Eu lembro bem como foi viajar no Eurostar pela primeira vez: estava indo de Paris a Londres e nunca havia viajado de trem. Não fazia ideia do que esperar, e passei alguns mini apertos por isso, hehehe! Por isso mesmo da última vez que viajei (no sentido contrário, Londres para Paris) gravei um videozinho mostrando o processo, pensando em ajudar quem vai viajar no Eurostar pela primeira vez.
Pra começar, é importante lembrar que é uma viagem internacional. Você deve chegar com antecedência na estação (pelo menos 30 minutos antes do horário do trem) para passar pelos procedimentos de alfândega (e por isso mesmo, levar o passaporte e tudo o mais que puder precisar: reservas de hoteis, passagens de volta pro Brasil…). A vantagem é que esse é o único procedimento antes de embarcar: você imprime a sua passagem em casa e chegando na estação é só passar o código de barras que a catraca será liberada. Logo após vem o raio x das malas, onde você mesmo deverá colocar todas as malas na máquina para serem inspecionadas. Essa é uma das principais diferenças de quem viaja de trem versus quem vai de avião: as malas ficam o tempo todo com você! Mas já falo mais sobre isso.
Depois do raio x vem a alfândega, que pela minha experiência é bem mais relax quando você está entrando na França do que na Inglaterra (sempre achei a alfândega inglesa a mais cri cri de todas!). Depois da alfândega você chega ao lounge de espera, onde tem lanchonete e lugares para sentar. A plataforma onde seu trem estará só é anunciada pouco antes do embarque (uns 15 minutos antes do horário do trem), e nessa hora você tem que ficar esperto: lembra que você está com todas as suas malas? E se eu conheço bem, não serão poucas, né? Sempre que eu sei que vou andar de trem numa viagem tomo cuidado de levar apenas um volume de mala grande e uma pequena, de mão, se possível mochila. É que no trem há uma área reservada para a bagagem que é relativamente pequena para o número de passageiros em cada vagão, e se você tiver malas demais, corre o risco de não encontrar lugar para todas elas. Sem falar que vai ficar carregando mala na portinha pequena do vagão e atrapalhando as pessoas que estão embarcando.
Bom, mas voltando ao embarque, a maior dica que posso dar é: assim que anunciarem sua plataforma, CORRA. Hahahahah! Se apresse para chegar ao vagão o mais rapidamente possível, para que quando chegar lá consiga acomodar sua bagagem antes de todo mundo, sem ter que fazer mil malabarismos! Na minha primeira viagem rolou um mini pânico porque não tinha onde colocar a minha mala, estava sozinha e tive que realocar um monte de malas (pesadas!) até conseguir um espacinho pra minha… Aprendi na marra!
Bom, aí é hora de ir pro seu lugar (é marcado e você escolhe na hora da compra), colocar sua mala de mão no compartimento de cima e esperar. O vagão é bem confortável, tem banheiro e existe um vagão restaurante, mas eu nunca fui. Nessa última viagem eu comprei uma passagem standard premier, que é um pouquinho mais cara que a standard mas tem serviço de bordo e bancos mais espaçosos. Achei que valeu muito a pena!! Como tem menos gente no vagão, logo sobra mais espaço para as malas no compartimento (perceberam que rolou um trauma né? Hehehe), e além disso viajamos na hora do almoço e foi muito prático almoçar a bordo! Quando comprei ainda perguntaram se eu queria alguma opção especial e eu pedi uma refeição light, hahah! Saladinha, frango grelhado e couscous, com frutinhas de sobremesa, tudo bem gostoso e acompanhado de vinho rosé, porque né, a comida já era light, kkkk!
A viagem dura 2 horas e 15 minutos, e quando você chega já está no meio da cidade, é muito mais prático do que desembarcar lááá no aeroporto internacional. Eu sempre compro as passagens pelo site do Eurostar, e sempre com a maior antecedência possível (os preços são mais em conta!). As passagens custam a partir de 69 euros para ida e volta e você deve imprimi-la em casa, para só ter que scanear quando chegar na estação. Simples e prático!
Agora que você sabe como funciona, pode dar uma olhada nas dicas de viagem para Londres e Paris aqui no blog! Quem gostou do video não esquece de se inscrever no canal do Youtube, tem video novo toda semana e quem é inscrito assiste primeiro ;D
Oi! Lu
Amei suas dicas e já estou enviando para minha prima porque estamos programando uma viagem no Eurostar.
