não vem a pior pergunta de todas “Mas fazes o quê com isso!?”. Além de que, tal como também já foi referido, na maior parte das vezes o próprio cliente não entende o que é verdadeiramente o trabalho de um designer e todo o processo que isso envolve.
Mas é importante não esquecer que o Design abrange diferentes áreas, desde gráfico e web, a moda, interiores, equipamento, produto, etc, então quem fizer “vestibular” (exames em PT) tem que perceber muito bem aquilo gosta de fazer, dentro da área do Design.
Acima de tudo, é preciso ter gosto por aquilo que se faz, descobrir a sua paixão e lutar por isso. Por isso é que eu estudei Design do Produto, e o mais comum seria eu seguir mobiliário ou gráfico, mas acabei desenhando sapatos (tentando….estou apenas no começo).
Oi Lu! Estudo na UEMG, to no 1ªperiodo de Design de ambientes e estou amando o curso! Design tem que amar! Achei muito legal quando vi uma blogueira designer formada na UEMG, e sei que por falta de conhecimento dos nossos próprios clientes nossa profissão ainda é um pouco desvalorizada.
Ame Design de Ambientes mesmo porque o primeiro período é lindo, mas dali pra frente você começa a ver quão cabeça fechada são as pessoas que atuam dentro da faculdade. Mas se você for como elas, nem vai sentir diferença. :)
Ah, e já agora, para quem está pensando em seguir Design, preparem-se porque o nosso mercado é um mercado CÃO!!! É um mercado muito competitivo mas, ta aí, muuuuuiiiito compensador!
Oii Lu, adorei o post!!! Sou uma Publicitária recém formada, e sei bem como é ter que ficar explicando o que eu faço para as pessoas e já tive que lidar com a falta de valorização de cliente com nosso trabalho quando estagiei. Mas posso dizer que assim como todos os Designers que falaram no post, eu sou apaixonada pela minha profissão e tenho muita admiração pela de Designer também!! Vou me especializar em Marketing Digital, juntar duas paixões a internet e o marketing, e mais pra frente a moda!!! Beijoss
Ei Lu!
Adorei o post sobre design e de alguma forma ele respondeu o e-mail que te mandei há uns dias atrás! Mandei e-mail pro Estúdio Cabrones pedindo orçamento pra minha identidade visual! Você tem mais alguém pra indicar?
Obrigada! Gabriela.
Ola! eu preciso de ajuda!!!! eu tenho um blog de chocolate, chucolateria.blogspot.com e to precisando de um designer pra fazer um novo logo, dar uma cara mais profissional pro meu trabalho. Vc. indica alguém, ou ainda faz este tipo de trabalho?
obrigada.
Oii Luu,
Adooorei o post, pensava em design antes mesmo de começar a me antenar nos blogs, a maioria dos que eu acompanho elas são designers graficas… finaalmente comeceei a curso, estou no meu primeiro semestre, super amando, procurando.. tudooo o que eu posso to aprendendo e buscandoo.. aaah supeer ameei o post.. Alias tá rolando excursão pro Ndesign em BH esse ano..
explicar a profissão para os mais velhos é sempre uma tareefa dificil..
boom estou cursando na UNOPAR em londrina, paraná…
Obrigadaa Luuh por essa amostra do seu trabalho e dos seus amigos @@
Adoooorei! Porque eu mesma já mandei um e-mail pedindo sua ajuda nessa área, e aí comecei a curtir o blog e agora estou aqui todo dia.
Gostei muito do poste! Estava pensando esses dias que você podia comentar um pouquinho sobre isso mesmo :)
Eu acabei seguindo um pouco mais outra área, escolhi publicidade, mas agora trabalho com direção de arte e design, o que acabou partindo um pouco pra essa área mesmo.
Cheguei a conclusão que o mais importante não é o curso, mas é aonde você foca com ele!
Beijos Lú! Posta mais news dessa área! ;D
Goostei do post, super interessante!! Eu estava pensando em fazer esse curso, mas não sei de faculdades públicas que tenha aqui em SP =/
E também, tenho umas dúvidas sobre o curso/profissão: durante a faculdade, quais são as matérias que ensinam? é preciso gostar de história da arte para optar por design gráfico? E quem trabalha na parte voltada para web, é necessário saber sobre HTML e CSS ou apenas desenha o layout? E também, sempre que você trabalha com isso, você sempre está inspirada ou tem vezes que não?
Enfim, obriigada pelo post. Eu já ia ser mais uma das que mandaram e-mails pedindo para falar disso hahaha
ter criatividade para esse curso é um dom…. hehe =D
beijaooo
http://stopminas.blogspot.com.br/
Também fiz Design, mas fiz direto com habilitação em Moda. Então, todas as matérias que eram voltada para o produto eram voltadas para roupa. Então, tive aula sobre tecidos, noções básicas de costura, modelagem, etc. Hoje em dia trabalho desenvolvendo estampa! Amo o que faço!
ótima dica lu!
Eu só não entendi uma coisita (é, pessoa lenta é assim, rsrsrs), foi vc quem desenvolveu o design do blog da Lalá??
