Para mim foi novidade descobrir que aqui na China a atriz Lucy Liu, descendente de chineses, não é considerada bonita. A maioria acha que ela não tem uma pele branca o suficiente, e ainda por cima tem (e não esconde!) sardas. Enquanto no Brasil uma pele bronzeada é sinônimo de saúde e beleza, aqui do outro lado, em países como China, Japão e Coréia, quanto mais branca, melhor.
A idéia dos orientais é que a exposição ao sol envelhece a pele, causando manchas e rugas indesejáveis (o que não deixa de ser verdade, né?). Também existe a questão de que as pessoas mais ricas podem se proteger do sol, enquanto os trabalhadores braçais não conseguem escapar…
E qual o segredo deles para manter a pele tão branca? Primeiro, barrar o sol com chapéus, bonés, viseiras (algumas são enormes!) e muito guarda-chuva, mesmo quando não está chovendo. Fora isso, mangas e calças compridas para proteger pernas e braços, principalmente no verão, pois eles também tem que ficar bem branquinhos.
Depois, usar muitos produtos para cuidar da pele. A preocupação com a pele, principalmente do rosto, é tanta, que a maior parte das prateleiras das lojas especializadas é dedicada a ela. Assim, os cremes, loções, tônicos e tudo o mais, além de proteger, hidratar, tonificar e limpar, sempre visam também o embranquecimento (!). As palavras que mais vendem são branco, neve, leite, clareamento… As milhares de opções de máscaras clareadoras também chamam a atenção. Naquelas matérias de sugestões de revistas do que levar em viagens, todas incluem pelo menos uma máscara, não importando o destino: Fiji, Hokkaido ou Las Vegas… E o detalhe: elas são caríssimas!
Tudo bem que usar protetor solar e cuidar da pele são essenciais em qualquer lugar, mas a busca pela brancura exagerada (ou pelo bronzeado extremo) não é nada saudável, nem pro corpo e nem para a mente, né? A Lucy Liu que o diga, sinal de que não dá pra agradar sempre..!
Gente! Que interessante isso! Não imaginava mesmo! Aliás, nunca tinha pensado a respeito!
Sou totalmente contra tomar sol, mas estou longe de ser branca também! Minha cor é assim, um amarelo concentrado! kkkkkkk!
E concordo que qualquer “busca exagerada”, seja pelo que for, não é mesmo saudável!
Ahhhh, quem dera se aqui no Brasil fosse assim. Eu não sofreria tanto assim…
[…] This post was mentioned on Twitter by luferreira, ? Moda. ? Moda said: Chata de Galocha * Do outro lado: beleza branca http://bit.ly/8ZqyJ9 […]
Acho pele branquinha um charmeeee.. passa delicadeza. Mas não precisa ficar forçando isso né!! Tem que ser natural….
bjaoo
Não sei porque tanta surpresa…pele branquinha é linda! Aqui mesmo no Brasil, no passado, pele mais clara era considerada tão bonita quanto nos países citados no texto e pele morena nem tanto…Acho bonito todo tom de pele, incluindo com sardas, um charme. Sabe qual é nome disso? Moda. Mas está errada essa ditadura anti-pele branquina. São pessoas. E o que elas sentem? Vc que se bronzeia só porque está na moda e não porque realmente quer, por que faz isso consigo mesma? Não se anule. Mais bonito ainda que pele branquinha (porque é bonita sim) é uma coisa chamada respeito. Sim, respeito e conteúdo. Não faça cara feia. Vc gostaria de ter a cor da sua pele ridicularizada? Gostaria de a cada vez que vai ao salão ouvir um: “mas vc esta tão pálida…mude a cor do cabelo!” . Não, estou feliz do jeito que estou e não vou mudar apenas para me adequar a limitados padrões que tantos seguem feito zumbis sem questionar.. Mude vc sua atitude arrogante de dona da verdade e pare de insultar as pessoas, do contrário não reclame quando eu fazer comentários desagradáveis sobre seu tom de pele. Combinado?
Tati: gostei da matéria, interessante e informativa.
Ai Dona Matilda, me desculpe! Eu ia te responder dizendo que concordo com vc e depois fazer um comentário geral e saiu aí…que bagunça!