Bjs e abraço
Ana
Mt show… adorei o post
>>>>>>>> http://www.PISAICO.com.br <<<<<<< Mulherada, venham conhecer nossas peças!
Lu, adoreeei o post!
Sempre quis fazer essa viagem de Paris a Londres de trem, mas achava que era bem mais caro. Na minha próxima viagem já vou incluir Londres para poder fazer!
E dois anos atrás estive na Europa e fiz várias viagens de trem, mas em nenhuma tive que passar pela alfândega. Acho que fiz umas 3 viagens mudando de país e em nenhuma teve alfândega. Era só chegar, mostrar a passagem e entrar.
Achei super estranho, e até perguntei no guichê, mas falaram que de trem era assim mesmo.
Beijos
Ana Carolina, provavelmente vc não saiu do Espaço Schengen (um acordo entre muitos países da Europa) durante a sua viagem. O bom disso é a praticidade em viajar, um ruim é a falta de carimbos no passaporte, hehe… Como o Reino Unido não faz parte desse espaço, é necessário fazer todos os procedimentos de alfândega.
Super me identifiquei com a tristeza em não receber carimbos nos passaporte, Maria Letícia! hahaha
Mas que facilita a vida, isso com certeza!
Olá, adoro seu blog e leio sempre. tenho uma dúvida, o site é fácil de compreender? Pois usamos 2 vezes o trem para irmos para Paris (isso os trens da TVG) e sãu super complicados e os tickets bem caros.
Saímos de Genebra, pois moramos na cidade francesa ao lado e acabamos fazendo as viagens sempre de avião pois acaba sendo bem mais barato.
Ouvíamos sempre que viajar de trem era mais em conta, isso antes de virmos morar aqui, mas nossas experiências foram meio frustrantes e sempre é mais caro.
Ahh, para entrar no UK é chato pra caramba, mesmo com permis de residência daqui, eles nos deixam até nervosos!!!
Se alguém souber de dicas ou “macetes” de tickets baratos, vou adorar saber :D
Andrea, o site é ótimo, super tranquilo de navegar! E acredito que comprando com antecedência vc consiga bons preços =) Bjs!
Oi, no comentário de Andrea Gass ela cita a dificuldade de entrar na UK. Por favor, você poderia (ou ela) me explicar o que significa isso? pretendo viajar de Paris a Londres em dezembro pelo Eurostar e eu e meu amigo não falamos bem o inglês. Estamos um pouco preocupados com a ranhetisse dos ingleses. Será que teremos muita dificuldade? muito obrigada.
Olá Lu, gostei bastante desse post. Assim que der, Londres – Paris são meus próximos destinos.
Post Perfeito!! Você sempre preocupada em prestar serviço de utilidade pública! Parabéns! Vou fazer exatamente essa viagem, e não achava nada a respeito (explicações de ordem prática). Muito obrigada! Bjos!
Nossa! Super me identifiquei com o mini-pânico na hora de correr pro trem! Correr pela plataforma procurando o número do vagão e com medo de não dar tempo!! kkkkkk
O bom é se adiantar mesmo e conseguir um lugar pra mala no compartimento inferior…pq ter que levantar a mala pesada para guardar em cima também é tensooo! :S
Excelente post, já viajei de Eurostar e é fantástico. Você me fez relembrar a minha saudosa viagem a Europa.
Adoro!!
Parabéns pelos vídeos, são sempre bem feitos e explicativos, o que dá sempre vontade de ver os novos!!
Lu, que dica pratica que vc apresentou para seus leitores. Para os viajantes irem até a França ou sair dela é muito mais pratico et $$(as vezes) se deplacer en trem (na maioria dos casos)!
Moro na França, na região Norte e quando viajo sozinha (pois o maridão adora dirigir) SEMPRE viajo de trem, é uma das identidades do pais; a sua rede ferroviaria! Eh tao comum, que me espanto quando alguns amigos dizem que farão o translado de aviao(paris-londres), até choro por eles pelo transtorno do deslocamento.
Não importa se é classe executiva ou economica, sempre tem conforto!