Oi Lu, o design é muito amplo, ainda mais agora com design thinking e tudo mais, recentemente a profissão foi regularizada, mas o nosso espaço ainda é pequeno, por sempre haverem pessoas que acham que saber usar o softwares é ser designer. sabe da existência dos encontros de design pelo Brasil? Vai haver u nacional em BH em julho, o Ndesign, e o próximo que terá em minas será no primeiro semestre do ano que vem, em Uberlândia, é um evento totalmente feito por estudantes e sem fins lucrativos, é muito bacana, porque o evento naão fica atrás de nenhum outro evento patrocinado e lalalá, podia dar uma força pra gente divulgando esses encontros né?
Lu, será que vc pode me ajudar divulgando esta pesquisa entre as suas leitoras? http://goo.gl/Y7J2b
Muito obrigada!!
Tenho uma amiga que é designer… adoooro o trabalho dela, e sempre que conversamos ela me diz o quanto se sente realizada
:D
Ameeeei o seu blog, pode ter certeza que virei uma frequentadora assídua!
Beijos, Lu.
E-COMMERCE ZARA
http://luearu.blogspot.com.br
Fazia tempos que eu estava esperando um post como este! rs Bom, já pensei em fazer arquitetura (como algumas meninas que comentaram aqui) e designer também, porém, moro numa cidade muuuuuuito pequena, e arquitetura por exemplo, 80% das pessoas acham realmente que isso é uma coisa dispensável (contratam só eng. civil). Então é assim, 1 em 1000 da sorte no trabalho né haha
Obrigada pelo post Lu! Com certeza várias pessoas que estão passando por essa fase gostariam de saber mais sobre a profissão que elas pensam em seguir antes de começarem uma faculdade.
Você poderia fazer disso um tópico fixo aqui no blog! Até para outras profissões, tenho certeza que há vários leitores que gostariam de compartilhar suas experiencias profissionais e orientarem quem pensa em seguir essas carreiras!
lu, faço design na federal de sergipe e estamos organizando uma excursão pra ir pro NDesign que vai ser em julho aí em BH. sempre li o blog e, engraçado, assim que ficamos sabendo do evento, a primeira coisa que lembrei é que vc é designer, é daí e poderá estar presente ne. seria muito legal te ver e tirar uma foto com A chata :) bjoca
Oi Lu! Achei seu post muito legal, tanto a iniciativa quanto as informações presentes.
Me formei num curso de Tecnologia em Marketing (amo muito) e agora faço Gestão Financeira (amo muito também).
Masss, tenho uma quedinha (ou melhor um graaande vale de queda), por Design e Publicidade.
O problema é que acho as duas áreas muito freelas (não quero desmerecer ninguém) e eu gosto muito de tudo empresarial. (O Marketing é um exemplo, pois o considero quase uma PP da empresa – mesmo sendo áreas diferentes).
E também me acho velha pra fazer uma facul de 04 anos (tenho 19). hehe!
O que você acha?
Me dá uma luuuuuz.
Beijos e muito sucesso!
Adorei o post! e vejo que nao só eu, mas muitas leitoras que não tem costume de comentar, comentaram neste post! Desde que sai da escola quis fazer design. No fim deixei pra lá e fui fazer contabilidade (hã?. Claro, desisti no segundo ano, e cada coisa que leio a respeito da profissão fico encantada e tenho certeza que é isso que quero. Obrigada pelas dicas, logo também entrarei na área, rs.
Oi Lu. Sou diagramadora, formada em design gráfico. Amoooo diagramar e meu sonho ainda é trabalhar em revista.
O mais chato da profissão, são as pessoas que, po não entenderem o q vc faz te acham de outro planeta. Ódiuuuuuuuuu!!! ahuah
bjs
Que xique! Eu tô no 5º período do curso na UEMG também! hehehe.. é muito bom! Conheço o Pil, mt gente boa.. xD
bjss
E quando te chamam de DESIGN ?? Hahahahah tenso
Oi!
Que legal! Vc ainda desenvolve blogs?
Bjs
Lu, sou sua leitora a muito tempo adoro seu blog me inspiro muito nele, sou jornalista/ produtora de rtv e tenho um blog a 2 anos , comecei voltado a viagens pois era muito oq eu fazia, morava fora escrevia p revistas no brasil resolvi montar um blog incentivado pela minha orientadora do curso de jornalismo a escrever mais, acabei caindo p moda também uma das abas do meu site, e eu nao sabia que vc era designer, estou procurando alguem que entenda de blogs bacanas para me ajudar no mei novo layout, vc faz para fora?
gostaria muito de conversar com você!