Meu comentário é para aquelas pessoas que se julgam donas da verdade e ficam ofendendo os outros, chamando de feia, esquisita só porque tem uma pele fora de moda…A beleza é relativa! Imagine só uma pessoa que fica chamando as branquinhas de feias…que papelão, a beleza começa dentro sim… não adianta seguir a moda mas ser um lixo por dentro.
Tenha um lindo dia! ^^
Minha cunhada morou no Japão e achou super estranho quando viu as mulheres usando meia-calça na praia. Depois ela entendeu que era para evitar ficar com a pele bronzeada. Bjos.
Nossa, Celia, meia-calça na praia? Que loucura!
Muito estranho mas bom pra quem quer esconder umas gordurinhas, né? Hahahaha. Quem diria que até na praia isso é possível.
Aaaaaaaaaa… ainda bem q ela é mundialmente famosa e o resto do mundo n pensa como alguns (pq eu acredito q existe unzinho q ache!) japoneses… hahahaha. Pq ela é simplesmente liiiiiiiiiiindaaaaaaaaaaaaa!!!
Amo a Lucy e seus make-ups!
Tá, td bem q temos de cuidar da pele, mas nada de extremismos né?! N é bom em nenhum sentido.
Adorei a primeira imagem, Tati!!!!
Beijoquita
A montagem da Branca de Neve é da Lu, Sheila, ficou linda, né? Beijo!
To passada… ela é tão linda!!!
Eu tenho andada meio relaxada e realmente, era mais bonita quando estava mais branquinha, pq nós não percebemos, mas o Sol do dia a dia, também deixa manchinhas… Sol + tempo passando + menos cuidados = envelhecimento precoce…
Parece exagero este cuidado deles, mas não deixa de ser um alerta, para nós prestarmos mais atenção no maior orgão de nosso corpo, a PELE!
beijos, ADORO O CHATA! Adoro a Lu e também as chatinhas!
É sim.
Pior que isso é verdade mesmo!
Quando fiz intercâmbio dividi quarto com uma chinesa e ela usava uns creminhos da Lancôme pra clarear a pele! Até usei um dia! kkkkk Eu nunca tinha ouvido falar desses cremes antes…
Ela me contou tmb que na Ásia as meninas até tomam pílulas que prometem branqueamento da pele.
E enquanto isso eu tava me jogando no meu bronzer! hahaha Adoro!
Beijos!
a lucy liu eh linda demais
Nossa,acho essa atriz tão bonita!E sempre relacionei sardas com juventude!Acho um charme!Tenho um filtro solar Anthelios fsp 40,que uso quando faço tratameno com acidos e pelling,mas que me deixa mais branca que o normal,aí,o pessoal comenta”voce esta pálida,tá bem?!”rs,rs,rs,rs,
Amei o post…também sou adepta de total proteção, não gosto de sol e amo pele branquinhas.
Beijos!!
Agora entendo pq é comum imaginar as japonesas como aquelas mulheres bonitinhas dentro de kimonos e sempre com uma sombrinha!!!
É só tb a gente lembrar dos tempos de império q as mulheres tb sempre andavam acompanhadas de sombrinhas…
E hj em dia, a gente [particularmente, eu axo xato] axa brega andar com sombrinha!!!
Qto a bonés e coisas assim, gosto bastante!!!
E gosto bastante de Branca de Neve tb!!! =D
=**, Jowzinha
Não é à toa que aquelas chinesas de antigamente da realiza pintavam o rosto de branco… rsrsrs.
A Lucy Liu é linda e nem é bronzeada assim. Agora, eu sou branquela e corro de sol MESMO. Sol envelhece e dá câncer de pele, não concebo como uma criatura com qi acima de 70 vai ficar se expondo de graça só pra ficar “mais bonita”… eu hein. Nem se diga que pela vaidade vale tudo, porque quem faz muito isso vai chegar aos 40 com cara de 50.
Ahh ser branca no Brasil, principalmente no Rio é uma droga, acho que vou me mudar, nao sou muitofã de sol mesmo…rs
Gentee, to chocada com esse post! oaiusoiaus
Que coisa maluuca.
