Logo antes de viajar eu só pensava em um tipo de sapato: espadrilles e slip-ons, sapatos baixos e confortáveis, que eu achava que seriam ideais pros meus dias de estudante em Milão, pegando metrô e andando pra cima e pra baixo. Eu estava certa, usei muuuuito os que levei na mala! Mas lá eu vi um outro tipo de sapato baixo que acabou virando a mania nova: os oxfords!
Os oxfords não são novidade, né? Vira e mexe eles voltam e eu já tive alguns no armário, mas era impossível não notar que eles estão em TODAS as vitrines por lá. Aqui em cima tem algumas fotos e dá pra ver que eles aparecem de todo jeito: com tachas, clássicos, com salto tratorado, com franjas, com e sem cadarço… E também estão disponíveis em toda faixa de preço, dos 600 euros na Dolce & Gabbana (os primeiros da montagem) até o que eu comprei por 70 e poucos e já postei no Instagram. Mas o que despertou a mania foi ver como as meninas de lá estavam usando.
É que eu já gostei muito dos oxfords, mas sempre usando como na montagem aqui em cima: modelos claros, com detalhes femininos (glitter ou desenhos no couro), sempre combinando com saias e peças ultra femininas, sendo um contraponto, sabe? Eu ainda acho que isso funciona, mas digamos que é o jeito mais fácil de usar, né?
Todos os oxfords que já passaram pelo meu armário eram clarinhos, mas dessa vez não sosseguei até encontrar um preto, bem clássico, com cara de sapato masculino mesmo. É que vi várias meninas usando com calças também escuras, muitas vezes com a barra dobradinha (amo) e fiquei obcecada por esse look, hahaha! Usei exatamente assim no dia seguinte que comprei, e se deixasse saía assim todos os dias! Acho chique e prático, principalmente se coordenado com uma peça mais estruturada, como camisa ou mesmo esse casaco do último look.
Claro que ele também fica legal com peças mais femininas, como saias e vestidos. Acho importante ter outros pontos em preto ou cores escuras no look pra ele não ficar muito pesado, reparem aqui em cima. Os bicolores também são lindos, né? Adoro o com dourado da primeira foto!
E por fim o jeito que acho mais difícil de usar, pelo menos por aqui: com peças amplas! A gente tem muito preconceito com looks que não “valorizam” o corpo, já notaram? Parece que pra ser bonito tem que mostrar a cinturinha, marcar as pernas… E bem, isso não é verdade. Acho muito elegante o oxford com peças amplas, com cara de que roubou o look todo do namorado! Mas nesse caso acho legal ter alguns acessórios mais femininos pra balancear: um colar bonito, batom marcante, bolsa em animal print…
Como lá em Milão as lojas já estavam com as coleções de outono imagino que daqui alguns meses as nossas também estejam repletas de oxfords nas vitrines. Vocês curtiram ou vão deixar a tendência passar?
Adorei! Já tinha esquecido da existência do meu oxford até que fui limpar o quarto no fim de semana e encontrei. Agora me deparo com esse post… hahahah. Coincidência?
Acho muito lindo, mas não sei se tenho ‘ousadia’ o suficiente pra usar…. A Santa Lolla tinha na coleção passada de inverno, nas cores preto, dourado e preteado, se não me engano.
Oi Lu, eu amo oxfords, uso de todos os jeitos acima, inclusive com modelagens amplas. Não sei se viu, mas a Santa Lolla tinha um na coleção passada maravilhoso, em verniz, super masculino,em três cores: preto, prata e dourado, custava R$ 189,00, para quem ainda achar dele perdido por aí vale muito a pena! Beijos, Kênia
Eu achava muito feio, agora eu adoro…rs
Beijooos
http://blogidfashion.wordpress.com/
Lu, apesar do Oxford ser um tipo de sapato clássico eu nunca tive um. Já vi looks maravilhosos, como você postou, mas ainda não tive vontade de ter. Se eu tiver, escolherei os modelos mais claros, mais femininos. Concordo com você que é o jeito mais fácil de usar porque o choque para quem não está acostumada é menor e não corre o risco de investir em um sapato bom que vai ficar guardado no armário. Os modelos mais masculinos, talvez, sejam a opção para quem realmente gosta e já se acostumou com os mais delicados…Beijos
Tenho dois e uso muito! Adoro, acho muito elegante e estiloso. Beijos
http://www.estiloadois.com.br
Lu,
Essa tendencia nao me pega! Ate gosto de algumas peças mais masculinas, para montar looks descolados, massss Oxford nao curto!