parabens adorei o post muito bacana
bj bj
junia
Nossa, eu amei muito mesmo esse post. Faço Design Gráfico na Faculdade Senac, em Goiânia e estou me apaixonando pelo curso a cada dia que passa (claro que acho algumas matérias um pouco complicadinhaa, mas isso tem em todo curso). Estou no 1º semestre e já consegui um emprego na área em um jornal grande da minha cidade, e sinceramente, se fosse para dar conselhos pra qualquer aluno de design seria o que você comentou, começar desde cedo atuando na área, ganhando sempre experiencias, mesmo que não for na área que você pensa atuar quando formar, pelo menos você acaba conhecendo um pouco de cada e talvez se apaixonando e se encontrando melhor em outros caminhos do design. Muito bom ler esses comentário de profissionais, inspira a gente :)
[…] de quadros na parede, do Um Brinco Inspiração: Ícones, do Abduzeedo Profissão: designer!, do Chata de Galocha Com a palavra, JR Duran, do Fashion Gazette Para fotografar: Buenos Aires, do […]
Oiii Lu! Olha eu ainda sou nova, mas quando crescer quero ser desingner ou estilista, mas meus pais não acham uma boa profissão, porque (segundo eles) não dá um bom dinheiro… Tem como você me dizer quanto recebe cada profissão? Obriga desde já e um beijo!
Ei Lu!
Acho que nao eh a primeira vez que vou comentar isso aqui no blog, mas sempre que vc fala da sua profissão nao tem como eu nao lembrar.
Eu quase fui designer tb, rsrs! Prestei o mesmo vestibular que você na UEMG. Só que vc passou e eu nao. Ehehe.
Na época tentei farmácia na federal por nao ter o curso de design lá, já que eu vinha de um curso técnico na área. Acabei passando só lá e hoje sou farmacêutica especialista em microbiologia. Mas se tivesse passado nos dois teria ficado com a UEMG (eu acho, rsrsrs).
As vezes ainda me pego pensando em como seriam as coisas se eu tivesse feito design. Sigo adorando a área, mas acho q hoje em dia iria pra uma área mais “artística” se fosse pra trocar.
Mas oq eu queria dizer mesmo com o comentário eh que eu tenho certeeeeeza que já te vi em algum lugar! Desde a primeira vez que te vi no blog tenho essa sensação. Mas nao me lembro onde nem quando! Hahaha ! E olha q eu sou boa pra lembrar dessas coisas. Bom pode ser tb da própria UEMG, já que em 2007/08 eu namorava um menino de lá, tinha alguns amigos por lá e vivia passeando lá pela ED. Hehe.
Super parabens pelo blog, é um dos poucos que eu ainda curto, e gosto demais do seu trabalho!
Bjos
Oi, eu estava meio que em dúvida a respeito do que iria fazer, mas cada dia de pesquisa, fico mais apaixonado por design. Porém tenho uma dúvida cruel, e preciso que você me ajude. Não sou bom em desenhar e tenho medo de isso me atrapalhar na área de design, pode ter alguma influência? Desde já muito obrigado!
Ou, conheci seu blog a pouco tempo, e já estou adorando. Tenho muita vontade de fazer design gráfico, e gostaria de saber se é necessário saber desenhar? Pois gosto mas não sei desenhar. :$
Bom dia, acabei de me formar em Design Gráfico e Produto, e pesquisando como entrar no mercado, li seu artigo falando sobre a área. Gosto muito da área automotiva, e gostaria de saber como ingressar nesta área, e também na área de produto. Gostaria de saber se é verdade o que ouvi por aí respeito da remuneracão da área ser bastante baixa na área gráfica, inclusive vc comenta sobre isso no teu artigo, mas dizem que a remuneracão na área de produto é bem melhor
Bom dia!
Estou pensando em prestar vestibular no próximo semestre pra Design Gráfico na UEMG, porém analisando a grade do curso fico com o pé atrás com o fato de que talvez eu receber mais informações teóricas do que práticas, por isso estava até pensando em fazer alguns cursos complementares de desenho Artístico e Ilustração. Vc acha que é viável ir por esse caminho, ou o curso me da uma formação completa?
Abraço! = ]
Nossa, você não imagina o quanto eu estou feliz por esse post! Eu já havia pedido esse assunto em um comentário. Eu tenho muita curiosidade em saber porque é a área que eu gosto e quero prestar vestibular e infelizmente eu não conheço alguém da área que pudesse compartilhar essa experiência comigo. Adorei o post, ajudou de verdade! Beijos
Boa tarde gostaria de reunir um grupo de designer ai de Uberlândia,para montar um roteiro de estudo sobre o design ergonômico de uma futura linha de calçados ,caso lhe interessa por este assunto entre em contato.
Att.Kennedy
Nossa sou louca por designe , quero me formar nisso amo, amo mesmo acho uma profissão lindaaaaa. Me ajudou bastante esses esclarecimentos seu e com esse post só me fez ficar ainda maia apaixonada pelo designe .
Como disse o Juliano: “A pior coisa de ser designer é sempre ter que explicar para as pessoas o que você faz e não saber colocar exatamente em palavras essa coisa que é fazer design.” pra mim essa é a pior coisa, principalmente pra mim que estou no último semestre de Design de interiores, muitas pessoas confundem a minha função com a função do arquiteto e decorador. Tenho que estar sempre explicando a diferença entre esses 3 segmentos.