Carregando...
Gastronomia

Salada de grão de bico com atum – O Chef e a Chata

12.03.2015
Lu Ferreira

salada3
Depois de um bolo bombástico a gente vem ensinar uma receita mais levinha: salada de grão de bico com atum! Salada gostosa, diferente e bem fácil de fazer, e o Gui ainda ensina a fazer a versão caseira da maionese, que é BEM mais gostosa do que qualquer uma que já comprei! Vem ver:

Ingredientes:

3 xícaras de grão de bico
½ pimentão verde
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
1 lata de atum
um ramo de salsinha
maionese (receita de maionese caseira aqui embaixo)
sal

salada2
Modo de preparo:

Prepare o grão de bico: Deixe que ele hidrate em uma vasilha, coberto com água por cerca de 12 horas. Escorra a água, coloque na panela de pressão, cubra com uma nova água (cerca de 4 dedos acima dos grãos), tampe e leve para cozinhar. Assim que a panela começar a chiar conte 10 minutos. Retire, escorra a água e reserve.
Pique os pimentões em tirinhas. Escorra o óleo (ou água) do atum. Pique a salsinha. Misture os grãos de bico com o atum, os pimentões e a salsinha. Misture maionese à gosto e se precisar tempere com sal.

salada1
Maionese caseira

2 gemas
½ colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de vinagre
200 ml (3/4 de xícara) de azeite
sal

Modo de Preparo:

Coloque as gemas, a mostarda e o vinagre numa tigela. É importante que os ingredientes estejam em temperatura ambiente para não desandar. Gosto de colocar um pano úmido sob a tigela para que ela fique estável sobre o balcão enquanto você bate a mistura, sem que ela fique “sambando”.
Com um fouet, bata a mistura até que fique pálida. Comece a adicionar o azeite em fio enquanto continua a bater. Pare de bater quando a maionese estiver bem firme. Experimente e se achar necessário tempere com sal. Pode guardar na geladeira por no máximo 2 dias.

Se inscreva no canal para assistir aos videos em primeira mão ;D

14 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. […] Salada de grão de bico com atum – O Chef e a Chata […]

  2. Emília Madeira    12/03/2015 - 12h33

    Lu, a mostarda industrializada é feita com ovo em pó, justamente pra evitar a contaminação por salmonela.

  3. Filipe    12/03/2015 - 14h24

    Legal, só não entendi porque chama de salada haha.

    Grão de bico eu uso como substituto do feijão as vezes.

  4. Paula    12/03/2015 - 16h13

    Em casa fazemos maionese, só que no liquidificador ou mixer (mixer é vida). Para ficar mais consistente colocamos uma gema de ovo cozida, em temperatura ambiente. Quente pode desandar, as claras que sobraram usamos para provar a maionese.

  5. Lady Cat    12/03/2015 - 19h54

    Receita saudável. Super curti

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  6. CristinaG    13/03/2015 - 09h47

    Bom Dia!
    Aprendi a fazer grao de bico com a minha mãe da mesma forma como voces fizeram no video, a unica diferença é que ela retira a casca toda antes de cozinhar. Só que acho o processo meio chatinho … Voces tem alguma dica para retirar a casca totalmente de forma pratica e rapida ?
    Beijos,Cris

  7. Letícia G.    13/03/2015 - 09h50

    Não, gente, e esse ”garfo”?! que lindo! *-*

  8. Maressa    13/03/2015 - 11h01

    Ei Lu!
    sou leitora a muuuito tempo e acho que nunca comentei por aqui!
    adoro seu jeito mineirinho e me identifico muito com seu estilo. moro aqui pertinho de bh, e sempre q vou aí fico “vigiando” as pessoas pra ver se te encontro…. kkkkkkkkkk
    essa semana vou tentar fazer as coxinhas do chef e a chata… tomara que de certo!
    bj
    Mari

  9. Diana    13/03/2015 - 11h13

    Lu, Gui, adoro acompanhar o Chef e a Chata!

    Lu, queria fazer uma pergunta para o Gui. Como faz?

    Tem um restaurante bacana aqui, que usa a vinagrete (de mostarda) para temperar as saladas, eu já tentei em casa mas não consegui o mesmo resultado e consistência. Diz o restaurante que usa: mostarda, alho, sal, açúcar, água, limão, vinagre, pimenta do reino, óleo de girassol e azeite. Eu tentei em casa e ficou com um cheiro forte de vinagre, não ficou legal não. Outra dificuldade minha foi incorporar o alho à vinagrete, será que eles usam desidratado?

    Aproveitando o longo post culinário, queria perguntar ao Gui se devo desperdiçar a casquinha branca do Brie, e se ele normalmente tem cheiro de amônia mesmo. Queria sugerir também uma receita de sanduíche com brie ou outro queijo da inspiração de nosso querido chef! :)

    gente, muito obrigada, estou descobrindo o prazer de cozinhar, mas o de cozinhar diferente, sabe? Não o arroz e feijão de todo dia, mas o de pensar em alguma receita, separar os ingredientes, etc…

    beijos

  10. Andréia Assunção    14/03/2015 - 11h47

    Mais receitas light é uma ótima ideia! Super apoio!

  11. Poliana Rocha    15/03/2015 - 20h30

    Queria saber se da pra substituir o pimentão por outra coisa. Não sou muito fã…
    Bjos

  12. […] Olha o Chefe e a Chata aqui de novo hahaha, mas é muito difícil eles fazerem receitinhas mais light, então, quando rola, tem que aproveitar e eles mandaram super bem com essa salada de grão de bico com atum. […]

  13. Vera Lúcia Proença Maldonado    03/05/2015 - 16h21

    Gente, já fui carc em confeccinar Piza , na minha juventude. Aos sábados minha casa ficava repleta de parentes e amigos para degustá-las. Espero que agora, passados longos tempos consigua executá-las com as receitas de vcs. É uma grande diversão Lúdica!
    Gostaria tb de saber onde devo comprr estas maravilhosas formas. Gostaia também receber todas as receitas da Festa Cristal e orientação de decoração da mesma. Tenho condições de repeí-la para o aniversário de minha querida neta que fará, seDeus quiser e ele vai querer , festa de 6 anos em 8 de dezembro em 2016. Conto com a ajuda de vocês. A minha netinha cham-se Anna Guilhermina e merece tudo isso uma vez que se trata de uma criança muito saudável, generosa, espírito de quem adora compartilhar e ela é adorada pelos coleguinhas de classe e todos os mais de vintepriminhos. Antecipadamente agradecida, despeço-me com um grande abraço em toda esta competente e alegre eqipe. Vera

  14. Erica    25/07/2015 - 19h00

    Boa noite. Minha dúvida é caso não queira fazer essa salada como prato único, qual o acompanhamento mais adequado?
    Ah, parabéns pelo blog e app. Não faz muuuito tempo que acompanho, mas já peguei várias dicas, inclusive de viagens, e já fiz algumas receitas.
    bj

Mais sobre Gastronomia