Entendo que o cuidado com a pele é essencial e mesmo sendo morena nao saio de ksa sem protetor solar.
Mas dai se cobrir toda so por causa de um padrao estetico de beleza ja eh demais, ne?
Beeeeijos!
Pois é, Anaeli, desconforto tem limite, né? Ainda mais por conta de um padrão de beleza. Beijo!
É incrível como cada cultura é tão diferente uma da outra né? Eu acho a Lucy muuuito bonita e particularmente AMO sardas! Li uma vez que a versão japonesa de Betty a feia contava com uma atriz bronzeada, não sei se é verdade… beijão!
Ixiiii…
Eu, morena, não ia agradar nem um tiquinho por lá…rsrsrs
ôooo Brasil bom! das morenas e dos morenos… das branquinhas e branquinhos… das amarelas e amarelos.. (e por aí vai…)
amo nossa diversidade!
bjO
Gentee, que coisa maluuca!
Se cobrir toda so por causa de um padrao estetico ja eh demais! :O
Beeeijos!
Eu sou a favor da pluralidade! Acho q td tem sua beleza, basta saber usar os seus pontos fortes e, se puder, disfarçar os pontos fracos!
Beijoooos
Dessa eu já sabia, e eu também acho lindo uma pele bem branquinha bem natural sem exageros claro!
Não tomo sol por nada nesse mundo, vou a praia de chapelão e bastante protetor solar e aqui em Goiânia costumo usar chapéu, é meio ruim pois as pessoas não são acostumadas e há quem até pare para olhar, vc até vê os risinhos das pessoas em algumas situações aff!
Agora acho lindo aquelas mulheres com bronzeado bem dourado uniforme na pele,mas não dá pra aguentar aquelas marquinhas de biquine saltando aos olhos, a pele manchada descascando tipo barata trocando de pele, é horrível.Quer bronzear use um ótimo bronzedor nada daquelas receitas caseiras mirabolantes, tem ir ao dermo todo mês e se afogar em tratamentos pra não ficar com cara náufrago!
Nossa!! Adorei saber disso. O mndo é tãaaaoooo grande, que nem fazemos idéia das diferenças mínimas de cultura. Ainda mais a oriental.
Bjo Tati!!
Tati,
Adorei esse post! Muito interessante!
Muito legal o post, Tati. Eu moro na França e no meu curso de francês tem vários chineses (eles vão dominar o mundo…rs). Outro dia, durante uma aula, num debate sobre diferentes tipos de beleza e de cultura, uma chinesa falou isso que vc escreveu, ela nos contou que ser “bronzeado” na China é sinônimo de que vc trabalha no sol, fazendo serviço braçal e que há um verdadeiro preconceito com quem tem a pele mais parda, por isso as pessoas usam todos os artifícios (boné, chapéu e milhares de cremes) para manterem ou deixarem a pele branca. Fiquei chocada…
eu nao tenho tanta vontade de me bronzear, gostaria de produtos de clareamento pro rosto, mas tb nao quero exgerar.
abalei quando vi uma fotografia que vc ve so manchas de sol. ai que medooo
bjss
Acho lindooo pele branquinha.. eu queria, mas.. “moro num país tropical..” rs..
Mas foi legal saber dessa cultura
beijinhos
Eu já tinha ouvido falar dessa busca pela pele brnca, mas não imaginei q era algo tão exagerado!
Concordo com vc, bronzeamento demais não faz bem, assim como fugir totalmente do sol tb não faz, já q nosso corpo necessita de uma exposição leve ao sol para produzir algumas vitaminas!
bjos!
Sim, um pouco de sol pra obter vitamina D, que é muito importante pra saúde de todo mundo! Por isso os extremos são ruins: câncer de pele por um lado, ossos fracos do outro. Ttemos que achar um meio termo, né?
Beijo!
Adorei o post!!
que loucura! sei que a cultura tem dessas coisas.. mas um pouquinho de sol é necessário até pra saúde! quem nunca viu aqueles banhos de sol recomendados pelos médicos para bebês e doentes? vai entender, né? beijão
Nossa, eu ia me dar muito mal lá. Eu sou branca, mas sou cheia de sardinha por causa do sol !
