Carregando...
América do Sul,Lifestyle,Viagem

Planejando uma viagem para o deserto do Atacama no Chile

21.06.2022
Lu Ferreira

O Atacama tem paisagens lindas e experiências únicas! Uma viagem que vale a pena para quem quer sair do comum. Pra quem está pensando em conhecer o destino, vale saber:

Como é lidar com a altitude? É difícil respirar? 

A altitude pode incomodar: algumas pessoas sentem náuseas, dor de cabeça e pressão no ouvido. Eu senti um pouco no primeiro dia, mas passou rápido. Não senti dificuldade de respirar.

Atacama é uma viagem que funciona com crianças?

Depende muito. Vi algumas famílias com crianças da faixa dos 7-10 anos, mas é preciso selecionar bem os passeios, alguns podem ser bem puxados pra elas. 

Como programar os passeios? Qual a faixa de preço?

Eu já estive duas vezes no Atacama e não fiz todos os passeios possíveis – são muitas opções e alguns são cansativos, eu gosto de ter um respiro. Vale conversar com a agência para entender quais estão mais adequados para o seu perfil. Os passeios que fizemos custavam entre 200 e 450 reais por pessoa, dependendo da duração e o que estava incluído (muitos tinham refeições como café da manhã e almoço). 

Quem cuidou dos nossos passeios foi a Araya e recomendo muito!

Qual hotel se hospedaram?

Ficamos no Hotel Desertica e gostei muito. Serviço muito simpático, quarto super confortável. Existem muitas opções de hospedagem no Atacama, a cidade é bem pequena mas toda voltada para o turismo, dá pra encontrar opções para todos os perfis.

Uma pessoa com pouco condicionamento físico consegue aproveitar a viagem?

Consegue, mas acho que vale atenção na hora de escolher os passeios. Alguns podem exigir mais esforço.

Passou frio? É perrengue?

Passei frio em um dos passeios que pegamos vento recorde. Achei que ia ser levada pelo vento kkkkk! Melhor exagerar nas camadas e tirar se achar quente, aprendi na marra. 

Qual a coisa mais inesperada que aconteceu?

NEVOU!!!! Vimos neve nos Geysers e na lagoa dos flamingos, foi uma das cenas mais bonitas que já vi NA VIDA. Nunca vou esquecer!

Como ir de Santiago a San Pedro de Atacama?

O vôo de Santiago a Calama dura 2 horas, e depois você tem mais 95 km até San Pedro de Atacama. Já fiz a viagem Santiago-San Pedro de ônibus no passado, são 24 horas de ônibus!! Não recomendo kkkk! 

Uma viagem com dois cenários tão diferentes tornou a tarefa da mala ainda mais difícil. Para ajudar quem está vindo para o Chile, algumas considerações:

A pele resseca mesmo? 

SIM! O clima é muito seco e peguei médias de 5 graus nos dias que estive no Chile. Já percebi o ressecamento no primeiro dia. Levei hidratante super potente (do tipo que nem uso em casa) e usei todos os dias, no rosto e corpo. Bepantol o tempo todo nos lábios e cutículas.

A bota de trekking deu certo? Funcionou? 

Deu muito certo! Tive uma experiência ruim em outra viagem com atividades parecidas em que usei uma bota comum, e dessa vez investi em uma própria para trekking, da Columbia. Super confortável, foi o que usei todos os dias no Atacama (da neve à areia!)

A mala funcionou? Sentiu falta de alguma coisa? 

Usei TUDO que levei! Senti falta de mais uma calça, queria ter trazido um jeans. Tem vídeo da mala do Atacama no canal do Youtube.

Pagou para despachar bagagem? Mochila ou mala?

Paguei para despachar uma mala cada. Não fiz uma mala econômica – tinha mais de uma opção de casaco, por exemplo. Acho possível fazer uma mala extra econômica e fazer essa viagem com mala de mão + mochila. Leve mochila de qualquer forma para os passeios no Atacama.

Espero que o post te ajude a montar seu roteiro! Não deixe de conferir todos os vlogs da viagem e também o post sobre a viagem a Santiago.

3 Comentários  |  Deixar Comentários

Comentários:
  1. ISABELA    02/08/2022 - 10h00

    AMEIIIIIIIIIIII <3 destino dos meus sonhos

  2. Daniel Bressan    08/08/2022 - 11h13

    Top demais a viagem, o artigo e as fotos!!! Em breve conhecerei esse lugar incrível!! Abs.

  3. Kelly    25/06/2023 - 21h08

    Em qual mês vc foi? Obg❤️

Mais sobre América do Sul