Eu sempre fui aquela menina chata que não comia bacalhau e obrigava a tia a fazer qualquer outra coisa na sexta feira santa. Sempre. Não sou muito fã de peixes em geral e por isso resistia ano após ano, mesmo depois de adulta. Só que é engraçado como gostos mudam, né? Leo é fissurado em bacalhau e um dia estava delirando tanto com um prato (no Trindade, restaurante delicioso aqui) que eu tive que provar. E bem, descobri que bacalhau pode ser gostoso! Confesso que não me acostumei com a ideia de que gosto dele, como vocês vão notar no início do video… Mas no final da gravação comi meu prato todo, a receita do Gui é deliciosa!! Vem ver como fazer:
Ingredientes:
1 kg de bacalhau em postas
15 dentes grandes de alho com casca
azeite (bastante!)
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão verde
cerca de 30 cebolas pequenas
cerca de 35 batatas bolinha
12 azeitonas pretas
sal
pimenta do reino
Preparo:
Costumo comprar bacalhau congelado e dessalgado (poupa trabalho e ele não é tão ressecado)! Mas se o seu não estiver assim, deixe dessalgando na geladeira dois dias antes, trocando a água de 8 em 8 horas. Lave bem as batatas, vamos usar com casca. Retire a casca das cebolinhas. Numa assadeira coloque, intercalando, as batatinhas, cebolinhas e dentes de alho. Os dentes de alho precisam ser inteiros com a casca para não queimar. No final do processo, ao retirar a casca já no prato ele estará suave e cremoso. Cubra isso tudo com bastante azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Cubra com papel alumínio e leve para assar por cerca de 1 hora em forno a 180ºC. Retire o alumínio e finque uma faca numa batatinha. Se ela perfurar com facilidade está cozida. Se não estiver, volte ao forno por mais tempo. Coloque os pimentões, as postas de bacalhau, as azeitonas e cubra com mais azeite. Se achar necessário, tempere com mais um pouco de sal e pimenta do reino. Volte ao forno por mais 15 a 20 minutos. Não é necessário mais do que isso pro bacalhau cozinhar. Assim ele fica mais tenro. Sirva bem quente.
Rendimento: serve 4 pessoas
Se inscreva no canal para assistir aos videos em primeira mão ;D
Amo peixe e esse prato está lindo e apetitoso! Vou experimentar com certeza! Manda meu “joinha” pro Chefe :)
“joinha” recebido! outro procê! :)
Nossssaaa! Fiquei com muita vontade. kkkkkkk
Não acredito que a Lú nunca fez feijão. E´tão gostoso comer um feijão fresquinho feito em casa, com um arroz fresquinho e um ovo frito, sério, super simples e delicioso. Você precisa se aventurar Lú. E feijão é mais fácil que arroz.
Bjsss
Adorei o olhinho do Gui brilhando imaginando as fotos de família comendo bacalhau!
meu blog chama moldando afeto por causa disso: cozinhar pra mim é compartilhar o afeto com quem a gente gosta. e tô com muita muita vontade de ver todo mundo em família assim. quer coisa mais bonita? =)
oi luu, amo a combinação de vcs, ele é maravilhoso ensinando e vc é meio como eu, mas continuo escrava dos videos de vcs o q nao é uma tortura, porque esta chegando o meu casamento entao preciso, mas amo assistir vcs s2
luu, me conhece tambem:
gilvaniaevans.com
[…] Receita de bacalhoada – O Chef e a Chata […]
Adorei a receita de bacalhau
Hmmm deu água na boca!!! Beijoss
http://www.victoriarenner.com.br
Oi Lu,
Gostaria de saber onde você faz sua sobrancelha ?
Obrigada beijos
Oi Lu tudo bem
Ver essa receita me deu água na boca,parece estar uma delicia,vou copiar a receita.
Bjos
http://framboesabrazil.blogspot.com.br/
Como boa portuguesa, bacalhau é totalmente a minha praia! Ninguém cozinha bacalhau como os portugueses. E olha, juro que eu tento mas não entendo como é possível haver quem não goste de bacalhau. Sou muito fresca para comer peixe mas gosto tanto de bacalhau que para mim nem é peixe, é carne mesmo! :D A única coisa que eu não suporto é azeite. Gente, DE-TES-TO azeite cru! Ta fora de questão regar o peixe ou que quer que seja com azeite. Se for cozinhado tudo bem, tiro a comida e deixo o azeite na travessa, agora, regar com azeite cru jamais.
Lu, já experimentaste bacalhau com broa? Melhor receita de bacalhau, juro! É só pedir e eu passo a receita ;)
xx Sara
Lu eu até comia quando minha mãe fazia… mas não gostava tanto assim de bacalhau.
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com
Lu linda… tb não sou muito fã de bacalhau e ano passado entrei na maior saia justa por isso. Ia passar a Páscoa sozinha pq a família e o boy foram viajar e uma amiga super querida, dessas amiga-irmã mesmo, me chamou pra passar o domingo de Páscoa com a família dela. Daí eu chego lá e TODOS os pratos eram de bacalhau… tive q comer, elogiar e fazer cara de feliz pq eu nunca teria coragem de dizer que eu não gostei. Enfim, a gte acaba aprendendo a ser mais flexível e de quebra experimenta coisas novas né, pq mesmo não gostando eu não trocaria a companhia dos meus amigos por nenhum churrasco…Kkkkkkkk. Fiquei até interessada em experimentar a receita de vcs, q ficou com uma cara ótima! Bjo
Ps: faz feijão tropeiro, tutu de feijão, feijoada… qualquer coisa q envolva feijão, amo!
Aaaaamooo bacalhau!! Quero muito fazer essa receita!! O Gui é o máximo, ele ensinando parece tudo super fácil!! Façam o feijão tropeiro simmm!! Bjossss
[…] Fonte: Chata de Galocha […]
Amei essas receitas …
Faz pirarucu a casaca…
Opa! Voto suuuuuper em receita pra fazer feijão!!!! Nunca fiz, gostaria de aprender uma receita bem gostosa! =)
O prato ficou lindo e muito apetitoso! Nunca comi bacalhau, experimentarei com certeza!
Beijos, vocês são lindos!
[…] Receita de bacalhoada – O Chef e a Chata […]
Nossa, deu água na boca essa hora da manhã…rs mas fiquei me perguntando, e a casca do alho??? se tira, come com ela, ela se perde?
bjos
ps: adoraria uma sugestão de feijoada light..rsrs
Amei a bacalhoada. Parabéns!
Adoro essas receitas, fico desesperada para salvá las kkkkkkkk
Gui e Lu, pode trocar o bacalhau por outro peixe?
Nunca comi, mas o cheiro não me deixa com muita vontade de experimentar. ehehehehe
Qual peixe seria ideal trocar? qualquer um vale a regra de 20 minutos no forno?
Fiz esse final de semana para os meus sogros. Ficou ótimo!!!!!!!!!!! Obrigada pelas dicas e, lógico, pela receita!
Gui, fiz a receita deste bacalhau e ficou MARAVILHOSO!!!! Não sobrou uma batatinha para contar história! Agora entendi pq o bacalhau do meu pai, apesar de ser muito bom, ficava um pouco durinho…
O único problema é que o meu ficou bem branquinho em cima… não ficou dourado como o seu. Você sabe me dizer se da próxima vez devo deixar mais tempo no formo? Deixei por quase 20 minutos a 180ºC.
Obrigada!
beijos