Nunca ia arranjar um namorado huasuhsahusa
http://creusa-vaidosa.blogspot.com/
É incrivel a diferença entre o que buscam os padrões de beleza no mundo. Da mesma forma tem-se as roupas, que enquanto em muitos lugares (Brasil,eô!) as pessoas praticamente andam nuas, em outros, quanto mais roupa mais glamour se tem..
Beijinhos
Ah, então eu ia fazer sucesso lá, pq to pra ver alguém mais branca que eu, e nem preciso usar chapéu enorme e nem creme pra clarear o rosto rs.
Então é porque nunca me viu, sou muuuuuito branca :O
Elas estão certas em cuidar da pele. Vá a qualquer dermatologista e ouvirá dele que, para retardar o envelhecimento da pele, nada é mais eficaz que o protetor solar e os cuidados diários com a pele. Além do mais, meu bem, em tempos de camada de ozônio esburacada, já viu, né… Acho que o que faz a pessoa bonita não é se ela é branca, bronzeada, negra, etc… isso até contribui, mas não é o principal. “Mas quanto ao filtro solar… acredite”! rs.
Oi, qdo não tem assinatura nenhuma no post quer dizer que foi a Lú que escreveu??? Tá um pouco confuso.
cultura é mesmo um “troço” muito interessante, né?
Vc disse a maior verdade… as asiáticas se escondem do sol!!!
Qdo tive oportunidade de ir ao Japão vi a senhoras no trem fechando as janelas com cortinas (isso mesmo, lá tem por esse propósito) e a proteção é tão excessiva que virou hábito.
Ainda bem que a Lucy Liu agrada em outros lugares, não é mesmo!
Bjs
Eu sou branca e se pego sol não viro uma linda morena. por isso me protego mesmo.
Já tive problemas com a pele, e necessito manter o meu rosto braquinho sempre.
adorei o texto.
xêro,
tyta melro
Nossa! Fiquei pasma!
Acho a Lucy Liu tão linda! Principalmente por causa das sardinhas, acho um charme.
E não sabia dessa obsessão por brancura dos orientais não. Devem achar os brasileiros todos feios! Mas, né? Azar o deles! hahaha!
Quero morar na China! haha
Gente, sou a famosa morena jambo aqui do Brasil e sou doida para dar uma branqueada! rsrs
Uso filtro 50 todos os dias no rosto e no corpo! Da última vez comprei um filtro 70.
Se alguém souber de alguma diquinha para dar uma branqueada me fala hein?rs
Nossa incrível como os padrões de beleza mudam !
Gostaria de ver uma foto mostrando qual ou quem é o padrão desse lado do mundo aí !!!
Laurinha, gostei da ideia! Obrigada!
Puxa, que interessante! E a gente aqui passa hoooras no sol pra pegar uma cor.kkkk Cultura é tudo ne? Valeu! Bjim
Geente, que loucura, ser branquinho tudo bem é normal, mais fazer de tudo pra não pegar uma corzinha também já é demais,
Tudo bem que cuidar da pele, e se proteger do sol que não esta pra brincadeira ultima mente é bom, mais ficar sem ele, faz mal néah! =D
Bem legal esse post, eu não sabia disso ;D
beeijos
http://garota-absoluta.zip.net/
Amei o post. Sou branquela e me amo ?
odeio sol, as dermatologistas também me amam :D
bjão, adoro teu blog ;)
Como assim?hauhau..
A Lucy Liu é perfeita (e sardinhas na minha opinião são um charme)!
Ah, esse conceito de pele branca pra ricos é tão medieval…
Sou a favor de uma corzinha rs, dá mesmo a impressão de organismo saudável.
Como assim? A Lucy Liu é maravilhosaaaa!
eu sempre quero que minha pele fique bronzeadinha, então faço de tudo pra pegar sol (com protetor, claro!) ou usar cremes bronzeadores (só aqueles que estimulam a produção de melanina, bem safe mesmo!), mas minha mamisss sempre diz que eu sou tão bonita tendo a pele branquinha que não devia me bronzear hahaha
ah sim, meus pais são chineses, de lá mesmo. então essa questão cultural ainda prevalece fortemente aqui em casa xD haha
beeijos
Preciso me mudar pra lá correndo !!! Eu sou a pessoa mais brenca ever, morando na ditadura do bronze que se impõe na Bahia!
