Carregando...
Moda

O minimalismo lúdico de Jana Favoreto

01.04.2021
Redação Chata de Galocha

Minimalismo lúdico sustentável. Três palavras que, inicialmente, parecem não ter relação entre si, mas que resumem perfeitamente o trabalho da nossa entrevistada. Os acessórios da designer Jana Favoreto carregam muito da personalidade da artista e da sua visão de mundo. Sem dúvidas, por isso mesmo, são tão únicas.

Quem acompanha os looks da Lu já a viu usando muitas vezes criações da Jana e, por isso, achamos que seria bacana conversar com ela e saber um pouco mais de quem está por trás das peças que admiramos pela beleza.

Conta um pouco pra gente do seu início e como decidiu ser designer de acessórios?

A minha relação com os acessórios começou muito antes de pensar em trabalhar com isso um dia. Sempre fui apaixonada por eles e, quando era mais nova, já desenvolvia algumas peças com pedras brasileiras que era um sucesso entre as amigas . A faculdade de Moda que cursei me ofereceu a base do conhecimento de design e ergonomia, os quais me ajudaram a amadurecer a ideia e projetar um futuro em torno deste universo amplo dos acessórios.

Uma das principais características da marca é a sustentabilidade. Como você chegou nesse trabalho com o alumínio reciclado?

Em 2011, surgiu a ideia de desenvolver a marca com o olhar mais voltado para a sustentabilidade, por meio de um viés criativo de experimentação fazendo o uso de um metal reaproveitado. O alumínio reciclado, além de ser uma matéria prima ressignificada, é também um tipo de metal muito leve, não provoca processos alérgicos e tem uma cor linda.

Temos percebido uma tendência mais lúdica e leve na moda e no design. Podemos conferir isso também nas suas peças, com flores, coração, frutas, estrelas… Você vê isso como o contraponto possível ao momento pesado em que vivemos?

A marca já nasceu com a proposta de peças mais lúdicas, que tenham o papel de levar experiências a quem consome e isso tem feito cada vez mais sentido em meio a tudo o que estamos vivendo. Precisamos de mais leveza, mais poesia, e aí o que já era importante em todos os processos e, principalmente nas inspirações para o desenvolvimento das coleções da marca, agora se faz muito mais presente, de uma maneira quase que essencial.

O que você deseja passar e como espera que as suas clientes se sintam ao usar suas criações?

Todos os nossos processos para as peças chegarem prontas são muito manuais, tem muita energia boa e muita história em tudo que entregamos, acredito que essa mensagem seja levada de alguma forma para quem consome os produtos, reconexão, amor, liberdade.

Uma pergunta que sempre fazemos para nossas entrevistadas: quem você sonha ver usando uma peça sua? Pode sonhar alto!

Sinto que o sonho verdadeiro eu já vivo, que é ver todas as pessoas que já usam minhas criações e acreditam na marca, cada uma delas tem um papel muito, mas muito importante na minha trajetória até aqui.
Mas se for pra sonhar muito alto mesmo, adoraria ver atriz a Indya Moore, que interpreta a personagem Angel no seriado Pose, usando uma peça minha.

Quais os próximos projetos para a marca?

Atualmente, estou trabalhando no desenvolvimento de uma próxima coleção muito especial que lançaremos logo mais, além de algumas collabs lindas com outros designers. Amo essa junção de trajetos, experiências e histórias. Vem muita coisa boa por aí!

Já estamos curiosas para ver essas novidades. E se você quiser conhecer a acompanhar mais o trabalho da Jana, siga o perfil dela no Instagram: @janafavoreto.

0 Comentários  |  Deixar Comentários

Mais sobre Moda