Bisous
Adorei o post Lu! Seus videos são inspirações pra mim. Tenho um blog de viagem e estou exatamente tentando colocar videos no ar. Mas como é difícil! hehe!! Bjos
Lu, mas que post mais que prático. Muito detalhado e informativo. Eu já viajei bastante, mas esse trem ainda não peguei. Gravado nos favoritos ;)
Beijos
Sofia
White Russian blog
http://www.whiterussian.com.br
Oi, Lu! O post tá ótimo, só senti falta de uma descrição de como é quando o trem passa pelo Eurotúnel, por debaixo do Canal da Mancha! Não sei ao certo, mas acredito que uma boa parte da viagem é feita “dentro dele” e eu como morro de agonia, sempre tive curiosidade em saber qual é a sensação! Quem é claustrofóbica vai sentir um medinho ou é tranquilo? Beijo!
Dani, é muito tranquilo! Eu sou um pouco claustrofóbica, mas você mal nota! São 20 minutos só, fica escuro mas o trem tem iluminação. A única coisa que muda é que vc sente uma pressão no ouvido de leve… Mas mal dá pra notar =) Bjs!
Nossa Lú, nunca tinha parado pra pensar que quando a gente desembarca, já estamos na cidade! Genial!
Obrigada por responder, Lu!! Acho que 20 minutos deve ser tranquilo mesmo, e a vantagem que você citou de sair e chegar nos centros das cidades é a melhor de todas!! Perdemos tempo demais chegando até os aeroportos, principalmente os de Londres! Parabéns pelo post e pelo blog!
Minha experiência foi um pouco traumatizante, mas por um motivo diferente. Como já tinha feito várias viagens de trem, inclusive entre países da Europa, não me toquei nem por um momento que teria esses procedimentos de alfândega e achei que chegando uns 20 minutos antes para entrar já era o suficiente. O resultado é que obviamente perdemos o trem, mas o que me deixou aliviada e com uma ótima imagem da Eurostar é que eles nos deram passagens para o próximo trem sem cobrar nada e rapidinho! Sei que demos muuita sorte, porque poderia não haver mais lugares, então agora nunca mais esqueço como funciona! hahaha beijos, Lu, adorei o post!
Oi Lu, sigo seu blog e seu insta mas, não sou do tipo de comentar, apenas leio muitooo, rs. No entanto, achei seu post super interessante pois viajarei pra Europa esse ano. Estou um pouco perdida com o itinerário e gostaria de saber como você programou a sua primeira viagem a Europa, sozinha ou com agência?
Seria legar um post sobre arrumar as malas em cada estação.
Beijos
[…] kit de viagem (fez sucesso no nosso grupo de NY e Miami!), a passagem do Eurostar para Paris (já assistiu ao video?), um city tour por Londres e Paris, as entradas para a London Eye e para torre Eiffel, o […]
Oi Lu, tudo bem?
Vou fazer essa viagem de Londres para Paris, agora no final do mês. Amei seu vídeo!
Mas estou com uma dúvida sobre o tamanho da mala, pelo que eu vi na capa do vídeo a sua mala é parecida com a minha. A minha tem 44 X 66, queria saber se é muito grande para andar no trem. Você tem alguma dica?
Bjoos e obrigada!
Lu, tudo bem? Se a mala vai com você dentro do trem como funcionam as restrições para líquidos? Vou fazer uma viagem de ida e volta (Londres/Paris) e quero comprar alguns vinhos, espumantes e nosso amado Bioderma nos maiores tamanhos possíveis. Podemos embarcar com essas coisas na mala? Se a viagem fosse de avião isso iria na mala despachada, mas no caso do trem fiquei com essa dúvida.
bjo e obrigada.
Oi.. Bom dia Estou preocupada porque farei dia 23 de marco uma viagem pela Europa saindo do Brasil no navio da MSC até Genova por 19 noites. Em seguida irei de trem para Veneza e depois pra Roma. Em seguida viajarei de avião Roma/Paris e de Paris para Londres de trem. Serão ao todo 42 dias !!!!! ..Não poderei levar roupas pra todos esses dias numa mala media. Terei de usar 1 mala grande. Poderei levar essa mala nos trens sem problema ? Sei que nos aviões poderei pagar excesso. E nos trens ? Gostaria, se puder, me dar uma resposta URGENTE porque está muito perto essa viagem. OBRIGADA BEIJOOOOOS
Oi.adorei o post..poderia me dizer qual hotel ficou em Paris e Londres?