Bjuuu
Não tenho nenhum, mas acho tão lindo!
Eu começaria a usar como você: os clarinhos… Depois me aventuraria nos escuros :)
Beijinhos, Lah
http://www.afeminina.com.br
Já tive um, usei tanto até que não dava mais pra usá-lo :'(
Quero outro *—*
Check it out ? http://blogdamarjoo.blogspot.com.br/
acho lindo e tenho vários.
Essa viagem foi muito boa pra você, outros ventos e expectativas para a moda. adorei o seus looks de lá, que não eram tão “mulherzinhas”, mas mais mulherão, mesmo com itens masculinos.
o tal chinelo que você postou no outro post já começam a chegar no Brasil. Vi lá na Unkle K.
Um abraço,
Amooooooo, tenho 6!!!! :)
As italianas usam muito! Oxford com jaqueta pesadona de couro então…
Oi Lú!
não é só na Europa não, viu… Aqui nos EUA eles já viraram febre! Eu tenho um do passado (acho que é da Prego) na cor bege, mas acabei de comprar um preto envernizado da Zara para justamente ter essa cara mais masculina, como vc descreveu! Adorei o post! Agora estou curiosa para saber mais detalhes do seu curso em Milão – e se pretende seguir carreira na área! Bjss
Eles estão lindos, mas eu não usaria :)
Beijos.
http://www.loolyta.com
Eu adoro oxford!
Já tenho alguns mas meu grande desejo próximo é um prateado! Espero que eles voltem pra vitrine logo!
http://www.blogcoisaetal.com
Oi Lu, adorei esse post, eu sou adepta dos oxfords, acho lindos, faço coleção já há dois anos, porém aqui no Brasil não é muito comum, as pessoas olham com cara de “nossa que sapato estranho”, eu nem ligo, acho dificil tbm encontrar modelos diferentes, como esses das fotos, só consigo achar em lojas online, espero que as marcas invistam nesse modelo.
Eu comprei na Dafiti, um de oncinha, amooo, uma graça
Ai como eu amo esse sapato! Quando teve aquela febre eu comprei um e usei tanto, mais tanto que ele já saia andando sozinho haha É aquele tipo de coisa que você coloca e já deixa o look estiloso na hora. Ainda hoje eu uso, não como antes, mas ainda sim. E fiquei morrendo de vontade de ter um preto!
[…] A Lu do Chata de Galocha apresentou looks bacanas usando Oxford, para sair da mesmice nos […]
AMEEEI AS DICAS LU! Sou estagiária em escritório de advocacia e nesses tempos de frio estava usando muito oxford, mas bem desconfortavel por me sentir meio “homenzinho” hahaha, mas agora vi que da pra fazer looks legais sem me sentir estranha, estou até com vontade de voltar a usar agora! Beijos <3
Tenho um preto básico, em couro, e adoro! Mas confesso que usava mais quando morava fora, aqui no Brasil não consigo! Não sei também se é porque acho que ele tem mais cara de inverno… mas acho lindo e adorei os looks para inspirar! :)
[…] Mania de Oxford! […]
Há muito tempo que curto oxford. simplesmente amo! tenho de todas as cores: preto, café, caramelo, de oncinha… uso com vestidinhos bem femininos, com vestidos mais retrô, com legging, com saia… é chique e estiloso. no meu caso é uma mania que veio pra ficar!! Beijos.
Adorei seus comentários. Seu senso de humor torna tudo mais gostoso de per. Parabéns.
Adorei! só novidades.