Eu lembro de uma vez q eu vi imagens de japoneses ou chineses, nao lembro, indo a praia: calca comprida, blusa de manga comprida, chapeu e guarda sol!!!
mas vamos combinar tambem que a expectativa de vida deles eh a mais alta do mundo, entao eles devem saber o q fazem XD
triste mesmo é pensar no preconceito, escondidos em todas essas questões que parecem apenas superficiais
Verdade, Dani. Os padrões de beleza estão ligados a quem são os ricos de cada lugar e cada época: ser branco no oriente é não ser um trabalhador braçal, ser bronzeado no Brasil é ter tempo e dinheiro pra poder ir à praia… e por aí vai.
Depois que nós conseguimos enxergar isso, parece mais fácil diferenciar o que queremos pra nós e o que é exagero (pelo menos espero).
Pelo que tenho observado, essa tendência está se espalhando pelo mundo.
Hj existem diversos produtos e máscaras faciais especialmente para deixar a pele mais branca, é só dar uma pesquisada nos sites de compras pela internet – o próprio morangão (strawberry), recentemente, fez um saldão de produtos para clarear a pele.
Acredito que seja um reflexo do descobrimento da nocividade dos efeitos causados pelo sol, mas, como boa carioca que sou, acho lindo o efeito bronzeado!
a lucy liu é a rainha dos extremos, não? vez em quando é eleita a mais sexy, vez ou outra a mais sem gracinha… eu a acho linda, apesar de concordar com os chineses: preferir pele branca lagartixa com muito protetor solar fator 50. yes.
E o mais triste é ver o preconceito das asiáticas ser endossado por nossas compatriotas.
Meninas, adorei os comentários! Também acho a Lucy Liu linda e as sardas são um charme extra, né? Acho legal ver o quanto o lugar e a época em que vivemos altera nossa percepção e o que fazemos. Como já disse, ser a louca do bronzeado ou da brancura é desnecessário afinal, tem beleza em cada uma de nós ;)
podem chamar de preconceito… mas o povo esquisito.
veja como a coisa é estranha Eu já acho gente muito branca uma coisa muito feia… principalmente para homem!
Sempre achei feia a palavra feia, querida. E sim, é preconceito e ignorância… Leia meu outro comentário para mais informações e amadureça…francamente se alguém chamar de feio alguém com a pele negra será trucidado(não são feios, são um povo muito bonito como todos que existem no mundo), mas quem tem pele branquinha pode ser ofendido a vontade! Cansei disso!
[…] tem papel higiênico. Outra coisa que não tem como não notar são os produtos para deixar a pele branca, não só máscaras, mas cremes e loções. Fora as curiosidades, o que tem por […]
Eu entendo. Tenho mta facilidade de ficar bronzeada, e acho ruim quando numa foto está todo mundo branco e eu preta. Tem tambem que a maioria dos tons e cosmeticos fica muito mais bonito numa pele mais clara. O unico batom que nao fica estranho em mim é o cor de boca. De sombra tambem tem muitas que acho linda, ai em mim fica destoando da minha pele. É bem mais dificil achar tons que fiquem bons, fora que estou sempre com marca de camiseta, isso porque uso protetor 60.
A inevitabilidade da propagenda que nos transforma em escravos e viciados em ilusão, quem nunca pagou o preço pela vaidade extrema? Quem nunca ficou fascinado com a possibilidade de parecer mais bonito, mais branco, mais bronzeado que atire a primeira pedra. Somos humanos, e é da nossa natureza essa busca insesante pela satisfaçao da vaidade (um dos 7 pecados capitais), elevar a auto-estima com artifícios de um admirável mundo novo em constante evolução. Hoje, pode-se “comprar” tudo, a magreza, a beleza, os relacionamentos, e até a cor da pele, ainda que de forma um tanto quanto ilusória. A nossa humanidade nos mostra cada vez mais o quanto somos inseguros e insatisfeitos com nós mesmos, por isso, enquanto houver demanda por ilusão, haverá oferta de promessas ilusórias.